X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Velocross

4ª etapa - Asfaltozero de Veloterra - Cosmópolis – SP
Publicado em: 22/06/2011
Clique e saiba mais

Águas Lindas Country Clube foi sede do evento
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Mateus 'Zig' Bernardini


Largada VX1


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 561 Fotos!
O Campeonato Paulista FMESP Asfaltozero de Veloterra entrou em sua segunda metade com a quarta etapa realizada no Águas Lindas Country Clube, em Cosmópolis (SP). A pista em três patamares, muito rápida, exigia muito mais técnica dos pilotos do que potência dos motores. Com os gates lotados em quase todas as baterias os ponteiros começavam a encontrar os retardatários bem antes da metade da prova, o que exigiu sempre muita perícia nas ultrapassagens e, ao mesmo tempo, proporcionou ao público corridas emocionantes do começo ao fim.

No sábado, após os treinos livres, foram realizadas três baterias. A primeira a largar foi a Taça Cidade Importada. Marcelo Moraes saiu na frente e segurou a posição por duas voltas quando Jean Dickson Botelho assumiu e manteve o posto até a quadriculada. Marcio Tadeu Caetano, que não havia largado muito bem, conseguiu várias ultrapassagens e terminou na segunda colocação, com larga vantagem sobre Gustavo Marcolin. Marcelo Moraes completou na quarta posição com Maurício Salati em quinto.


Jean Dickson Botelho


Ricardo 'Coquinho' Belli
Ricardo Belli, o Cokinho, largou na sexta posição e com um ótimo desempenho ao longo da bateria faturou a Taça Cidade Nacional. Ednei de Lima liderou até três voltas do final quando perdeu a posição e terminou em segundo lugar, logo à frente de Felipe Camargo. Ronaldo ‘Coco’ e Jordani Baasch completaram o pódio.

Com o objetivo de trazer mais participantes para o veloterra, foi realizada com gate cheio a Taça Cidade Trilheiros, em que vários entusiastas do esporte correram pela primeira vez. Alexandre ‘Gugu’ saiu na frente e manteve a posição até o final. Pela segunda colocação a disputa foi mais intensa com várias trocas de posição. Ayres Simões se saiu melhor e garantiu o posto no final. Mauri foi o terceiro colocado com Luis Claudio e Otaviano Pereira, respectivamente, no quarto e quinto lugar.


Alexandre Gugu


Rinaldo ‘Duracell’ Spagnol
No domingo pela manhã foram realizados os treinos livres para as categorias de base e os classificatórios para as principais. A primeira bateria a largar foi a VX 3. Luis Gustavo Tassi saiu na frente, seguido do líder do campeonato Jean Dickson Botelho. Os dois proporcionaram aos espectadores uma bela disputa, trocando de posições a cada volta. Ao meio da bateria, Jean se firmou na liderança e venceu. Tassi após ter tido problemas no sistema de freio de sua moto completou apenas em oitavo. Vagner Tomé assumiu o segundo posto e seguiu assim até o final. Pela terceira colocação, a disputa foi acirrada entre Rodrigo Bastoni e Alcy Moreira, que pressionou muito, mas não conseguiu a ultrapassagem, terminando menos de um segundo atrás do adversário. Zezinho Caconde completou o pódio.

Rinaldo ‘Duracell’ Spagnol fez bonito em casa faturando a categoria VX 4. O vencedor largou na quarta posição e na terceira volta já era o segundo colocado, partindo para cima do então líder Beto Vilalva. Duracell conseguiu a ultrapassagem ao meio da bateria e completou a prova 17 segundos à frente de Vilalva. Agnaldo Quatá que não havia largado bem conseguiu, a três voltas do final, encostar no líder do campeonato Edson Cascata, que não permitiu a ultrapassagem e completou na terceira colocação, menos de um segundo à frente de Quatá. Juliano Tavela, que chegou a ocupar o terceiro posto, foi o quinto colocado.


Gustavo 'Azia' Marcolin


Babi Fernandes
A categoria Júnior teve número recorde de inscritos nesta etapa, com 22 motos, proporcionando ao público um grande show na pista. Gustavo ‘Azia’ Marcolin, correu em casa e não decepcionou com uma vitória de ponta a ponta. Lucas Musseli, atual líder da categoria, não conseguiu encostar em Marcolin e terminou na segunda colocação, seguido de Matheus Furlan. Caio Godoy ocupou a quarta colocação por boa parte da prova, mas foi superado por Vinicius Pires Reis e completou em quinto.

Marina Caleffi fez o holeshot na categoria Penélope, mas ao final da primeira volta, a garota de Arujá (SP), Babi Fernandes, já era a líder. Babi, que tem uma condição técnica muito boa, abriu uma larga vantagem e venceu tranquila. Fernanda Mantovani largou na sexta posição e com belas ultrapassagens alcançou o terceiro posto na sexta volta, partindo para cima de Marina Caleffi até então segunda colocada. As duas fizeram uma disputa limpa e após quatro voltas Fernanda conseguiu se sobressair. Raphaela Recanelli sofreu uma queda no início da bateria, que lhe deixou em último lugar, mas em uma bela prova de recuperação completou no quarto posto. Marina Del Poente, chegou em quinto lugar e completou o pódio.


Alifer Rodrigues


João Pedro Raimundo
A 65cc foi uma das mais disputadas do dia. A garotada acelerou forte e, com vários ponteiros diferentes ao longo da bateria, foi um show à parte. O líder do campeonato, Elizio Barbosa, saiu na frente e segurou a posição por duas voltas quando Nicolas Picolli assumiu. No entanto, perdeu o posto para João Henrique Silva e também para Alifer Rodrigues que mais tarde assumiu a frente e garantiu a vitória, com o adversário completando na segunda colocação. Gabriel Reis estreou no campeonato e terminou em terceiro, seguido de Nicolas Picolli e Elízio Barbosa. Apesar do resultado desfavorável na corrida Elízio continua líder do campeonato seguido por Alifer na vice liderança.

Vitória tranquila de ponta a ponta de João Pedro Raimundo na categoria 50cc. O ‘pilotinho’ de Espírito Santo do Pinhal (SP) saiu na frente e abriu uma larga vantagem, vencendo a bateria sem ser ameaçado em momento algum. João Henrique Silva, após ter acabado de fazer uma bela prova na categoria 65cc, não teve forças para brigar pela vitória e terminou com a segunda colocação. Felipe Rodrigues assumiu o terceiro posto ao meio da bateria seguindo assim até o final. Nathan Lisboa foi o quarto colocado seguido de Vitor Andrade.


Josiel Pires


Denis 'Cabelinho' Schiavetti
Pela primeira vez no campeonato, a categoria Incentivo foi criada para dar chance aos pilotos que não conseguiram classificação nas categorias principais. Josiel Pires saiu na frente e venceu de ponta a ponta. Felipe Vilella ocupou a segunda colocação até a última volta quando foi superado por ‘Mirto’, de Santo Antonio de Posse. Weber Pacheco foi o quarto colocado, seguido de Willian Martins, o Bizu, que disputou por boa parte da bateria a segunda colocação, mas sofreu uma queda e completou em quinto.

Nada melhor do que uma disputa emocionante para começar a série das baterias principais do campeonato. Na Nacional 230cc, seis pilotos despontavam como favoritos, mas Denis Schiavetti, o Cabelinho, dono do melhor tempo na classificatória, pulou na frente na largada com Fabricio Caleffi literalmente colado. Os dois ponteiros começaram a abrir vantagem e a partir da quarta volta já enfrentavam os retardatários. Fabricio mostrou mais jogo de cintura se aproveitando de um descuido do líder e assumiu a liderança. Cabelinho seguiu pressionando, porém, com um ritmo muito parecido, não conseguia a ultrapassagem. Parecia tudo definido quando na última volta, Fabricio, ao sair de uma curva, não conseguiu engatar a marcha em sua moto e levou o troco de Cabelinho que completou a prova três décimos de segundo à frente do adversário. Jean Rodrigues e Luisinho Silva disputavam o terceiro posto, e em uma tentativa de ultrapassagem os dois se enroscaram e acabaram caindo. Luisinho abandonou a prova, Jean perdeu muitas posições, mas se recuperou e conseguiu terminar em quinto. Gabriel Lenzi e Edsinho Refundini passaram a disputar a terceira colocação. Refundini pressionou muito, mas sem êxito, completou em quarto, atrás de Lenzi.


Gustavo Beazin
 

Rodolfo Breda

Gustavo Beazin não teve dificuldades para vencer a categoria VX 2. O piloto de Jarinú (SP) largou na ponta e logo nas primeiras voltas conseguiu uma boa vantagem sobre o segundo colocado seguindo tranqüilo até a quadriculada. Bruno Spagnol se isolou na segunda colocação até a metade da bateria, quando Rinaldo ‘Duracell’ Spagnol, que havia largado em quinto, encostou querendo sua posição.Os dois travaram uma bela batalha pelo segundo posto e mesmo com as tentativas curva a curva, Bruno não se intimidou e segurou a posição até o final. Jean Dickson Botelho foi o quarto colocado seguido de Marcio Takamune.

Outra bateria bastante agitada foi a Nacional 250cc. Edsinho Refundini saiu na frente e a partir da segunda volta tinha Rodolfo Breda em seu encalço tentando a todo momento lhe tomar a posição. A briga se estendeu por quatro voltas quando Breda assumiu a ponta. Refundini seguia em segundo e a quatro voltas do final, na tentativa de reassumir a liderança chocou-se com um retardatário e abandonou a prova. Breda que já tinha uma boa vantagem para o agora segundo colocado Ednei de Lima seguiu tranquilo até a bandeirada final. Marcio Takamune, que ocupava o segundo posto no início da prova quando sofreu uma queda, se recuperou e completou na terceira colocação, seguido de Rafael Coser e Ronildo Reis.


Danilo Veltroni


Próxima etapa do campeonato será na Pista da APEM, em Espírito Santo do Pinhal
O dia de competições terminou com a bateria mais forte do veloterra, a VX 1. Danilo Veltroni, líder invicto do campeonato, mais uma vez deu um passeio na pista. Largou na frente e se aproveitando da disputa pela segunda colocação abriu meia pista de vantagem, vencendo tranquilo. Evandro Contesini e Diego Parmira fizeram uma bela briga pelo segundo posto, que só se desenrolou na última volta, quando finalmente Diego conseguiu a ultrapassagem sobre Contesini. Gabriel Marques, que chegou a disputar também a segunda colocação no começo da prova, completou em quarto lugar, com Luis Gustavo Tassi em quinto.

A quinta e penúltima etapa do Campeonato Paulista FMESP Asfaltozero de Veloterra será realizada nos dias 16 e 17 de julho na Pista da APEM, em Espírito Santo do Pinhal, um local privilegiado com uma ótima estrutura para receber os pilotos e suas famílias. Mais informações e a classificação geral do campeonato podem ser vistas no site Asfalto Zero.

Resultados

Pos No. VX3 Laps Time Diff M Volta In lap Speed
1 713 Jean Dickson Botelho 20 14:24.293   41.375 6 69.607
2 22 Vagner Tomé 20 14:32.031 7.738 42.053 18 68.485
3 77 Rodrigo Bastoni 20 14:39.769 15.476 42.494 12 67.774
4 77 Alcy Moreira 20 14:40.247 15.954 42.426 18 67.883
5 73 Zezinho Caconde 20 14:58.819 34.526 43.783 5 65.779
6 19 Ique Mattos 19 14:24.869 1 Lap 43.762 12 65.811
7 74 Jonas Tavella 19 14:25.405 0.536 43.439 4 66.300
8 727 Luis Gustavo Tassi 19 14:52.727 27.858 42.199 6 68.248
9 765 Baiano Serra Negra 19 14:55.266 30.397 45.008 11 63.989
10 43 André Lacraia 19 15:00.588 35.719 44.797 19 64.290
Pos No. VX4 Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 61 Rinaldo Spagnol 20 13:54.473   40.769 12 70.642
2 352 Beto Vilalva 20 14:11.264 16.791 41.133 9 70.017
3 46 Edson Cascata 20 14:15.754 21.281 41.700 11 69.065
4 49 Quatá 20 14:16.595 22.122 41.476 2 69.438
5 18 Juliano Tavella 20 14:31.948 37.475 42.305 5 68.077
6 86 Peu Limeira 19 14:34.003 1 Lap 42.813 18 67.269
7 21 Beto Raimundo 19 14:38.763 4.760 44.669 1 64.474
8 44 Ayres Simões 19 14:39.255 5.252 45.066 3 63.906
9 43 Marcelo Silva 18 13:55.552 2 Laps 44.789 15 64.302
10 74 Ivan Ferreira Camargo 18 14:09.244 13.692 45.146 3 63.793
Pos No. Junior Laps Total Time Diff Best Time In Lap Best Speed
1 10 Gustavo Azia Marcolin 16 11:29.788   41.986 1 68.594
2 22 Lucas Musseli 16 11:44.152 14.364 42.843 2 67.222
3 7 Matheus Furlan 16 11:59.709 29.921 43.560 7 66.116
4 712 Vinicius Pires Reis 16 12:11.769 41.981 44.011 3 65.438
5 8 Caio Godoi 16 12:12.685 42.897 44.694 1 64.438
6 45 Gustavo Henrique 15 11:35.195 1 Lap 44.763 3 64.339
7 55 Kelvin Guilherme 15 11:47.304 12.109 45.743 11 62.960
8 35 Gustavo Takamune 15 12:04.719 29.524 46.255 3 62.264
9 660 Suspiro 15 12:11.343 36.148 46.939 14 61.356
10 11 Gabriel Elias 15 12:12.479 37.284 46.678 11 61.699
Pos No. 65cc Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 27 Alifer Rodrigues 16 12:46.522   46.670 3 61.710
2 210 João Henrique Silva 16 13:01.654 15.132 47.304 6 60.883
3 1 Gabriel Reis 16 13:02.313 15.791 47.469 3 60.671
4 99 Nicolas Piccoli 16 13:07.046 20.524 47.544 1 60.575
5 23 Elisio Barbosa 16 13:07.222 20.700 47.404 12 60.754
6 78 Fernando Nandinho 16 13:08.806 22.284 47.387 15 60.776
7 33 Bruno Brunieri 15 12:57.000 1 Lap 49.571 3 58.098
8 197 Kaue Andrade Jr 15 13:24.776 27.776 51.114 5 56.345
9 199 Leonardo Vieira 15 13:38.982 41.982 51.592 14 55.823
10 88 Arthur Maçola 14 13:41.173 2 Laps 55.958 9 51.467
Pos No. 50cc Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 21 João Pedro Raimundo 15 11:45.312   46.481 6 61.961
2 210 João Henrique Silva 15 12:30.361 45.049 48.805 13 59.010
3 26 Felipe Rodrigues 14 12:19.054 1 Lap 49.598 4 58.067
4 54 Nathan Lisboa 13 12:32.710 2 Laps 54.341 11 52.999
5 72 Vitor Andrade 13 13:09.445 36.735 55.145 10 52.226
6 2 Enzo Gouveia 12 12:34.767 3 Laps 57.066 11 50.468
7 22 Jairo Carlos Silva Jr 3 2:46.418 12 Laps 52.641 2 54.710
Pos No. Penélope Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 949 Babi Fernandes 16 11:51.448   43.133 1 66.770
2 45 Fernanda Mantovani 15 12:17.476 1 Lap 46.373 10 62.105
3 88 Marina Calefi 15 12:23.961 6.485 48.011 9 59.986
4 238 Raphaela Recaneli 15 12:25.150 7.674 45.216 11 63.694
5 95 Marina Del Poente 15 12:27.844 10.368 48.340 13 59.578
6 865 Juliana Alcici 15 12:35.730 18.254 49.023 5 58.748
7 277 Paula Bueno 14 11:57.033 2 Laps 48.773 9 59.049
8 91 Camila Silva Ayres 14 12:06.845 9.812 50.316 7 57.238
9 12 Camila Gomieiro 14 12:25.402 28.369 46.450 9 62.002
10 Xx Aline Ferro 13 11:36.193 3 Laps 49.148 10 58.599
Pos No. Nacional 230cc Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 70 Cabelinho 20 14:17.272   41.650 8 69.148
2 1 Fabricio Calefi 20 14:17.671 0.399 41.965 3 68.629
3 804 Gabriel Lenzi 20 14:51.423 34.151 43.208 4 66.654
4 11 Edsinho Refundini 20 14:54.414 37.142 43.216 11 66.642
5 841 Jean Rodrigues 19 14:28.897 1 Lap 42.666 6 67.501
6 502 Sergio Goes 19 14:29.935 1.038 44.309 4 64.998
7 43 Isaias Biazoto 19 14:38.188 9.291 45.337 4 63.524
8 68 Hedy Carlos 19 14:39.578 10.681 43.569 5 66.102
9 29 Willian Caporalli 19 14:46.438 17.541 43.630 17 66.010
10 22 Lucas Musseli 19 14:51.958 23.061 44.731 5 64.385
Pos No. Nacional 250cc Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 115 Rodolfo Breda 20 14:38.337   41.227 4 69.857
2 13 Edinei De Lima 20 14:57.816 19.479 43.577 2 66.090
3 171 Marcio Takamune 20 14:59.113 20.776 43.048 1 66.902
4 10 Rafael Coser 20 15:08.925 30.588 43.891 1 65.617
5 129 Ronildo Reis 20 15:14.945 36.608 44.604 2 64.568
6 86 Pedro Junior 19 14:39.881 1 Lap 44.448 2 64.795
7 189 Thiago Reis 19 14:41.355 1.474 44.290 8 65.026
8 27 Alan Daniel 19 14:43.352 3.471 45.084 6 63.881
9 7 Fernando Fadel 19 14:46.742 6.861 44.671 6 64.471
10 33 Jordani Carvalho 19 14:47.043 7.162 45.433 12 63.390
Pos No. VX2 Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 377 Gustavo Beazin 20 13:54.402   40.680 5 70.796
2 177 Bruno Spagnol 20 13:57.108 2.706 40.939 5 70.349
3 61 Duracell 20 13:57.465 3.063 40.524 13 71.069
4 713 Jean Dickson Botelho 20 14:05.582 11.180 41.313 3 69.712
5 171 Marcio Takamune 20 14:08.529 14.127 40.992 14 70.258
6 641 Gustavo Azia Marcolin 20 14:09.673 15.271 41.395 13 69.574
7 14 Diego Biazeto 20 14:17.176 22.774 41.212 7 69.883
8 29 Willian Caporalli 20 14:27.953 33.551 41.498 3 69.401
9 77 Alcy Moreira 20 14:29.427 35.025 41.835 4 68.842
10 77 Rodrigo Bastoni 20 14:32.731 38.329 42.304 3 68.079
Pos No. VX1 Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 933 Danilo Veltroni 21 14:23.865   39.575 4 72.773
2 29 Diego Parmira 21 14:35.638 11.773 40.614 5 70.912
3 422 Evandro Contesini 21 14:39.194 15.329 40.961 18 70.311
4 939 Gabriel Marques 21 14:42.397 18.532 40.938 4 70.350
5 727 Luis Gustavo Tassi 21 14:58.511 34.646 40.701 8 70.760
6 26 Marcio Tadeu Caetano 20 14:33.169 1 Lap 41.916 6 68.709
7 22 Vagner Tomé 20 14:40.022 6.853 42.988 13 66.995
8 147 Mauricio Salati 20 14:49.041 15.872 42.911 7 67.116
9 19 Ique Mattos 20 14:49.365 16.196 42.833 18 67.238
10 217 Gabriel Lenzi 20 15:04.507 31.338 43.178 6 66.701
Pos No. Incentivo Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 1 Josiel Pires 13 10:23.214   46.292 9 62.214
2 Xx Mirto Posse 13 10:24.592 1.378 45.706 10 63.011
3 811 Felipe Vilella 13 10:33.185 9.971 45.947 10 62.681
4 171 Weber Pacheco 13 10:34.964 11.750 46.056 10 62.533
5 88 Willian Bizu 13 10:36.581 13.367 46.163 9 62.388
6 45 Rafinha 13 10:39.279 16.065 46.431 13 62.028
7 53 Walter Affonso 13 11:10.897 47.683 48.804 11 59.012
8 4 Pablo Lourenço 12 10:23.921 1 Lap 47.896 11 60.130
9 262 Kaue Andrade 12 10:30.782 6.861 49.571 12 58.098
10 82 Edvaldo Cokinho 12 10:34.879 10.958 51.033 10 56.434
Pos No. Taça Cidade Nacional Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 90 Cokinho 15 11:17.288 23.133 43.436 12 66.304
2 13 Edinei De Lima 15 11:21.588 27.433 44.006 5 65.446
3 251 Felipe Camargo 15 11:26.106 31.951 44.651 7 64.500
4 88 Ronaldo Coco 15 11:28.659 34.504 44.039 2 65.397
5 33 Jordani Baasch 15 11:32.338 38.183 44.859 2 64.201
6 255 Marcio Baasch 14 10:55.287 1 Lap 44.387 7 64.884
7 7 Gustavo Belintani 14 11:06.771 11.484 45.331 2 63.533
8 277 Paula Bueno 13 11:23.442 2 Laps 50.684 12 56.823
9 873 Alex Citelli 11 8:49.684 4 Laps 46.216 3 62.316
Pos No. Taça Cidade Importada Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 713 Jean Dickson 15 10:33.543   40.667 7 70.819
2 26 Marcio Caetano 15 10:37.096 3.553 41.097 5 70.078
3 641 Gustavo Azia 15 10:49.030 15.487 40.881 13 70.448
4 495 Marcelo Moraes 15 10:59.422 25.879 42.528 3 67.720
5 147 Mauricio Salati 15 11:00.808 27.265 42.253 5 68.161
6 221 Luis Henrique 14 10:42.663 1 Lap 44.659 3 64.489
7 74 Ivan Ferreira 14 11:06.807 24.144 45.163 11 63.769
8 8 Caio Godoi 13 10:51.129 2 Laps 47.872 10 60.160
9 4 Fernando Giovanoni 12 10:42.941 3 Laps 45.468 9 63.341
Pos No. Taça Cidade Trilheiros Laps Time Diff M Volta In Lap Speed
1 5 Alexandre Gugu 13 10:19.971   45.516 2 63.274
2 44 Ayres Simões 13 10:24.825 4.854 45.853 2 62.809
3 171 Mauri 13 10:30.200 10.229 46.840 2 61.486
4 61 Luis Claudio 13 10:57.430 37.459 48.592 4 59.269
5 3 Otaviano Pereira 13 11:06.444 46.473 48.986 3 58.792
6 333 Sergio Moura Bakana 12 10:23.834 1 Lap 50.464 2 57.070
7 5 Rafael Pereira 12 10:24.235 0.401 46.633 9 61.759
8 Xx Denilson Souza 12 10:27.704 3.870 49.660 6 57.994
9 13 Alexandre Aureliano 11 10:38.948 2 Laps 48.931 11 58.858
10 2 Gustavo Rissi 9 8:05.216 4 Laps 46.695 4 61.677






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet