X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Ric Raspa - Presidente da ABPMX
Publicado em: 03/02/2008
Clique e saiba mais

Entrevista - Ricardo Raspa - Presidente da ABPMX
Fotos: Maurício Arruda / Arquivo MotoX


Com 23 anos de experiência como piloto profissional Ric Raspa aceitou o desafio de dirigir a ABPMX

Iniciando o quinto ano de atividades a ABPMX (Associação Brasileira de Pilotos de Motocross) entidade que representa os pilotos de motocross, trabalha para fortalecer a classe e unir os pilotos em busca do reconhecimento profissional. 

Veja também: Marlon Olsen, ex-presidente da ABPMX faz um balanço da atuação da entidade

O novo presidente da entidade, o piloto Ricardo Raspa, fala nesta entrevista do objetivo de unir representantes de todas as classes do motociclismo fora de estrada e convoca os pilotos para a primeira assembléia de 2008 durante a abertura do Brasileiro de Motocross (em março) na cidade de Indaiatuba, SP.


"Infelizmente até hoje, em qualquer categoria off-road, o piloto não tinha sido tratado com o devido respeito pelas entidades que cuidam do esporte no país."
MotoX: Porque você quis ser presidente da ABPMX?
 

Ric Raspa: Porque já tenho bagagem suficiente para saber o que é bom ou não para o piloto, e é muito fácil ficar do lado de fora criticando, então achei que estava na hora de ajudar a mostrar o que nós pilotos realmente queremos para o esporte.

MotoX: Qual a importância da ABPMX para o piloto? 

Ric Raspa: Representa o fortalecimento da classe off-road, porque infelizmente até hoje, em qualquer categoria off-road, o piloto não tinha sido tratado com o devido respeito pelas entidades que cuidam do esporte no país. 

MotoX: Como piloto, o que mais o preocupa? 

Ric Raspa: A segurança, pois o nosso risco não está apenas na prova, mas sim no dia-a-dia de treino. Minha primeira atitude tomada como presidente foi firmar um acordo com a equipe da Astra Médica (do Dr. Alexandre Ferreira, que há 12 anos acompanha e atende os pilotos nas principais competições do motociclismo nacional) para ministrar um curso de primeiros socorros para pilotos, mecânicos e chefes de equipe, sendo que o piloto filiado pagará apenas 50 % do valor.

MotoX: Qual é o seu plano de gestão como presidente da entidade? 


"Sozinho não conseguirei nada. O objetivo coletivo só será conquistado com a união da classe, por isso preciso que todos os pilotos participem."
Ric Raspa:
Seria muito difícil expor todas as nossas idéias (dos pilotos em geral) em poucas linhas, mas as prioridades já vistas são:
1 - Tornar a ABPMX representante das várias classes off-road, e fazer com que a diretoria seja composta de um representante de cada classe como: motocross, supercross, arenacross, enduro etc.
2 - A entidade deve trabalhar sempre e incondicionalmente para os pilotos.
3 - Buscar sempre a união da classe. Este será o nosso atrativo para os associados.
4 - Participar com a Confederação, Federações e promotores de todos os assuntos de interesse dos pilotos e mudanças nos regulamentos das modalidades.

MotoX: O que você espera conseguir para 2008? 

Ric Raspa: Sozinho não conseguirei nada. O objetivo coletivo só será conquistado com a união da classe, por isso preciso que todos os pilotos participem, caso contrário será mais uma entidade falida e o que não podemos esquecer é que essa entidade tem um nome, o seu, que é piloto.

MotoX: Qual seria sua maior decepção com a ABPMX? 

Ric Raspa: Saber que nós pilotos tivemos a chance de mudar o esporte no Brasil e não o fizemos por falta de cooperação e união. 

MotoX: Obrigado pela entrevista. Você gostaria de deixar mais algum recado aos pilotos? 

Ric Raspa: Sim. Pilotos, se façam ouvir através da ABPMX. Não se esqueçam jamais que o esporte depende de nós, nós somos as estrelas, e para que o show continue é fundamental a nossa presença. Está na hora de sermos reconhecidos como profissionais que somos.

Qualquer contato com o presidente poderá ser feito através do site da ABPMX ou pelo e-mail ricraspa@hotmail.com        

Edital de Convocação da ABPMX

O Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Motocross, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca seus associados para a Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada dia 08 de março de 2008, na cidade de Indaiatuba - São Paulo, no CET da Honda no bairro Industrial, no recinto dos boxes da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, na barraca da ABPMX, as 18h30min em 1ª convocação com 1/3 dos associados, as 19h em 2ª convocação com 1/5 dos associados e em 3ª convocação as 20h com no mínimo 10% mais 1 (um) dos associados, para discutirem e deliberarem a seguinte ordem do dia:

1) alteração da sede e foro , da ABPMX conforme artigo 2º; 
2) alteração do artigo11º parágrafo 2º, passando a gestão para duração de três (3) anos já contando com esta gestão e permitindo a reeleição por tempo indeterminado;
3) alteração do artigo 5º, onde serão aceitos como associados todos os pilotos e ex-pilotos de motocicletas off road e 
4) definir a taxa de filiação no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) anualmente.

Jacareí , 03 de fevereiro de 2008

Ricardo Raspa - Presidente ABPMX    






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet