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Michele Rinaldi - Chefe de equipe Yamaha Mundial de Motocross
Publicado em: 14/03/2009
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Entrevista Michele Rinaldi
MotoX.com.br - Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Yamaha


Michele Rinaldi

Em 1984 Michele Rinaldi foi o primeiro italiano a conquistar um título no Mundial de Motocross. Após pendurar as botas como piloto profissional criou uma das mais influentes e vitóriosas equipes na Europa onde também deixou sua marca, primeiro com a Suzuki - época em que levou o "Brazuca" Rodney Smith para o mundial e conquistou títulos com Alex Puzar.

Mais tarde iniciou a parceria com a Yamaha que nos últimos dez anos rendeu nada menos que oito títulos mundiais. Em 2009 a Rinaldi Racing, agora com o nome de Yamaha Monster Energy Motocross Team, entra novamente no campeonato para defender o título conquistado em 2008 pelo também italiano David Philippaerts.


David Philippaerts defende o título em 2009
Michele, Faenza hospeda no final do mês o primeiro GP da temporada. Como foram os meses de inverno para a equipe?

Correu tudo bem e estamos totalmente dentro do cronograma em termos de preparação, tanto dos pilotos como da equipe. Tivemos um problema com Josh Coppins e seu pé em 2008, mas felizmente até agora está tudo bem.

Lembrando de Faenza 2008 você disse que ocupa um lugar especial em sua memória simplesmente pelo lugar, pelas pessoas e porque era o primeiro ano de David com a equipe.

Sim, é especial. Honestamente achei que venceriamos o campeonato com Josh em 2008, mas David andou incrivelmente bem e mereceu cada grão de sucesso que colheu. O fato dele ser novato na equipe tornou o resultado ainda mais excepcional e foi um grande presente para mim.


Josh Coppins

O campeonato de 2008 foi tenso porque David teve uma vantagem mínima por toda a temporada. Foi uma vitória difícil, não foi?


Stefan Everts conquistou 6 títulos mundiais com a Yamaha - Rinaldi
O campeonato foi apertado e a vantagem nunca foi grande o suficiente para relaxar ou ter um mínimo de segurança. O lado bom é que o resultado final parece mais valioso e traz mais glória tanto ao piloto como à equipe.

O ano de 2008 foi duro com Josh. Acha que o veremos retornar ao nível de 2007 (quando Coppins liderou o campeonato com vantagem até sofrer uma queda na Rep. Tcheca)?

Sou um grande fã de Josh e acredito que ele se sai muito bem em 2009, mas é natural que outros pilotos tenham amadurecido e ficado mais fortes nestes dois anos e isso é um desafio para Josh e nós alcançarmos o título.

A classe MX1 foi bastante disputada em 2008. Acha que 2009 será similar ou teremos apenas 3 ou 4 pilotos como candidatos aos títulos?

Acho que teremos ainda mais competidores na briga do título, com certeza mais pelas vitórias em GPs a cada semana. Espero muita competitividade na MX1 esse ano.
 
Há alguma mudança na estrutura da equipe para 2009?

Não, satisfeitos em como as coisas funcionaram ano passado, mantivemos a mesma equipe e pilotos para 2009. Temos um novo caminhão, o que é uma grande mudança para nós. Foi triste nos despedirmos do antigo por que esteve conosco em oito títulos mundiais e fez parte de nosso sucesso com a Yamaha.


Quais as novidades na YZ450FM para 2009?

Basicamente trabalhamos o motor para encontrar mais potência em médias e altas rotações mantendo o mesmo nível de controle. Até agora estamos satisfeitos com os resultados apesar de não saber qual o progresso dos adversários. Nos também atualizamos as suspensões com novas peças da KYB.


Coppins e Philippaerts
Quanto tempo você acha que a Yamaha vai levar para apresentar a YZ450F com injeção eletrônica?


Só posso dizer que nossa YZ450FM carburada é extremamente eficiente e quando a Yamaha trouxer o novo modelo ao mercado tenho plena certeza que ele será ainda melhor.

O Mundial de Motocross tem agora 15 etapas, incluindo uma corrida fora do continente (NDR: Brasil). Você acha que é um calendário condizente com as dificuldades econômicas atuais?

Como se pode imaginar nosso esporte, assim como a maioria das outras atividades, deve sofrer com as finanças em 2009 e em minha opinião teremos dois anos difíceis até as coisas melhorarem novamente. O fato de pagarmos todas as despesas para sair da Europa e do promotor ter incluido uma nova taxa de admissão dos pilotos não ajuda em nada as equipes.

Depois de tantos anos, corridas e vitórias, você ainda fica animado antes do início de uma nova temporada?

Sim, claro! Temos ótimos pilotos, equipe e equipamento e tudo me deixa orgulhoso por ser o responsável por todo esse empenho.






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