X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Felipe Zanol
Publicado em: 11/10/2006
Clique e saiba mais

Entrevista Felipe Zanol
Por Mércia Suzuki - Fotos: Divulgação, Gerson Coas e Flávio Oliveira


Felipe Zanol é tetra-campeão brasileiro de enduro

O mineiro Felipe Zanol, piloto da Equipe Gas Gas é Tetra-Campeão Brasileiro de Enduro. Aos 25 anos, conquistou o quarto título nacional consecutivo na geral e na categoria B, em setembro na cidade de Rio Negrinho (SC), na última etapa do Campeonato que liderou desde o início da temporada. 


Zanol com a FSE 450 4T usada nesta temporada
Como é para você colecionar quatro títulos brasileiros consecutivos no enduro, aos 25 anos e o que isto significa para você e que peso ele tem em sua carreira? 

Os quatro títulos consecutivos são muito importantes para mim. Somente as pessoas que estão ao meu lado sabem das dificuldades que passei no início da minha carreira e o quanto treinei para poder conquistá-los. No enduro, na Europa os títulos começam a aparecer com pilotos que tem cerca de 25 anos. Me considero novo para tal façanha e espero poder ser competitivo durante muitos anos. Essa vitoria é dedicada aos meus pais, minha namorada e aos meus patrocinadores, que sempre acreditaram em mim e me apoiaram. 

O Campeonato foi decidido na última etapa mas você estava na liderança desde o início. Você disse que foi o mais suado, mas também o título mais emocionante destes últimos anos. Relate como esta prova final em Rio Negrinho? 

A cada ano que passa a pressão aumenta ainda mais. No primeiro título não existia pressão nenhuma, pois não era campeão e também não defendia o título. Agora, todos querem vencer o "Felipe Zanol" e tenho cobrado muito de mim nesse último ano e acho que essa pressão psicológica me atrapalhou um pouco no fim do campeonato, parecia que estava carregando um saco com 50 quilos nas costas, mas agora é só alegria depois da conquista.

A prova de Rio Negrinho foi bem complicada pois choveu muito na sexta-feira e sabia que não estava 100% tecnicamente, porque me recuperava de uma contusão que sofri em Londrina na etapa anterior. Estava focado em conseguir um resultado bom no primeiro dia, para no segundo tentar administrar. Consegui vencer o dia e fiquei bem mais tranqüilo, mas no final da volta acabei levando um tombo dentro da especial que fez com que meu guidom partisse. Aí foi só desespero, mas graças a Deus consegui terminar a prova e conquistei o título de Tetra-Campeão Brasileiro de Enduro. 


O pai do piloto, Jacyr Zanol, é seu grande incentivador


Zanol lidera este ano também o CNCC Series
Foi o primeiro título conquistado com uma Gas Gas, como foi para você estar na equipe nesta temporada e o que isto trouxe de positivo para você em termos de equipamento, estrutura e apoio técnico? 

A mudança de marca foi bem vinda. No início do ano não sabia se conseguiria ser competitivo com a moto, mas a equipe me deu uma boa estrutura, acreditou no meu trabalho e a moto (FSE 450-4T) foi espetacular. Esse apoio técnico foi fundamental para a conquista do título de 2006. 

Então valeu a pena apostar na mudança de equipe? Quais os planos para 2007? 

A mudança foi muito boa. Estamos nos estruturando cada vez mais para evitar falhas e na próxima temporada tenho certeza que tudo funcionará bem. Para 2007 ainda não defini nada, mas espero no próximo mês estar com um cronograma para saber quais campeonatos irei disputar e se tudo der certo, participar de algumas provas fora do país. 


No pódio comemorando mais uma vitória
Você também está liderando o CNCC Series, como está no Campeonato e como foi a última prova de Itupeva (SP)?
 
Esse campeonato é um mistério, ano passado não disputei porque não valia como brasileiro. Esse ano o campeonato está um pouco desorganizado. Não fizeram um pré-calendário e está difícil de encaixar as provas, pois as mudanças de datas são constantes. Mas a estrutura é a melhor que podemos ter e aposto que para a próxima temporada será um campeonato muito forte e bem organizado. Das quatro etapas realizadas, venci as três últimas e estou na liderança, contei com sorte em algumas e dei azar em uma. O campeão vai ser quem for o mais consistente ao longo do ano e espero poder sair com mais um título na temporada o de Bi-Campeão Brasileiro de Cross Country. Força de vontade e determinação não vão me faltar para disputar as duas últimas etapas. 


Durante sua participação na etapa mineira do Brasileiro de motocross
Você esporádicamente também participa de competições de motocross, incluindo o Campeonato Brasileiro onde neste ano correu na etapa de Santa Luzia, MG. Gostaríamos que você comentasse sobre esta experiência e se isto tem reflexos em seu desempenho nas competições de Enduro?
 

O objetivo principal da participação em provas de motocross é que serve como preparação para o enduro, pois a disputa corpo a corpo proporciona um ganho em termos de velocidade. Sempre gostei muito de motocross, mas acho um esporte um pouco caro e, para ser competitivo, necessita de muito investimento. Meu resultado em Santa Luzia não foi o esperado (16º na MX2), mas continuarei treinando para conseguir cada vez mais um bom resultado. 

Desde quando começou esta paixão por motos? Em que ano começou a competir e quando se profissionalizou? 

Foi com 13 para 14 anos, era 1994 e foi quando comecei a fazer trilhas nos fins de semana com meu pai. No ano seguinte conquistei meu primeiro troféu na Copa TCMG Estreante de Enduro e não parei mais. Em 2001 me profissionalizei. 

Quais os principais títulos de sua carreira? 

Em 1996 fui campeão da Copa TCMG Estreante, mas na categoria novatos. Dois anos depois disputei meu primeiro Enduro da Independência e já corria provas de Cross Country. No ano de 1999 fui Campeão Mineiro de Enduro e participei da minha primeira prova do Brasileiro na qual fiquei em 4° lugar. Nessa época não tinha uma moto muito boa e consegui um resultado expressivo, motivo que me levou a fazer o campeonato todo em 2000. Terminei em terceiro lugar e consegui alguns patrocinadores para o ano seguinte, ano em que já corria como profissional. 


Versátil: Zanol participa de várias modalidades
Depois em 2001 fui terceiro novamente e participei do Six Days (International Six Days Enduro) e consegui uma medalha de prata. 2002 foi um ano muito bom, fui Vice-Campeão Brasileiro e Medalha de Prata no Six Days. Em 2003, tive a grande consagração, conquistei dois títulos brasileiros (Enduro e Cross Country) e fui o Melhor Brasileiro no Six Days e pela terceira vez, Medalha de Prata na competição, dessa vez no Brasil. E em 2004, 2005 e 2006 mais três títulos brasileiros e mineiros de enduro. 

Cross Country, Enduro...qual sua preferência? 

Prefiro o Enduro, pois o piloto tem que ser muito mais completo do que no Cross Country, porque tem que saber mexer na moto e fazer trocas de pneus durante a corrida, além de ter muita técnica em motocross, trilha e em trial. 

Como é sua freqüência de treinos e que tipo de condicionamento físico você faz para agüentar o ritmo das provas, muitas delas de resistência? 

Procuro treinar duas vezes durante a semana de moto, pedalar e correr (a pé) algumas vezes também. Não sou muito fã de academia, mas sempre faço duas vezes por semana. Os treinos ficam difíceis principalmente porque tenho corrida todo fim de semana e quando volto de viagem já é hora de viajar novamente. 

Você já terminou a Faculdade? Depois de formado vai conciliar as duas coisas? 

Faço Educação Física na UNI-BH e estou no quarto período, mas estou meio irregular, pois devido as viagens fica muito difícil conciliar as duas coisas. Pretendo trabalhar na área de treinamento e acho que o fato de estar envolvido com motos e competições vai facilitar muito. 


"Procuro levar muito a sério minha profissão" afirma o piloto

Quem é Felipe Zanol? 

Sou uma pessoa muito dedicada e focada nas competições, procuro levar muito a sério minha profissão. Gosto de curtir a vida e aproveitar os poucos momentos em que não estou viajando para ficar com a família, minha namorada e os amigos.

Felipe Zanol, 25 anos, Tetra-Campeão Brasileiro de Enduro, piloto da equipe Gas Gas é patrocinado também pela Circuit, Kaerre, Krug Bier, Metzeler, Motus, Água Mineral Ingá e tem apoio da Dragon, M3, Race Tech, Mr.Pró, Academia Espaço Livre e Repsol. 
                






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet