Coluna - Por Dentro da CBM
Por: Flávio Bergmann - Foto: Arquivo MotoX
O Campeonato Brasileiro de Motocross estará de volta no dia 06 de março |
Está chegando a hora No próximo dia seis de março iniciaremos o Campeonato Brasileiro de Motocross. Depois de se cogitar um aumento no número de etapas, a CBM preferiu manter as mesmas oito do ano passado. Este ano o campeonato vem com pequenas modificações que prometem agitar a temporada. Começamos com a troca na nomenclatura das categorias sendo MX1 (250cc), MX2 (125cc) e MX3 (Open), as outras categorias de base serão atualizadas para 65cc e 85cc.
Com o objetivo de profissionalizar e tornar mais competitiva e valorizada a categoria MX1, a CBM reduziu o número de pilotos no gate de 40 para 30 motocicletas. Para ingressar nesta categoria o piloto terá que ter participado do Campeonato Brasileiro ou ser um atleta de destaque em seu campeonato regional. Neste caso deverá ser indicado por sua federação, sendo que caberá a direção de prova aceitar ou não a sua inscrição. Além disso, a CBM estuda ainda um aumento na premiação dos pilotos.
O Campeonato Brasileiro de Minicross também será mantido os mesmos moldes do ano passado. Será realizado em 4 etapas e com certeza terá um aumento no número de pilotos. A abertura será dia 24 de abril abertura na pista da ASW em São Paulo, 15 de maio no Paraná, 12 de Junho (data a confirmar) em Santa Catarina e o encerramento dia 10 de Julho em Divinópolis-MG.
O certo é que em time que está ganhando não se mexe, as pequenas alterações para este ano não passam de ajustes, que deverão apimentar ainda mais o nosso Campeonato Nacional. Devemos lembrar que temos excelentes pilotos e a cada dia o campeonato está mais profissional e competitivo. Quem está pensando em fazer um brasileiro deve se ingressar o mais rápido possível para que vá ganhando o ritmo de corrida. Encare com dedicação e afinco para alcançar os seus objetivos.
Daqui para frente será difícil controlar a ansiedade até a abertura da competição. A expectativa é muito grande, principalmente na categoria MX1, onde todos perguntam quem vai andar na frente? Roosevelt? Massoud? Marrom? Florenzano? Realmente será impossível apontar um favorito. Quem assistiu a alguma etapa do Campeonato passado pela televisão, sabe que em todas as categorias as emoções só terminam quando é dada a bandeirada final. Por tanto preparem os corações porque o Campeonato Brasileiro de Motocross promete muitas disputas, arquibancadas lotadas e emoções sem fim.
Para aqueles que tiverem a oportunidade de assistir ao vivo, não devem perder a chance, pois quem já assistiu a uma etapa de perto sabe que é muito mais emocionante que pela televisão. Quem estava em Carlos Barbosa-RS ano passado pode sentir o que são 31 mil pessoas vibrando diante de uma pista de motocross, são quase quatro vezes mais público, que a média do Campeonato Brasileiro de Futebol 2004. Por tanto fica a dica, organize suas caravanas, entre em contato com a CBM para reservas de ingresso e informações sobre hotéis, não deixem de assistir a pelo menos uma etapa, principalmente se for perto de sua cidade, porque em 2005 o motocross brasileiro vai continuar emocionando multidões. Na próxima coluna, falaremos sobre o Campeonato Brasileiro de Supermoto, a nova modalidade que já chega com força total.
Flávio Bergmann
e-mail: tv@cbm.esp.br