X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > CBM

Por Dentro da CBM - Só Deu Brasil
Publicado em: 16/11
Clique e saiba mais

Coluna - Por Dentro da CBM
Por: Flávio Bergmann - Foto: Divulgação

Só deu Brasil

Recentemente a diretoria da CBM chegou da Convenção Bienal da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), que aconteceu em Paris e na bagagem um dos prêmios mais importantes, o do Meio Ambiente. A medalha surpreendeu a todos, inclusive os dirigentes brasileiros. 

Prêmio foi referente ao Six Days realizado no Brasil em 2003

O prêmio foi referente ao Six Days, realizado em novembro do ano passado em Fortaleza. O Brasil disputou o prêmio com a Holanda e Austrália. O Six Days, além de ter sido considerado a melhor edição dos últimos 30 anos, agora foi coroado com este importante prêmio. É a prova que moto e meio ambiente podem estar juntos. Valeu a preocupação, valeu as ações realizadas para evitar poluição e principalmente a campanha Pigs don´t run on bikes (porcos não andam de moto). 

Durante o congresso, todos os representantes dos países que estiveram presentes em Fortaleza, reconheceram o grande feito realizado pela CBM, que foi um Six Days impecável. A verdade é que depois do evento no Brasil as comparações são inevitáveis e ficou muito mais difícil de se fazer um grande Six Days. A Convenção foi após a edição deste ano, que se realizou na Polônia e lá aconteceram problemas, comuns no ISDE, mas que não aconteceram no Brasil. 

Adesivo da Campanha Porcos Não Andam de Moto

O Brasil também marcou presença na área de segurança médica. Além de uma exposição de fotos, mostrando o trabalho da UTI móvel 4x4, em eventos brasileiros e projetos sociais, foi apresentado pelo Dr. Luiz Machado, brasileiro, integrante do Colégio Médico Internacional (CMI) da FIM, o projeto denominado Falls, que traz um estudo pioneiro da incidência de acidentes e lesões de cada posto médico, em todos os 16 circuitos do mundial de moto GP, entre 1996 e 2003. O projeto visa obter um banco de dados que possa orientar os serviços médicos, segurança e equipes sobre os riscos de cada curva em todos os circuitos. Um trabalho que foi muito elogiado pelo Presidente da CMI e pelo próprio Presidente da FIM. 

Outro assunto discutido no congresso foi o Rally dos Sertões, onde a CBM trabalha para que a prova faça parte do Campeonato Mundial. O Sertões foi bastante elogiado pelo comissário que esteve presente na edição deste ano. 

Poucas pessoas tem noção do quanto são importantes os congressos realizados pela FIM. Neles que são discutidos o futuro de cada modalidade motociclística no mundo. Este ano, por exemplo, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho que vai sugerir idéias para uma futura normatização do free style, ou seja, num futuro breve a modalidade poderá se tornar oficial com direito a normas e regulamento. 

Flávio Bergmann
e-mail:
tv@cbm.esp.br







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet