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Cyril Despres fala sobre o Dakar na América do Sul
Publicado em: 27/12/2008
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Entrevista Cyril Despres
Texto: Lucidio Arruda / KTM Press - fotos: Jonty Edmunds


O Rally Dakar definitivamente não é mais o mesmo. Após o cancelamento da edição 2008 por ameaças de ataques terroristas a organização buscou novos horizontes e locais com maior estabilidade política.

Na mudança para a América do Sul - em um percurso dividido entra a Argentina e Chile - mantiveram o nome da competição e as esperanças de manter a mesma tradição e status do maior e mais dificil rally do mundo.

Se o Rally vai manter o mesmo prestígio que levou 30 anos para construir nas areias africanas vamos descobrir a partir do próximo dia 3 de janeiro quando larga em Buenos Aires a edição 2009. Enquanto isso apresentamos uma entrevista com o atual campeão e um dos favoritos ao título no novo território Cyril Despres que compete pela equipe oficial Red Bull KTM.

Agora você está nos estágios finais de sua preparação para o Dakar 2009. Como foi seu último treino na França e qual a importância da vitória no UAE Desert Challenge?


Os testes na frança foram muito bons. Agora conheçemos a 690 de Rally muito bem então na verdade foram precisos apenas alguns pequenos acertos. A vitória no UAE foi importante em vários aspectos. Primeiro, é sempre bom vencer uma corrida, especialmente quando seus principais rivais estão presentes! Foi também um excelente aquecimento para o Dakar. Apesar do terreno na América do Sul ser diferente, é a chance para a equipe trabalhar junta e corrigir problemas de última hora. A vitória no UAE confirmou que tudo está funcionando como deve.

Pessoalmente como está a preparação para o primeiro Dakar na América do Sul? Você sempre teve uma relação especial com a África apoiando crianças e escolas. Tem saudades por não correr mais naquele continente?

Com certeza terei saudades de correr na África, apesar que com certeza estarei lá para visitar as crianças e ver como vão as escolas. Sobre o Dakar na América do Sul estou ansioso pela prova. O cenário será incrível e a prova tão dura quanto qualquer Dakar anterior. Quanto a minha preparação estou treinando como nunca e ao mesmo tempo buscando o maior número de informações sobre o terreno que enfrentaremos. 


Vitória no UAE Desert Challenge - foto: T. Khalek

Certamente teremos muitos desafios diferentes percorrendo boa parte da Argentina e Chile. Quais são suas expectativas sobre as condições da prova?


Os organizadores foram bem diretos ao avisar que será uma prova bem difícil e não temos motivos para duvidar. Acho que teremos muito do que normalmente encontramos na África, com muitas dunas. A principal diferença será a variedade de terrenos. Também acho que teremos menos terrenos apedrejados como encontramos no Marrocos. Onde quero terminar? Vou com o firme propósito de conquistar o topo do pódio.

Neste terreno desconhecido você ainda espera que Marc Coma seja seu principal adversário? Teremos a continuação dessa rivalidade?

Mesmo com todas as mudanças acho prudente esperar que Marc continue como meu principal rival. Onde quer que seja a prova no mundo normalmente há disputa entre mim e ele, e não posso ver nada diferente disso. Para mim isso é bom. Sempre jogamos limpo e temos muito respeito um pelo outro. 


O francês participou do Rally dos Sertões em 2008 onde chegou em segundo lugar - foto: T. Ribeiro

Você tem alguma experiência competindo na Argentina e Chile. Qual acha que serão os maiores contrastes comparados com a competição na África.

Corri no Por Las Pampas Rally uma vez, então nenhum dos países é completamente desconhecido. Além da diferença na paisagem, a alta temperatura e a alta altitude, suponho que a principal mudança será no contato com a população local. Os sul-americanos são grandes fãs do esporte motorizado e acho que teremos muito mais espectadores nas especiais do que temos no Sahara!

E após o Dakar 2009 quais são seus planos para a próxima temporada?

Apesar de nem tudo estar finalizado ainda acho que teremos muitas provas no deserto ano que vem e me dou bem com isso. A 690 precisa de espaço para dar o seu melhor, então qualquer corrida em terrenos velozes é perfeita. E eu sempre espero ir o melhor possível em qualquer corrida que eu entre, mas primeiro no Dakar.


A KTM 690 é uma das armas de Despres






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