X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

Pro Tech

JPS Racing

MotoX Pneus

JP Motos

Clique e saiba mais

> Reportagens > Especial

Sozinha no Sertões 2018!
Publicado em: 21/09/2018

Vice-campeã da categoria Self relata o seu dia a dia na 26ª edição do Rally Dos Sertões
Redação MotoX.com.br - Por Janaina Souza - Fotos: Doni Castilho, Gustavo Epifânio, Marcelo Machado, Ricardo Leizer, Vinícius Branca e Victor Eleutério


Janaina Souza

Janaina Souza, 29 anos, piloto de enduro há 7, encarou em 2018 o Rally dos Sertões pela segunda temporada consecutiva. Em busca de novos desafios, ela disputou a 26ª edição da prova na categoria "SELF", onde o competidor não recebe apoio mecânico.

+ Rally dos Sertões: Resultado final da 26ª edição

Além de pilotar por grande quilometragen durante o dia, Janaina ficou responsável pela manutenção diária da sua motocicleta. Importante lembrar que os pilotos desta classe também precisavam dormir no acampamento e efetuar a montagem das suas barracas diariamente.

Pilotar, claro, continua essencial, mas ao mesmo tempo é necessário realizar um planejamento do que fazer na moto para percorrer  3.607 quilômetros de muitas aventuras espalhadas por oito cidades e quatro estados brasileiros.


Acompanhe abaixo o relato da piloto de como foram os oito dias de aventura pelos "Sertões" do Brasil!

1ª Etapa (Formosa - GO)

"A primeira etapa do Rally dos Sertões foi considerada uma das mais difíceis desta edição. Um dia muito técnico, com um terreno bem duro e muita poeira que deixaram marcada essa etapa onde largamos de Goiânia (GO) rumo à Formosa (GO). Foram mais de 690 km percorridos com um ritmo forte desde o início do dia. Evitando erros e mantendo o foco na planilha consegui ganhar a etapa na categoria SELF. Fiquei surpresa pois além de ser a única mulher na categoria ainda tínhamos uma grande diversidade de pilotos com diversos títulos, inclusive no próprio Sertões, porém isso só me trouxe mais motivação pois percebi que poderia ser bem competitiva dentro da categoria.


2ª Etapa (Posse - GO)

Motivada após a vitória do primeiro dia, segui confiante rumo a cidade de Posse (GO), onde tivemos um dia mais curto, com apenas 386 km. Mesmo assim ainda garanti um segundo lugar na categoria e consegui chegar mais cedo na concentração da prova tendo mais tempo para efetuar as manutenções na motocicleta, pois na categoria SELF a responsabilidade sobre o equipamento é individual de cada piloto.


3ª Etapa (Luís Eduardo Magalhães - BA)

O terceiro dia de prova não foi muito bom para mim, sofri uma forte queda dentro da especial onde perdi muito tempo e algumas posições importantes na classificação. Porém, fiquei feliz em ter completado a etapa e seus 350 km, pois o meu objetivo era focar um dia de cada vez e não forçar meu equipamento e físico para aguentar firme até o ultimo dia de prova.


4ª Etapa (Barra - BA)

Ainda com dores, mas focada em meu objetivo, efetuei os últimos ajustes na minha CRF 230F e larguei para a primeira parte da etapa MARATONA. Foram 478 km percorridos de muita atenção evitando qualquer desgaste desnecessário e concluímos o dia em perfeitas condições, visando poupar o equipamento para o próximo dia.


5ª Etapa (São Raimundo Nonato - PI)

O dia prometia grandes disputas num terreno bem arenoso, que exigiu atenção redobrada na planilha e cabo enrolado do início ao fim. Foram mais de 400 km de especial de areia bem fofa, finalizei o dia muito bem, sem penalizações de tempo, e seguindo em segundo lugar no acumulado da categoria SELF. Hora de manter o foco na reta final da prova.


6ª Etapa (Juazeiro do Norte - CE)


Na penúltima etapa saímos do Piauí diretamente para o Ceará, foram 603km percorridos em um terreno bem acidentado de piçarra, com muitas árvores e trechos de single track, era a hora de administrar a vantagem de tempo adquirida nos seis primeiros dias de rali, pois estávamos a um passo do nosso objetivo.


7ª Etapa (Fortaleza - CE)

O último dia de rali não deu trégua aos pilotos, uma especial bem técnica com vários trechos sinuosos de pedra e uma navegação bem precisa para testar as habilidades de todos os pilotos, tudo isso para garantir nossos últimos 654 km de aventura, rumo a rampa de chegada em Fortaleza (CE)!


Uma mistura de sentimentos começou a tomar conta de mim nos últimos quilômetros, e não consegui controlar a emoção. Mesmo sendo minha segunda participação foi tudo muito diferente e o sabor de vitória completando esse rali sozinha mostrou o quanto vale a pena acreditar num sonho, mostrou que nada é impossível para aquele que acredita em si mesmo e que a nossa capacidade é maior do que qualquer dificuldade.

Eu quero, Eu Posso, Eu consigo!

Encerrei o rali extremamente feliz com o meu desempenho, pois além de cumprir o meu objetivo ainda garanti ótimos resultados, conseguindo um segundo lugar na categoria SELF e um quinto lugar no acumulado da categoria Honda CRF 230F.


Vice-campeã da categoria Self

Foram 10 dias vivendo o "Sertões", dias inesquecíveis que ficarão guardados na minha memória, pessoas incríveis que conheci e se tornaram parte da minha família, além de grandes amizades que vou levar para vida toda.


Agradeço a equipe do @motox.com.br pelo espaço, e oportunidade de compartilhar com vocês um pouco do que foi o Rally dos Sertões para mim, confesso que escrevendo esse artigo por vezes me emocionei ao lembrar tudo que vivi nesses últimos dias! Também agradeço a torcida de todos os amigos que vibravam com meus resultados, me incentivando com mensagens de carinho através de todas as redes sociais.


Quinta colocada na categoria Honda CRF 230F

Agradeço especialmente a todos os meus patrocinadores, que acreditaram no meu trabalho em mais uma temporada pois sem o apoio de cada um esse sonho não seria possível: IMS Racewear, Impact Motos, FAS Gráficos, Bike Box, MR Pro Braces, Edgers Racing, Posto Benvenutti e Marinho.

Obrigada galera e até a próxima!"

Quem curtiu a matéria pode comentar no instagram da piloto: @jana13rally.







Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet