X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Aventura e Lazer

Uma aventura de Big Trail pelo Chile
Publicado em: 19/04/2008
Clique e saiba mais

Uma aventura de Big Trail pelo Chile 
Por Luciano Peixoto - Relato de Andres Suarez - Fotos: Andres Suarez e Marcos Ackel


Andres Suarez e Marcos Ackel percorreram quase 7 mil km durante a viagem

Nesta edição da Coluna Aventura e Lazer trazemos o relato de uma viagem fantástica de Big Trail, uma modalidade que está crescendo muito aqui no Brasil, ao Atacama no Chile. 

Veja Mais Imagens da Viagem

Foram percorridos 6.825 km em 10 dias, veja como foi esta aventura, narrada por um de seus dois participantes. 

Vamos ao Atacama, Chile!

Carnaval 2008... O que fazer? Desfilar em uma escola de samba... nem pensar! Meu amigo, Marcos Ackel, teve a idéia de ir até o Chile de moto... No início fiquei em dúvida, a distância não era problema, pois já corri 3 vezes o Rally dos Sertões e sei como é ficar em cima de uma moto tanto tempo... mas fiquei pensando em minha esposa, grávida de 6 meses... o que fazer? 7.000 km, 10 dias, estrada... estrada... Depois de tantas questões, resolvemos subir na moto e acelerar rumo ao Pacífico. 


Desertos: paisagem comum no roteiro


"A melhor parte da viagem, quando iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes"
Saímos de São Paulo dia 01 de fevereiro com uma KTM LC8 950cc e uma Suzuki VStrom 1000cc, rumo ao nosso primeiro destino, a tríplice fronteira na cidade de Foz de Iguaçu. Cruzada a fronteira, seguimos pela Argentina até a cidade de Corrientes. As estradas na Argentina estão em bom estado, apesar do verdadeiro "zoológico" que teríamos mais à frente, entre Corrientes e San Salvador de Jujuy, aumentando muito o risco de se percorrer este trecho em moto, ainda mais em alta velocidade. Os animais mais variados, entre eles: cavalos, raposas, tatus, cabras, cachorros, mulas aparecem constantemente à nossa frente. 


O deserto às vezes lembra uma paisagem lunar


GPS (sistema de navegação via satélite): item fundamental em uma viagem como esta
À partir de San Salvador de Jujuy, começamos a melhor parte da viagem, quando iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes. O visual mudou completamente, tornando-se cada vez mais desértico, conforme avançamos em direção ao Chile, passando por grandes salinas, até avistarmos o Vulcão Licáncabur. Localizado na divisa com a Bolívia, ele ultrapassa os 5.500 metros de altitude, por isso a temperatura caiu drasticamente, obrigando-nos a parar e duplicar a vestimenta.

Uma vez já no Deserto do Atacama, as opções de passeios, trilhas e estradas de terra para se percorrer são muito grandes, como a dos Gaisers del Tatio, que são gases expelidos da terra até 11 metros de altura e a uma temperatura média de 80 graus centígrados, pela atividade vulcânica do vulcão El Tatio, a cada amanhecer, quando há o choque térmico, com a temperatura externa, que beira os zero graus centígrados. E detalhe, para se fazer esse passeio, é necessário sair de San Pedro do Atacama às 04:00hs.

Faltava ainda chegar no Oceano Pacífico, para completar nosso objetivo e lá fomos nós até a cidade de Tocopilla, denominada Capital da Energia. São quase 200kms totalmente desérticos, com retas intermináveis. 


Foi atingida a altitude 4.832 metros


Foram utilizadas na aventura uma KTM LC8 950cc e uma Suzuki VStrom 1000cc
Voltando a San Pedro de Atacama, há lugares muito bonitos para serem visitados. De moto então... nem se fala... rsrs. Pelos nomes dos lugares, já se imagina o deslumbrante visual. Tais como Vale da Morte, Vale da Lua e Salar de Atacama entre outros.

Passados 6 dias de viagens, hora de voltar, afinal ainda tínhamos 3.000 km para percorrer em 4 dias. Em toda a viagem nenhuma das motos apresentou defeito algum, com exceção do pedal de câmbio da Suzuki que se soltou faltando 800 km, mas de fácil reparo.

E a viagem passou. Foram 6.825 km foram percorridos em 10 dias, chegando a uma altitude máxima de 4.832 metros e temperatura mínima de +1C, só restando agora planejar a próxima!

Abraços,

Andres Suarez

Roteiro:

1) São Paulo - Foz do Iguaçu - 1.018km

Ao fundo o Oceano Pacífico


2) Foz do Iguaçu - Corrientes - 624km

3) Corrientes - San S. Jujuy - 958km

4) San S. Jujuy - San P. Atacama - 457km

5) San P. Atacama - Tocopilla - 198km 

Tocopilla - San P. Atacama - 198km

6) En San Pedro de Atacama - 315km

7) San P. Atacama - San S. Jujuy - 457km

8) San S. Jujuy - Resistência - 938km

Longas retas pelo caminho


9) Resistência - Cascavel - 774km

10)Cascavel - São Paulo - 888km

Participe da Coluna

Esta coluna tem como objetivo divulgar e valorizar o lado Aventura e Lazer no Fora de Estrada sobre duas rodas. As melhores trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Os clubes e trilheiros que queiram mandar material com fotos e histórias vividas em aventuras entrem em contato. 


Veja Mais Imagens da Viagem

Nova Expedição

A Base55 Sport Adventure está com novidades.  A Expedição Serra da Mantiqueira é mais um novo roteiro disponível para os clientes da empresa. Realizado em um final de semana com um apelo muito interessante, maravilhoso visual e fantásticos caminhos com um terreno nível 1 a 2, no "pé" da Serra da Mantiqueira. Foi mantido o lado gastronômico - assim como em outros roteiros - com a possibilidade da participação da família ou outros acompanhantes, através de um circuíto paralelo dando direito a um tour pela cidade de Socorro, ao convívio com a natureza, prática de turismo de aventura e etc.

Mais informações podem ser obtidas no site da Base55 Sport Adventure.

Grande abraço a todos e até a próxima!

Luciano Peixoto
E-mail: llpeixoto@base55.com.br 
Skype: lucianolp
 



            
Imagens Relacionadas:
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama
Viagem ao Atacama





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet