X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Gaúcho

6ª etapa Gaúcho de Motocross - Estância Velha - RS
Publicado em: 16/10/2007
Clique e saiba mais

Público e pilotos superam expectativas na antepenúltima etapa do gaúcho
Texto e fotos: Gustavo Bottega


Marçal Muller

Desta vez São Pedro ajudou e o município de Estância Velha, RS, na zona metropolitana de Porto Alegre, recebeu uma prova de luxo, no último domingo, dia 14. O tempo nublado, mas firme, foi essencial para a presença em massa do público, o que tem sido um ingrediente especial do Campeonato Gaúcho de Motocross. Até agora, a média superou 7 mil pessoas por etapa. Foi a primeira vez que a cidade recebeu uma prova do campeonato. E fez bonito. Uma grande estrutura no parque de lazer Zanzibar garantiu o sucesso do evento. 


Guilherme Zottis
A pista, considerada veloz pelos pilotos, foi cenário de grandes pegas. Poeira e adrenalina se misturaram nesta briga pelo título gaúcho. Foi preciso jogar água no trajeto para abaixar a poeira, o que permitiu que o público pudesse visualizar melhor o espetáculo. A prova teve um total de 172 pilotos inscritos, demonstrando que a região de Estância Velha tem muitos esportistas em potencial. 

E foi uma prova veloz, com poucas obstáculos. Foi possível presenciar um grande repertório de ultrapassagens, a briga por um lugar no pódio ficou intensa. O campeonato está entrando na reta final e os campeões em algumas categorias começam a se definir enquanto em outras, a disputa segue acirrada. Isso porque restam a 7ª etapa, em Triunfo (18 de novembro) e a 8ª etapa, em Farroupilha (25 de novembro). Tem muito terreno pela frente ainda. 

Na Estreante sai o primeiro campeão Gaúcho de 2007 

Com uma atuação perfeita, o piloto Guilherme Zottis, de Passo Fundo, tornou-se neste domingo, o primeiro Campeão Gaúcho de 2007, com duas etapas de antecedência. Zottis alcançou 100% de aproveitamento no campeonato, na categoria Estreante com 150 pontos ganhos. O piloto venceu todas as seis etapas e nem precisa mais disputar as duas últimas, pois matematicamente, o segundo colocado não pode mais alcançá-lo. Na etapa, Zottis passou o segundo colocado, Fábio Imperatore, na última volta e comemorou muito no pódio. Felipe Magedanz ficou em terceiro.

Sebben leva vantagem na MX1 


Leonardo Sebben
O piloto Marcos Cordeiro, filiado a Federação Catarinense de Motociclismo venceu a prova de Estância Velha. Mas quem levou a pontuação máxima foi o caxiense Leonardo Sebben, que avança na classificação em relação ao seu principal adversário, Jethro Feula, que terminou a prova como quarto colocado (terceiro na pontuação). Marco Muller chegou na terceira posição. Com os resultados, Sebben, que estava empatado com Feula, pula para 106 pontos contra 94 do portoalegrense.

MX2 balança a disputa 

Mais uma vez o piloto catarinense levou a melhor. Marcos Cordeiro, em uma prova de recuperação, venceu na MX2. A segunda posição ficou com Mairon Mergener, de Sapiranga, seguido de Leonardo Sebben e Gustavo Focchesato (Caxias do Sul). Sebben lidera a MX2 com 115 pontos. Mergener vem na cola com 107 pontos. Rodrigo Zen, que não disputou a etapa, tem 87.


Mairon Mergener

Esquenta briga na MX3

O título da MX3 é a que promete ser acirrada. Com vitória de Marco Muller em Estância Velha, o título da categoria fica em aberto. O piloto de Nova Hartz estava num dia inspirado. Depois de passar Carlos Ketterman, assumiu a liderança da prova e abriu uma confortável vantagem até receber a bandeirada. Léo Lopes ficou atrás dos dois, com a terceira posição. A classificação dos três primeiros ficou assim: Ketterman, 128, Lopes, 111 e Muller, 101 pontos.

Campeão Brasileiro mais perto do título estadual


Gustavo Roratto
Estância Velha marcou o reencontro com os gaúchos após a conquista do Brasileiro na categoria 65cc. Gustavo Roratto, 12 anos, voltou a emocionar a público. O garoto de Santa Rosa foi homenageado na pista após vencer a etapa e ficar mais perto do título gaúcho. Gustavo tem 125 pontos. Na última etapa em Camargo-RS, Roratto sofreu uma queda e não conseguiu pontuar. Manoel Kuhn chegou na segunda posição, seguido de João Pedro Pinho Ribeiro. Na classificação, João Pedro é vice-líder com 106 pontos e Manoel é o terceiro com 68.

Marçal: performance 100% na 85cc

Marçal Muller, de Nova Hartz, é soberano na temporada: são seis vitórias incontestáveis nas seis etapas. Assim foi na prova de Estância Velha, a qual venceu sem fazer muito esforço. O piloto soma 150 pontos e está quase com a mão na taça. É perseguido de longe por João Pedro Ribeiro, que chegou em quarto e soma 113 pontos.

Dois pilotos brigam por título na categoria Nacional

Quem levou a melhor na prova foi Ismael Leandro da Cruz de Venâncio Aires, que deixou para trás os pilotos Vanderlei da Silva e Fabiano Nestor do Santos, respectivamente, segundo e terceiro. Com os resultados, a liderança se separa por apenas 5 pontos: Vanderlei tem 116 contra 111 de Fabiano. Ismael é o terceiro com 82.
Briga particular: Mariana e Janaína na categoria Feminina

Mariana Machado (Campo Bom), desta vez, não encontrou dificuldades para conquistar a quinta vitória do ano. Ela ganhou o duelo com a rival Janaína Todeschini (Chapecó-SC) que havia vencido a etapa passada, em Camargo-RS. Mariana soma 141 e Janaína vem em segundo com 105. Vanessa Andolhe (Santo Augusto), chegou em terceiro.

Duelo de ’Cachorro Grande’ na Over 40


Marco Muller
Ele de novo. Marco Muller, agora mais líder do que nunca. O piloto de Nova Hartz deu mais uma demonstração de experiência e habilidade e venceu na categoria Over 40. Carlos Kettermann, o ’Nazista’, é a sua sombra. Além de ficar em segundo na prova, ele repete a perseguição na classificação geral: 130 contra 140 do líder.

Surpresa na Intermediária

Ele quebrou a invencibilidade do líder Gustavo Focchesato. Milton Ismael Petry fez uma corrida de tirar o chapéu, ou melhor, o capacete. O piloto de Ivoti fez bonito na pista e segurou o caxiense por toda a prova conquistando a primeira vitória do campeonato. A classificação da categoria ficou assim após a sexta etapa: Gustavo segue na frente com 145 pontos e em segundo está Jonatas Migliorini, com 99, que na prova terminou em quarto.

55cc em dose dupla

Os pilotos tiveram uma dupla jornada em Estância Velha. Em razão da não realização da 5ª etapa em Camargo, a categoria 55cc alinhou duas vezes para a 5ª e 6ª etapas. Com os resultados as categorias 55cc A, B, C e Promocional seguem em aberto. Na categoria TR50 Adulto, Fernando Flores (Novo Hamburgo) confirma a liderança com a sexta vitória.

A etapa de Estância Velha teve a organização do Jornal O Pódium de Novo Hamburgo, com supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo, apoio da Prefeitura de Estância Velha e patrocínio de Rinaldi, Pro Tork, e Honda Concessionárias do RS.    

Resultados no site da Federação Gaúcha de Motociclismo 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet