X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Coluna do Balbi

SX a todo vapor, mx na mira e boas notícias vindas do Brasil
Publicado em: 29/03/2007
Clique e saiba mais

SX a todo vapor, motocross na mira e boas notícias vindas do Brasil
Por Antônio Jorge Balbi Jr. - Fotos: Marcelo Bettim


Balbi em ação durante o AMA Supercross 2007
Foto: Carlos Aguirre/Yes Sports

O AMA Supercross está quase terminando. Estive em uma final e cheguei muito perto por várias vezes. Desde o inicio de janeiro tive provas todos os finais de semana. Sem nenhum intervalo. Estou aprendendo bastante. É a primeira vez que participo de uma temporada inteira no maior campeonato do mundo, numa modalidade que há muito tempo eu não praticava. 


Moto utilizada por Jorge Balbi nos EUA
Na coluna passada eu detalhei as corridas do inicio da temporada. Depois passei pelos rounds de San Francisco, Anaheim 3, Houston, San diego, St. Louis, Daytona, Orlando, e Indianápolis. O meu desempenho nestas corridas está detalhado no meu blog (www.balbiteam.com.br). 

O nível do AMA é realmente impressionante. Quando assistimos aí do Brasil achamos que é um campeonato forte, mas quando se participa dele é que se tem a real noção da competitividade. Uma largada mal feita, um erro, um tombo, um vacilo e você praticamente perde todas as chances na prova. É praticamente impossível fazer uma prova de recuperação. Tenho obtido excelentes tempos, estou andando muito rápido e meus tempos, tem sido igual ou até melhor do que alguns pilotos finalistas. Tenho notado claramente que estou evoluindo mais a cada dia. Tenho focado as largadas em meus treinamentos, elas vinham sendo um problema nas primeiras etapas e estão deixando de me atormentar. Nas duas últimas provas eu consegui largar bem forte. 

Estou mais constante a cada dia que passa. Nas últimas provas, consegui tempos muito bons e o mais importante, consegui mantê-los durante quase todas as voltas. Além disso, nas últimas provas andei super bem nas classificatórias da manhã, chegando a liderar e vencer minha bateria nas últimas corridas com vários pilotos rápidos e experientes no meu grupo. 


Concedendo entrevista ao programa Auto Esporte durante a etapa de Daytona


Na segunda metade do AMA o circo do Supercross deixou a Costa Oeste e passou para a Costa Leste dos EUA. Deste lado do país, as pistas são construídas com uma terra diferente muita mais macia que na costa oeste e eu me adapto muito melhor nesse tipo de terreno, já que se tem muito mais aderência possibilitando uma pilotagem bem agressiva.
 
Já estou começando a focar meus treinamentos para o motocross. Voltarei a disputar duas baterias mais longas, totalmente oposto ao supercross. É possível inclusive que as duas últimas etapas do supercross eu não participe, para estar 100% focado no motocross.
 

A irmão do piloto, Mariana Balbi, segue competindo no Brasileiro de Motocross...
Foto: Maurício Arruda
Outra novidade que me deixou muito feliz é que, finalmente, as televisões brasileiras estão abrindo o olho para as corridas de moto. As motos vão ocupar bem mais espaço na telinha em 2007. Conforme já havia dito, a ESPN Brasil vai voltar a transmitir as etapas do AMA Motocross este ano. Quem gosta de motocross vai poder acompanhar as corridas aí no Brasil. Na TV aberta a Band irá mostrar o BR MX, em rede nacional para todo o Brasil e o melhor, em horário nobre. Essas novidades serão de fundamental importância para o Motocross brasileiro, pois todos terão condições de acompanhar aí no Brasil, tudo o que acontece no campeonato americano e brasileiro. Com a chegada da TV, creio que conseguiremos mais fãs e patrocinadores.
 
Este ano teremos também o campeonato brasileiro de supercross. A noticia já foi divulgada oficialmente e quem está por trás (Dunas) é gente muito séria e quero muito participar.
 
Quando deixei de correr no Brasil para me aventurar aqui nos EUA, sabia que encontraria muitas dificuldades, mas também sabia que estaria abrindo as portas para a evolução do nosso motociclismo, me sinto uma engrenagem que faz parte de toda esta máquina. Essas notícias e também os bons resultados, me deixam muito feliz e me fazem acreditar que fiz a escolha certa. 

Não posso esconder a minha enorme alegria em ter conseguido mais um importante prêmio no Brasil: O Guidão de Ouro, promovido pela Dirt Action.

Este foi o segundo grande prêmio do mundo do motocross que eu ganhei este ano e isso me deixa muito contente (o outro foi o Moto de Ouro da Revista Motociclismo). Às vezes, fico em dúvida se fiz a opção certa ao trocar a vida de piloto de fabrica no Brasil pela de piloto privado aqui nos EUA e este prêmio mostra que todo mundo do meio está comigo, apoiando e isso me dá mais confiança.


...onde atualmente ocupa a quinta posição da categoria MX3
Foto: Maurício Arruda
Este carinho de todos, essa força que recebo do público através desta votação e dos comentários no meu blog e dos e-mails que recebo pelo meu site, são um grande combustível para eu continuar batalhando aqui nos EUA e tentando colocar o nome do Brasil em destaque aqui no exterior. 

Mais do que um simples troféu, eu acho que esses prêmios são uma grande mensagem de apoio e, principalmente, a aprovação de que todos os meus fãs e admiradores me apóiam. Já que estou fazendo a opção certa, então vamos acelerar pra cima dos gringos!!!

O AMA Motocross está quase chegando e eu não estou mais conseguindo esconder a minha expectativa e a minha euforia para o início desta temporada. Depois de todo o meu aprendizado no ano passado, agora já conheço as pistas, já conheço alguns rivais e estou com uma estrutura melhor, graças a Fox/Riffel e também aWarthog Racing Team aqui nos EUA. Acredito que esta temporada minha no Motocross tem tudo para ser a melhor de todas.

E pelo jeito, não sou só eu que estou apostando em uma boa temporada no AMA. Quando eu converso com os pilotos, com os dirigentes e com os jornalistas daqui eu tenho a impressão que já deixei de ser uma mera surpresa e que eles também já "apostam" em uma boa temporada minha.

Recentemente, recebi um e-mail do Jim Kimball, que é um dos caras mais respeitados no meio do motocross americano, e escreve para as principais revistas especializadas. Gostaria de compartilhar com vocês:


Max Balbi e Jorge Balbi
"Olá Jorge Balbi,
Como estão as coisas? Vi você correndo em Saint Louis no supercross e você estava andando de maneira excelente até sua moto quebrar. Você realmente está muito bem na sua primeira temporada do supercross e aqui achamos que você será muito, mas muito forte na próxima temporada outdoor. Parabéns!"

Pois é. Não sei se essa expectativa é boa ou ruim pois, ao mesmo tempo que eu sei que vão estar olhando mais pra mim, a responsabilidade aumenta. Mas eu estou preparado, confiante e feliz com o reconhecimento que tenho tido aqui fora.

Já que o Jim comentou sobre Saint Louis, gostaria de falar sobre ela, sem dúvidas, foi a mais frustrante pra mim até agora. Desde que cheguei eu gostei muito da pista, treinei muito forte e sempre estive com um tempo muito bom, entre os vinte primeiros.
Alinhei no gate da semi-final bem confiante que ia voltar a fazer a final e larguei bem, em quinto lugar. No final da primeira volta estava em sexto, onde me estabilizei e comecei a abrir uma certa vantagem para os caras que estavam atrás de mim. Depois o Millsaps me ultrapassou e eu continuei em sétimo até a última volta, sempre abrindo em relação ao oitavo colocado. Na última volta, quando eu já estava praticamente classificado minha moto quebrou e eu, mais uma vez, fiquei de fora.

Depois que a raiva passou, fiquei mais tranqüilo e vi que continuo evoluindo e que tinha feito uma prova realmente muito boa.


O MotoX agradece a Marcelo Bettim (nesta foto com Jorge Balbi) que gentilmente cedeu as imagens utilizadas nesta matéria 
Mesmo de longe, tenho acompanhado o que está acontecendo aí no Brasil e fiquei sabendo do grande sucesso que foi a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, que aconteceu em Indaiatuba, SP (clique e veja matéria da prova). Fiquei sabendo que os meninos da MX2 vieram realmente forte na MX1 e deixaram o campeonato muito mais emocionante e equilibrado. Queria parabenizar a Fatto pelo sucesso da primeira etapa e dizer que também estou ansioso para correr em casa neste novo campeonato. Que Santa Luzia chegue logo!!!

Quero aproveitar a oportunidade e mandar um uma mensagem de agradecimento muito especial a minha Família. Meus pais Jorge e Norma Balbi, minhas irmãs Thereza e Mariana. Só nós sabemos quanto sacrifício e saudade passamos para dar seguimento a tudo isso. Quero muito deixar aqui um agradacimento ao Max Balbi que é meu primo e esta aqui trabalhando muito duro junto comigo e sem a ajuda dele tudo que tenho feito seria praticamente impossível. 

Obrigado também a Yes Sports (www.yessports.com.br), que além de estar na batalha conosco, será a produtora responsável pelas imagens do motociclismo nas telas brasileiras.
 
Gostaria de agradecer também a todos que tem me mandado mensagens de apoio no meu blog (www.balbiteam.com.br) e também os e-mails que são enviados para o MotoX. Gostaria de agradecer meus patrocinadores, muito obrigado a Riffel, a FOX/ASW, a Zoolo, Cia Atlética e também aos que me apóiam aqui: All Service Cleaning, John Burr Cycles, DRD, CTi, Dunlop, MB1, Smith, Tag Metals, One industries e Max Savings Mortgage/Andrey jomakey.


Antônio Jorge Balbi Jr. tem em seu currículo 3 títulos de campeão brasileiro de motocross. Em 2005 o mineiro partiu em busca de novos desafios, iniciando sua carreira internacional obtendo conquistas inéditas para um piloto brasileiro. Depois de uma temporada competindo na europa e outra em que dividiu-se entre as competições nos Estados Unidos e Brasil, Balbi foca sua participação no circuito norte-americano na temporada 2007.
 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet