X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Especial

Stefan Everts fala sobre a nova 450 e a preparação para 2017
Publicado em: 09/02/2017
Clique e saiba mais

Chefe comenta sobre o lançamento da equipe e a boa hora que a nova moto chegou
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação Suzuki


Team Suzuki MXGP


"A RMZ-450WS é um marco, um novo começo para a Suzuki"
Quem acha que a vida nas equipes de fábrica é fácil, não poderia estar mais enganado. É claro que a estrutura que permeia os sonhos dos pobres mortais está presente, mas ao trabalho duro dos testes e preparação juntam-se prazos apertados, orçamento limitado, negociação com diretores, pressão por resultados e a lista vai...

+ Apresentação Suzuki MXGP RM-Z450WS 2018
+ Hawkstone Park Internacional MX - a prova de estreia da equipe oficial Suzuki em 2017

Stefan Everts, chefe de equipe da Suzuki, fala em primeira mão da nova RM-Z450WS, dos preparativos durante a pré-temporada e da nova equipe de fábrica para a temporada 2017 do Mundial de Motocross.

Confira:

"Esse inverno foi bem diferente do último, já que agora começamos a trabalhar a nova moto. Em outubro, recebemos a RM-Z450WS diretamente do Japão e tivemos apenas quatro dias para testar. Esse foi o tempo que tivemos porque nos últimos meses não pudemos testar nada, já que as duas motos de teste foram enviadas para a fabricação de escapamentos, tanques e  subquadro de fibra de carbono. Naquele período, o equipamento ainda era protótipo e tudo tinha que ser feito em completo segredo. Além das novas motos, esse inverno foi diferente também por causa da chegada de novos pilotos e novos mecânicos, enfim, novas pessoas para trabalhar.


Arminas Jasikonis em Hawkstone Park


Jeremy Seewer é o 1º piloto na MX2
Então, pela primeira vez em oito anos tivemos uma moto completamente nova. E quando algo assim acontece, tem que ser especial. Por isso, em dezembro fui para o Japão propor como fazer o lançamento e logo recebemos carta verde. Queríamos lançar a moto o mais rápido possível, porque assim poderíamos testa-la onde quiséssemos. Isso é um ponto importante: é difícil fazer bons testes se não podemos exibi-las para ninguém em pistas públicas.

A RMZ-450WS é um marco, um novo começo para a Suzuki. E para mim vem no momento certo, porque agora estou dirigindo toda a equipe. Tudo muda um pouco de lugar e todos estão muitos motivados para levar a Suzuki um nível acima.

Finalmente, semana passada chegou o grande momento: o anúncio da nova equipe e da moto no nosso QG em Lommel (Bélgica). Mesmo com alguns pontos para serem melhorados, tudo correu muito bem, até porque foi nossa primeira vez fazendo algo assim. Para mim também foi importante incluir os concessionários da Suzuki, então os convidamos. E, claro, não esquecemos dos nossos fãs. Para isso organizamos um concurso no facebook em que o vencedor receberia um par de ingressos e também transmitimos o evento ao vivo pelas redes. Foi muito legal poder dar a chance aos nossos fãs acompanharem a apresentação de equipe, mesmo que não pudessem estar conosco em Lommel.


Kevis Strijbos e Stefan Everts durante a prova britânica

Depois da apresentação, nós fomos para Hawkstone, onde foi a primeira corrida da RM-Z450WS. Para falar a verdade, não esperava muito porque no total tivemos apenas seis dias de teste. Então, nossos pilotos não tiveram muito tempo para se acostumar com o equipamento. Ainda assim, foi uma corrida muito boa. Jasikonis me causou uma boa impressão com seu desempenho. Durante a pré-temporada, fiz ele treinar muito para ganhar resistência física e velocidade e na pista ele me mostrou progresso. Já para Kevin a nova moto é uma grande motivação. No ano passado ele nos deu algumas ideias do que poderíamos melhorar e agora está muito satisfeito com o novo brinquedo!

Não vejo a hora da largada oficial da temporada no Qatar!"

S72








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet