X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Reportagens > Especial

Brasileiros Competem no Mundial de Veteranos nos EUA
Publicado em: 17/11

Brasileiros estiveram em Glen Helen na Califórnia
Fotos: Caled Aurafi

Aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro de 2004 a vigésima edição do Campeonato mundial de pilotos veteranos na famosa pista de motocross de Glen Helen na California, Estados Unidos. Este Campeonato conta com pilotos de todas as partes do planeta divididos em categorias por idade e por perícia.


Fábio Aleixo dos Santos

Este ano o time Brasil teve representantes nas seguintes categorias: Over 40 Novatos (Paulo Monteiro - Rio de Janeiro - RJ e Márcio Campos - CA), Over 40 Intermediaria (Fabio Aleixo Santos - São José dos Campos - SP) e Over 50 Novatos (Antonio César Otero - Jundiaí - SP).

O Campeonato acontece em duas edições independentes, uma no sábado e outra no domingo, com duas baterias em cada categoria, e o resultado geral e uma combinação dos resultados de cada bateria, havendo 1 campeão no sábado e 1 campeão no domingo.

Baterias de Sábado

Over 40 Novatos

A primeira a largar foi a Over 40 Novatos, desta feita com 3 brasileiros, pois o piloto Fábio Aleixo estava inscrito nesta prova por não ter referência do nível de pilotagem dos demais pilotos.


Paulo Monteiro (CRF #50)
Dada a largada Aleixo assume a ponta logo na segunda curva, e assim continua com uma diferença tranqüila para o segundo colocado atá a ultima volta, quando a direção de prova lhe deu bandeira preta e o promoveu para a categoria Intermediária. Quem se beneficiou desta desclassificação foi outro piloto brasileiro, Paulo Monteiro, que vinha em terceiro e assumiu a ponta na ultima volta vencendo a bateria.

Paulo Monteiro venceu também a segunda bateria depois de uma corrida bastante madura. Ele conseguiu impor seu ritmo e manter a vitória sagrando se bi-campeão da categoria. O piloto carioca tem participado nos últimos 9 anos deste evento sempre com resultados expressivos para o Brasil. O piloto brasileiro Márcio Campos, residente na Califórnia, teve problemas com sua motocicleta e não conseguiu realizar uma prova consistente.

Categoria Over 50 Novatos

O Cezinha, como é conhecido o piloto Antônio Cézar Otero, que havia sofrido uma queda nos treinos e apresentava sinais de uma provável fratura na mão direita, com forte dores e inchaço foi para o sacrifício... afinal não e todo dia que se tem a chance de participar de uma prova destas! Cezinha entorpecido pelo doce prazer de estar em uma pista dos sonhos, com uma moto dos sonhos, fez uma excelente prova terminando em sexto e sétimo lugares nas duas baterias, ficando com o sexto lugar geral.

Categoria Over 40 Intermediaria


Cezinha Otero (CRF #2)

Após uma péssima largada, devido em parte pela novidade de largar sobre o concreto, Fábio Aleixo veio da trigésima posição terminando a bateria em sétimo lugar, resultado que foi muito semelhante a segunta bateria onde também largando atrás finalizou na sexta posição (na soma das baterias o resultado foi o sexto lugar).

Foi um primeiro dia de aprendizado para todos, pois a pista de 3,5 minutos era bastante extensa e de difícil memorização, além é claro da largada em concreto e todas as outras variáveis que envolvem um evento deste. Cabeça no lugar, uma noite de sono e sonhos chegamos às 6:00 hs da manhã para as provas de domingo.

Baterias de Domingo

Para o Domingo a equipe Brasileira foi desfalcada com a desistência da Paulo Monteiro que apresentava bolhas de sangue nas mãos, pois havia voltado a pilotar recentemente devido a uma contusão e decidiu não participar.

Over 40 Novatos

Márcio Campos com sua motocicleta em ordem, fez uma excelente corrida, chegando em segundo nas duas baterias mesma posição alcançada na classificação geral. Fez bonito representando o Brasil!


Time Brazuca: Paulo Monteiro, Márcio Campos, Fábio Aleixo e Cezinha com os troféus de cristal em mãos.
Over 50 Novatos

Cezinha, que passou à noite cuidando da mão machucada, usou todo tipo de pomadas que pode comprar para aliviar a dor, se queixava de queimaduras e ardência... motivo de preocupação para o time brasileiro. Mas como o melhor remédio para estes casos esta em cima de uma moto, Cezinha foi herói e mais uma vez fez bonito, fazendo uma corrida consistente ele obteve um terceiro e um segundo lugares ficando como segundo colocado na geral. Feliz da vida, porém com muitas dores, Cezinha levantou o segundo vice-campeonato Mundial do dia para o Brasil.

Over 40 Intermediária

Com gate lotado (42 motos) esta foi uma das baterias mais disputadas do dia. Fabio Aleixo depois de pegar umas aulinhas com um gringo sobre largada no concreto largou melhor, e na primeira curva já estava em quinto lugar.

Com uma corrida consistente veio ganhando posições e ultrapassou o segundo colocado a 3 curvas da bandeirada, ficando assim com o segundo lugar na primeira bateria. Bastava vencer a segunda bateria para ser campeão, e com este objetivo Aleixo foi para o gate, Dada a largada o brasileiro estava em sexto lugar após a primeira volta e veio ultrapassando os concorrentes até que, novamente a 3 curvas da bandeirada, ao tentar assumir a segunda colocação acabou desequilibrado perdendo duas posições. Assim Aleixo terminou a bateria em quinto lugar.



Os brasileiros no parque fechado: #28 Marcio Campos, #70 Fabio Aleixo e #50 Paulo Monteiro.

Na somatória ficou com o segundo lugar e mais uma vez o Brasil foi bem representado no pódio com o terceiro vice-campeonato do dia.

Saldo do final de semana:

1 Campeão Mundial Over 40 novatos (Paulo Monteiro)
1 Vice-campeão Mundial Over 40 novatos (Marcio Campos)
1 Vice-campeão Mundial Over 50 novatos (Antonio Cezar Otero, de mão quebrada)
1 Vice-campeão Mundial Over 40 Intermediário (Fábio Aleixo Santos)

Todos prometendo melhoras para o ano que vem! Alguém se habilita a se juntar ao Time Brazuca?







© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet