Prova supervisionada pela FMESP reuniu grande número de pilotos
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Matheus 'Zig' Bernardini

Largada categoria Júnior |
Disputada em uma das melhores pistas paulistas para a modalidade, em Conchal (SP), a segunda etapa do Campeonato FMESP Asfaltozero de Veloterra recebeu um grande número de competidores neste último final de semana. A prova também válida pelo Campeonato Paulista da entidade exigiu grande esforço dos pilotos que tiveram que acelerar forte para garantir os primeiros lugares no pódio.
O local contou com total apoio da Prefeitura
Municipal para a competição. A estrutura apresentada supria todas as necessidades dos participantes.
Jean Dickson Botelho assumiu a ponta logo na largada da categoria
VX3 e se aproveitou das brigas pelas demais posições para conseguir abrir uma boa vantagem e vencer a bateria. Pela segunda colocação, a disputa estava entre Fabinho Silva e Wagner Tomé, que pressionou bastante mas não conseguiu a ultrapassagem, terminando com a terceira colocação, a menos de um segundo de Fabinho. Ique Mattos que chegou a ocupar o terceiro posto no inicio da bateria terminou com a quarta colocação, logo à frente de seu conterrâneo Dú Mantovani de Mogi Mirim (SP).

Auro Guadaguini |

Jean Dickson |
Os veteranos da
VX4 fizeram sem dúvida a melhor bateria do dia. José Luiz Marcon fez o holeshot, seguido de Juliano Tavella e Edson Cascata, que na terceira volta conseguiu superar os dois ponteiros assumindo a liderança. Cascata puxou a fila que tinha sete pilotos disputando a vitória até duas voltas do final, quando se definiram as posições. Auro Guadaguini que havia largado na sétima posição assumiu a ponta com Beto Vilalva em seu encalço. Vilalva que sofreu uma queda no começo da bateria não conseguiu a ultrapassagem e terminou pouco mais de um segundo atrás do vencedor. Cascata foi o terceiro colocado seguido de Fernando Longuim e José Luiz Marcon.
Gate lotado com direito a lista de espera na categoria
Júnior. A garotada mais uma vez deu um show na pista. Lucas Musselli que venceu a primeira etapa faturou novamente e abriu uma boa vantagem na classificação geral do campeonato. Ele assumiu a ponta na primeira volta e seguiu tranqüilo até a quadriculada. Matheus Furlan que vinha pela segunda colocação foi ultrapassado por Fernando Longuim Neto na segunda volta e seguiram assim até o final. Vinicius Marcon que fez o holeshot perdeu no finalzinho da bateria a quarta posição para Mirian Poltronieri e terminou com o quinto lugar no pódio.
.jpg)
Lucas Musselli |

Babi Fernandes |
Com 13 belas representantes largou a categoria
Penélope. Babi Fernandes, como já era esperado, venceu de ponta a ponta a bateria. Ana Lúcia Carneiro se firmou na segunda colocação no inicio da bateria. Mirian Poltronieri que tinha acabaado de disputar a categoria Júnior, mesmo com fortes dores no joelho, largou novamente e garantiu a terceira colocação. A disputa mais intensa foi entre Marina Del Poente e Camila Gomieiro pelo quarto lugar. Camila pressionou Marina por toda a bateria, mas não conseguiu a ultrapassagem, terminando em quinto.
Elízio Barbosa da categoria
65cc é outro piloto que começa a despontar no campeonato. Após ter vencido a primeira etapa em Artur Nogueira (SP), subiu ao lugar mais alto do pódio novamente, com uma vitória de ponta a ponta. Bruninho Brunieri e Rafael Araújo, que não haviam largado muito bem fizeram uma bela prova de recuperação, alcançando o segundo e o terceiro posto respectivamente. Nas duas últimas voltas, Rafael encostou no adversário, mas Bruninho se defendeu bem deixando o oponente com o terceiro posto. Kauê Andrade que ocupou por um bom tempo a terceira colocação fechou a bateria em quarto, com Alifer Rodrigues completando os cinco primeiros colocados.

Elízio Júnior |

João Pedro Raimundo |
Rafael Araújo desceu de sua 65cc e alinhou novamente, agora para a categoria
50cc. O piloto fez o holeshot com João Pedro Raimundo em seu encalço. Na segunda volta, João sofreu uma queda e o líder conseguiu abrir uma boa vantagem. Depois de retornar, o adversário conseguiu tirar a diferença aos poucos. Ao meio da bateria, encostou em Rafael e conseguiu a ultrapassagem, seguindo na liderança até o final. Rafael completou na segunda colocação. Felipe Rodrigues foi o terceiro, seguido de Vitor Andrade e Felipe Alexandre. A pequenina Gabi Schiavetti, com apenas três anos, filha do piloto local Denis "Cabelinho" Schiavetti completou a bateria na nona colocação e foi o xodó da torcida local.
Após a manutenção de pista e entrega da premiação das baterias que já haviam corrido, foi dada a largada para as quatro últimas provas do dia, começando com a
Importada Amador. Esbanjando técnica e intimidade com sua "450cc", Babi Fernandes fez o holeshot e, sem ser ameaçada durante a bateria partiu para sua segunda vitória do dia. Mauricio Salati e Nilson Santos disputavam o segundo posto desde o início da prova até a metade, quando Nilson conseguiu a ultrapassagem. Porém, duas voltas depois, uma queda o tirou da disputa. Mauricio reassumiu a posição seguindo assim até o final. Rafael Grilo que havia largado em quinto lugar completou a prova em terceiro. Pelo quarto posto a disputa foi entre Fabiano Salati e Baninho Pegorari, que pressionou muito, mas não conseguiu a ultrapassagem, finalizando a bateria com a quinta colocação.

Tiago Graf |

Denis "Cabelinho" Schiavetti |
Domínio absoluto dos pilotos locais na categoria
Nacional Amador. Tiago Graf assumiu a ponta logo na largada com Felipe Caleffi e Murilo Citelli logo atrás, posições estas que se mantiveram até o final. Lucas Musselli chegou a encostar em Murilo na disputa pelo terceiro posto, mas sem conseguir a ultrapassagem terminou com a quarta colocação, à frente de Tiago Reis.
Na categoria
Nacional Pró, Denis "Cabelinho" Schiavetti, campeão de 2010 na categoria, largou na ponta e abriu uma boa vantagem sobre Edson Refundini e Gustavo Beazin. O vencedor da primeira etapa, Fabrício Calefi, sofreu uma queda na primeira volta e não participou da disputa que prometia ser acirrada.
Na metade da prova, Beazin tomou a posição de Refundini e, com a larga vantagem que Cabelinho tinha parecia que as três primeiras posições estavam definidas, mas Beazin havia guardado suas forças e a duas voltas do final encostou no líder dando início a uma das maiores disputas do dia. Com muitos retardatários à frente, Cabelinho teve que se esforçar para segurar Beazin. A meia volta do final, os dois chegaram a se tocar em uma curva, abrindo um buraco na tampa lateral do motor da moto de Cabelinho, que conseguiu segurar a posição e cruzou a quadriculada deixando um rastro de óleo e fumaça na pista. Beazin foi o segundo e Refundini o terceiro colocado. Murilo Fadel completou na quarta colocação com Juninho Delalana em quinto.

Danilo Veltroni |
Fechando o dia com chave de ouro, largou a
Importada Pró e como não poderia deixar de ser, Betinho Eugênio e Danilo Veltroni deram um show na disputa pela vitória. Betinho largou na frente e seguiu tranqüilo até a metade da bateria quando Danilo encostou querendo a liderança. Betinho segurava como podia os ataques de Veltroni, mas um choque com um retardatário acabou com as chances de vitória do piloto que terminou com a segunda colocação.

Próxima etapa está marcada para os dias 14 e 15 de maio na cidade de Engenheiro Coelho |
Danilo, que havia marcado a melhor volta do dia, venceu e segue líder no campeonato com duas vitórias. Gustavo Beazin, que havia acabado de correr a bateria da Nacional Pró, não teve forças para brigar pela vitória e completou na terceira colocação. Seu conterrâneo de Jarinú (SP), Evandro Contesini, fez uma bela corrida de recuperação e ficou com o quarto posto, logo à frente de Wagner Tomé.
A prova toda foi muito elogiada pelos pilotos. O campeonato retorna com a terceira etapa nos dias 14 e 15 de maio, na cidade de Engenheiro Coelho (SP) e a expectativa da organização é mais uma vez lotar os gates. As inscrições estarão abertas a partir do dia 9 de maio e todas as informações estarão no
site asfaltozero, assim como a classificação geral do campeonato.
Resultados