X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Jean Azevedo fala sobre o Dakar 2007
Publicado em: 24/01/2007
Clique e saiba mais

Equipe Petrobras Lubrax termina o Dakar 2007 completa e faz coletiva na chegada a São Paulo
Texto: Assessoria Equipe Petrobras Lubrax - Fotos: Maindru


Jean Azevedo na largada da 29ª edição do Rally Dakar

Na edição que marcou os 20 anos de participação da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar, os três veículos da equipe brasileira comemoraram a chegada ao Lago Rosa após vencer os quase 8 mil quilômetros do mais difícil rali do mundo. Desde 1999, trata-se da única equipe a competir nas três principais categorias do Dakar: carros, motos e caminhões. Voltar foi mais fácil, mas não menos corrido: os membros do time voaram de Dakar (Senegal) para Madrid (Espanha), e de lá vieram para São Paulo. Na chegada à capital paulista, todos foram direto para a primeira coletiva de imprensa após o Rally.

Nas motos, Jean Azevedo venceu a 14ª etapa, obtendo a segunda vitória em etapas do Dakar em sua carreira (a primeira foi em 2005). Seus dois êxitos em especiais são os únicos de brasileiros até hoje na categoria Motos, em 29 edições do rali. O paralelo mais usado é que a dificuldade de ganhar uma etapa no Dakar corresponde a uma vitória em um GP de Fórmula-1. "Foi muito bom porque recompensou o trabalho da equipe, o meu empenho e também o do Geraldo Lima, meu mecânico", disse Jean.

"Tinha o objetivo de chegar entre os cinco primeiros, mas tive graves problemas que me obrigaram a mudar de objetivo". Na sexta etapa, a moto de Jean sofreu uma pane elétrica, deixando o piloto parado no meio do deserto por quase oito horas, até ser resgatado pela equipe de apoio. No dia seguinte, uma falha na conexão de combustível com o tanque traseiro fez com que a gasolina vazasse, e Jean acabou perdendo uma hora pedindo combustível aos demais concorrentes para conseguir terminar a etapa. 


Durante a 14ª etapa, entre Tambacounda e Dakar, trecho em que obteve a primeira posição

O brasileiro, que até então ocupava a décima posição na tabela geral, caiu para 79º. "Passei então a fazer uma corrida de recuperação, pensando no melhor que poderia fazer em cada etapa". Jean conseguiu a proeza de ficar entre os dez mais rápidos em todas as etapas da segunda metade da prova. Das 14 etapas cronometradas, ele esteve no top ten em 10 delas. Para finalizar, a vitória no penúltimo dia, no trajeto entre Tambacounda e Dakar, no Senegal.


Carlos Ambrósio e Jean Azevedo foram os únicos brasileiros a completar esta edição do rali de motocicleta
Os problemas que o brasileiro teve ao longo da prova foram qualificados por ele como "falta de sorte", e não falhas mecânicas de sua KTM, que em sua opinião se comportou muito bem na média. "No Dakar não tem jeito. Diria que, para conseguir um bom resultado, tem que haver uma somatória de 50% de pilotagem, 40% de equipamento e 10% de sorte", afirma Jean, que acabou em 25º na classificação geral.

A vigésima participação no Rally Dakar também traz para a equipe e seus fornecedores uma série de informações técnicas e estratégicas que são o passo inicial da preparação da equipe para a temporada de 2007 e a participação no Rally Dakar 2008. Além do Dakar, a Equipe Petrobras Lubrax possui planos para disputar os campeonatos Paulista e Brasileiro de Rally Cross-Country, o Rally dos Sertões 2007 e também algumas etapas do Mundial de Rally, como as do Egito e de Dubai, que foram disputados por Jean Azevedo em 2006. Outra prova que pode entrar na agenda dos brasileiros é o Rally da Argentina, também válido pelo Mundial.

A equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.    


Comemorando no pódio em Dakar
  
Veja também:
Classificação Final Rally Dakar 2007
Exclusivo: Andamos na moto de Jean Azevedo
            






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet