Coluna - Por Dentro da CBM
Por: Flávio Bergmann - Foto: Arquivo MotoX
O Campeonato Brasileiro de Arena Cross foi uma das novidades de 2004 |
Um ano para entrar na história A CBM realizou recentemente a Festa dos campeões 2004. Nela foram agraciados os campeões do ano em todos os 7 campeonatos brasileiros realizados este ano, e ainda segundos e terceiros colocados de cada modalidade. A festa trouxe a Belo Horizonte, MG, além dos pilotos, patrocinadores e imprensa, personalidades do meio motociclístico. Uma festa de gala, pois o motociclismo brasileiro tem muito que comemorar em 2004. Foi realmente um ano marcante para a CBM.
Começamos o ano mandando 4 pilotos de motovelocidade para a seletiva da Copa Movistar na Espanha e um deles foi selecionado, O Luiz Carlos Pinto, o Luizinho, de apenas 14 anos, terminou o campeonato na 17ª posição e tem todas as possibilidades de seguir em frente na carreira internacional.
Balbi Jr (na foto com seu pai) foi destaque da temporada de motocross |
No motocross o ano foi de Jorge Balbi Júnior, venceu todos os campeonatos que participou, pontuou historicamente na final do motocross americano e ainda trouxe o latino 125cc para o Brasil, um fato que não ocorria há 8 anos. Em seu discurso na festa dos campeões o piloto agradeceu a CBM pelo empenho e ajuda em suas provas internacionais.
Já o trial brasileiro foi um dos que mais cresceu, proporcionalmente, em números de pilotos. Há alguns anos tínhamos apenas 9 pilotos disputando o brasileiro e este ano tivemos provas com até 20 inscritos. O coordenador de trial da CBM, Geraldo Coelho, que é presidente da Comissão de Trial da União Latino americana de Motociclismo, ainda participou de um seminário sobre Trial em Portugal e têm representado o Trial brasileiro lá fora.
Já o Enduro de Regularidade contou este anos com 738 inscrições ao longo de suas 7 etapas. É um número superado apenas pelo motocross e mostra que esta modalidade continua com muitos adeptos e com eventos cada dia mais organizados.
Realizamos o primeiro Campeonato Brasileiro de Arena Cross, que foi uma evolução da criação da Carlinhos Romagnolli promoções e mostrou que parcerias como esta, apresentam resultados satisfatórios e prometem evoluções e crescimento do esporte. Realizamos ainda o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM e o Rally.
Os eventos estão cada dia mais profissionais, o reconhecimento percebemos quando somos elogiados lá fora, como foi o caso do Rally dos Sertões, que será válido ano que vem para o Mundial na categoria motos e o Prêmio Meio Ambiente que nos foi oferecido pela FIM este ano, como reconhecimento de um evento exemplar no tratamento dado ao meio ambiente durante a realização do ISDE em Fortaleza no ano passado.
O ano também ficou marcado pelo aumento de mulheres nos campeonatos e pela vitória da primeira mulher em um Campeonato Brasileiro de Motovelociade, Ana Lima na categoria 125cc em Curitiba na sétima etapa da competição. Este também foi o ano da primeira UTI móvel 4x4 da América Latina, um projeto de sucesso que além de otimizar os atendimentos médicos nos eventos, realizou mais de 3.200 atendimentos à comunidades carentes. Uma verdadeira lição de cidadania.
Em 2004, percebemos também um maior interesse da mídia em nosso esporte, principalmente da televisão. Foi comum este ano vermos nossos pilotos em grandes programas da tv brasileira. Os retornos de mídia dos nossos campeonatos superaram 23 milhões de reais. Para o ano que vem a CBM continuará a árdua missão de popularizar os esportes motociclísticos, e para isso tentaremos levar nosso esporte às tv´s abertas, vamos todos torcer por isso.
Flávio Bergmann
e-mail: tv@cbm.esp.br