X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Aventura e Lazer

Chegou a hora!
Publicado em: 26/04/2007
Clique e saiba mais

Coluna Aventura e Lazer no Fora de Estrada
Por Luciano Peixoto - Fotos: Divulgação

Chegou a hora! 


Expedição de Socorro (SP) a Serra da Canastra (MG)

Olá pessoal! Estamos aqui com mais novidades e espero que todos possam curti-las através deste espaço. Para quem não me conhece meu nome é Luciano Peixoto e já faz 28 anos que atuo no motociclismo fora de estrada. Os detalhes sobre a minha experiência neste "Mundo fantástico sobre Duas Rodas" você pode conferir na minha primeira coluna aqui no MotoX.

Vamos lá! Lançamos um novo produto através da marca Base55 Sport Adventure: Expedições Fora de Estrada de Longas Distâncias. Produto para diversos destinos e praticantes, começando por um destino
extremamente prazeroso com 700Km de pura emoção. Estamos falando de Socorro (SP) a Serra da Canastra
(MG). Na última semana entre os dias 18 a 22 aconteceu a primeira de muitas! Visite o site.

Agradecimentos

Mas antes de narramos a nossa experiência com a 1ª expedição, queremos agradecer o apoio que recebemos através de ligações e e-mails! Foram várias, superando nossas expectativas. Aproveito para me desculpar por não ter respondido a todos ainda, mas não poderia deixar de citar e-mails como do nosso leitor Carlos Augusto Fiorioli que já contribuiu com uma história fantástica sobre uma expedição entre amigos realizada em janeiro de 2003 para Machu Picchu. O percurso teve início no centro do Rio Grande do Sul, passando pelo nordeste argentino, sul da Bolívia sentido à capital e de lá atravessando pelo lago Titicaca objetivando Cusco, optando como retorno rumo ao Oceano Pacífico e de lá para Arequipa, saindo do Peru para o Chile por Arica.

No Chile, fizeram o deserto do Atacama passando por Iquique, em direção a Valparaiso e Viña del Mar, após subirem a Cordilheira dos Andes fizeram a travessia tradicional para os "sulistas" saindo em Mendoça na Argentina. Depois sentido Rio Quarto se dirigiram ao Uruguai em direção à cidade de Paisandu, local onde hoje há conflito entre Argentinos e Uruguaios em face à instalação de uma empresa de celulose chamada botnia. Cruzaram o centro-norte do Uruguai sentido Paisandu, Tacuarembó e Riveira ingressando no Brasil pela cidade de Livramento continuando por mais 500 km para enfim chegarem em casa, na cidade de Lajeado. Foram 26 dias de muita emoção, prazer, adrenalina e todos bons adjetivos possíveis. "Essa empreitada está neste link à disposição". Vale a pena conferir.


Prosseguindo! Queremos citar também Bernardo Bonjean do Rio de Janeiro, piloto de Rally (que já teve o prazer de participar e completar o Dakar, o maior Rally do planeta) que muito nos honrou com suas felicitações. Nossos amigos do Goiás, o casal Kurt e Norma, que muito contribuíram para a modalidade naquele Estado e por fim o nosso leitor de Brasília (DF), Leandro Correia,  que está ingressando na modalidade agora, aproveitamos para recomendar que procure na região pelo amigo e expediente Jorginho Presmic (jorge@presmic.com.br) da Pró-Racing, para balizá-lo de forma precisa como iniciar de maneira correta na modalidade mesmo que apenas por lazer.

Para reforçar nossos objetivos, vamos cada vez mais trabalhar este espaço de maneira informativa e dinâmica, buscando divulgar e valorizar o lado Aventura e Lazer no Fora de Estrada sobre duas rodas. As melhores trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e Clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Ah! Os clubes e trilheiros que queiram mandar material com fotos e histórias vividas em aventuras entrem em contato.

Enfim nossa expedição a Serra da Canastra!


Vamos à nossa Expedição sentido Serra da Canastra - MG da última semana que teve inicio no dia 18 deste mês, com um receptivo feito por nossos colaboradores aos nossos convidados da imprensa, clientes e apoios; e as motos pela nossa equipe técnica, coordenada por Eduardo Carradori (o Duda) para realização de vistorias técnicas, abastecimentos e manutenções preventivas caso necessárias. Em seguida, a partir das 20:30hs, iniciamos o Briefing e o Jantar de integração na Pennynsula Dom Raul (Restaurante com cozinha Espanhola) em Socorro - SP, marcando o início do nosso roteiro paralelo gastronômico. 

Durante o Briefing tentamos colocar de forma clara o que previsivelmente enfrentaríamos ao longo dos 700 Km de percurso com detalhes operacionais, técnicos, roteiros, programação, segurança, apresentação de toda a equipe e devidas funções como também toda intra-estrutura. Após o jantar, sorteios de diversos produtos cedidos gentilmente por empresas apoiadoras e parceiras. 

1º dia

No dia seguinte (19) alvorada as 6:30hs com café da manhã 7:00hs e saída as 7:45hs no Hotel Recanto da Cachoeira em Socorro, SP, rumo à Poços de Caldas, MG, (230 Km) com os 7 participantes, passando por Bueno Brandão, Ouro Fino (2º abastecimento), Pião, Sta Rita de Caldas, Ibitura de Minas, Andradas (Local do 1º almoço - Comida caseira mineira com filé de Tilapia como prato principal, 3º abastecimento), Pico do Gavião ("point top" dos voadores com visão 360º) e Cascasta em Águas da Prata. 

Em seguida o nosso destino final do dia: Pousada da Serra (Poços de Caldas - MG), serviço completo de manutenção das motos, 4º abastecimento, 2º jantar com comida mineira variada com direito a um maravilhoso caldo verde, tudo no fogão à lenha e aconchego da montanha, além de assistirmos no telão, ao vídeo e fotos do dia. Ah! Briefing e sorteios seguidos por um cafezinho tipo exportação.


Tudo isso acompanhado por um farto bom humor de todos os participantes depois de um dia com gratas surpresas, muita emoção e testemunhos de uma seqüência de lugares adversos acompanhado por visuais incríveis, mas como nem tudo é perfeito... Falhas também apareceram por conta da comunicação via rádio e mesmo a telefonia móvel dificultando o acesso rápido da equipe de apoio quando necessitamos.

2º dia

No 2º dia (20) alvorada as 6:00hs com café da manhã farto e maravilhoso as 6:30hs e saída as 7:30hs da pousada da Serra depois de um belíssimo descanso em um lugar muito prazeroso e aconchegante em Poços de Caldas partimos rumo a represa de Furnas e com destino final no Rancho Goiabeira (270 Km). Com 6 participantes, iniciamos o dia em uma trilha opcional chamada escorrega (formado por um "rio de pedras") onde tivemos o primeiro imprevisto do dia com uma moto avariada devido a uma queda nas pedras da trilha, mas desta vez a comunicação funcionou e contamos com o carro de apoio com precisão. Constatada a gravidade do problema deixamos a moto por conta do Duda e partimos sentido a Caconde, SP, passando antes pelo morro do Cristo ainda em Poços para um sessão de fotos. 

Seguimos então para o nosso destino passando por uma belíssima serra contornando a represa de Caconde com visuais incríveis, logo em seguida pegamos um trecho de asfalto com 11 km até chegarmos na cidade de Caconde, onde passamos sentido a Muzambinho, MG, cidade do comentarista esportivo Milton Neves. Lá a 2ª parada para almoço onde tivemos como prato principal traíra sem espinha, frita e grelhada, tudo acompanhado de um belíssimo local e também fogão a lenha e o 5º abastecimento. As 13:00hs saímos sentido a Nova Resende por um trecho de muita serra e culturas agrícolas variadas, mas com o predomínio do café. Para variar tivemos o primeiro pneu furado! O dianteiro da minha moto e, de novo, uma dificuldade de comunicação brutal nos penalizando em demasia com duas horas de atraso. Resolvido o problema partimos para Nova Resende em seguida para Alpinópolis (6º bastecimento e apoio técnico onde  nos foi devolvida a moto que ficou em Poços de Caldas para reparos; uma outra que apresentou um pequeno problema foi recolhida).


Infelizmente começamos uma corrida contra o tempo, pois com o segundo imprevisto do dia já estávamos bem atrasados no nosso cronograma, aproveitamos bem o novo trecho até São José da Barra passando por Cachoeira para recuperarmos o nosso tempo uma vez que tínhamos pela frente um trecho de planície e caminhos sem movimento de veículos. Em seguida nos preocupamos em chegar o mais rápido possível no topo da serra que separava São José da Represa de Furnas, pois estávamos próximo ao por do sol que com certeza fascinaria à todos somada a uma visão panorâmica fantástica além da mudança radical do tipo de vegetação e piso, já migrando para as características básicas da Serra da Canastra. 

Quando chegamos, o céu ficou nublado, uma pena, mas não conseguindo tirar a surpresa e a magia do lugar. Depois de uma sessão de fotos e momentos de êxtase seguimos até a barragem de Furnas onde encontramos com nosso carro de apoio e tivemos que tomar um decisão penosa por motivo de segurança, ao invés de continuarmos por mais 42 Km por caminhos fora de estrada a noite seguimos por aproximadamente 8 km de asfalto comboiado pelo nosso carro de apoio e do nosso anfitrião André Rocha (Proprietário do Rancho Goiabeira) até o nosso QG na Serra da Canastra o belíssimo e surpreendente Rancho Goiabeira.

Chegamos por volta da 19:30hs e fomos recebidos de maneira mágica, calorosa e diferenciada por nossos anfitriões André e Adriana Rocha com agradável coquetel de boas vindas (cerveja gelada, sucos de frutas natural, refrigerantes, água, salgados e o legitimo pão de queijo). Não podemos deixar de citar o trabalho glamuroso e preciso de nossa equipe de apoio com a participação do Eduardo, Duda e Igor (personagem estratégica responsável pela logística de hospedagem e traslados de bagagem) que se incumbiram de nos receber e realizar os preparativos necessários para nossa estada e todas as manutenções para saída no dia seguinte para Serra da Canastra. 

Junto com o coquetel montamos ao ar livre o nosso telão para assistirmos o vídeo e as fotos do dia, em seguida banho, um maravilhoso jantar com filé de tilápia grelhada acompanhada por uma culinária "especial" chefiada pelo André Rocha. Tudo feito em fogão à lenha em um ambiente cuidadosamente decorado pelos donos da casa. Seguimos a nossa programação com o Briefing para o próximo dia e o nosso divertido sorteio. Depois um merecedor descanso!

3º dia


3º dia (21) alvorada as 6:00 hs com direito a surpresas extraordinárias ao depararmos com a imensidão e beleza do local, e logo em seguida outro café da manhã farto as 7:00 e saída as 8:30 hs rumo a Serra da Canastra (210 Km). Com 8 participantes, pois passaram a integrar o grupo dois guias locais que estratégicamente contratamos iníciamos o dia com saída por um trecho extremamente prazeroso e surpreendente, por trilhas com piso de pedra (tipo São Tomé) predominantes da região. Não faltaram surpresas agradáveis e emoções na maioria das vezes com gritos empolgados dos participantes, mas infelizmente tivemos o primeiro contra tempo: um pneu dianteiro furado e novamente problemas de comunicação e com isso perda de tempo! Mesmo que tenha nos proporcionado mais tempo para contemplar aquele paraíso!

Passado um tempo nos virando da melhor forma possível, estabelecemos comunicação com o nosso carro de apoio conseguindo solucionar o problema que nos atrasava, e em seguida continuamos sentido São José do Barreiro para o nosso 8º abastecimento onde nos deparamos com a falta de combustível no posto local, que por sorte estava recebendo o caminhão de fornecimento de gasolina naquele momento. Passados 40 minutos, resolvida mais esta etapa, partimos pelo "ralador" sentido ao vale da Babilônia parando para diversas fotos e contemplações inclusive da famosa e pitoresca "Cascadanta" (cachoeira com 185 mts de queda livre com origem da nascente do São Francisco situada no Parque da Serra da Canastra). 

Passando pelo Vale da Babilônia seguimos em direção a exuberante Cacheira da Maria Augusta onde nos esperavam para almoço e reabastecimento. Nossa equipe de apoio nos aguardava depois de mais uma refeição maravilhosa seguindo a linha do fogão à lenha e comida caseira regional, e em seguida conhecemos a tão falada cachoeira. Caramba! Indescritível! Mas andando contra o relógio tivemos que nos apressar em deixar aquele "templo sagrado" e retornar ao rancho Goiabeira antes que anoitecesse. Tivemos mais um pneu furado e como já estava virando costume, não tivemos sucesso na comunicação com o apoio, por fim solucionamos o problema parcialmente. 

Caiu a noite, e tivemos uma moto quebrada, que tivemos que abandonar em um sitio no caminho para resgate no dia seguinte. Continuamos com espírito de equipe e expedição à noite, debaixo de uma leve chuva rumo pelo vale do rio Turvo, até encontrarmos o nosso carro de apoio que de forma muito profissional se mobilizou à nossa busca. Passadas tantas novidades, chegamos ao Rancho Goiabeira próximo as 22:00 hs, prontos para um bom banho e uma refeição coberta de carboidratos. Era a Noite da Massa! Perfeito para recompormos as nossas energias, seguidos por mais uma sessão de cinema, sorteios e uma boa cama...

4º dia


4º dia! Com as motos limpas e já embarcadas no caminhão juntamente com todos os equipamentos e materiais não mais necessários o dia começou para nossos clientes e convidados a partir das 8:30hs com um café da manhã marcado para as 9:00 e saída marcada para as 9:30hs. Um dia diferente e extraordináriamente surpreendente de exploração na exuberante represa de Furnas para o qual também não tenho palavras! Tudo isso à bordo de um confortável catamarã, comandado pela "Dona Adriana Rocha" com um serviço de bordo impecável na companhia de novos amigos e não mais convidados da imprensa e clientes. 

Depois de curtir o máximo e registrar com muitas tomadas de fotos e gravações, voltamos ao Rancho Goiabeira para um delicioso almoço com grelhados de todos os tipos de carne e infelizmente nos preparar para deixar para trás quatro dias de fantásticas realizações e convivência. Retornamos para Socorro curtindo
desta vez uma confortável Van com infra 5 estrelas e direito a exibição de diversos títulos de DVDs (U2, Pink Floyd e motos...). 

Chegamos a Socorro por volta das 21:30 com tudo em cima, despedimos de todos e desde então já começamos a trabalhar no sentido de corrigirmos as falhas que existiram, tomando diversas decisões como: uso de telefonia via satélite quando não tivermos sucesso, uso de mousse ao invés de câmera no pneus e etc. Bom isso é assunto paras próximas edições. 

Próxima Expedição

Ah! Em falar nas próximas edições, a próxima Expedição está marcada para o dia 30 de maio ao dia 03 de junho, as inscrições já estão abertas e só temos 08 vagas das dez (10). Não percam!


Quero terminar essa coluna agradecendo à todos que nos ajudaram a realizar essa 1ª edição, com um agradecimento especial à nossa equipe formada pelos colaboradores Eduardo Carradori, Eduardo Ganzalez, Igor, Liliana Heck Peixoto, Acoxa, Kátia Manzolini, Amarildo todos os nossos parceiros e apoios, o MotoX e todos os veículos de comunicações que estarei citando no nosso site bem como alguns amigos que nos ajudaram no levantamento desta.

Depoimentos

"Sou administrador de empresas há vários anos, tenho uma empresa de serviços automotivos com preparação de suspensões, escapamentos esportivos e acessórios para carros. Desde criança os esportes com motores sempre me interessaram mais do que os outros. E sempre gostei de bicicleta. Na adolescência, comecei a fazer trilhas de bike. Quando me casei, em 2002, minha mulher me incentivou a fazer uma trilha de moto com o tio dela, o Adilson, trilheiro há duas décadas. Desde então não parei mais.

Poços de Caldas (MG), minha cidade, é um paraíso para os trilheiros. Mas o convite para participar da Expedição da Serra da Canastra, pela Base 55 foi irrecusável. Certamente, foi uma das melhores experiências da minha vida. O roteiro foi mágico, o lugar é um paraíso. As trilhas da Canastra são as melhores que já fiz, mesmo tendo pouco tempo de viagem. A hospedagem, então, foi excelente. Com o incrível passeio de catamarã que fizemos no domingo, algo inesquecível. Agradeço ao Luciano e demais companheiros de viagem pelos momentos inesquecíveis. Melhor do que isso, só fazendo tudo de novo!" Jottinha - Poços de Caldas - MG.

"Sou proprietário de uma oficina de preparações de motos Fora de Estrada, já prestei os meus serviços em dois Rally dos Sertões e em vários campeonatos de cross country, enduro e motocross. Nos dias de 18 a 22 de Abril de 07 coordenei o apoio técnico na 1ª expedição organizada pela Base55 Sport Adventure que saiu de Socorro (SP) a Serra da Canastra (MG). Fomos com um furgão e uma camionete 4x4, passamos por lugares maravilhosos e também fizemos um trabalho muito bom com pequenos problemas de comunicação que serão resolvidos na próxima expedição. Estou ansioso para próxima! Um abraço a todos!" Duda - Socorro - SP.


"Vamos lá; Apaixonei-me pelo off-road ao deparar-me com uma revista (Duas Rodas) em 1978 com 10 anos de idade, pra piorar, meu primo já tinha uma Mobilete 50 e outro uma TT 125. Não deu outra, fiquei doente, e meu pai me deu uma moto Grazziela 50cc. Coitado, era o máximo que ele podia comprar! A vida seguia e depois de 5 Mobiletes, finalmente, já trabalhando, comprei uma XL 250R 83. Aos 25 anos comecei a competir quando conheci a equipe RSR (Raul Stabile) e piorou quando fui apresentado a Dionísio Malheiros com seu Rally dos Sertões, foram 9 edições e muitos outros... 

Rally e Expedições andam juntos e exatamente a 1 semana fui convidado pela Base55 para seguir de Socorro a Serra da Canastra, fui, e relato que tivemos apenas 3 situações de desconforto: 02 pneus furados, falta de comunicação (rádios com pouco alcance) e a necessidade da definição de roteiros alternativos na Canastra. Sem nenhuma política devo dizer que nesta expedição encontrei a aliança perfeita de organizadores, apoio mecânico, logística, paisagens e principalmente generosidade daqueles que nos alimentaram e hospedaram. 'Ferrou'! Quero mais ainda! Parece que tenho 10 anos com minha primeira revista." Luiz Fernando Nutti (Acoxa) - São Paulo - SP

Sonhar é estar vivo, viver é realizar os sonhos. Embarque nessa!

Grande abraço a todos e até a próxima! 

Luciano Peixoto
E-mail:
llpeixoto@base55.com.br 
Skype: lucianolp
 

              
                        






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet