Campeão Mundial de Freestyle Luc Ackermann quebra recorde insuperável por mais de dez anos
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Oliver Franke
Luc Ackermann realizou o feito na pista de vôo de um aeroporto abandonado na Alemanha
Este não é o primeiro recorde do piloto, que já tem oito no currículo.
O campeão mundial de freestyle Luc Ackermann, de 22 anos, entrou para a história do esporte: no dia 12 de julho o atleta bateu o recorde mundial de doze anos com o maior número de backflips em 30 segundos. Ao fazer isso, Ackermann superou o ídolo Travis Pastrana, dono do antigo recorde.
Para a tentativa, o piloto alemão tinha uma "linha de terra" preparada em sequência em um aeroporto militar abandonado de Sperenberg, a cerca de 40km de Berlim. A antiga pista de vôo, antes usada por aviões das tropas soviéticas até 1994, deu lugar para 55 metros cúbicos de terra.
Em comparação com o antigo recorde, Travis Pastrana realizou a façanha em 2008 na estrutura de uma transportadora (Godfrey Trucking) em Salt Lake City, Utah. Na época, a lenda norte-americana entrou no Guinness Book com o recorde de oito backflips seguidos em menos de um minuto, durante a gravação do programa Nitro Circus. O local também foi palco do primeiro backflip realizado por uma mulher, a canadense Jolene Van Vugt.
O recorde norte-americano durou cerca de doze anos, até Luc Ackermann entrar em cena. Durante três semanas, o piloto praticou em seu próprio centro de treinamento, em Niederdorla. Para no dia 12 de julho às 13h, ele foi ao aeroporto de Sperenberg. Nove backflips seriam o suficiente para ultrapassar o recorde mundial, mas o alemão quis apostar um pouco mais: o objetivo eram dez em 30 segundos. Depois de pousar o 10º backflip, o relógio cravou em 28,95 segundos. A nova marca estava estabelecida.
Foram 10 backflips em menos de 30 segundos
"Eu estou super empolgado por ter conseguido. O recorde do Travis (Pastrana) estava zumbindo na minha cabeça há alguns anos. Agora tive tempo para treinar e valeu a pena! Deu certo de primeira. Obrigado a todos que me apoiaram", declarou Ackermann.
Este não é o primeiro feito marcante do alemão. Ackermann já bateu oito recordes mundiais dentro do período de dez anos. Em 2010, com apenas 12 anos, o piloto executou o "backflip mais jovem de todos os tempos". Aos 14 anos, foi a vez de voar alto: ele marcou um pulo de mais de 9 metros e se tornou o mais novo a atingir a altura.
Alemão bateu o recorde do norte-americano Travis Pastrana, que tinha cravado a marca de oito backflips em menos de um minuto
E não para por ai, Ackermann já escreveu seu nome no Guinness Book quando pulou um backflip ao lado de outros 17 pilotos, durante a estreia do filme Nitro Circus em Londres. Em 2017, também foi o mais jovem a executar um duplo backflip e em 2018 foi o primeiro atleta a apostar na manobra durante uma prova do Mundial de Freestyle. No ano seguinte, o piloto também participou, pelo Nitro Circus, do primeiro backflip duplo em sequência com mais dois pilotos, Josh Sheehan e Jackson Strong.
Retrospectiva freestyle em vídeos
Participação do Luc Ackermann no maior backflip simultâneo com 17 pilotos:
Primeiro backflip duplo em sequência, realizado em Wales, com a presença do piloto alemão: