X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

2ª etapa - São José - SC
Publicado em: 05/06/2009
Clique e saiba mais

Chuva não dá trégua na etapa catarinense
MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada 65cc


Veja na MotoX TV o video da prova
Desde os treinos estava claro que os pilotos enfrentariam uma pista complicada, com muito barro e lama, na 2ª etapa do Arena Cross, em São José, SC. Mais do que isto, este foi um período de incertezas, com grandes possibilidades de um adiamento da prova. No entanto, apesar da grande dificuldade provocada pela insistente chuva - que teimava em cair ao longo do sábado (30 de maio)- a decisão foi pela realização da corrida.

A quantidade de profissionais envolvida em um evento como este é cada vez maior, assim como a própria estrutura montada pela Carlinhos Romagnolli Promoções, empresa realizadora do Arena Cross. Por isso adiar a prova provocaria um transtorno ainda maior que enfrentar a enlameada pista catarinense. Mesmo com a condição do circuito longe da ideal (e põe longe nisto!) o jeito era preparar-se para uma noite molhada e desgastante para máquinas e pilotos. 


Enzo Lopes


Carlinhos Evangelista
Foi assim, não houve trégua dos céus, a chuva não chegou a cair com muita intensidade, mas foi o suficiente para deixar tudo mais difícil a cada bateria. Desta forma a programação foi alterada para que os pilotos das categorias de base abrissem a noite. Começou com a 50cc. E esta primeira bateria terminou muito rápido: foram apenas 3 voltas, mas certamente das mais dificeis para os mini-pilotos. Carlinhos Evangelista e Enzo Lopes alternaram-se na liderança da bateria que terminou com vitória do gaúchinho. Desta forma Enzo segue invicto no campeonato, com 40 pontos na tabela.

Guilherme Rodrigues, o Jilózinho, repetiu o desempenho da etapa que abriu o campeonato com a terceira colocação. Arthur Todeschini e Wagner da Silva lutaram pelo quarto lugar até a bandeirada, quando Arthur garantiu a posição por uma diferença mínima. As terríveis condições da pista fizeram com que a organização do evento premiasse o esforço dos pilotos levando todos ao pódio desta etapa. 


Pepê Bueno


João Michelin
Na 65cc a situação foi parecida. Nesta categoria, como na anterior, a corrida foi disputada somente pelo anel externo da pista, sem que o miolo do circuito (que estava ainda mais complicado) fosse utilizado. Luciano Oriano sentiu o gostinho de liderar o começo da prova, mas foi também uma das primeiras vítimas da lama e caiu perdendo várias posições. Quem passou a liderar então foi Gustavo Pessoa, que parecia estar imune as dificuldades do circuito. Parecia, mas não estava... Após algumas voltas de liderança Gustavinho cai, e dá adeus à prova.

Wilgner Guigão Francisco e João Gabriel Michelin também passaram pela liderança antes que, vindo de uma fantástica recuperação, Pepê Bueno assumisse o primeiro lugar. Daí pra frente só deu o paranaense, que não perdeu a oportunidade de conquistar sua primeira vitória na competição e também a liderança do campeonato. Michelin garantiu o segundo lugar enquanto Guigão foi mais um com problemas, que abandonou a corrida. Victor Monerat e Luciano Oreano finalizaram na terceira e quarta colocações. Kioman Navarro fechou a bateria em quinto. 


Wellington Garcia


Pipo Castro
Quando a categoria Pro foi pra pista, reunindo os principais pilotos, a chuva apertou. O vencedor da primeira etapa do campeonato Leandro Silva, foi o principal desfalque entre os profissionais. O paranaense se recupera de uma lesão no pulso e por isso perdeu o festival de lama em Santa Catarina. Apesar do tempo o público local, como sempre, deu show e enfrentou a má condição climática para prestigiar seus pilotos preferidos, preenchendo boa parte das arquibancadas.

Wellington Garcia pulou na frente na largada e com isso se livrou de um grande problema: o barro jogado pelas outras motos. Mas estamos no Arena Cross e em em uma pista castigada pela chuva, as voltas são rápidas e os erros são muitos. Bastam poucos giros para líderes e retardatários estarem se encontrando pela pista. Jean Ramos, que vinha na segunda posição, aproveita uma escorregada de Wellington e passa ao primeiro lugar. A liderança do paranaense dura exatas seis voltas até que Wellington retoma o primeiro lugar. Os dois são os pilotos que mais apertam o ritmo da prova e por isto ficam mais sujeitos a um erro. 


Marcello Ratinho


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 261 Fotos!
Identificar os pilotos fica cada vez mais difícil com a lama encobrindo praticamente tudo. Vários passaram pelas primeiras posições, mas acabaram errando: Roosevelt Assunção chegou a estar em terceiro, assim como Swian Zanoni, mas eles terminaram em sexto e sétimo respectivamente. Jean Ramos também perdeu rendimento, caindo várias posições na classificação. No final recuperou-se até o quarto lugar.

Depois de retomar a liderança Wellington permaneceu firme na frente. Quando cruzou na bandeirada tinha simplesmente uma volta de vantagem sobre os demais! O catarinense Pipo Castro fez bonito em casa e garantiu a segunda posição. Mesmo com um início de prova desfavorável, Pipo não cometeu erros e foi crescendo ao longo da bateria. A terceira posição terminou com Marcello Ratinho Lima, que depois de altos e baixos na classificação da corrida apertou o ritmo no final para garantir uma posição no pódio. O gaúcho Douglas Parise, que ocupavo o posto na penúltima volta, acabou finalizando a bateria na quinta colocação. No campeonato Wellington Garcia é o novo líder - com 54 pontos - seguido por Leandro Silva (40) e Pipo Castro (38).


Hector Assunção


Gabriel Gentil
A categoria Junior foi para uma pista ainda mais castigada, na última corrida da noite, já que a segunda bateria da Pro e a bateria única da 85cc acabaram canceladas. Três pilotos brigaram pela liderança desta prova: Gabriel Gentil, João Paulo Feltz e Hector Assunção. Os dois primeiros, catarinenses e com ampla torcida em São José, começaram em vantagem a disputa.

Gentil liderou por várias voltas, mas um erro foi o suficiente para Feltz encostar e, logo em seguida, conseguir a ultrapassagem. A liderança de Feltz acabou sendo menos duradoura, foram apenas dois giros na frente. Dois tombos em sequência lhe tiraram da briga pela vitória, mas Feltz ainda conseguiu manter o terceiro lugar até a bandeirada.

Gabriel Gentil voltou a liderar por algum tempo, até Hector vir pra cima assumindo o primeiro lugar. Mais tarde o piloto da Honda chegou a errar e sair da pista, mas a vantagem já era suficiente para uma vitória tranquila. Completando os cinco primeiros colocados chegaram respectivamente Sérgio Monteiro, em sua estreia na temporada, e Rodrigo Rodrigues.

O Arena Cross tem os patrocínios de Honda e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose e a Revista da Moto!. A 3ª etapa da competição está programada para o dia 20 de junho em São Sebastião, SP.


Próxima etapa será em São  Sebastião no litoral paulista

Resultados

P. N Pro Patrocinio Pts
1 21 Wellington Garcia Honda/Oakley/Asw/Showa Reebok/Reebok/D 20
2 13 Pipo Castro Consorcio Realizar:mart plus/Geração M 17
3 38 Marcello Lima Honda/Mobil 15
4 18 Jean Carlo Ramos Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Oakley/Jmr/Nav 13
5 292 Douglas Parise Ktm/Red Nose 11
6 4 Roosevelt Assunçao Suzuki/Petrobras/Pirelli/Circuit/Banco 10
7 12 Swian Zanoni Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Avanutri/Ccm/O 9
8 17 Tales Vilardi Honda/Mobil/Mega Energy 8
9 386 Elievan Silva Junior Mx Parts/Thor/ Mrpro/Diagon/Dash/Karek 7
10 37 Rafael Faria Brasil Racing/ Ktm/ Castello Works 6
P. N Júnior Patrocinio Pts
1 30 Hector Assunçao Honda/Asw/Mobil/Ngk/Did/Pirelli/Oakley 20
2 31 Gabriel Gentil Ktm/Rinaldi/Motoshop/Ar/Tbt/Aesthetic/ 17
3 48 Joao Paulo Feltz Privado/Apoio/Geracao Motos 15
4 69 Sergio Monteiro Academia Cripaul/Race Tech/Motorex 13
5 32 Rodrigo Rodrigues Asw/Mobil/Pirelli/Reebok/Oakley 11
6 41 Gustavo Takahashi Honda/Mobil/Asw/Pirelli/Oakley/Reebok/ 10
7 938 Victor Feltz Marmoraria Vjf/ Halley Graficos/ Mcr/ 9
8 51 Higor M Passos Moto Litoral/Dash/Escola Sao Geraldo/A 8
9 517 Danilo Milton Fumes Shandor Racing/Agf/Gt Rodas/Rotary Clu 7
10 55 Kaian Evangelista Suzuki/Petrobras/Antenas Aquarius/La R 6
11 116 Gabriel Zenni Suzuki Petrobras/Zenni Preparações/Cir 5
P. N 50 Patrocinio Pts
1 2 Enzo Lopes Freeday/Kaman Honda/Leo Motos 20
2 09 Carlinhos Evangelista Brasil Racing / Rx Graphics / Pj1 / Mr 17
3 104 "jilózinho" Guilherme Grasse Rodrigues Gpc Veiculos 2
4 23 Arthur Todeschini Expresso Sul Transportes 2
5 34 Wagner Da Silva Bela Vista Material De Construção / Te 2
6 66 Lucas Cabral Guto Erthal Racing / Stan Fechaduras 1
7 06 Guilherme Torres Da Costa Lem/Asw/Motul/General/Scott/Orbital 1
8 4 Pedro Leite Transmaquinas/Guincho Modelo 1
9 11 Lucas Torres Da Costa Lem/Asw/General/Motul/Scott/Orbital 1
10 57 Vitor Soares Bene Frutos Do Mar/Zenni Prepareparaço 1
P. N 65 Patrocinio Pts
1 35 Pepê Bueno Castello Works/Brasil Racing/ R2 20
2 26 Joao Gabriel Michelin Posto Solon/Produtos Alpes/Radio Cultu 17
3 99 Victor Monnerat Stam Fechaduras E Cadeados/Ccm Sports 15
4 89 Luciano Oriano Junior - 13
5 8 Kioman Navarro Rinaldi/Tonim Bala/Gov Estado Goias/Am 11
6 37 Pedro Souza Tavernaro Ceramica Argitecnica 10
7 32 Hugo Erthal Guto Erthal Racing/ Stan Fechaduras 9






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet