Modelo de recreação, KLX 110 é novidade do segmento fora de estradaMotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
 Kawasaki apresentou novos modelos de sua linha 2009 |
Neste início de abril a Kawasaki Motores do Brasil anunciou a chegada de quatro novos modelos ao país. A empresa que passou a atuar oficialmente no segmento de motocicletas no Brasil em outubro do ano passado por enquanto comercializa motocicletas importadas, mas a intenção é implantar uma fábrica no Distrito Industrial de Manaus, iniciando a produção local ainda em 2009.
No evento de apresentação o presidente da empresa, Sr. Hiroshi Ito, ressaltou que todos os modelos lançados no Brasil passaram por um processo de adequação as condições brasileiras, incluíndo regulagens específicas para o nosso combustível, a chamada tropicalização.
 KLX 110 é novidade do segmento fora de estrada |
 O presidente da empresa, Sr. Hiroshi Ito, apresenta a Ninja 250R, modelo de entrada da marca |
Além de três novos modelos de rua - Ninja 250R, Z750 e Vulcan 900 Classic - foi apresentada uma pequenina off-road que promete agradar crianças e adultos do nosso segmento, a KLX 110, a qual destacamos nesta reportagem. A Kawasaki aposta na robustez e versatilidade desta verdinha para atrair os consumidores.
Com apenas 64 Kg ela atende desde os iniciantes mirins que buscam uma motocicleta de recreação, até adultos que queiram uma pit-bike (modalidade onde adultos pilotam minimotos) de grande resistência. A Kawasaki KLX 110 é uma motocicleta sem complicações e de fácil manutenção, por isto mesmo já conquistou muitos usuários na Europa e EUA.
 Vulcan 900 Classic e Z750 são outras novidades da Kawasaki |
 Marcelo Barbosa, da American Cross, com Vitor Klizas, diretor da Kawasaki |
Marcelo Barbosa, da concessionária Kawasaki American Cross especializada em off-road, mostrou-se empolgado com o novo modelo. "Temos muitos planos para a KLX 110 e seus usuários. Sua resistência é surpreendente, além disso ela é muito versátil, por isto estou certo que ela será um grande sucesso", afirmou o empresário que também comercializa a linha de competição motocross e enduro da marca. Atividades específicas para os clientes do modelo estão sendo elaboradas pela American Cross que em breve anunciará novidades.
Para as crianças ela é ideal pela facilidade de uso. A transmissão semi-automática - são três marchas com embreagem centrífuga - proporciona um aprendizado sem complicações e com muita segurança. O motor dá partida somente em ponto morto, no escapamento proteções térmicas previnem acidentes e um limitador no acelerador permite monitorar a velocidade dos iniciantes.
 Modelo tem versatilidade para agradar toda família |
 Emerson Fittipaldi também prestigiou o evento |
A suspensão é um dos motivos pelo qual ela aceita facilmente a pilotagem de adultos. Na frente há um garfo telescópico de 30mm com 110 mm de curso. Na traseira, o amortecedor hidráulico tem 107 mm de curso. Os pneus são de 14 polegadas, na dianteira, e 12 polegadas, na traseira. O quadro segundo a fábrica é em aço de alta elasticidade, forte e muito leve. Completa o pacote um motor robusto monocilindrico de 111 cc e tanque de combustível produzido em plástico. Ressaltando a esportividade ela usa as mesmas abas e number plates da Kawasaki KX65. A KLX 110 possui duas versões e custa R$ 6.990,00, tradicional na cor verde, e R$ 7.299,00, na versão com gráficos Monster.
Veja também:-
Mais fotos dos novos modelos-
Mais informações sobre a linha fora de estrada Kawasaki no site da American Cross
Motor 4 tempos, monocilíndrico |
Cilindrada 111 cc |
Diâmetro x curso 53,0 x 50,6 mm |
Taxa de compressão 9,5:1 |
Sistema de válvulas SOHC, 2 válvulas |
Potência máxima 4,6 KW {6,3 CV} / 7.000 rpm |
Torque máximo 6,9 N.m {0,70 kgf.m} / 4.500 rpm |
Arrefecimento Refrigeração a ar |
Sistema de combustível Carburador Keihin PB18 |
Sistema de ignição CDI |
Sistema de partida Pedal |
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido) |
Transmissão 3 velocidades com embreagem semi-automática |
Sistema de acionamento Corrente de transmissão |
Relação de redução primária 3,409 (75/22) |
Relação da 1ª marcha 3,000 (36/12) |
Relação da 2ª marcha 1,938 (31/16) |
Relação da 3ª marcha 1,350 (27/20) |
Relação de redução final 2,357 (33/14) |
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo, centrífugo |
Tipo de quadro Espinha dorsal em aço de alta elasticidade |
Inclinação / Trail 25,5° / 54 mm |
Suspensão dianteira Garfo telescópico de 30 mm |
Suspensão traseira Balança com amortecedor |
Curso da suspensão dianteira 110 mm |
Curso da suspensão traseira 107 mm |
Pneu dianteiro 2.50-14 4PR |
Pneu traseiro 3.00-12 4PR |
Freio dianteiro Tambor ø 90 mm |
Freio traseiro Tambor ø 110 mm |
Ângulo de direção 45° / 45° |
Dimensões C x L x A 1.555 mm x 660 mm x 955 mm |
Distância entre eixos 1.065 mm |
Distância do solo 190 mm |
Altura do assento 650 mm |
Capacidade do tanque 3,8 litros |
Peso a seco 64 kg |
Fotos: Divulgação e Maurício Arruda - Clique na miniatura para ampliar a imagem