X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Carioca

5ª etapa - Estadual de Motocross LEMERJ - Paracambi - RJ
Publicado em: 15/10

Sol e calor na 5ª etapa disputada em Paracambi
Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio

Largada Força Livre


Fábio Aleixo
A equipe do MotoX foi novamente ao Estado do Rio de Janeiro para conferir mais uma etapa do Campeonato Estadual de Motocross da Lemerj. Paracambi foi a cidade escolhida para sediar a quinta etapa do campeonato. O evento vem crescendo e dessa vez o número de pilotos foi ainda maior, atraindo além dos fluminenses mais uma vez vários pilotos do Estado de São Paulo: Chico Giannetti, Fábio Aleixo, Valmir Polaco, entre outros, prestigiaram a prova debaixo de um forte calor, num dia de muito Sol. 

O público carioca, como sempre, compareceu em bom número e animou o ambiente durante todo o dia. O traçado agradou a maioria dos pilotos e contou com duas sessões de costelas. Alguns acidentes aconteceram durante o dia, mas a equipe médica prestou pronto atendimento, comprovando que a estrutura da prova garantiria a segurança dos competidores. Devido a quantidade de pilotos em algumas categorias, foi necessário a realização de baterias classificatórias. Definido o gate para as finais, começamos com a bateria da Sênior Open. Veja abaixo como foram as provas, e quem foram os vencedores.


Toninho Guzzo
Fábio Aleixo veio de São Paulo disposto a mostrar o que sabe, e venceu a prova de abertura, a Sênior Open, de ponta a ponta e com certa vantagem para seus concorrentes. Rodrigo Torrealba esteve sempre na segunda posição, foi muito pressionado por Guido Salvine Neto, mas uma queda de Guido deu a tranquilidade que Torrealba precisava para terminar a prova confirmando a segunda colocação. Guido foi o terceiro, Paulo Monteiro, organizador do evento, também deu o ar da graça dentro da pista, largou no pelotão intermediário, chegou a ocupar a quarta colocação, mas foi ultrapassado por Claudio Chauvet, e terminou com o quinto posto brigando pela posição com Cleber Macedo.

A mais saudosa das motos nacionais, a DT 180cc, tem sua categoria exclusiva, e proporcionou também ótimos pegas. O vencedor da DT 180cc não foi definido de cara, e algumas trocas de posições, quebras e acidentes só permitiram que o vencedor fosse conhecido no final da bateria. O piloto da moto 1, Joanir Boca largou na ponta, seguido por Vitor Fortes. Na segunda volta, Vitor Fortes sofreu um espetacular acidente na sessão de costelas, ao mesmo tempo que o líder parava com problemas mecânicos.


Renato Dobbin
À partir daí, a briga pela ponta começou entre Frederico José e Hermes Rezende, que se saiu melhor, conseguindo a liderança. Frederico ainda perderia mais posições durante a prova em função de uma roda quebrada. Hermes estava bem na liderança, mas vindo de trás, depois de uma péssima largada, apareceu Toninho Guzzo, que no finalzinho da bateria pressionou até conseguir a liderança. Ouve briga pela terceira posição entre Frederico e Alcimar, este último se saiu melhor, e garantiu o terceiro posto. Frederico garantiu a quarta colocação mesmo com a roda de sua DT totalmente destruída. Completando o pódio chegou Marcelo Ferreira.

Gate cheio na prova da categoria Iniciantes Importada. Renato Dobbin teve uma prova com altos e baixos. Depois de uma boa largada, Dobbin "espalhou" no final da reta e ficou pra trás, deixando a disputa pelas primeiras posições entre Marcelo Poloque, Rodrigo Belles, Cadu Cillocci e Marcio Veiga. Marcelo ocupou a primeira posição na primeira metade da bateria, mas Márcio veio da terceira posição, pressionou Marcelo, e aos sete minutos conseguiu a liderança. 


Juan Pedrosa
Dobbin a essa altura era o terceiro colocado e mais atrás estavam Cadu e Rodrigo. Dobbin mudou o desfecho da prova nas duas últimas voltas, quando passou, primeiro por Marcelo, e depois, Marcio Veiga, garantindo a vitória apenas na última curva dessa que foi uma das provas mais disputadas do dia! Final: Renato Dobbin, Marcio Veiga, Cadu Cillocci, Marcelo Poloque e Rodrigo Belles.

As categorias 60cc e 80cc correram juntas, Luca Haegler venceu pela 60cc e Juan Pedrosa de Pinho pela 80cc. Final 60cc: Luca Haegler, Juan Pablo Ferreira, Felipe Zambrini e Rafael Torrealba. Final 80cc: Juan Pedrosa, Rodrigo Torrealba Filho e João Pedro. Logo em seguida largou a categoria dos caçulas do motocross, a 50cc. Rodrigo de Paula venceu, Jahú Florentino, Vitor de Paula e Guilherme Mais chegaram na sequência.


Luca Haegler
A tarde ficou nublada e bem mais fresca depois de um começo de dia ensolarado e quente, que castigou os pilotos nos treinos e nas primeiras baterias. Dessa forma os pilotos da 125cc não tiveram que enfrentar tanto calor em sua prova. Sérginho Monteiro prestigiou essa categoria correndo com uma KXF 250cc emprestada, fez bonito e acelerou forte, vencendo de ponta a ponta. Chico Giannetti ocupou a segunda posição desde a segunda volta, mas nos minutos finais teve a companhia de Beto Gomes, que vinha em sua captura na terceira posição. 
Beto encostou de vez em Chico nos instantes finais e roubou-lhe a segunda posição no momento da bandeirada. Final: Sérgio Monteiro, Beto Gomes, Chico Giannetti, Samuel Robeina e Cleber Macedo.

Polaco largou na ponta e foi pressionado por Anderson Rosa desde o começo na bateria da categoria Nacional Força Livre. Anderson conseguiu a liderança aos cinco minutos de prova e se isolou, enquanto Polaco diminuia ainda mais o ritmo, até perder também a segunda posição para Eduardo de Paula. Polaco conseguiu se manter na terceira posição, Ivanilson da Silva chegou próximo em quarto, mas sem tempo para tentar uma ultrapassagem. Peterson Macieira foi o quinto colocado. 


Anderson Rosa


Sérgio Monteiro
Sérgio Monteiro repetiu a escrita na prova da Força Livre Importada, vencendo de ponta a ponta, pilotando agora sua CRF 450cc. Na principal bateria do dia Chico Giannetti teve sua revanche e conseguiu se manter à frente de Beto Gomes, garantindo a segunda posição. Bernardo Bens e Fábio Aleixo dividiram a quarta posição, mas Bens se deu melhor e chegou à frente de Aleixo, que completou o pódio com a quinta colocação.

Ainda tivemos a categoria Regional, destinada apenas a pilotos locais. Os cinco primeiros foram Júlio Cesar, Elder, Fábio Ferreira, Gustavo Gaspar e Marcelo Krauss.

As duas próximas etapas acontecerão em Búzios e Araruama, nos dias 13 e 15 de Novembro. Uma bela oportunidade de passar o feriado de uma forma diferente, curtindo ao mesmo tempo uma das regiões mais belas do Estado e ainda aproveitando toda a adrenalina e emoção do motocross. Pegue sua família, e venha participar desses dois eventos que, tudo indica, serão mais um sucesso de público e pilotos. Nos vemos lá pessoal! 

Veja também: galeria de imagens da prova com 226 fotos!

Resultados


Beto Gomes
Categoria Força Livre
 

1º 53 Sergio Monteiro 
2º 181 Francisco Gianetti 
3º 985 Beto Gomes
4º 701 Bernardo Bens
5º 85 Fábio Aleixo 
6º 717 Rau Martins 
7º 282 Rafael Arruda
8º 114 Cleber Macedo
9º 115 Alexandre ZN
10º 66 Alyson Medeiros 

Categoria Sênior

1º 85 Fábio Aleixo 
2º 972 Rodrigo Torrealba
3º 138 Guido Salvini
4º 108 Claudio Chauvet
5º 111 Paulo Monteiro 
6º 114 Cleber Macedo
7º 211 Jânio Boechat 
8º 123 Antônio Amaral 
9º 58 Rodolfo Rezende 
10º 217 Edésio da Silva  

Categoria Nacional

1º 40 Anderson Rosa 
2º 58 Eduardo de Paula 

Chico Gianetti
3º 4 Valmir Polaco
4º 110 Ivanilson da Silva 
5º 29 Peterson Macieira 
6º 7 Adeilton da Silva  
7º 1 Joanir Boca 
8º 3 Nelson Blanco
9º 221 Toninho Guzzo
10º 116 Marcelo Esteves 

Categoria Iniciantes

1º 744 Renato Dobbim
2º 10 Marcio Cunha Veiga
3º 38 Carlos Eduardo Colocci
4º 311 Marcelo Potoque 
5º 45 Rodrigo Beles 
6º 248 Rodolfo Vasconcelos 
7º 66 Alysson Medeiros 
8º 127 Roberto Kreischer 
9º 922 Wanderson Sabino 
10º 115 Alexandre ZN 

Categoria DT 180

1º 22 Toninho Guzzo 
2º 16 Hermes Rezende 
3º 259 Alcimar de Souza 
4º 254 Frederico José 
5º 61 Marcelo Ferreira


Bernardo Bens 
Categoria 125cc

1º 53 Sergio Monteiro 
2º 985 Beto Gomes 
3º 181 Francisco Gianetti 
4º 307 Samuel Robaina 
5º 114 Cleber Macedo 
6º 217 Edésio da Silva 
7º 972 Rodrigo Torrealba 
8º 38 Carlos Eduardo Colocci 
9º 744 Renato Dobbim
10º 45 Rodrigo Belas 

Categoria 50cc

1º 99 Rodrigo de Paula
2º 4 Jahú Florentino 
3º 1 Vitor de Paula 
4º 14 Guilherme Fonseca 

Categoria 65

1º 15 Juan Pablo 
2º 123 Luca Haegler 
3º 5 Felipe Zambrini
4º 199 Rafael Torrealba 

Categoria 85

1º 15 Juan Pedrosa 
2º 259 Rodrigo Torrealba 
3º 13 João Pedro 









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet