Race Ahead - Início no AMA MotocrossPor Antônio Jorge Balbi Jr. - Fotos: Idário Café/Yes Sports
Balbi na abertura do AMA Motocross |
Olá amigos do MotoX. Nas últimas colunas comentei sobre as minhas participações no supercross americano. Fazendo um resumo da pré-temporada, posso dizer que no geral foi muito positivo. Esta é a minha análise. Com certeza atingi a meta que era me preparar para o motocross.
Antes de estrear no supercross, muitos achavam que eu não deveria correr. Pois encarei o desafio. Tomei a minha decisão e fui em frente.
Obtive bons resultados e o melhor de tudo foi a experiência adquirida. Aprendi a correr o supercross daqui e ter participado mais uma vez da final é uma sensação indescritível e que não tem preço. Tenho a certeza que ano que vem terei capacidade de ser mais competitivo e estou convicto que resultados melhores virão.
Resolvi encerrar minha participação no supercross, mesmo faltando 3 etapas. Economizei tempo e dinheiro e ainda me dediquei em treinar e até fiz algumas boas corridas.
Pé direito Como parte dos meus treinamentos, comecei minha preparação com o pé direito. participei de algumas corridas locais e fui muito bem, principalmente por correr com minha moto reserva, original e bastante usada.
A corrida foi a tradicional REM. Não foi nada fácil. Estavam grandes pilotos da Califórnia como os irmãos Mike e Jeff Alesi (oficiais KTM), também estava o Francês Steve Boniface da Kawasaki e ainda a equipe Rock Star Suzuki com Mc Farlane e Kevin Smith, além de vários outros pilotos.
Corri muito bem e terminei a prova em terceiro, atrás dos irmãos Alesi. Na outra fui o segundo, fiquei atrás apenas do Jeff Alesi. Esta segunda corrida foi uma das melhores que já fiz aqui. Larguei mal, atrás dos 15 primeiros, vim buscando, fiz a volta mais rápida da corrida e cheguei em segundo.
Corri também a Prequel, a última prova da Califórnia antes da abertura do nacional. Foi sensacional, fiquei em terceiro no geral, as fotos e links
estão no meu site.
Bom início no AMA MotocrossEsses resultados me deixaram bastante animado e foi bom para eu fazer alguns acertos na moto e assim fui pra abertura do AMA em Hangtown. Gostei da minha estréia, Hangtown é uma pista das mais difíceis do campeonato. Durante a primeira bateria eu demorei a "entrar no ritmo" da corrida. Larguei bem, mas fui perdendo posições e somente no final da corrida consegui melhorar o ritmo, voltei a andar rápido e recuperei algumas posições. Terminei em 17º lugar.
Na segunda bateria o calor diminuiu e mais concentrado, entrei na pista e fiz uma excelente corrida. Larguei em 11º e por ali fiquei duelando com o Windham, Byrne e Ryan Clark. Variei entre a nona colocação e a 13ª . Terminei em 11º . Pra mim foi muito importante o resultado, pois consegui andar de igual pra igual, não distanciei do pelotão e terminei na mesma volta do RC. Foi realmente muito bom.
Nesta estréia eu duelei com grandes nomes, pilotos que possuem grandes estruturas e andei até mesmo na frente de alguns pilotos oficiais de fábrica. Fui destaque em alguns sites americanos e até
no próprio site da AMA (clique e confira).
Neste link o jornalista Jim Kimball diz que "Ele, correndo de forma totalmente independente, conseguiu ganhar de muitos pilotos de fábrica. Não tenho dúvidas que ele será muito forte na temporada outdoor", na reportagem Jim até sugere que uma equipe de fábrica me contrate. Eu sinceramente, não quero perder o foco e não vou me deixar que estas especulações me desconcentrem.
A segunda etapa do AMA foi em MT. Morris. Surpreendentemente eu fiz o sétimo tempo geral no domingo de manhã e oitavo no cronometrado. Durante as corridas tive diversos problemas e não consegui andar como durante todo o fim de semana.
Recentemente corri a terceira etapa em Southwick. Esta foi uma etapa onde mais uma vez estive junto da elite. Fiz o sexto tempo cronometrado no sábado. No domingo, me envolvi em dois acidentes que não me deixaram completar as baterias. Todos os detalhes estão
no meu blog. Tenho passado por obstáculos cada vez maiores aqui. As dificuldades são muitas dentro e fora das pistas. Quero continuar treinando forte para as próximas etapas. Sei que na minha equipe independente, tenho muito trabalho, mais dificuldades, me sacrifico muito, mas vou continuar lutando para que eu consiga estar entre os top 10.
Gráfico novo
Gráfico da moto |
A pedido dos fãs brasileiros, e juntamente com meus patrocinadores, desenvolvemos um gráfico com as cores do Brasil que usei nas primeiras etapas. Isto ajudará a identificação durante as transmissões, já que o AMA será transmitido no Brasil pela ESPN. Os dias e horários das transmissões estão
neste link no site da Yes Sports.
Os obstáculos são muitos, mas com muita luta estamos seguindo em frente. Agradeço a todos aqueles que sempre apostaram no meu potencial, principalmente a Riffel, Fox, Zoolo, ASW, Orbital, Cia Athletica, Pirelli, All Service Cleaning, Max Saving Mortgage/Andrey Jomakei, John Burr, Tag, One, DRD e CTi. Obrigado por todas as manifestações de apoio que recebemos, principalmente no nosso blog e muito obrigado a Deus que tem me protegido e me abençoado aqui nos EUA.
Abraço a todos!
Balbi
Antônio Jorge Balbi Jr. tem em seu currículo 3 títulos de campeão brasileiro de motocross. Em 2005 o mineiro partiu em busca de novos desafios, iniciando sua carreira internacional obtendo conquistas inéditas para um piloto brasileiro. Depois de uma temporada competindo na europa e outra em que dividiu-se entre as competições nos Estados Unidos e Brasil, Balbi foca sua participação no circuito norte-americano na temporada 2007.