X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Destreinamento
Publicado em: 21/11/2007
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX 


Parar totalmente o treinamento, ou reduzi-lo bruscamente, promove a perda rápida da resistência aeróbia
    
Destreinamento

Treinar demais e errado traz conseqüências já citadas no capítulo "Motocross e Overtraining" que abordei no mês passado. Agora, parar de treinar ou reduzir as cargas de treinamento bruscamente, pode diminuir ou perder o nível de aptidão física adquirida até então. No caso da resistência aeróbia tão importante para o motocross, supercross, enduro; a perda é rápida enquanto que a gordura corporal aumenta, e para se recuperar pode demorar bem mais do que a interrupção realizada.

No caso de alguns pilotos, após o período competitivo ou final de temporada, há uma interrupção ou redução do trabalho físico em mais ou menos 2 a 3 semanas afim de recuperar o atleta para a próxima temporada (período de transição). Outros, entram em férias de 1 a 2 meses e reduzem ou interrompem o treinamento. Entretanto se o piloto não interromper totalmente o treinamento, reduzindo as sessões de trabalho (volume e intensidade), ele poderá manter razoavelmente o seu nível de condicionamento físico, para quando voltar a treinar para a nova temporada, conseguir níveis mais elevados de aptidão física. Se estiver lesionado, é hora de tratar e curar adequadamente, voltando a treinar assim que possível. Adaptações cardiorespiratórias importantes para a modalidade, são parcialmente perdidas em 2 a 4 semanas de destreinamento e as musculares apresentam quedas já com 2 semanas de ausência de exercícios.

Portanto, procure neste período treinar 3 vezes por semana, diminuindo o volume e intensidade no trabalho cardiovascular e muscular, não esquecendo do treino com moto, afim de voltar em 2008 com uma melhor condição física. É necessário entender que este período é importante para aqueles que realmente treinaram o ano inteiro e principalmente levaram a sério o trabalho físico e técnico na modalidade. O piloto que não se dedicou ou mesmo só participou de provas durante os fins de semana, deveriam realizar uma nova avaliação física e reiniciar a temporada com novos objetivos, procurando planejar e periodizar o treinamento. Contudo, o motocross é um esporte como os outros, que exige dedicação e seriedade para se obter sucesso. Até a próxima.

Bom treino! 



Roberto Cesar de Oliveira
Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestre pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br


         






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet