Competição começa com sucesso e boa presença do público
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Mateus Zig Bernardini

Largada Nacional Amador |
Nos dias 19 e 20 de Março, foi dada a largada para o Campeonato Asfaltozero de Veloterra 2011. A cidade escolhida foi Artur Nogueira, interior de São Paulo em uma pista bastante elogiada, com uma excelente estrutura e duas arquibancadas que ficaram lotadas pelo público.
No sábado aconteceram os treinos livres e também a bateria da
Taça Cidade, onde 21 pilotos largaram e emoção não faltou do inicio ao fim da prova. O vencedor foi Jean Dickson Botelho, seguido de Marcinho Tadeu Caetano, Fernando Longuim Neto, Mauricio Salati e Rodrigo Sia.

Danilo Veltroni |
.jpg)
Gabriel Lenzi |
No domingo o sol apareceu durante todo o dia e a pista estava impecável para a realização dos treinos cronometrados e das 10 baterias que compõe o campeonato. Na
Importada Pró Jean Dickson Botelho voltou a aparecer, fazendo o holeshot desta que foi a bateria de encerramento do evento. Mas a liderança durou pouco pois Danilo Veltroni, retornando ao veloterra após uma contusão que o deixou muito tempo parado, logo assumiu a ponta e venceu a bateria aproximadamente quinze segundos a frente de Betinho Eugênio. Jean completou na terceira colocação seguido de Alan Ferro e Evandro Contesini.
A categoria
Importada Amador largou logo após uma manutenção na pista e premiação das categorias anteriores. Felipe Rocha saiu na frente, mas na segunda volta foi superado por Gabriel Lenzi que abriu uma larga vantagem e venceu sem ser ameaçado. Rocha ficou com o segundo posto, Fabiano Salati foi o terceiro, enquanto Rodrigo Leijins e Luciano Camacho completaram os cinco primeiros nessa bateria.
.jpg)
Lucas Musselli |
.jpg)
Fabrício Calefi |
Como se diz popularmente: Lucas Musseli fez barba, cabelo e bigode na categoria
Junior. O garoto de Jarinú (SP) fez holeshot, marcou a melhor volta e venceu de ponta a ponta a bateria. Matheus Furlan largou em segundo mas, correndo com uma moto reserva após ter tido problemas na sua oficial, não conseguiu segurar a pressão de Fernando Longuin Neto que conquistou a posição. Após uma queda na largada que o deixou no final do pelotão, o pequeno Vinicius Pires Reis de apenas 12 anos de idade, da cidade de Brotas (SP), deu um show na pista alcançando a quarta colocação. Ele correu com uma CRF 230 entre as motos importadas de 85cc 2 tempos e 150cc 4 tempos. Caio Godoi, piloto local, que também não havia largado bem, se recuperou completando os cinco mais rápidos da bateria.
Lucas Musselli voltou a vencer na categoria
Nacional Amador, após várias trocas de posição na liderança ele assumiu a ponta e seguiu até a quadriculada. Pela segunda colocação, fazendo uam prova de recuperação ao longo da bateria, chegou o piloto de Amparo (SP) Ronildo Reis seguido de perto por Marcio Baasch. Pela quarta e quinta colocações chegaram Marcelo Fuzari e Serginho Góes.

Alan Ferro |
.jpg)
Edson Cascata |
Comprovando o favoritismo mostrado nos treinos classificatórios, Fabricio Calefi venceu de ponta a ponta a categoria
Nacional Pró. Seu conterrâneo de Conchal (SP), Edson Refundini, foi o segundo colocado. Marcio Takamune foi o terceiro colocado seguido de Auro Guadaguini e Gabriel Lenzi que largou na décima segunda colocação e com belas ultrapassagens completou os cinco mais rápidos na bateria.
A
VX3 foi a primeira categoria a largar no evento. Jean Dickson Botelho fez o holeshot, mas ao final da primeira volta Alan Ferro já era o líder. Ele abriu vantagem com Jean em segundo e Wagner Tomé em terceiro, posições que se mantiveram até a quadriculada. As disputas por quarta e quinta posições foram mais intensas e só se firmaram ao final da bateria, com Ique Mattos levando vantagem sobre Daniel Vergueiro.
Edson Cascata venceu de ponta a ponta a categoria
VX4. Juliano Tavella assumiu o segundo posto na primeira volta mantendo-se assim até o final. Agnaldo Quatá se envolveu em um acidente na largada retornando a prova na penúltima posição, em uma ótima recuperação alcançou o terceiro lugar até sofrer outra queda. Ainda assim completou a prova em quarto, apenas 0,091 segundos atrás de Auro Guadaguini, único piloto correndo com uma CRF 230 entre as motos importadas. Beto Raimundo e Cesar Del Poente brigaram muito pelo quinto posto trocando de posição várias vezes ao longo da bateria, ao final Beto se saiu melhor garantindo a quinta colocação.
.jpg)
Elízio Júnior |
.jpg)
Thiago Martins |
Outro piloto que faturou de ponta a ponta a bateria foi Elizio Junior na categoria
65cc. O vencedor largou bem, e enquanto os seus concorrentes brigavam pelas demais posições conseguiu abrir boa vantagem, vencendo com folga a bateria. Bruninho Brunieri, que não havia largado bem, vinha se recuperando até encostar no então segundo colocado Nicolas Picolli, quando sofreu uma queda que tirou suas chances de brigar pela vitória. Picolli seguia na colocação, mas foi superado por Alifer Rodrigues e Kauê Junior que terminaram na segunda e terceira colocações, seguidos de Picolli e Bruninho.
Vitor Godoi Andrade fez o holeshot na categoria
50cc, mas logo foi superado por João Pedro Raimundo e Thiago Martins. Na terceira volta Thiago conseguiu a ultrapassagem sobre João Pedro, que na tentativa de retomar a posição sofreu uma queda e perdeu muito tempo, voltando a prova sem chances de brigar novamente pela vitória, que ficou com Thiago Martins. Felipe Rodrigues foi o terceiro colocado e Vitor Godoi o quarto.
.jpg)
Marina Caleffi |
Marina Caleffi vibrou muito com sua primeira vitória na categoria
Penélope. Após largar na terceira posição Marina assumiu a ponta na primeira volta, seguindo tranquila até a bandeirada. Julia Gabriela foi a segunda colocada seguida de Paula Bueno que fez o holeshot e também a melhor volta da bateria, mas sofreu uma queda logo no começo, perdendo muito tempo e várias posições. Camila Silva foi a quarta colocada e Kaká Custódio a quinta. Maristela Zago e Helen Côco se enroscaram na largada e foram respectivamente sexta e sétima colocadas.

Segunda etapa da competição está marcada para os dias 16 e 17 de abril em Conchal (SP) |
"O evento foi um sucesso de público e pilotos, agradecemos a todos os parceiros e principalmente as empresas locais em Artur Nogueira que nos ajudaram: Advance Comunicação Visual, Casa da Moto, Salati Terraplenagem, Moto Fera, Arrivabene Contabilidade, Loja Equilíbrio e a prefeitura Municipal de Artur Nogueira, através da Secretaria de Turismo e Cultura do Secretário Marquinhos, obras, saúde e agricultura, e a Expo Artur 2011 na pessoa de seu presidente Renato Carlini que não mediu esforços para a realização do evento.", Sandro Cardoso.
A segunda etapa está agendada para os dias 16 e 17 de abril na cidade de Conchal (SP) em comemoração ao aniversário da cidade, na pista que é considerada a melhor do campeonato.
Mais informações e a classificação geral do campeonato pode ser vistas no
site Asfalto Zero.
Resultados