X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Competição > Veloterra

Circuito dos Campeões Red Dragon de Veloterra - Caraguatatuba - SP
Publicado em: 07/12/2012

Prova no litoral reuniu campeões da modalidade na temporada 2012
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis Bueno


Largada Força Livre Importada

 

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 580 Fotos!
O Circuito Red Dragon Paulista de Veloterra chegou ao final. Os campeões foram definidos na etapa anterior, realizada em Paraibuna (SP), mas, em clima de muita festa e confraternização, pilotos, equipes e amantes da modalidade seguiram até Caraguatatuba (SP) para a prova Circuito dos Campeões, última do ano. No local, foi agregada especialmente para o evento ainda mais estrutura a já existente. Os participantes puderam desfrutar de uma grande área verde, rio, praça de alimentação e área de box.

O locutor oficial Edicross também marcou presença para animar o evento. Os pilotos tinham pela frente uma pista muito técnica em um terreno de solo misto e com grandes retas que exigiram das motos e dos competidores.

Os inscritos na categoria VX4 foram os primeiros a alinhar no gate para um dia de grandes pegas e brigas na pista pelo lugar mais alto do pódio. Para Alessandro 'Toquinho', quase que a corrida termina nos treinos. Com problemas na moto, ele contou com o auxílio de Lincoln 'Pikachu', que gentilmente lhe emprestou a sua. Toquinho fez por merecer o gesto do amigo, largou na frente, fez o holeshot e se manteve durante toda a corrida na primeira posição. Os pilotos se alternavam nas outras colocações. André Baranov, Valmir 'Dedé', Sérgio Fernandes e Warley Lins completaram o pódio.


Alessandro 'Toquinho'


Wellignton Rodrigues
Nei Broto foi o mais rápido na largada da categoria VX 2 Tempos, mas não suportou a pressão de Wellington Rodrigues que o superou logo na segunda volta. Igor Galvão foi o terceiro colocado e Dênis 'Alemaun', que tinha ficado na largada, fez uma prova de recuperação saindo da última colocação para terminar em quarto. João Vitor Gardenal concluiu na quinta colocação.

Na Penélope, elas mostraram que também gostam de acelerar. Karen Prado largou muito bem e fez o holeshot, mas logo na primeira volta teve problemas. Cristiane Falchi que foi mal na largada, já na primeira passagem pela cronometragem estava na primeira colocação, posição que administrou até a bandeirada. Mayara Barros ocupou o segundo lugar, mas depois de sofrer uma queda, não conseguiu se recuperar e terminou em quinto. Julia Freire fechou na segunda colocação, com Amanda Marcela em terceiro e Karen Prado em quarto.


Cristiane Falchi


Carlos Romanelli
Na categoria Nacional A, muitos pilotos tiveram problemas nas primeiras voltas e vários abandonos aconteceram. Quem estava decidido a levar a vitória era Carlos Romanelli, que após assumir a primeira posição não largou mais. A disputa pelos outros lugares do pódio ficaram apertadas com várias trocas de posições. Edinho, José Salles, Rodolfo Carvalho e Sávio Santos completaram o pódio.

O traçado longo e em alguns pontos com muitas cavas, não impediu os pilotos da 50cc 2 Tempos e 50cc 4 Tempos de enfrentaram todas as dificuldades. Os pequenos mostraram que para ser um bom piloto é preciso encarar todo tipo de terreno e fizeram bonito. Alguns pais correram mais que o filho, dando incentivo e procurando indicar o melhor traçado. Gustavo Rodrigues, Bruno Leal e Rafael Martins formaram o pódio na 2Tempos enquanto na 4Tempos, Gabriela Piza se deu bem e terminou em primeiro, após um erro de Pedro Augusto, que também foi ultrapassado por João Lucas.


Gustavo Rodrigues


Gabriela Piza
Depois de uma parada para manutenção, quem entrou na pista foi a VX3. A disputa nessa categoria prometia, muitos queriam carimbar a faixa de campeão de Jairão Silva, porém, o piloto entrou muito focado e não deu chance aos adversários. Ele fez o holeshot e abriu boa vantagem dos demais, o que permitiu, nos últimos minutos da prova, administrar a pressão que recebia de Lincoln 'Pikachu', que vinha em segundo. Nas outras posições, muitas disputas fizeram o público vibrar. Wanderson Muniz em terceiro, Marcos Botozzi em quarto, e Cristiano Cleber em quinto, também subiram ao pódio.

João Vitor 'Jacaré' e Jairo Júnior comprovaram porque são tidos como promessas no esporte. Com uma corrida sem erros, os dois pilotos abriram vantagem dos demais na dissputa da 65cc. Jairinho, em segundo, não queria perder o adversário de vista e tentava se aproveitar de um provável erro, mas Jacaré também queria muito a vitória e não deu chances ao adversário. Jefferson Campos, Bryam Martins e Matheus completaram o pódio.


João Vitor 'Jacaré'


Jairo Silva
Uma das categorias mais aguardadas foi a VX1, isso porque três campeões da temporada estariam na disputa. Jairão largou na frente fazendo o holeshot, no entanto, Raniere Pereira não deu espaço, impondo muita pressão. A tática deu resultado. Na segunda volta ele ultrapassou Jairão, assumindo a primeira posição definitivamente. Joarez Souza, que terminou em terceiro, tentava acompanhar os ponteiros, mas o ritmo era muito forte. Sérgio Roberto e Ailtom Miranda também subiram ao pódio.

Com o gate praticamente lotado e muita expectativa do público, a Nacional B foi para pista. Wesley 'Musquitinho', campeão da temporada, largou bem, assumindo a ponta e mostrando que sua moto estava bem preparada para enfrentar o circuito. Logo depois estava Rosivaldo 'Novinho', que tentava de todas as maneiras acompanhar o ponteiro, mas na última volta cometeu um erro e foi ultrapassado por José Henrique Moreira. Eduardo Batista conquistou várias posições e terminou em quarto seguido por José Carlos.


Wesley 'Musquitinho'

 

Gabriel Reis
A categoria 230cc é sem dúvida a que mais reúne adeptos da modalidade no país. Raniere comprovou ser o mais rápido e constante na categoria, assumiu a primeira posição na segunda volta e impôs um ritmo muito forte, abrindo boa vantagem sobre os demais. Cleber Rosa pulou da quarta para a segunda colocação, se aproveitando de um erro dos outros que estavam a sua frente. Juninho Rosa, que terminou em terceiro, travou um duelo durante toda a corrida com Danilo Antonio, que não suportou o desgaste e terminou em quinto. Na quarta posição ficou Antonio Carlos, da cidade de Angra dos Reis (RJ).

Alguns pilotos da bateria anterior ainda recebiam a bandeirada e quem já estava pronto no gate, mesmo com o desgaste físico, era o piloto Raniere Pereira, desta vez para disputar a VX2. Mais uma vez, ele pulou na frente logo na largada, fez o holeshot e quase levou o locutor Edicross à loucura. Quem acelerou muito para acompanhar o ponteiro foi Nei Broto, que também teve que se defender dos ataques de Fabricio Charbêl. Nas demais posições, muita disputa e pegas que fizeram o público vibrar. Raniere, Nei Broto, Fabricio, Sebastião Augusto e Enéias Alemão formaram o pódio.


Raniere Pereira


Julio Cesar Alves
Kleber Mazoni foi muito bem na largada da 85cc, partindo na primeira colocação. Igor Galvão, atual campeão, conseguiu assumir a ponta na terceira volta, mas Gabriel Reis o acompanhou de perto. Igor abriu certa vantagem, porém, com pouco mais da metade da prova sua moto começou a apresentar problemas, permitindo a chegada de Gabriel, que aproveitou o mau momento do ponteiro para ultrapassar. Igor tentou dar o troco, mas no final de uma reta sofreu um tombo cinematográfico e sua moto quase atingiu a de Gabriel, que se livrou bem e seguiu na frente até a bandeirada. Kaique Alberto fechou em segundo, João Vitor Jacaré em terceiro, Erick Cesar em quarto e Kleber Mazoni completou o pódio.

O final de tarde se aproximava quando alinhou a categoria Força Livre Nacional. Julio Cesar soube explorar bem sua moto e levou a melhor de ponta a ponta. Entre os ponteiros, poucas trocas de posições, mas muita disputa a cada volta. Julio Cesar foi o primeiro, Carlos Henrique o segundo, Ronan Rodruigues o terceiro, José Sales o quarto, e Danilo Teixeira o quinto.


Joarez Souza


Erick Cesar
Joarez Souza, campeão da Força Livre Importada, queria o lugar mais alto do pódio também nesta prova e conseguiu! Ele fez o holeshot e abriu vantagem, não permitindo ser pressionado pelos demais participantes. Sérgio Roberto e Gustavo 'Trakinas' se mantiveram na segunda e terceira colocação, respectivamente. Gardenal que corre na 85cc conseguiu uma brilhante quarta colocação e Marcos Botossi ficou em quinto lugar.

A categoria Prata da Casa foi realizada apenas com pilotos moradores de Caraguatatuba. Assim que o gate caiu foi uma grande disputa durante toda a prova, cada um querendo ser o melhor piloto local. Quem se superou foi Erick Cesar, com Edir Palma em segundo, Rodrigo Luiz na terceira colocação, Claudio Lellis em quarto e Rosivaldo Novinho completando o pódio.

Para a temporada de 2013, Degmar Fernandes, organizador do circuito anunciou algumas mudanças no regulamento e nas categorias para melhorar ainda mais o campeonato. Uma das novidades é a possibilidade da competição estar entre as pioneiras a utilizar o sistema eletrônico de sinalização no próximo ano.

Resultados

Pos. Moto VX4 Patrocinio
1 99 Alessandro Lins "toquinho" Imobiliaria Lins, Aprov
2 19 André Baranov Brandão Motos
3 99 Valmir Antonio - Dede  
4 18 Sergio Roberto Fernandes Vini Mtos, Taubate Motos
5 100 Warley Lins Imobiliaria Lins, Kangoo Peneus, Freelight Baterias
6 4 Eneias Alemão Samuel Motos
7 19 Alberto Manuel  
8 242 Edmir Caranguejo  
9 13 Sebastião Augusto Tiaozinho Motos
10 73 Carlos Henrique Romanelli  
Pos. Moto VX2 Tempos Patrocinio
1 151 Wellignton Rodrigues  
2 23 Nei Broto Fred Preparações
3 98 Igor Galvão Provincia Tatooing
4 21 Denis Pereira "alemaum" Fer Tech Caçapava, Silva S Pereira
5 33 Joao Vitor Gardenal  
6 7 Cosme Henrique  
7 100 Edir Palma  
8 1 Vilton Dias Pho
9 115 Vitor Putrino  
10 22 Lucas Elson  
Pos. Moto Penelope Patrocinio
1 410 Cristiane Falchi  
2 959 Julia Freire Cruz  
3 680 Amanda Marcela  
4 14 Karen Prado  
5 13 Mayara Barros Tiazinho Motos
6 15 Monica Tapari Savio Motos
7 3 Veronica Leticia  
Pos. Moto Nacional A Patrocinio
1 73 Carlos Henrique Romanelli  
2 97 Edinho  
3 15 José Salles Celsinho Motos, Marina Kauai
4 257 Rodolfo Carvalho Rodolfo Peças & Equipamentos Preparações
5 10 Savio Santos Savio Motos
6 134 Guilherme Estevão Brandão Motos
7 299 Eduardo Silva  
8 29 André Felix Jija Bikes, H Magalhães Madeiras, R.a Toldos
9 245 Eduardo Batista  
10 14 Marcos Vinicius  
Pos. Moto 50cc 2 T Patrocinio
1 5 Gustavo Rodrigues Zé Do Pastel, Marcio Bezerra, Savio Motos, Aguia Motos, Fred Preparações, Prefeitura Municipal Ilhabela
2 4 Bruno Leal  
3 11 Rafael Martins  
Pos. Moto 50cc 4 T Patrocinio
1 10 Gabriela Piza  
2 6 Joao Lucas Inacio Triumph Trilhas, Eme Alemão
3 12 Pedro Augusto Vidro Fort, Miltão, Pousada Vila Campos, Gelo Campos, Som Auto Eletrico, Bolla Veiculos
Pos. Moto VX3 Patrocinio
1 847 Jairo Carlos Silva Markey, Nacional Distr. Moto Peças, Diafrag, Slin, Tec Motos, Edy Motos
2 727 Lincol Picachú  
3 44 Wanderson Muniz  
4 7 Marcos Botossi  
5 69 Cristiano Cleber  
6 4 Paulo Cesar  
7 188 Julio Cesar  
8 295 Raimundo  
9 100 Ari Barreto  
10 99 Edcross  
Pos. Moto 65cc Patrocinio
1 65 Joao Vitor "jacaré" Jacaré Racing
2 800 Jairo Junior Markey, Nacional Distr. Moto Peças, Diafrag, Slin, Tec Motos, Edy Motos
3 3 Jefferson Campos Oliveira Laurinho Eventos, Prefeitura De Paraibuna
4 7 Bryan Martins  
5 99 Matheus W.  
6 23 Johann Gigli  
7 615 Alecsander Mazoni  
8 17 Rodrigo Prado  
Pos. Moto VX1 Patrocinio
1 97 Raniere Pereira  
2 847 Jairo Carlos Silva Markey, Nacional Distr. Moto Peças, Diafrag, Slin, Tec Motos, Edy Motos
3 26 Joarez Souza Tiaozinho Motos, Banana Jls
4 18 Sergio Roberto Vini Mtos, Taubate Motos
5 6 Ailtom Miranda  
6 5 Henrique Dias  
7 105 Adilson Fubá Fubá Reciclagem
8 28 Alex Leandro Fausty  
9 192 Joaquim Raimundo Tiaozinho Motos
Pos. Moto Nacional B Patrocinio
1 3 Wesley Da S. Lucio "musquitinho" Mosca Motos
2 17 José Henrique Moreira  
3 11 Novinho  
4 245 Eduardo Batista  
5 111 Jose Carlos  
6 168 Stanley Toledo  
7 46 Everton Alves  
8 13 Anderson Rodrigues  
9 117 Tiago Benedito  
10 177 José Deivid  
Pos. Moto VX230 Patrocinio
1 97 Raniere Pereira Veibras, Planeta Motos, Pró Manos, Red Dragon, Honda Planeta, Maxi
2 3 Cleber Paula Rosa Raimundo Motos
3 959 Juninho Souza  
4 115 Antonio Carlos  
5 131 Danilo Antonio  
6 27 Vitor Marson  
7 4 Daniel Oliveira  
8 99 Valmir Dede  
9 133 Rodrigo Luiz  
10 295 Benilson  
Pos. Moto VX2 Patrocinio
1 97 Raniere Pereira Veibras, Planeta Motos, Pró Manos, Red Dragon, Honda Planeta, Maxi
2 23 Nei Broto  
3 36 Fabricio Charbêl  
4 13 Sebastião Augusto Tiaozinho Motos
5 4 Eneias Alemão Samuel Motos
6 17 Reverson Luke Brandão Motos
7 479 Gustavo Trakinas  
8 16 Lucas Fuzatti  
9 16 Sergio Murilo São Jose Campos
10 40 Rodrigo Aparecido  
       
Pos. Moto 85cc Patrocinio
1 900 Gabriel Reis Markey, Nacional Distr. Moto Peças, Diafrag, Slin, Tec Motos, Edy Motos
2 19 Kaique Alberto Umuarama Rodas, Vini Preparações
3 65 Joao Victo Jacaré Jacaré Racing
4 94 Erick Cesar  
5 51 Kleber Mazoni Jacaré Racing
6 98 Igor Galvão Provincia Tatooing
7 1 Lucas Oliveira  
8 4 Nicolas Leal  
9 46 Pedro Henrique  
Pos. Moto Força Livre Nacional Patrocinio
1 88 Julio Cesar Alves  
2 379 Carlos Henrique Romanelli  
3 97 Ronan Rodrigues  
4 15 José Sales  
5 131 Danilo Antonio Teixeira  
6 10 Savio Santos  
7 115 Antonio Carlos  
8 4 Paulo Cesar  
9 7 Marcos Botossi  
10 177 Cleiton Avelino  
Pos. Moto Força Livre Imp. Patrocinio
1 26 Joarez Souza Tiaozinho Motos, Banana Jls
2 18 Sergio Roberto  
3 479 Gustavo Trakinas  
4 33 Joao Vitor Gardenal  
5 7 Marcos Botossi  
6 46 Tiago Bernardes  
7 99 Enio Gomes  
8 105 Adilson Fuba  
       
Pos. Moto Patra da Casa Patrocinio
1 94 Erick Cesar  
2 100 Edir Palma  
3 133 Rodrigo Luiz  
4 717 Claudio Lellis  
5 11 Novinho  






© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet