X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Uma lição de vida
Publicado em: 17/02/2009
Clique e saiba mais

A superação de Éderson Lópes, o Panda, que mantém sua paixão pelo esporte após um sério acidente
MotoX.com.br 
Texto: Maurício Arruda (com colaboração de Matheus Honori) - Fotos: Arquivo Pessoal 


Panda, com o fundamental apoio da família, preparando-se para voltar a pilotar uma motocicleta


Ex-piloto de freestyle, Panda sofreu um sério acidente em 2006 que deixou-o paraplégico
A história do mineiro Éderson Lopes está desde sua infância ligada ao motociclismo fora de estrada. O piloto de Belo Horizonte, mais conhecido como Panda, começou a acelerar ainda criança no motocross na categoria 60cc. O ano era 1998 e ao longo do tempo os títulos vieram fortalecendo a paixão pelas pistas. Campeão da Copa Skol Minas, campeão da Copa Turinhos Motos, Vice-campeão Mineiro de Motocross, foram várias conquistas nas classes 80cc, 125cc e Força Livre.

Em 2004 o atleta passou por uma mudança em sua carreira focando uma nova modalidade, o Freestyle Motocross, que começou a praticar e dedicar a maior parte do seu tempo. O sucesso foi enorme com várias apresentações pelo Estado de Minas Gerais ganhando ainda mais destaque por ser na época um dos poucos pilotos da região a realizar manobras de alto nível. Os convites para novas apresentações levaram Panda a outras localidades do país e também a participação na principal equipe brasileira da modalidade. 


Trilhas com um quadriciclo adaptado alimentaram a vontade do piloto de voltar a pilotar uma moto...


...Sonho realizado há poucos dias
Em 2006 o piloto viajou ao Pará onde faria uma apresentação. Durante os treinos um acidente mudou drásticamente a vida de Éderson. A queda provocou sérias lesões na coluna e deixou o atleta paraplégico. Superar este novo desafio passou a fazer parte do cotidiano de Panda, que continuou acompanhando o esporte junto com amigos frequentando as pistas com um quadriciclo adaptado. Fazer trilhas com o veículo acompanhando o sogro "Tonin Róia" e a equipe Os Pererecas de Barbacena (MG), foi outra atividade que alimentou o sonho de voltar a pilotar uma motocicleta. "As vezes eu ia à pista com meu amigo Léo para vê-lo treinar, mas na verdade eu queria mesmo era que ele desse uma volta comigo em sua moto", conta Panda. 


A motocicleta conta com comandos adaptados


Um banco especial e suportes para as pernas foram desenvolvidos no projeto que teve a frente Helon Lopes, pai do piloto
Recentemente, pesquisando na internet, Éderson encontrou informações de um piloto norteamericano, também paraplégico, que pratica motocross em uma moto adaptada. Sem pensar duas vezes ele, o sogro "Róia" e seu pai Helon resolveram tentar o mesmo. Com recursos que tinham em casa mesmo, e com Helon no comando em apenas duas semanas o projeto pioneiro no Brasil estava pronto. A adaptação americana conta com sistema de marcha elétrico e embreagem de acionamento automático. A feita pela família de Panda conta com um sistema de alavancas no guidão para trocar as marchas, uma manete a mais para o freio traseiro, um banquinho fabricado em fibra de vidro com cinto de segurança que se acopla em cima do banco original, e o sistema de barras de proteção para as pernas. Tudo desmontável porque a moto é dividida entre Panda e seu "velho" Helon, que fica com ela guardada em Belo Horizonte. Panda mora em Barbacena com sua noiva Lívia, e no primeiro sábado de fevereiro ele viajou para a capital do estado onde fez seu primeiro teste com a motocicleta adaptada. 


Panda no dia em que voltou a pilotar


"A emoção de voltar a acelerar uma moto foi muito grande", afirmou Panda
O público presente no local acompanhou tudo e se emocionou muito ao ver Panda novamente em cima de uma moto, já que conhecem sua história e sabem que esse cara não para por aí não! "A emoção de voltar a acelerar uma moto foi muito grande, apesar da dificuldade de me adaptar a todos esses comandos nas mãos e aprender a pilotar sem o auxilio das pernas cheguei até a arriscar um saltinho. A meta agora é conseguir o sistema americano de adaptação e aperfeiçoar a pilotagem", afirma.

Esse é um dos grandes exemplos que vemos no meio esportivo, de um piloto de determinação incrível! "Eu fiquei imaginando a dificuldade de pilotar sem poder apoiar os pés, o equilíbrio tem de ser muito grande. Mas ele deu conta, e está muito animado a continuar treinando", afirma Matheus Honori, amigo do piloto e nosso colaborador nesta matéria. 


Os amigos e a família acompanharam e se emocionaram com o piloto

Panda lembrou daqueles que lhe apoiaram e foram fundamentais para este momento: "Gostaria de aproveitar esse espaço para agradecer primeiramente a Deus, a minha família, minha noiva e seus pais, todas as empresas e amigos que se sensibilizaram em me ajudar no momento em que mais precisei: Benattubos, Morato Racing, Moto Street Racing, JCar Veículos, Terra Motos, Turinhos Motos e tantos outros." 


Os comandos, incluíndo o câmbio, receberam adaptações que permitem o acionamento pelas mãos

Quem quiser mandar sua mensagem ou falar com Éderson Panda pode entrar em contato pelo e-mail pandafmx@hotmail.com ou pelo telefone (32) 8833-7770.


Suporte preso ao quadro da moto sustenta o sistema de barras de proteção para as pernas






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet