X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

4ª etapa - Indaiatuba - SP
Publicado em: 07/08/2009
Clique e saiba mais

Jean Ramos entra na briga pelo título da categoria Pro
MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada 2ª bateria Pro


Assista aos vídeos da prova na MotoX TV
Em momento decisivo na briga pelos títulos de 2009 o Arena Cross foi para Indaiatuba, SP, onde no primeiro sábado de agosto foi realizada a quarta etapa da temporada. Estão programados mais três eventos até o encerramento do campeonato, todos em cidades paulistas: São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Paulo (esta última com rodada dupla).

O evento do ano passado em Indaiatuba chegou a ser afetado pela chuva, que desta vez provocou o adiamento do evento em uma semana, mas na nova data tudo correu perfeito, com uma bela noite de casa cheia no circuito. A quarta corrida, com o quarto vencedor na classe principal, foi o reflexo preciso da competição extremamente equilibrada em sua 11ª temporada. Algumas quedas entre os profissionais mostraram também que estão todos buscando o limite na disputa por cada ponto na classificação.

Corridas 


Swian Zanoni


Marcello Ratinho
O retorno de Leandro Silva, atual campeão, era destaque na categoria Pro. O paranaense ainda recupera-se de uma lesão e não está na sua melhor forma, mas isto não impediu que ele conquistasse o Holeshot da primeira bateria. Seu desempenho até metade da prova também foi excelente, apenas Swian Zanoni superou Leandro ainda no início, tomando a dianteira da bateria.

Swian repetiu nesta bateria o que fez na etapa anterior, dominou a corrida até a bandeirada. Depois, na mesma volta, Leandro cedeu posições para Marcello Ratinho Lima e Jean Ramos, e daí para frente poucas mudanças ocorreram. Ratinho confirmou o segundo lugar e Jean a terceira posição. Roosevelt Assunção brigava para estar entre os cinco primeiros quando se enroscou com um retardário ficando no final do pelotão. Pelo quarto lugar Wellington Garcia chegou a atacar e ultrapassar Leandro Silva, mas acabou levando a pior na disputa e terminou com a quinta colocação. O sexto lugar foi de Thales Vilardi após disputa com Pipo Castro e Rafael Zenni. 


Jean Ramos


Wellington Garcia
A largada da segunda bateria terminou com Jean Ramos na frente, mas algumas voltas depois a bandeira vermelha era agitada interrompendo a prova. O motivo foi uma forte queda de Swian Zanoni, que naquele momento brigava por posições intermediárias, e terminou caindo na recepção de um salto. Swian ficou desacordado, mas felizmente após o atendimento médico nenhuma lesão séria foi constatada. Outro acidente teve saldo diferente, Marcello Ratinho também caiu - em outra parte do circuito - e acabou com uma fratura que vai lhe afastar das próximas provas.

Pipo Castro liderou a primeira volta após a relargada, na segunda a corrida já tinha novo líder: Jean Ramos. Na ponta o parananense era seguido por Pipo, Thales, Roosevelt, Wellington e Leandro. As posições mantiveram-se inalteradas por várias voltas até Wellington, que é líder da temporada e andou nitidamente com dores no tornozelo (que foi operado no ano passado), começou uma reação.

Wellington superou Roosevelt e Thales dando início em seguida a melhor disputa da bateria, pela segunda posição, com Pipo Castro. Na liderança Jean abriu vantagem confirmando não só a vitória da bateria, mas também na geral do evento. "Estava apagado nas últimas etapas do Arena, mas com essa primeira vitória tudo muda. Estou muito feliz por ter vencido esta prova. Quando acontece a relargada, é preciso manter a concentração e não deixar a adrenalina baixar", disse o vencedor da etapa. 


Pipo Castro


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 521 Fotos!
Wellington levou vantagem na briga pelo segundo lugar conquistando um resultado importante para manter a liderança da competição, agora com apenas 2 pontos de vantagem sobre Jean (100 a 98). "Venho treinando forte para o Brasileiro (de Motocross) e senti o ritmo do Arena, onde a explosão conta muito. Mantive a liderança e vou trabalhar mais para as próximas", comentou o goiano. A terceira posição ficou com Pipo, que ocupa o mesmo posto na tabela de classificação. Thales Vilardi e Leandro Silva completaram os cinco mais rápidos da segunda bateria. A classificação completa na soma das baterias você confere no final da matéria, na tabela de resultados.

Na disputa por equipes, formadas por dois pilotos da categoria Pro, a Honda-ASW, dos pilotos Wellington Garcia e Swian Zanoni permanece em primeiro lugar com 184 pontos. A segunda posição é da Honda-Pirelli, 162 pontos, formada por Leandro Silva e Jean Ramos. A Honda-Mobil, de Marcello Ratinho e Thales Vilardi, está na terceira posição com 143 pontos. 


Hector Assunção


Gustavo Takahashi
A categoria MXJr segue com um nome em destaque, Hector Assunção, que continua invicto na competição. A corrida de Indaiatuba começou com Deni Marques, o Tuka, liderando as primeiras voltas pressionado por João Paulo Feltz. O catarinense atacou o goiano e quase conseguiu pular pra liderança na seção de costelas, só que a tentativa acabou em queda e várias posições perdidas para Feltz. Na quinta volta Hector pulou pra liderança e Tuka passou a perder posições até abandonar a bateria.

O piloto da Honda dominou a corrida apesar da tentativa de Gustavo Takahashi, que terminou em segundo, de se aproximar do companheiro de equipe. "Para mim o Arena este ano está sendo muito bom. Melhor impossível. Agora abri uma vantagem bem confortável, desde a primeira etapa tenho treinado muito forte", afirmou Hector. A terceira posição definiu-se apenas nos últimos instantes quando Dudu Lima superou Gabriel Gentil. Feltz ainda recuperou-se e salvou os pontos da quinta posição. 


Endrews Armstrong


Cézar Zamboni
Na classe 85cc Endrews Armstrong superou os adversários na primeira volta mostrando logo que a noite seria sua. Depois disto o piloto da Dunas não encontrou dificuldades completando a bateria com tranquilidade na primeira colocação. Cézar Zamboni foi o principal adversário do vencedor, e precisou brigar pela posição com seus companheiros de equipe. Ultrapassou Thiago Formehl e depois foi perseguido por Everaldo Lima, que no entanto não acompanhou o ritmo do matogrossense.

Matheus Corguinha e Kaio Miranda, ambos pilotos privados, completaram o pódio. Raul Faustino ficou com a sexta colocação enquanto Formehl terminou em sétimo após uma prova com erros. No campeonato Everaldo segue na frente com Corguinha em segundo, Zamboni em terceiro, Endrews em quarto e Kaio em quinto. Todos seguem na briga pelo título pois a diferença do líder para o quinto colocado é de apenas 16 pontos, e 20 estão em jogo a cada etapa. 


Gustavo Pessoa


Pepê Bueno
Na 65cc de ponta a ponta, assim foi a vitória de Gustavo Pessoa na quarta etapa do campeonato, como as outras, muito comemorada. Pepê Bueno também se firmou rapidamente na segunda colocação onde recebeu a bandeirada. Batalha apenas pelo terceiro lugar, com Wilgner "Guigão" Francisco superando Victor Monnerat. O quinto lugar foi de Kiomann Navarro até este levar um tombo, momento em que Hugo Erthal aproveitou para confirmar a posição.

O terceiro triunfo de Gustavinho na temporada não foi suficiente para o piloto paulista chegar a liderança da categoria. Isto porque Pepê Bueno tem feito da regularidade sua amiga e em todas as corridas somou bons pontos, que lhe dão a primeira posição com um total de 69 contra os 60 do adversário. Monnerat é o terceiro com 48 pontos. 


Enzo Lopes


Carlinhos Evangelista
Na 50cc só dá ele: Enzo Lopes. Mas o gaúcho não foi o único a brilhar na etapa, Carlinhos Evangelista aproveitou uma queda do líder do campeonato para ficar na frente por quase metade da prova. Quando Enzo se recuperou encontrou um adversário combativo, mas que não resistiu à sua velocidade. No final mais uma vitória para Enzo, desta vez com Carlinhos na segunda posição.

A disputa pelo terceiro lugar também foi intensa, quem predominou na briga foi Guilherme Rodrigues seguido por Guilherme Costa e Guilherme Silva. No campeonato Enzo Lopes já soma 60 pontos e Rodrigues é segundo com 47. Nas posições seguintes Leonardo da Silva (33), Carlinhos (32) e Costa (30) fazem uma disputa ponto a ponto.

O Arena Cross segue agora para a cidade de São Bernardo do Campo, SP, onde no dia 22 de agosto acontecerá a 5ª etapa da temporada. O Arena Cross tem os patrocínios de Honda e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose, e Revista da Moto! Para saber mais sobre a competição acesse o site oficial.

Resultados

P. N Pro Patrocinio Total
1 18 Jean Carlo Ramos Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Oakley/Jmr/Nav 15 20 35
2 21 Wellington Garcia Honda/Oakley/Asw/Showa Reebok/Reebok/D 11 17 28
3 13 Pipo Castro Cponsorcio Realizar:mart Lus/Geração M 9 15 24
4 14 Leandro Silva Honda/Mx Parts/Mr Pro/Oakley/Pirelli/M 13 11 24
5 17 Tales Vilardi Honda/Mobil/Mega Energy 10 13 23
6 12 Swian Zanoni Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Avanutri/Ccm/O 20 20
7 931 Rafael Zenni Suzuki/ Petrobras 8 10 18
8 38 Marcelo Lima Honda/Mobil 17 17
9 4 Roosevelt Assunçao Suzuki/Petrobras/Pirelli/Circuit/Banco 7 9 16
10 31 Gabriel Gentil Ktm/Red Nose 6 8 14
11 46 Uyran Carlos Pro Heads/ Strolos Metais/ Sm Radiador 4 7 11
12 40 Heinz Chrispim Caieiras Motos/Alefarma 5 5
P. N Júnior Patrocinio Pts
1 30 Hector Assunçao Honda/Asw/Mobil/Ngk/Did/Pirelli/Oakley 20.0
2 41 Gustavo Takahashi Honda/Mobil/Asw/Pirelli/Oakley/Reebok/ 17.0
3 338 Eduardo Lima Honda 15.0
4 31 Gabriel Gentil Ktm/Rinaldi/Motoshop/Tbt/Orbital 13.0
5 48 Joao Paulo Feltz Privado/Apoio Geracao Motos 11.0
6 69 Sergio Monteiro Academia Cripaul/Race Tech/Motorex 10.0
7 89 Maicon Morgado Tardin Stam Fechadura E Cadeados/Cabriteam 9.0
8 116 Gabriel Zenni Suzuki Petrobras/Zenni Preparações/Cir 8.0
9 32 Rodrigo Rodrigues Asw/Mobil/Pirelli/Reebok/Oakley 7.0
10 726 Willian Sanches "pirinho" Moto Freitas/Mc Tonny/Auto Posto Casca 6.0
11 708 Ari Paschoal Suzuki Petrobras 5.0
12 07 Marcos Holtman Azeitonas Vale Fertil 4.0
13 188 Dener Alves Vort-x/Colegio Tobias De Aguiar/Barros 3.0
P. N 85cc Patrocinio Pts
1 4 Endrews Armstrong Dunas/General Motos/Motul/Skids 20.0
2 2 Cezar Zamboni Honda Racing/ Prefeitura De Juara/Asw/ 17.0
3 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing/Asw 15.0
4 308 Matheus Corguinha Beijoca Lingerie/Gabriela Lingerie 13.0
5 104 Kaio Miranda Oakley/Fox/Bridgestone/Rr Motos/Mx Per 11.0
6 67 Raul Faustino Honda/Bia Calçados/Steel Joint 10.0
7 95 Thiago Formehl Honda/Pirelli/Mobil/Asw/Orbital/Mr Pro 9.0
8 45 "Serafa" Matheus Ferraro Kaerre/Academa Evolution/Centuria Calç 8.0
9 122 Filipe Sorrentino Lief Lingerie 7.0
10 310 Nicolas Rodriguez Race Tech/ Sinisalo /Moto Rex/Vortex/I 6.0
11 170 Patrick Abreu Bio Petro/Orbi Quimica/Longa Quimica 5.0
12 341 "Flôcos" Carlos Augusto Lisboa Rk5/Beco Motocross/ Color Print/Vortx 4.0
P. N 65cc Patrocinio Pts
1 7 Gustavo Pessoa Asw/Brasil Racing/Honda/Mr Pro/Itamara 20.0
2 35 Pepê Bueno Castello Works/Brasil Racing/ R2 17.0
3 28 Guigao Francisco Escola Criativa/Mx Import/Asw 15.0
4 99 Victor Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados/Ccm Sports 13.0
5 32 Hugo Erthal Guto Erthal Racing/ Stan Fechaduras 11.0
6 26 Joao Gabriel Michelin Posto Solon/Produtos Alpes/Radio Cultu 10.0
7 120 Raul Salmazo Rr Motos/Academia Glub Glub/S Engenha 9.0
8 929 Danilo Almeida Agropecuaria Bela Manha/Schimidt Honda 8.0
9 925 Yuri Campello Cem 7.0
10 97 Rodolpho Moraes Paraiso Das Aguas/Max Racing Motos / B 6.0
11 133 Vitor Almeida Jarva Racing/Colombo Leiloes/Havaianin 5.0
12 98 Bruno Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados/Ccm Sports 4.0
13 37 Pedro Souza Tavernaro Ceramica Argitecnica 3.0
14 8 Kioman Navarro Rinaldi/Tonin Bala/American Cross/Kepr 2.0
P. N 50cc Patrocinio Pts
1 2 Enzo Lopes Freeday/Kaman Honda/Leo Motos 20.0
2 09 Carlinhos Evangelista Brasil Racing / Rx Graphics / Pj1 / Mr 17.0
3 104 "Jilozinho" Guilherme Grasse Rodrigues Gpc Veiculos/ Odilon Motos 15.0
4 6 Guilherme Torres Da Costa Lem/Asw/Motul/General/Scott/Orbital 13.0
5 62 Leonardo Da Silva Jarva Racing/Colobo Leiloes/ Havaianin 11.0
6 8 "Muguinho" Renato Costa Paz Mg Plast/Mr Pro/Scott/Asw 10.0
7 66 Lucas Erthal - 9.0
8 57 Victor Soares Bene Frutos Do Mar/Zenni Prepareparaço 8.0
9 27 Alifer Rodrigues Flyn/Angular Construçoes 7.0
10 99 Caio Mafer Mercado Lobão/Lubian Telhas Plásticas/ 6.0
11 14 Rafael De Araujo - 5.0
12 5 Gabriel Honorato - 4.0






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet