X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Carioca

4ª etapa - Estadual de Motocross LEMERJ - Sumidouro - RJ
Publicado em: 18/08

Dia dos Pais com muito Motocross em Sumidouro - RJ
Texto: Equipe MotoX - Fotos: Maurício Arruda e Flávio Oliveira 


Largada 125cc


Paulo Monteiro #53 e Franciman Estebanez #119
Voltamos ao Rio de Janeiro para acompanhar a 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross da Liga Esportiva de Motociclismo do Estado, a LEMERJ. Desta vez fomos a região serrana onde aconteceu a prova nos dias 13 e 14 de agosto na pequena e acolhedora cidade de Sumidouro, tradicional sede de competições. O campeonato passou antes pelos municípios de Araruama, Rio das Ostras e Búzios.

Organizado pelo promotor e piloto Paulo Monteiro o evento segue com sucesso e com boa receptividade por parte dos pilotos. É o primeiro ano do Estadual da Liga que se diferencia ao não cobrar inscrição (coisa rara nas provas de hoje) dos competidores em nehuma das oito categorias.

Os treinos foram liberados na tarde de sábado, onde os pilotos presentes tiveram o primeiro contato com uma pista veloz e interessante. Aproveitando bem os aclives e declives do local o circuito montado no Parque de Exposições Municipal tinha belos saltos e uma visão privilegiada para o público que, como sempre, compareceu prestigiando os esportistas fluminenses.


Juan Pedrosa
No domingo, mesmo coincidindo com o Dia dos Pais, o evento teve a presença de mais pilotos o que garantiu bons gates em todas as baterias disputadas. E como era o dia deles eles foram logo os primeiros a irem pra pista! Com o gate repleto de "papais" (e alguns vovôs!) foi dada a largada para primeira bateria desta quarta etapa.

Somente pilotos com 35 anos ou mais participam da categoria Sênior, que abriu as competições. Dada a largada é Paulo Monteiro quem pula na frente com sua 450cc seguido por Franciman Estebanez. Enquanto isto o líder do campeonato Jânio Boechat deixa a moto apagar na curva 1 voltando a corrida na última posição.

Na ponta o início de prova é de muita pressão de Estebanez sobre Monteiro. Aos poucos porém o primeiro colocado consolida sua posição, fato bem diferente da briga pelo terceiro lugar que envolve vários pilotos e mostra-se bastante interessante. No terceiro lugar Ruy Alvarez se segura como pode com Antônio Amaral, Phil Haegler e Rodolfo Rezende em seu encalço.

A briga pelo terceiro lugar segue até o final com novos personagens nas últimas voltas. Alguns dos que estão na briga mostram cansaço ao longo da prova e diminuem o ritmo. Fazendo o inverso Oziel Barroso cresce na bateria e, nos momentos finais, torna-se o principal adversário de Ruy Alvarez. 


Michael Soares


Erthon Soares
A esta altura Paulo Monteiro e Franciman Estebanez estão tranquilos na prova recebendo a bandeirada na primeira e segunda posições. Ruy segura a pressão terminando em terceiro seguido por Oziel Barroso e Phil Haegler. Antônio Amaral (segundo na classificação geral empatado com Ruy Alvarez após esta etapa) foi o sexto na prova enquanto Jânio Boechat manteve a liderança da classe ao recuperar-se até a sétima posição.

As minimotos vieram para pista na sequência. Nesta bateria Oziel Júnior pulou na frente, mas pouco depois acabou ultrapassado por Juan Pedrosa que, com sua 80cc, dominou a categoria. Oziel foi o segundo enquanto Luca Haegler, pilotando uma 65cc, ficou com a terceira posição. A liderança na classe segue nas maõs do piloto da moto número 15, Juan Pablo (65cc), quarto colocado nesta etapa.

Entre as motos de 50cc a vitória foi de Dênis Oliveira, que agora divide a liderança com Yure Campelo na classificação geral. Guilherme Fonseca foi o segundo colocado na etapa de Sumidouro.


Thiago Lima
Gate cheio e sem favoritos na bateria seguinte, da Iniciantes (motos importadas), já que até então três pilotos diferentes haviam subido ao lugar mais alto do pódio. Michael Soares fez uma excelente largada escapando na primeira posição seguido por Renato Dobbim e Rogério Coelho.

Oziel Barroso não largou bem completando a primeira volta apenas na oitava posição. Isso não impediu que ele fosse o principal adversário de Michael na luta pela vitória. Ao longo da bateria ele ganhou posições e faltando duas voltas aproximou-se do líder. Na última volta não havia mais diferença e a briga pelo primeiro lugar ficou aberta. Mas Michael Soares manteve a calma e soube se defender tornando-se o quarto piloto a vencer em quatro provas desta categoria.

A segunda posição foi de Oziel Barroso seguido por Fábio Dobbim e Renato de Deus. Márcio Veiga chegou a ocupar a segunda posição na prova, mas errou finalizando a bateria na quinta posição. Foi o suficiente no entanto para assumir a liderança da classe com 41 pontos. Wanderson Sabino, oitavo na prova, é o segundo na classificação geral dois pontos atrás. 


André Pimentel


Guto Erthal
Na categoria Nacional 180cc o show foi do piloto local Erthon Soares. Ele largou na frente e não teve sua posição ameaçada vencendo de ponta a ponta. Já a disputa pelo segundo lugar foi intensa.Inicialmente a posição foi ocupada por Toninho Guzzo. Ele e Evandro Overnei logo iniciaram aquela que foi a principal disputa da categoria.

Overnei, vindo da quarta posição, já havia ultrapassado Hermes Rezende chegando com muita vontade no segundo colocado.
Mas a coisa não foi fácil e a briga prolongou-se por várias voltas. Depois de muita insistência Evandro Overnei conseguiu a ultrapassagem sobre Toninho Guzzo garantindo a segunda posição. A vitória foi tranquila para Erthon Soares e Vitor Fortes foi o quarto colocado. Hermes Rezende não conseguiu um bom resultado, ficou apenas na sexta posição, mas mantém a liderança no campeonato com 15 pontos de vantagem sobre Fortes.

Na sequência entraram na pista os pilotos da classe 125cc. Motos mais fortes, pilotos mais experientes e mais velocidade na antepenúltima bateria do dia. Quem se dá bem na largada é Andrey Brum que assume a liderança. Situação inversa a de Guto Erthal que fica espremido no barranco na curva 1, o suficiente para sair na última posição.

Ainda na primeira volta a prova tem novo líder: André Pimentel que, depois de ficar com a segunda posição na etapa de Búzios mostra grande disposição saindo em busca da sua primeira vitória. De cara Pimentel mostra que não dará chances aos adversários ganhando vantagem a cada volta até a bandeirada.

A disputa pelo segundo lugar envolveu além de Brum os pilotos Rafael Almeida e Thiago Lima. Thiago levou a melhor na disputa pulando da quarta posição no início para o segundo lugar final. Rafael Almeida foi o terceiro enquanto Brum finalizou na quarta posição. Ótima recuperação teve Guto Erthal que ainda conquistou o quinto posto subindo ao pódio da categoria.


Maurício Arruda
Tudo pronto para a largada da Categoria Nacional Força Livre. Cai o gate e quem sai na frente é o piloto Guto Erthal. O que ele não espera é que antes mesmo de completar a primeira volta, André Pimentel dá o bote para assumir a primeira posição. Mais uma vez André domina vencendo com tranqüilidade. A segunda posição fica para Guto que, se por um lado não ameaçou o primeiro colocado, também não sofreu nenhuma ameaça.

Erton Soares fez uma prova de recuperação. Com 5 minutos de corrida ele já ocupava a quarta colocação depois de ter ultrapassado Toninho Guzzo. Mas ele ainda não estava contente e próximo ao final da bateria conquista a terceira posição. O líder da categoria, Fábio dos Santos, fez um bom início de prova ocupando por longo tempo a terceira posição, mas teve problemas terminando a etapa em nono lugar. Guzzo ficou com a quarta posição subindo ao pódio mais uma vez. Saulo Vidal fechou os cinco melhores da prova principal destinada as motos nacionais.


Sérgio Monteiro
Na classe principal, a Força Livre, Sérgio Monteiro chegou como favorito depois de vencer as três primeiras etapas da temporada. E já na largada ele confirmou sua posição assumindo a liderança da prova seguido do piloto paulista Maurício Arruda.

Concentrado e imprimindo um forte ritmo Serginho a cada volta completada abre diferença. Pouco depois da metade da prova ele já tem uma vantagem significante sobre o segundo colocado podendo fazer uma boa negociação na ultrapassagem dos retardatários. Assim, ele fatura a primeira posição mantendo a invencibilidade no campeonato.

Arruda faz boa prova ficando com segunda posição também de forma tranquila sem pressão dos adversários, alguns segundos atrás do líder. André Pimentel assumiu a terceira posição ainda na primeira volta, tentou e diminuíu parte da vantagem do segundo colocado, mas a diferença voltou a ampliar-se no terço final da prova. No final conquistou mesmo a terceira posição, um bom resultado para quem já havia vencido duas baterias do evento. O quarto colocado foi Rafael Barros seguido por Raphael Almeida e Guto Erthal. 


Vista aérea do circuito - Foto: Divulgação

A quarta etapa do Campeonato Estadual de Motocross LEMERJ manteve o padrão e qualidades das provas anteriores. A Liga segue com força para quinta etapa que em breve terá local e data divulgados no calendário do MotoX. Fique ligado e participe! 

Confira galeria de imagens com trezentas fotos da prova! 

Resultados

50cc
4 Denis Oliveira
14 Guilherme Fonseca
Mini Motos
4 Juan Pedrosa
189 Oziel Junior
123 Luca Haegler
15 Juan Pablo
97 Max Carvalho
Nacional Força Livre
117 André Pimentel
02 Guto erthal
17 Erton Soares
221 Toninho Guzzo
11 Saulo Vidal
202 Vitor Fortes
29 Peterson Macieira
44 João Overnei
22 Fábio dos Santos
10º 40 Maicon Rosa
125cc
117 André Pimentel
917 Thiago Lima
501 Rafael Almeida
934 Andrey Brum
99 Guto Erthal
22 Rafael Barros
9 Michael Soares
7 Reinaldo Coelho
45 R odrigo Belles
10º 922 Wanderson Sabino
Sênior
111 Paulo Monteiro
119 Franciman Estebanez
711 Ruy Alvarez
450 Oziel Barroso
737 Phil Haegler
123 Antônio Amaral
12 Jânio Boechat
458 Rodolfo Rezende
7 Max Rocha
Iniciantes
9 Michael Soares
450 Oziel Barroso
744 Renato Dobbim
28 Fábio de Deus
10 Marcio Veiga
747 Roberto Maguila
45 Rodrigo Belles
922 Wanderson Sabino
7 Rogério Coelho
10º 20 Carlos Maia
Nacional 180cc
17 Erthon Soares
89 Evandro Overnei
22 Toninho Guzzo
202 Vitor Fortes
8 Bruno Moura
16 Hermes Rezende
222 Max Willian
48 Miqueles Pelegrino
49 Luiz Barbosa
Força Livre
53 Sergio Monteiro
23 Mauricio Arruda
117 André Pimentel
22 Rafael Barros
501 Rafael Almeida
99 Guto Erthal
10 Marcio Veiga
123 Antônio Amaral
119 Franciman Estebanez
10º 12 Jânio Boechat






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet