X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Preparação Psicológica de Pilotos: O diferencial pode estar na cabeça!
Publicado em: 29/05/2009
Clique e saiba mais

Preparação psicológica é fundamental para o sucesso nas pistas 
MotoX.com.br - Texto: Fabiano Mello* - Fotos: Maurício Arruda / Arquivo MotoX


Extremamente competitivo, o motocross exige nível máximo de concentração

É preciso ressaltar que um piloto de Motocross ou Supercross hoje em dia cada vez mais precisa adquirir o status de atleta. Isso significa pensar a sua preparação para um campeonato do ponto de vista técnico, tático, físico e psicológico. Sabemos que apenas o talento não é suficiente para construir um campeão com uma carreira sólida.

O cuidado no desenvolvimento de cada uma das características acima resultará em alta performance. Nenhuma dessas características pode ser pensada isoladamente, e sim como complementares numa preparação eficaz.

Um exemplo disso está no fato de muitos pilotos sentirem dores no antebraço como se "travassem" no decorrer de uma corrida ou treino. É obvio que essa sensação é fisiológica, ou seja, acontece no corpo e os pilotos realmente a sentem, porém, muitas vezes a causa é de fundo emocional. A ansiedade manifestada em tensão excessiva provoca esse tipo de reação.

Uma boa preparação psicológica contempla técnicas para controle da ansiedade e dos níveis de ativação, manutenção do estado de atenção/concentração ideal, regulação dos níveis de estresse, etc. Ou seja, variáveis cognitivas que bem administradas podem trazer um diferencial no rendimento do piloto.

Rodrigo Selhorst foi um exemplo disso na temporada 2008. Desde o primeiro contato com o piloto, pôde-se perceber que se tratava de um atleta muito talentoso e com várias características de um campeão. Durante toda a temporada buscou-se o desenvolvimento de algumas competências psicológicas específicas aliadas ao objetivo (meta) de ser campeão brasileiro na categoria MX2. 


Rodrigo Selhorst comemorou o título Brasileiro de Motocross MX2 em 2008. Para alcançar o número 1 piloto trabalhou, além da técnica e do físico, a parte psicológica  

O resultado não foi outro. O trabalho desenvolvido para que o piloto chegasse a sua máxima performance na hora planejada e seu foco que em nenhum momento foi perdido, foram algumas das "armas secretas" para a conquista do título.

Concluindo, hoje em dia com o alto nível alcançado nas competições nacionais e internacionais, é preciso que o piloto que busca alcançar sua melhor performance esteja familiarizado com seu estado emocional conhecendo suas limitações e suas potencialidades de modo a explorar o que se tem de melhor e criar estratégias para melhor administrar suas características emocionais.

*Fabiano Mello é psicólogo esportivo, atualmente trabalha com o piloto Rafael Faria e já trabalhou com pilotos como Rodrigo Selhorst e Rafael Zenni.
Email: fabiano@bottomello.com.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet