Muita emoção na 5ª etapa do Gaúcho de Motocross Texto: Gustavo Bottega / Redação MotoX - Foto: Divulgação
 Homenagem a Fábio Andolhe |
A 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross que aconteceu na cidade de Camargo neste domingo, teve dupla emoção. Tanto as homenagens para o piloto Fábio Andolhe, falecido recentemente, quanto os pegas na pista emocionaram. O Moto Clube Fazendo Poeira com o apoio da Prefeitura Municipal não mediu esforços para proporcionar uma estrutura adequada para receber esta etapa do estadual. O público, estimado em 4 mil pessoas, não se intimidou com o frio e prestigiou os melhores pilotos gaúchos.
Família Andolhe recebe homenagens
 Gustavo Fochesatto |
Os pais do piloto Fábio Andolhe, falecido há uma semana em um
acidente de trânsito, estiveram presente na prova. Todos os pilotos e organização usavam tarjas pretas como sinal de luto pela perda do piloto pentacampeão gaúcho de MX-2 e líder absoluto da categoria MX-1. As crianças, formadas por pilotos de 5 a 13 anos, demonstraram a tristeza com uma faixa para o público. Fábio era idolatrado, principalmente, pelos jovens pilotos que se espelhavam no estilo de pilotagem deste ídolo do esporte. Muitas homenagens e troféus doados pelos pilotos foram entregues ao pai Dari Andolhe, que deve permanecer no meio motociclístico onde criou seu filho pois hoje é diretor de supercross da FGM.
Veja também: Matéria com entrevista de Fábio Andolhe concedida ao MotoX publicada no mês de maio.Show na pista As categorias Over 40 e MX 3 foram vencidas pelo Carlos Kettermann "Nazista", de Montenegro . Marco Muller ficou com a segunda posição em ambas as baterias. Na categoria 55cc, Wagner da Silva Carvalho Wagner fez o melhor tempo e ficou com a primeira colocação na geral e na categoria 55cc C, seguido por Juninho e Rodrigo Flores
em terceiro. Na categoria 55cc A Arthur Todeschini ficou em primeiro, Lucas Dall Asta em segundo e Felipe Magliorini em terceiro. Na 55cc B, Gabriel Della Flora ficou com a vitória. A categoria Nacional também apresentou pegas, a exemplo das outras etapas, com Fabiano dos Santos, de Venâncio Aires, na liderança e Vanderlei da Silva "Chico Loco" em segundo. Maurício Maritan ficou no terceiro lugar.
Abertura Oficial O prefeito Municipal da cidade de Camargo, Juarez Lodi, fez a abertura oficial da prova e a categoria MX 2 teve sua largada. Leonardo Sebben, de Caxias do Sul, e Mairon Mergener "Ferrugem", de Sapiranga, travaram um pega alucinante na pista. Rodrigo Zen, de Lajeado, também fez uma excelente prova e ficou com a terceira colocação. Na categoria 65cc, o líder invicto do Campeonato, Gustavo Roratto sofreu uma queda e abandonou a prova quando havia conquistado a segunda posição. Já o garoto Leonardo Lizott, de Sertão, fez uma prova incrível vencendo de ponta a ponta, seguido por João Pinho - que também fez uma excelente prova - e Manoel Kuhn em terceiro.
Estreantes Importada e Intermediária pegam fogo
 Mairon Mergener |
As categorias Estreantes Importadas e Intermediárias, de acesso a categoria principal, estão com disputas ótimas no campeonato deste ano. Na estreante Guilherme Zottis, de Passo Fundo, levou a melhor, seguido por Felipe Magedanz, de Lajeado. Cleber Todeschini, de Chapecó, ficou com a terceira colocação. A categoria 85cc não teve novidades visto que o líder absoluto do campeonato, Marçal Muller, de Nova Hartz, repetiu o resultado das etapas anteriores com um show de pilotagem que tem rendido, também, bons resultados no Campeonato Brasileiro de Motocross. A Categoria intermediária teve liderança do Milton "Ximia", de Ivoti, Jonatas Migliorini, de Marau, mas com a queda de ambos, Gustavo Foscchesato "Mosquito" ficou com a liderança da prova. Jonatas ainda conseguiu o segundo lugar e Guilherme Zottis a terceira posição.
Presidente da FGM dá a bandeirada da Categoria Feminina
 Janaína Todeschinni |
A presidente da FGM, Lorena Herte de Moraes, deu a bandeirada da categoria feminina com Janaina Todeschini, de Chapecó, em primeiro seguida por Maiara Bass, de Gentil, e Mariana Macahdo, de Campo Bom, a líder do Campeonato. Maiara ultrapassou Mariana um pouco antes da bandeirada. Segundo a presidente, o incentivo a categoria feminina deverá continuar com isenção de filiação e inscrição nas provas. "Outras gurias devem disputar o campeonato em 2008", afirmou Lorena.
MX 1 - Sebben se supera Esta prova foi muito emocionante, pois a ausência do líder do campeonato Fábio Andolhe entristeceu todos que formavam o gate de largada. Douglas Parise "Duda" que já conquistou vários títulos no Rio Grande do Sul e está atualmente correndo no Paraná, foi a grande atração da prova vencendo de ponta a ponta e se emocionando com os aplausos do público gaúcho.
Leonardo Sebben largou na vice-liderança da prova, mas uma queda no meio da bateria fez com que o piloto empolgasse a todos com uma linda recuperação até o segundo posto no final. A recuperação de Sebben valeu o primeiro lugar nos pontos do campeonato, pois Duda não pontua por não ser filiado à FGM. Sem dúvida esta foi mais uma bela etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross que prossegue no dia 2 de setembro, em Farroupilha-RS.
A FGM também comunicou a todos que o Campeonato Gaúcho de 2007 passa a se chamar Troféu Fábio João Andolhe em homenagem a um dos maiores ídolos do motocross gaúcho.
O campeonato Gaúcho de Motocross é organizado e supervisionado pela FGM (Federação Gaúcha de Motociclismo) com patrocínio de Rinaldi, Protork e Honda Concessionárias do RS. Resultados completos da prova no site da FGM