X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

2ª etapa - Rio das Ostras - RJ
Publicado em: 16/04/2008
Clique e saiba mais

Campeonato tem novos vencedores em suas 5 categorias 
Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada MX2


Rodrigo Lama
Desde a primeira passagem do Arena Cross por Rio das Ostras (RJ), duas temporadas atrás, ficou claro que o público local era um dos mais animados do circuito. Na ocasião a chuva fez parte dos dois dias do evento e chamou atenção o fato de mesmo assim não faltarem espectadores para a competição. Nesta volta ao litoral fluminense o Campeonato Brasileiro da modalidade chegou com arquibancadas mais amplas - como foi destacado na cerimônia de abertura da competição - resultando em um casamento perfeito com a animada torcida da cidade, mais uma vez presente em peso. 

Veja também: 
- Vídeos das Corridas na MotoX TV!
- Galeria de Imagens da Prova com 506 Fotos!

A prova válida como segunda etapa do campeonato 2008 foi disputada na noite do último sábado, 12, e teve novos vencedores em todas as cinco categorias disputadas. A chuva este ano não chegou no dia do evento, mas sim alguns dias antes, dando trabalho para a organização que mesmo com as dificuldades conseguiu preparar um circuito no mesmo padrão da prova de abertura, mais largo e com mais obstáculos se comparado ao do ano anterior.


Circuito de Rio das Ostras
 

Kaio Miranda
As atividades para os atletas começaram com os treinos livres, disputados a partir das 14:00hs, quando os pilotos têm o primeiro contato com o traçado. Quando voltam à pista, os competidores disputam o primeiro ponto do evento, dado ao mais rápidos nos treinos cronometrados. Na MX1 quem se deu bem foi Wellington Garcia, enquanto na MX2 Swian Zanoni dava a primeira alegria aos torcedores fluminenses. Representante do Estado, Swian não teve um bom início de campeonato no Arena deste ano. Por causa de problemas mecânicos não finalizou a primeira etapa, assim cada ponto é importante para recuperação do atual vice-campeão da categoria.

Na hora da corrida, antes dos profissionais, foram a pista os pilotos das categorias de base, 85cc, 65cc e 50cc. Primeiro largaram os pilotos da 85cc, onde elas, as motos 2 Tempos de 85cc, já são minoria. As motos 150cc 4 Tempos estão em maior número e logo após a largad estão na liderança com Everaldo Filho. O goiano lidera um terço da prova, mas quem brilha na categoria é Rodrigo Lama, piloto que estréia no campeonato nesta etapa. 


Enzo Lopes


Marcello Ratinho
Lama largou no meio do bolo, mas após assumir a ponta fez uma prova sem erros e venceu com tranquilidade. Cézar Zamboni atacou Everaldo no final da prova e garantiu a segunda colocação. Endrews Armstrong veio de trás e ainda conseguiu a quarta colocação seguido por Gabriel Zenni, piloto que fechou o pódio. A sexta posição foi de Anderson Amaral e a sétima de Stefany Serrão, única garota na pista, que conquistou a torcida depois de andar na maior parte da prova entre os cinco mais rápidos.

Se uma prova foi dominada no evento foi a da categoria 65cc. Kaio Miranda foi tão absoluto na etapa que conseguiu uma volta até sobre o segundo colocado. Com a vitória em Rio das Ostras Kaio empata na liderança do campeonato com Hallex Dalfovo, segundo colocado na etapa, após uma corrida de recuperação na qual ultrapassou Filipe Ribeiro na última volta. Thiago Formehl, vencedor da categoria na etapa de abertura, não participou da prova. Gustavo Borges e João Alves Filho ficaram respectivamente com a quarta e quinta posições. 


Swian Zanoni


Lucas Moraes
Encerrando a participação da garotada foi realizada a bateria da 50cc. Quem começou na frente foi Djalminha Britto, que liderou as primeiras voltas da bateria, mas acabou caindo. Enzo Lopes, que no momento tinha a segunda posição, pulou para o primeiro lugar e fez uma prova perfeita.

Após 16 voltas recebeu a bandeirada, conquistou sua primeira vitória e arrancou lágrimas de seu mecânico. Os principais adversários de Enzo erraram durante a bateria ficando distantes do primeiro colocado. Djalminha caiu mais uma vez, deixando o segundo lugar para Kioman Navarro, piloto que também sofreu uma queda no início da prova, mas recuperou-se e segue na liderança do campeonato. A quarta posição ficou com Otávio Leite e Carlinhos Evangelista garantiu o quinto lugar após boa disputa com Yuri Campello.

Profissionais na pista e a MX2 começa com a liderança de Gustavo Amaral seguido por Lucas Moraes e Marcello Ratinho. Ídolo local Swian Zanoni não teve boa largada partindo na sétima colocação. Na ponta as mudanças ocorrem já na volta seguinte com Lucas e Ratinho ultrapassando Amaral. Empurrado pela torcida, Swian recupera posições com velocidade e em pouco tempo está na briga pela liderança. Para Jean Ramos o início não é bom. Após largar no quarto lugar o paranaense cai e retorna no final do pelotão. 


Largada MX1


Pódio MX1
Swian acelera o ritmo, ultrapassa Ratinho, e entra na disputa com Lucas pela primeira posição. A prova é agitada, não só pela disputa, mas também porque o público de sete mil e quinhentas pessoas faz barulho com o desempenho do piloto da moto 9. Ele não decepciona os torcedores, supera Lucas e assume o primeiro lugar.

Daí para frente Swian não permite reação dos adversários. Ratinho passa ao segundo lugar e Lucas sofre uma queda, apesar disto consegue voltar ainda em terceiro. Quem tenta aproveitar o episódio e ganhar a posição é Dudu Lima piloto que vem recuperando-se na bateria, mas Lucas se defende. 


Wellington Garcia


Leandro Silva
Para alegria do público a prova termina com uma bela vitória de Swian seguido por Ratinho, Lucas e Dudu. "Fiz uma prova sem erros. Mantive a vantagem que conquistei na largada e depois administrei para não sofrer com o cansaço. A pista estava muito lisa, o eu dificultou um pouco, mas nada que conseguisse atrapalhar", disse o vencedor. 

Na quinta posição por quase toda prova, César Popinhak confirmou o posto subindo também ao pódio. Jean Ramos ainda recuperou-se até a sexta colocação. No campeonato Ratinho segue na liderança com 36 pontos seguido por Lucas Moraes com 26. Jean Ramos (23) é o terceiro com Dudu Lima (22) colado na quarta posição. Swian Zanoni, que conquistou seus primeiros 21 pontos em Rio das Ostras é o quinto colocado na classificação geral. 

A prova da categoria principal, MX1, começou com Roosevelt Assunção e Leandro Silva disputando a liderança entre as poderosas 450cc. Leandro, que teve um começo complicado na primeira etapa onde sofreu várias quedas durante a prova, não quer deixar passar a oportunidade de um grande resultado, e determina o ritmo da bateria superando Roosevelt. 


Roosevelt Assunção


Pipo Castro
Massoud Nassar aparece na sequência disputando com Wellington Garcia a terceira posição. O líder do campeonato ultrapassa Massoud, que também perde posição para Pipo Castro. No total os pilotos completam nada mais nada menos do que 28 voltas no circuito, mas não foram necessárias mais do que 10 voltas para definir o pódio desta etapa.

Neste momento da prova Roosevelt sofre pressão de Wellington Garcia que consegue a segunda posição. Leandro sabe do potencial de seu companheiro de equipe, por isso não se descuida e segue andando forte enquanto Roosevelt se consolida no terceiro lugar e Pipo na quarta posição. Wellington tenta descontar a diferença para o líder, mas só nas voltas finais os dois estão mais próximos.

Leandro, atual campeão da MX1, garante sua primeira vitória em 2008, seguido de perto por Wellinton. Roosevelt, Pipo e Massoud confirmam as posições seguintes completando ao pódio da prova. A sexta posição, que foi ocupada quase toda corrida por Dênis Cordeiro, acaba nas mãos de Felipe Grimberg que consegue a ultrapassagem nas voltas finais. 


450cc com duas ponteiras: novidade na moto de Wellington Garcia
Terminada a prova fomos conferir na 450cc de Wellington Garcia uma novidade que chamou atenção. Sua motocicleta estava equipada com uma ponteira dupla, coisa comum nas Honda 250cc 4T, mas que pela primeira vez vimos equipando uma moto da categoria MX1 aqui no Brasil. No mundial já faz algum tempo a novidade é testada (clique aqui e veja uma matéria mais detalhada no arquivo de notícias do MotoX), o interessante é verificar que as equipes brasileiras estão investindo e as novidades chegam cada vez com maior velocidade as nossas pistas.

A classificação geral do campeonato na MX1 apresenta Wellington ainda na liderança, com 37 pontos, seis a mais do que Leandro Silva. Pipo Castro (27) agora é terceiro, Roosevelt Assunção (26) ocupa a quarta posição e Massoud Nassar (16) a quinta. 


Veja também: - Galeria de Imagens da Prova com 506 Fotos!
- Vídeos das Corridas na MotoX TV!

A próxima etapa do Arena Cross acontece no dia 3 de maio em Monte Alto (SP). A etapa carioca do Arena Cross é uma realização da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos e Prefeitura Municipal de Rio Das Ostras. Patrocínio: Honda e Gol. Co-Patrocinio: Yamaha, Peels, Metzeler e Consórcio Nacional Honda. Apoio: Radio 104,9 Energia FM e Revista Moto.

Resultados da etapa

P. MX1 Equipe Pts
1 1 Leandro Silva Hon/Asw/Mr Pro/Mobil/Pirelli/Mx Part 20
2 2 Wellington Garcia Matos Honda/ Asw/Pirelli/ Fox 17
3 5 Roosevelt Assunçao Hon/Mobil/Pirelli/Ngk/Did/Asw/Oakley 13
4 10 Pipo Castro Pauta/ Controlflex/ Yamaha/ Dunas/ Ger 11
5 26 Massoud Nassar Ktm/Motul/E-mx/Protork/Herbert Motos 9
6 359 Felipe Miranda Grimberg Suzuki/ Petrobras/ Pirelli 7
7 43 Denis Cordeiro Race Tech/ Brasil Racing/ Fly 5
8 51 João Paulo Feltz Geração Motos 3
9 91 Uyran Carlos Fari Da Silva Stylos Metais 2
10 46 Juliano Ramos Jmr Escola motocross/Posto Costa Brav 1
11 708 Ari Paschoal Da Silva Pirelli/ Suzuki/ Petrobras/ Ciclo Star 0
P. MX2 Equipe Pts
1 9 Swian Zanoni Ktm/ Fox/ M3/ Benazi/ Mormai 21
2 7 "Ratinho" Marcello Lima Yamaha/Fox/Vaz/Bridgestone 16
3 23 Lucas Lengruber De Moraes Dunas/ Yamaha/ Usa Conection/ Vaz/ Mot 13
4 13 Eduardo Lima Yamaha/Fox/Vaz/Bridgestone 11
5 24 Cesar Augusto Popinhak Suzuki/ Petrobras 9
6 10 Jean Carlo Ramos Honda/ Mobil/ Asw/ Oakley/ Pirelli/ Jm 7
7 14 Thales Vilardi Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Oakley 5
8 17 Davis Guimarães Dunas Racing/ Yamaha/ Usa Connection/ 3
9 21 Gustavo Amaral Suzuki/ Petrobras/ Duboy/ Pirelli 2
10 79 Higor Merizio Passos Moto Litoral/ Moto Racing/ Mormaii/Ims 1
11 67 Gabriel Ferreira Montenegro Tendas E Companhia Rj 0
12 203 Daniel Da Silva Pirulito Racing/ Mister Car Veículos 0
13 51 Kaique Arranz Polimeno - 0
P. 85cc Equipe Pts
1 3 Rodrigo Lama Honda/Pirelli/Asw/Orb/Piful/Color Prin 21
2 7 Cesar Augusto Zamboni Honda/ Pirelli/ Sw/ Mobil 16
3 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing 13
4 112 Endrews Armstrong Nhemihis Tork/ Mitas/ Jarva/ Jmr/ Serginho Susp 11
5 6 Gabriel Zenni Zeni Preparações 9
6 95 Anderson Amaral - 7
7 11 Stefany Serrao Yamaha/ General Motos/ Fox/ Doublex/ B 5
8 67 Raul Faustino New Tex/ Steel Joint/ Calçados Bia 3
9 43 Marcos Paulo Holtman Vale Fertil/ Boeing/ Alpinestar/ Sergi 2
10 49 Leonan M. Tavares Prefeitura Guapimirim/ Posto Status/ V 1
11 308 Matheus Ribeiro Corguinha 0
12 93 Luan Quieiróz Lino Brandy/ Capacete&cia/ Mototech 0
13 94 Eduardo Rudnick Protork/ Irmãos Maahs/ Silaqua/ Cerro 0
P. 65cc Equipe Pts
1 2 Kaio Miranda Fox/ Oakley/ General Motos/ Bud Racing 20
2 11 Hallex Dalfovo Abn Amro Bank/ Webmotors/ Dalforo Veic 17
3 122 Filipe Sorrentino Ribeiro Lufi Lingerie 13
4 19 Gustavo Alves S Borges Otica Diniz/ Metais Nobre/ Minchev Mod 11
5 800 "diou"joao Alves A Filho Pref Munic Rarauna 9
6 47 Iuri Nitole Fox/ Crefil Reciclagem 7
7 35 "guigao"wilgner Francisco Reginaldo Pneus 5
8 188 Pedro Henrique Rosa Bueno Vortex/ Mitas/ R2/ Jarva/ Advocacia Bu 3
9 99 Victor Monnerat Íntima Tex 2
10 120 Raul Salmazo Senga/Rr Motos/Club Club/Br Motos/Rs1 1
11 97 Rodolpho Isart Moraes Paraíso Das Águas/ Procomps/ Pudins Ad 0
P. 50cc Equipe Pts
1 3 Enzo Lázaro Pedó Lopes Oasis Racing/ Freeday/ Léomotos.com.br 21
2 1 Kioman De Jesus Navarro Munõs Tonin Bala Motopeças/ American Cross/ 16
3 6 Djalma Brito Transbritto/ Vortex/ Circuit 13
4 88 Otávio Sousa Leite Guincho Modelo/ Transmáquina 11
5 8 Carlos Tavares Evangelista Ktm/ Asw/ Evs/ Fox/ Visual Design 9
6 20 Yuri Campello Ricamar Pneus/ Car-lactos/ Yamaha/ Crm 7
7 45 Renzo Cola Vianna Proter Capas/ Polini/ Peterfrut/ Morma 5
8 14 Renato Mattos Paz - 3
9 85 Victor Hugo Pires Soares Restaurante Benê Frutos Do Mar/ Águas 2
10 52 Pedro Oliveira Sousa Leite Guincho Modelo/ Transmáquina 1
11 49 Gustavo Lazarini Martins - 0
12 4 Guilherme Torres Da Costa Asw/ Motul/ Vaz/ Orbital 0
13 120 Felipe Gonzalez Sanfer Ferragens E Ferramentas 0
14 99 Bruno Monnerat Íntima Tex 0

    






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet