X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Felipe Zanol e Ikê Klaumann
Publicado em: 18/04/2007
Clique e saiba mais

Entrevista Felipe Zanol e Ikê Klaumann - Dois brasileiros no Mundial de Enduro
Por Gleidson Guilherme - Fotos: Maurício Arruda e Arquivo Pessoal

O mineiro Felipe Zanol e o catarinense Sérgio Henrique Klaumann (o Ikê) são dois dos principais pilotos de enduro do país. Estes dois competentes pilotos são atuais campeões brasileiros da modalidade, respectivamente nas classes B e A, e encaram em breve um novo desafio: representarão o Brasil em duas etapas do Mundial de Enduro.


Ikê Klaumann
O início no motociclismo, a atual temporada do Brasileiro de Enduro, as expectativas e este novo desafio são temas da entrevista que você confere abaixo.

MotoX: Gostaria que vocês falassem um pouco sobre o início como piloto. 

Felipe Zanol: Bom, comecei a andar de moto aos 14 anos de idade em companhia do meu pai Jacy Zanol, fazendo trilha nos finais de semana com os amigos. 

Ikê Klaumann: Isso foi uma coisa que passou de pai para filho, meu pai (Sérgio Klaumann) sempre gostou de motos, participou de competições por vários anos, e desde pequeno eu e meu irmão Guto acompanhávamos ele em algumas provas, assim fomos nos apegando ao esporte. Minha primeira moto veio com 4 , 5 anos, uma Brandy 50cc, até o ano de 2002 fazia apenas trilhas e algumas provas perto de casa, mas sem nenhum compromisso. 

Ainda nesse ano participei de uma prova de cross country e resolvi fazer o campeonato (estadual) por inteiro, fui vice-campeão, em 2003 participei novamente do cross coutry fui vice-campeão. Em 2004, meu primeiro ano no Brasileiro de Enduro, não fiz todas as etapas, mas fiquei com a terceira colocação. Fiquei muito satisfeito com o resultado, em 2005 consegui meu primeiro título brasileiro, que veio a se repetir em 2006. Desde o início sempre fui apoiado pelos meus familiares e amigos, agradeço a eles por tudo.

MotoX: Quais são seus ídolos no motociclismo?


Felipe Zanol
Felipe Zanol
: Meu maior ídolo é meu pai, mas admiro a pilotagem do australiano Stefan Merriman, várias vezes campeão mundial de enduro. 

Ikê Klaumann: Tenho vários ídolos (risos), mas vou falar de alguns. Aqui no Brasil primeiramente meu pai, o Felipe Zanol e o Nielsen Bueno esses dois últimos pelo estilo de pilotagem e simpatia. Fora do Brasil Hélder Rodrigues dentre outros.

MotoX: Fale de uma prova ou competição que para você foi inesquecível.

Felipe Zanol: Pra mim todas as provas são inesquecíveis, mas tenho uma em especial. Foi minha primeira participação no Six days em 2001 na França. Fui convidado pela CBM a fazer parte do time oficial defenderia o Brasil na competição. Ao todo foram seis brasileiros. Na época eram os quatro líderes das principais categorias do Brasileiro de Enduro e os dois melhores na geral. Entrei com a vaga e não tinha a menor idéia do que iria enfrentar na prova. A equipe brasileira já tinha participado do evento no ano anterior na Espanha, mas eu não tinha experiência nenhuma. Para se ter uma idéia do desafio, sempre participava de provas de dois dias, mas nunca tinha andado nem treinado de moto durante seis dias seguidos, e em trilhas com um grau de dificuldade muito elevado, olha o tamanho da bronca (risos)!

Foi incrível largar ao lado dos campeões mundiais e disputar posições com diversos pilotos, agora o mais incrível foi terminar a prova e voltar pra casa com o dever cumprido, depois de defender o Brasil por seis dias e competir com mais de 500 pilotos. Foi uma sensação inesquecível. 

Ikê Klaumann: O Six Days Brasil, apesar de não ter participado como piloto, foi uma competição inesquecível para mim.


Ikê venceu a primeira etapa do Brasileiro de Enduro e...
Foto: Adrenatrilha

MotoX: Comentem sobre as 2 primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Enduro.

Felipe Zanol: Esse ano o brasileiro teve uma mudança muita boa e o campeonato passou a ser muito mais forte e competitivo. A média de pilotos aumentou bastante e as etapas estão bem técnicas.

Na primeira prova em Suzano (SP), não tive o resultado que esperava. Venci o primeiro dia, mas no segundo acabei ficando em terceiro. A chuva atrapalhou um pouco, mas acho que estava igual pra todos. Depois dessa etapa consegui treinar mais e o resultado apareceu.

Na segunda etapa em Biguaçu (SC), venci os dois dias de prova e assumi a liderança do campeonato. A etapa foi a melhor prova que já disputei em Santa Catarina, isso mostra a evolução técnica do campeonato. 


...Zanol venceu a segunda.
Ikê Klaumann
: As duas provas foram ótimas, na primeira mesmo com a forte chuva, as especiais estavam boas, consegui andar bem cometendo poucos erros, o que foi fundamental para a vitória. Na segunda etapa estava meio desconcentrado, cometi vários erros, estava "quadrado" em cima da moto (risos), mas mesmo assim fiquei contente com o resultado, pois sei que o Zanol é uma pessoa difícil de ser batida.

MotoX: Qual a sua expectativa para o restante do brasileiro?

Felipe Zanol: A expectativa é muito boa, estou na liderança do campeonato e vou tentar meu quinto título consecutivo. Tenho certeza que não terei vida fácil esse ano e que o campeonato será o mais disputado dos últimos anos. 

Ikê Klaumann: Vou treinar bastante para buscar o titulo, pois acredito que posso conseguir.

MotoX: E em relação a disputa das etapas do Mundial na Espanha e em Portugal o que vocês esperam?

Felipe Zanol: Bom, quero em primeiro lugar terminar as duas provas e vou tentar fazer meu melhor para isso. O resultado será conseqüência do trabalho que venho fazendo ao longo dos últimos meses. Sei que estou treinando como nunca treinei em 6 anos correndo como profissional. Tenho condições de andar bem lá, mas isso não é tudo. A sorte e a torcida de todos os brasileiros também será muito importante para que possa fazer um resultado legal. 

Ikê Klaumann: A ansiedade é grande e as expectativas são as melhores possíveis, sei que não vai ser fácil, mas darei o meu melhor.

MotoX: Quais são seus apoios ou patrocínios para a disputa destas 2 etapas do Mundial?


Os dois pilotos representarão o Brasil nas etapas da Espanha e Portugal do Mundial de Enduro
Felipe Zanol
: Contarei com o patrocínio de IMOCX Racing-Husqvarna e Print Press do meu amigo Fernandinho, que irá me acompanhar nas provas do mundial e o apoio de Água Mineral Ingá e MR Pro. 

Ikê Klaumann: Ainda faltam alguns detalhes, mas até a metade desta semana já estarão confirmados. Até agora tenhos os patrocínios da Seka Com. Imp. Exp. e Transportes Ltda, H Parts e apoio da ASW.

MotoX: Pra finalizar o que podemos esperar (em termos de disputa) de uma possível participação de uma equipe brasileira no Six Days deste ano no Chile? 

Clique e confira exigências para inscrição no ISDE 2007

Felipe Zanol: Acho difícil esse ano termos uma equipe disputando o Six Days no Chile. A certeza é que quero muito correr essa prova e vou estar muito bem preparado para isso. Já fiz minha inscrição e espero que tudo de certo para que possa estar em novembro disputando meu quarto Six Days, quem sabe conseguindo minha primeira medalha de ouro. Grande abraço e espero contar com a torcida de todos aqui no Brasil. 

Ikê Klaumann: Acho que teremos boas disputas, pois o nível dos pilotos esta ótimo, e todos querem mostrar seu trabalho da melhor maneira possível. Então se forem para lá farão de tudo para trazerem bons resultados para o Brasil.        






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet