X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Aventura e Lazer

Buscando o seu perfil
Publicado em: 27/01/2008
Clique e saiba mais

Coluna Aventura e Lazer no Fora de Estrada 
Por Luciano Peixoto - Fotos: Divulgação


Motociclistas dos mais variados perfis participam de passeios e expedições

Buscando o seu perfil 


No dia 24 de fevereiro acontece o 1º Passeio MotoX Base55 - Trilhão em Socorro - SP
Olá pessoal! Estamos de volta com mais novidades e histórias! Nesta edição vamos narrar através da visão dos participantes um pouco da última Expedição de Socorro (SP) a Serra da Canastra (MG) realizada em 2007 durante o mês de dezembro, e o 1º passeio de 2008, realizado em janeiro de Socorro a Monte Verde  (MG).

Iniciamos os depoimentos com três dos participantes da Expedição para Serra da Canastra, evento com 4 dias de duração. No final da matéria o assunto é o passeio para Monte Verde, realizado em um dia. São eventos que atendem diversos perfis de motociclistas do fora de estrada, de várias idades e com as mais variadas experiências dentro do motociclismo fora de estrada.   

Para participar das próximas aventuras, conheça o calendário de Expedições e Passeios do primeiro trimestre de 2008 e agende com a pessoal da Base55 Sport Adventure, as inscrições já estão abertas. 

Expedição Serra da Canastra


A Expedição de Socorro (SP) a Serra da Canastra (MG) tem quatro dias de programação


"Sou da velha guarda. Corri os primeiros Enduros da Independência em 83, 84 (12º lugar) e 87. Sou praticamente um dinossauro do enduro."
Marcelo de M. Costa Jr.
"Que maravilha! Sou da velha guarda. Corri os primeiros Enduros da Independência em 83, 84 (12º lugar) e 87. Sou praticamente um dinossauro do enduro. Também já participei de diversos enduros de regularidade e de velocidade até 1989. Não sou marinheiro de primeira viagem, já rodei um bocado, e esses dias na Canastra, que passaram voando, certamente ficarão gravados na minha lembrança.

Tudo correu de forma espetacular e superou todas as minhas expectativas. Depois de muito fuçar sites de expedições aqui e no exterior, bati no site da Base55. O que eu procurava estava bem embaixo do meu nariz, pertinho e bem mais em conta. Resolvi me dar esse presente e levar o meu 'Bob Filho' como prêmio por seu desempenho escolar. Ele é um parceirão e deu orgulho de ver o garoto começar a acelerar e dar trabalho para acompanhar. Convencer meu filho de participar dessa empreitada, custou um pouco, como ele mesmo relata em seu depoimento abaixo, mas com certeza, e ele mesmo reconheceu, valeu a insistência. Foram dias fantásticos. 

A organização, toda a estrutura, a acolhida, o visual espetacular das paisagens, os lugares e cidades, a comida, a boa surpresa da camaradagem, do convívio e da alegria do grupo (participantes e staff). Todos pareciam se conhecer há anos. Apelidos eram dados e retribuídos, o bom humor reinante, sempre com locais lindos como pano de fundo. 


"Os dois primeiros dias serviram para esquentar e ajustar o time, pois tinha desde o meu filho com 15 anos até o ’veterano/novato’ Clécio".
Marcelo de M. Costa Jr.


"Não poderia deixar de falar no nosso guia da Canastra, Amarildo. O que esse cara faz com uma Tornado é brincadeira".
Marcelo de M. Costa Jr.
Nas pequenas cidades e vilarejos que passamos, da receptividade dos anfitriões nas paradas. Na competência de todo o staff, com Duda arrumando tudo o que estragávamos! O cara é uma fera. Desmontou e montou moto no meio do mato, ressuscitou algumas delas, desalagou outras, tudo com bom humor e alegria além de muita competência, que não paravam nem quando ele traçava mais um pratão (o baixinho come)! Xanxan pilotando a L200 e voando baixo, fotógrafo e grande gozador. Igor sempre deixando tudo arrumado e organizado para quando chegássemos em qualquer parada ou pernoite, e tome suco, energético e barrinha de cereal goela abaixo da galera. Ricardo nosso segundo guia fazia as contas do ranking de caídas e lamentou não ter uma filmadora para registrar as várias escorregadas e alguns, vários, tombos da galera num barro que era difícil até ficar de pé. O grande chefe Luciano, carioca sangue bom, sempre atento, botando ordem na turma e zeloso pelo bem estar e que todos tivéssemos o melhor possível, em segurança e prazer. 

Os dois primeiros dias serviram para esquentar e ajustar o time, pois tinha desde o meu filho com 15 anos até o 'veterano/novato' Clécio (54, se errei ele vai ficar bravo, gaúcho macho tchê, esse foi macho mesmo) que debutou de forma briosa nas trilhas e caminhos, que comprou, segundo as más línguas, vários terrenos... mas que merecidamente se formou com honras e alguns arranhões, pois nunca havia andado nesse tipo de terreno.


"Andamos por absolutamente todo tipo de terreno".
Marcelo de M. Costa Jr.
O último dia inteiro na Canastra é indescritível, e olha que já rodei um bocado. E certamente é o melhor lugar por onde andei. Melhor até que a região da Chapada Diamantina(BA), Mauá (SP), Aiuruoca (MG). É de uma beleza sem igual... uma diversidade de caminhos, trilhas, riachos, rios (com água pela cintura), pedreiras e pedrarias, cachoeiras, platôs, estradinhas, tem de tudo e em quantidade. 

Não poderia deixar de falar no nosso guia da Canastra, Amarildo. O que esse cara faz com uma Tornado é brincadeira. Tentar andar na cola dele é coisa de virar de cabeça pra baixo, que o diga meu filho, que deu uma capotada sensacional, numa dessas tentativas. É o que eu sempre digo: 'pato novo mergulha raso', mas com a cobertura do Luciano, fechando o grupo, cada um imprimia e encontrava seu ritmo de tocada e sem dúvida foi uma escola de pilotagem, com dicas e manhas para cada tipo de terreno.

Andamos por absolutamente todo tipo de terreno, lama, barro duro e liso como sabão (andar de 5ª marcha para tentar se manter em pé , orientava Duda numa das paradas), areião, gramado, pastos mais altos, pedras soltas e rocha , enfim tem de tudo. Sol e chuva! Teve de tudo! 



"Parecia um sonho, uma cachoeira atrás da outra, cada uma mais bonita que a outra".
Marcelo de M. Costa Jr.
Agora vou fazer uma confissão: acreditava que o último dia da programação seria uma coisa chata e sem graça, mas ao chegar ao Rancho Goiabeira percebi que estava completamente enganado.Com muita alegria, gentileza, beleza sem igual a beira da represa, muito pão de queijo e outros comes e bebes, encontrei das figuras mais simpáticas e gentis no casal Adriana e André. Nos fizeram sentir como reis. Hiper atenciosos na charmosa casa, quer no café da manhã ou jantar, sempre atentos e com um papo que deliciava a todos. Na chegada do passeio tome-lhe pão de queijo, linguicinha, cervejinha e vai papo afora. Sauna, cerveja e mais papo... 

E para fechar, realmente com chave de ouro, no domingo, um passeio de chalana com direito a banho de cachoeira e nadar na represa com água quente, é verdade água quente e deliciosa. Parecia um sonho, uma cachoeira atrás da outra, cada uma mais bonita que a outra, regado a muita música, bom papo (pra variar), risadas e total integração de todos. Queria agradecer uma vez mais ao André e sua 'Princesa' a acolhida.

Não poderia faltar o nosso outro parceiro de aventura. Ele foi sem dúvida o cara mais zoado de todos, e tem um fair play de tirar o chapéu. Eduardo esse é o nome da fera, ao som de Village People, fez uma performance que deixou alguns de nós no chão de tanto rir (não adianta negar, está registrado) e ganhou tantos apelidos que perdemos a conta, e o cara encarando tudo numa boa, na maior festa, 'figuraça'. Para encerrar, é difícil, pois a cada palavra que escrevo, vem um monte de imagens e situações que vivemos que só posso dizer uma coisa: Voltarei com certeza e em breve, para mais uma visita a esse Paraíso. Luciano se prepara!"
 
Depoimento de Marcelo de M. Costa Jr.
Moto Honda CRF 250 X - Rio de Janeiro - RJ



"Conhecemos lugares impressionantes, com paisagens de chegar a doer os olhos".
Guilherme Ribeiro Costa


"Foi uma expedição fantástica, tudo foi muito organizado e planejado para que houvesse o mínimo de imprevistos possíveis".
Guilherme Ribeiro Costa
"Tudo começou quando meu pai me apresentou o site da Base55. Havia me dito que organizavam expedições e que conheceríamos lugares fantásticos. Mas, todo adolescente têm seus desinteresses, e foi o que aconteceu comigo. Depois de algumas semanas de insistência, resolvi me aventurar nessa. Ao começarmos a expedição, percebi que poderia ser uma boa experiência e que poderia até gostar dela.

Conhecemos lugares impressionantes, com paisagens de chegar a doer os olhos. Sem contar com as estradas de terra e trilhas que passamos, trazendo diversão e prazer a todos. Foi uma expedição fantástica, tudo foi muito organizado e planejado para que houvesse o mínimo de imprevistos possíveis. O pessoal da Base55 era bastante simpático também. Essa mistura proporcionou a todos uma aventura prazerosa.Tenho muito que agradecer ao meu pai pela insistência feita. Depois desses dias, o meu interesse por moto aumentou em 100% e com certeza haverá uma segunda vez." 

Depoimento de Guilherme Ribeiro Costa, 15 anos 
Moto Honda CRF 230 – Rio de Janeiro – RJ



"Embora tenha 51 anos, não faz nem um ano que comecei a andar de moto na terra".
Clécio Tamasauskas

"Navegando em sites de motociclismo, descobri a Base55. Após alguns dias espiando o site da empresa, liguei para o Luciano e conversei sobre meu interesse na expedição para a Serra da Canastra. Mas por falta de tempo (e coragem também), fui adiando a idéia de participar. No final de novembro, o Luciano finalmente me convenceu, e resolvi encarar o desafio. Digo desafio, pois ao contrário do Marcelo (veja depoimento posterior), eu sou marinheiro de primeira viagem! Embora tenha 51 anos (não 54 como dizem alguns), não faz nem um ano que comecei a andar de moto na terra, mesmo assim, fiz apenas passeios em estradas na região de Atibaia. Chuva e barro jamais! Rochas e pedras soltas eu nem sabia o que era! Incentivado por familiares e amigos, com frases tipo: 'Velho louco' – 'Não tem nada na cabeça' – 'Você já passou da idade' – 'Não vou te visitar no hospital', e outras semelhantes, lá fui eu, lutando para que a vontade continuasse maior que o medo.


"De um modo geral, acho que essa expedição atende as expectativas de motociclistas de todos os níveis".
Clécio Tamasauskas


"Considerei essa aventura um aprendizado intensivo, tanto técnico como humano, com requintes de rara beleza natural".
Clécio Tamasauskas
Sobre a beleza dos lugares que passamos a organização geral da expedição, e a presteza dos membros da equipe da Base55, acredito que o Marcelo já disse tudo. Vou então, falar da minha experiência como iniciante, numa expedição de aproximadamente 700 km, incluindo diversos tipos de terreno, e com o clima que foi de chuvoso ao ensolarado. Primeira e mais importante lição aprendida: calor dá uma sede danada, chuva molha até a alma, barro escorrega muito, e pedras são extremamente duras. Entendi então, na prática, a absoluta necessidade de toda aquela parafernália de proteção que usava, bem como esta maravilhosa invenção que é a mochila com água. 

Com esse equipamento todo, pude alcançar com facilidade o primeiro lugar no ranking de tombos da expedição, e tive apenas ferimentos superficiais no orgulho. Brincadeiras a parte, é impressionante o nível de segurança obtido com o uso de acessórios adequados e com uma pilotagem respeitando seus próprios limites. Superei dificuldades no percurso, que jamais imaginei que pudesse enfrentar algumas com muito esforço, mas a maioria com inesperada facilidade. Confesso que, em alguns momentos, ao olhar o caminho que tinha pela frente, pensei em não prosseguir, principalmente no 3º dia, na Serra da Canastra. Entrava em ação então o fator humano, o incentivo e as dicas do Luciano e dos demais colegas, a paciência de todos com as dificuldades que, para mim eram quase intransponíveis, enquanto que para outros nem tanto assim... 


Os passeios para Monte Verde (MG) são realizados em um único dia
Com o passar dos quilômetros, fui percebendo que, após cada tombo ou manobra errada que fazia, ganhava mais confiança para a próxima etapa. E então, o medo de cair, ou não conseguir superar algum obstáculo, foi sendo substituído pela concentração em achar a melhor forma de superá-lo, dentro de meus limites técnicos e físicos. Foi fantástico descobrir isso dessa forma!

De um modo geral, acho que essa expedição atende as expectativas de motociclistas de todos os níveis, pois um trilheiro experiente poderá exercitar e testar suas habilidades. Já uma pessoa de experiência mediana, encontrará desafios que, sem dúvida, elevarão seu nível de pilotagem. E iniciantes, onde me incluo, poderão se surpreender com a própria capacidade e/ou habilidades que nem imaginavam possuir. Além do fato de que todos poderão desfrutar da magnífica beleza dos locais visitados. 

Considerei essa aventura um aprendizado intensivo, tanto técnico como humano, com requintes de rara beleza natural. Recomendo a todos os apaixonados por off-road. Com certeza, neste ano de 2008 vou participar novamente. Acredito que, com esse produto, a Base55 oferece uma ótima oportunidade aos aficionados do off-road, de praticar seu esporte favorito, desfrutando de paisagens belíssimas, e sem ter que se preocupar com toda logística inerente a esse tipo de esporte, pois a equipe cuida de absolutamente tudo! Agradeço a todos os participantes e um grande abraço ao Luciano".

Depoimento de Clécio Tamasauskas 
Moto DRZ 400 - Atibaia – SP 


"Gostei muito de toda a estrutura montada e a seriedade com que vocês (da Base55) trabalham".
Alexandre Martinez

Passeio - Monte Verde – MG 


Mais informações sobre os passeios e expedições estão disponíveis no site da Base55 Sport Adventure.
"Só tenho boas lembranças do sábado. Gostei muito de toda a estrutura montada e a seriedade com que vocês (da Base55) trabalham e o mais importante: fazem e participam com prazer, não por obrigação, o que faz o espírito de aventura e adrenalina do momento pulsar mais forte. Acredito que vocês estão no caminho certo, pois é o início de um trabalho que vai sendo aperfeiçoado a cada evento. O trabalho de vocês deve ser mais divulgado, pois quem toma conhecimento e participa com certeza vira cliente. Um abraço a toda equipe e até a próxima". 

Depoimento de Alexandre Martinez 
Kawasaki KDX 220 – Bragança Paulista - SP

Participe da Coluna

Esta coluna tem como objetivo divulgar e valorizar o lado Aventura e Lazer no Fora de Estrada sobre duas rodas. As melhores trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Os clubes e trilheiros que queiram mandar material com fotos e histórias vividas em aventuras entrem em contato. 

Mais informações podem ser obtidas no site da Base55 Sport Adventure.

Grande abraço a todos e até a próxima! 

Luciano Peixoto
E-mail: llpeixoto@base55.com.br 
Skype: lucianolp
 

              

                             

 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet