25ª edição do Salão do Automóvel trouxe novidades de interesse dos motociclistas Redação MotoX - Fotos: Ronaldo Sampaio e Valmir Polaco
A BMW G450X é a nova estrela da marca no Mundial de Enduro Foto: Divulgação |
Modelo foi atração no estande da BMW no Salão do Automóvel |
O Salão do Automóvel 2008, evento realizado de 30 de outubro a 9 de novembro em São Paulo, além de apresentar os principais lançamentos do segmento trouxe também novidades do interesse dos motociclistas. No fora de estrada a maior delas foi a nova BMW G450X, uma enduro que será utilizada por grandes estrelas do esporte na recém-anunciada equipe de fábrica da marca na próxima temporada do mundial da modalidade (
clique aqui e saiba mais).
A motocicleta é completamente nova e conta com injeção eletrônica entre seus recursos técnicos. O chassi é um ponto que chama atenção pois tem construção completamente diferente das tradicionais 450 de enduro. A fábrica buscou soluções visando concentrar peso em torno do centro de gravidade, um dos objetivo do inusitado formato do quadro. Apesar do foco nas competições esta BMW pode trafegar por vias públicas (possui renavam que permite que ela seja emplacada).
Veja também: As novidades do Salão da Motocicleta 2008
Big trail XL 1000V Varadero, da Honda |
Toyota Hilux passou por leve reestilização na dianteira |
No estande da Honda destacamos a big trail XL 1000V Varadero. O modelo importado da Europa pela marca japonesa é imponente e tem como habitat ideal as estradas. Para um país extenso como o Brasil onde a malha viária não é das mais conservadas o estilo desta motocicleta é uma boa pedida. Alta e com um motorzão que desenvolve 93,8cv, além de possuir mais curso de suspensão que as motos custom e as esportivas, a Varadero encara bem os buracos das estradas e, apesar do peso superior a 250kg, permite tranquilamente passeios por trechos de terra.
Picapes Procuramos também entre os mais de 450 veículos expostos, as novidades no setor de picapes, segmento bastante procurado para o transporte de motocicletas no uso esportivo e de lazer. Neste setor a maioria dos veículos em exposição já está há algum tempo nas concessionárias brasileiras. Ford, Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Chrysler e SsangYong mostraram diversas opções de produtos, mas poucas novidades esperavam o público no Anhembi.
Dodge RAM: modelo da Chrysler com motor diesel 5,9 litros que desenvolve 330 cv |
Feita com 35 mil carrinhos de brinquedo, esta L2OO Triton foi uma atração diferente no estande da Mitsubishi |
Alguns modelos, como a Toyota Hilux, apresentavam pequenas modificações. A linha lançada em 2006 passou por uma leve reestilização na dianteira. No estande da Nissan o destaque do segmento era a Nova Frontier nacional, substituta do modelo importado da Tailândia. A Mitsubishi encontrou uma forma diferente para chamar a atenção para os seus modelos, L200 Triton e L200 Savana: uma réplica no tamanho original da picape feita com 35 mil carrinhos de brinquedo colados.
Os fãs da Chrysler puderam admirar a mais recente versão da Dodge RAM, com seu enorme motor 5.9 diesel. A coreana SsangYong, menos conhecida do grande público, tem um modelo cabine dupla 4x4 com motor turbo diesel de tecnologia alemã, a Actyon Sports. Já para quem esperava novidades entre os modelos de picapes pequenas das quatro grandes montadoras brasileiras - Ford, Chevrolet, Fiat e Volkswagen - o salão foi uma grande decepção. Nenhum sinal das substitutas de modelos como Saveiro e Courier, já um tanto ultrapassadas em relação a concorrência. As atuais Montana e Strada estavam lá, a Fiat além de sua configuração atual com um ensaio em estilo tunning.
A grandalhona Ford F250 em versão cabine dupla 4X4 |
A marca coreana SsangYong tem um moderna picape batizada de Actyon Sports |
Se não mostrou nada de novo em seu modelo pequeno, por outro lado a Volkswagen apresentou a grande novidade do Salão do Automóvel no segmento, ainda como conceito, mas que oficialmente será a base da picape que entrará em produção no final do ano que vem em Pachecco, Argentina, quando também chegará ao mercado brasleiro. Com 5,18 metros de comprimento a Pick-up Concept foi caracterizada em sua estréia como carro de resgate - SAR (Search and Rescue) e não teve sua motorização divulgada pela montadora. O nome Robust deve ser adotado pelo modelo - capaz de transportar uma tonelada - quando chegar à linha de montagem. O estilo é imponente e as caracteristícas de design remetem à marca alemã, apesar dos faróis com desenho inédito.
Pick-up Robust da Volkswagen foi grande novidade do segmento no salão |
Modelo deve chegar ao mercado no final de 2009 |
Da Renault, ainda no campo dos conceitos, veio outra novidade: o Sand’up Concept. O primeiro carro-conceito da marca totalmente desenvolvido no Brasil foi baseado no Sandero Stepway, como um 2+2 com flexibilidade para se transformar em conversível ou picape.
O visual ficou muito próximo do modelo em que se baseia, com a diferença da "capota recortada". É um modelo que provavelmente não chegará a linha de montagem ficando apenas no campo de estudo.
Sand’up Concept: exercício de design da Renault |
Conceito baseado no Sandero permite configuração picape |
A caçamba do Sand’up Concept possui um inteligente mecanismo que alonga o assoalho do veículo que permite que ele fique até 40 centímetros mais longo. Nesta configuração a caçamba conta com 1,7 metro de comprimento, espaço mais do que suficiente para carregar nossas companheiras de trilha ou pista. A capacidade de carga é de 500 quilos.
Clique e confira uma super-galeria com fotos de diversas novidades do Salão do Automóvel, incluíndo é claro as belas modelos que sempre são um show à parte da exposição.