X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Carioca

3ª etapa - Estadual de Motocross LEMERJ - Búzios - RJ
Publicado em: 17/06

Campeonato cresce com mais pilotos na 3ª etapa
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio

Vista aérea do circuito de Búzios - Foto: Divulgação


Renato Dobbin
O Campeonato Estadual LEMERJ de Motocross chegou à sua 3ª etapa em grande estilo. Realizada no dia dos namorados, na bela e badalada cidade de Búzios, litoral do Rio de Janeiro, a etapa teve grande aumento de inscritos em relação às duas primeiras provas. Isso em função da boa fama que desfruta o campeonato, o que deixa a organização convicta de que está no caminho certo para elevar o nível e a qualidade do motocross no Estado. 

Nessa etapa tudo foi muito maior, a começar pela pista. Aproximadamente 1.800m de traçado rápido numa pista bastante larga, em um lugar com belo visual, foram entregues aos pilotos para as disputas dessa etapa. Como já comentado, a quantidade de inscritos foi recorde, e a fama do Campeonato já atravessou o Estado, chegando a São Paulo, de onde vieram alguns pilotos. Desta vez os pilotos tiveram que disputar  classificatórias para conseguir um dos trinta lugares disponíveis no gate para as baterias finais. No box ouviasse muitos elogios à pista, o único porém ficou a cargo da poeira que se formou em função do solo duro e clima seco, e deu trabalho tanto para pilotos quanto para organização. 


André Pimentel
O público carioca mais uma vez mereceu nota 10 e deu um show à parte. Milhares de pessoas lotaram arquibancada e lateral da pista, mostrando grande animação, e fazendo muito barulho na hora de torcer pelos pilotos que aceleravam nas baterias.

A Categoria Iniciantes foi a primeira prova do dia. Renato Dobbin venceu com folga depois de assumir a liderança na segunda volta, William Amâncio consquistou a segunda posição depois de largar no pelotão intermediário e superar seu oponentes no decorrer da prova. Rogério Coelho e Rodrigo Bellas também vieram de trás, e finalizaram na quarta e quinta colocações respectivamente.

A Categoria DT 180cc foi mais um sinal do crescimento desse Campeonato. A categoria estreou na etapa passada com apenas cinco motos no gate, e dessa vez cerca de vinte pilotos aceleraram as “antigas” DT’s para conseguir um lugar ao pódio. André Pimentel largou em segundo, mas ao final da primeira volta já ocupava a liderança, à partir daí consolidou sua posição. Ao terminar a prova desfrutava de uma tranquila vantagem em relação aos demais pilotos. Segundo, terceiro e quarto colocados correram próximos toda a bateria. Eram eles Hermes Rezende, Toninho Guzzo e Evandro Overnei. Nas voltas finais Hermes vinha na segunda posição e estava mais tranquilo do que Toninho Guzzo, que teve muito trabalho para segurar a terceira posição diante dos ataques de Evandro. Final: André Pimentel, Hermes Razende, Toninho Guzzo, Evandro Overnei e Joaquim Gabriel.


Oscar Kleiber
Briga de paulistas na Categoria Sênior. André Pimentel assumiu a ponta logo no início, correu a bateria até o final, mas foi desclassificado a duas voltas do final. O piloto não estava inscrito nessa bateria e alinhou por engano, achando que estava disputando a Categoria 125cc. Dessa forma a briga pela ponta ficou entre os paulistas Oscar Kleiber e Jair “Gano” Francisco. Oscar largou bem e esteve na ponta toda a bateria, já para Gano a prova foi mais trabalhosa. Ele largou mal e veio descontando ao longo da bateria. Nas duas últimas voltas Oscar recebeu forte pressão de seu adversário e amigo, mas segurou a posição e recebeu a bandeira quadriculada na frente. Jesus Rodrigues foi o terceiro, Geraldo Campelo o quarto e Jaú Oliveira o quinto colocado.

Chico Giannetti viajou mais de 700 Km para mostrar seu talento no Rio, e já nos treinos cativou o público com uma pilotagem rápida e saltos com muito estilo na mesa de chegada. Pela Categoria 125cc Chico largou na ponta e não tomou conhecimento dos adversários, recebendo a bandeira quadriculada com enorme vantagem sobre o segundo colocado, André Pimentel, que mais uma vez alinhou no gate para disputar as primeiras posições. Nessa bateria André trocou a DT180 para acelerar uma moto especial, disputou com Luiz Cláudio Brum e terminou na segunda posição. Leandro Kroker foi o quarto colocado isolado e na quinta posição chegou Robson Mendes. 

Chico Giannetti


Daniel Federal
A Nacional Força Livre tinha DT180, Tornado e até XR 200. Daniel Federal foi rápido para assumir a liderança e não teve problemas na primeira metade da bateria, mas os minutos finais foram de muita adrenalina numa disputa com André Pimentel (de novo?!), que demorou um pouco para se livrar do tráfego, assumir a segunda posição e chegar no líder. Nas duas últimas voltas Pimentel encostou de vez e pressionou o quanto pôde, mas Daniel segurou a posição e os dois receberam a bandeirada juntos, com mínima vantagem para Daniel. A terceira posição foi disputada entre Fábio dos Santos e Elton Soares. Fábio chegou em terceiro, Elton foi o quarto e, isolado na quinta posição, chegou Anderson Rosa.

Sérgio Monteiro, Claudio Freitas e Chico Giannetti foram os protagonistas da última bateria do dia, a Força Livre Importada. Claudio Freitas largou na ponta, com Sérgio Monteiro mais atrás, nessa etapa o nível dos competidores estava mais alto do que nas duas primeiras etapas. Mesmo com a concorrência mais forte, Sérgio Monteiro mostrou porque é o líder da categoria, fez a ultrapassagem na terceira volta e conseguiu uma boa distância de Claudio. Giannetti teve um início de prova mais difícil, largou mal e na primeira volta já recuperou algumas posições, alcançando a quarta colocação. 

Sérgio Monteiro

Chico superou Bernardo Bens pelo terceiro posto quando os dois primeiros já tinham uma boa vantagem, mas o piloto de Piracicaba não deu mole, veio buscando o segundo colocado, e à duas voltas para o final já pressionava Claudio Freitas. O momento mais emocionante da bateria veio com a ultrapassagem de Chico sobre Claudio na mesa de chegada, o público foi ao delírio, mas logo depois um pequeno escorregão de Chico em uma curva permitiu a Claudio recuperar a posição. Final da bateria, Sérgio Monteiro vence pela terceira vez no Campeonato. Claudio Freitas foi o segundo, logo atrás chegou Giannetti. Os pilotos tiveram seus esforços reconhecidos e foram aplaudidos de pé pelo público. Bernardo Bens foi o quarto colocado e em quinto chegou Leonardo Goulart.

A etapa de Búzios foi a recompensa à todo o esforço da equipe de Paulo Monteiro na realização desse Campeonato. Os pilotos gostaram muito do evento, e para as próximas etapas a organização promete trabalhar ainda mais para melhora-lo e transfomar o Campeonato Estadual LEMERJ no principal Campeonato do Estado. A organização convida a todos os pilotos, do Rio e de outros estados, para participar da quarta etapa. Fiquem ligados no calendário MotoX e participem, vale à pena! Nos vemos nas pistas pessoal! 



Cláudio Freitas


Jair Francisco Gano


Hermes Rezende


Luiz Cláudio Brum

Em breve a galeria de imagens da prova
SÊNIOR
# 92 Oscar Kleider
# 172 Jair Francisco Gano
# 218 Jesus Rodrigues
# 52 Geraldo Campelo
# 63 Jaú Oliveira
# 909 Roger Barbosa
# 12 Jânio Boechat
# 36 Sérgio de Souza
# 81 Márcio Jone
10º # 123 Antônio Amaral
INICIANTES
# 744 Renato Dobbim
# 219 Willian Amancio
# 922 Wanderson Sabino
# 169 Rogério Coelho
# 45 Rodrigo Bellas
# 17 Joaquim Monteiro
# 99 Fábio Martins
# 737 Phil Haegler
# 20 Carlos Maia
10º # 57 Gabriel Boardman
MINI MOTOS
# 89 Roziel Júnior
# 15 Juan Pablo
180 CC
# 117 André Pimentel
# 16 Hermes Rezende
# 22 Toninho Guzzo
# 89 Evandro Overnei
# 18 Joaquim Gabriel
# 259 Alcimar de Souza
# 212 Renan China
# 411 Rodrigo Mendonça
# 111 Luis Felipe
10º # 202 Vitor Fortes
125 CC
# 181 Francisco Gianetti
# 117 André Pimentel
# 945 Luiz Cláudio Brum
# 131 Leandro Kroker
# 225 Robson Mendes
# 100 Max Roberto
# 10 Marcio Cunha
# 63 Jaú Oliveira
# 9 Leonardo Sarpa
10º # 922 Wanderson Sabino
NACIONAL
# 103 Daniel Federal
# 117 André Pimentel
# 22 Fábio dos Santos
# 71 Elton Soares
# 40 Anderson Rosa
# 58 Eduardo de Paula
# 1 Joanir Boca
# 29 Peterson Macieira
# 44 Diogo Manhães
10º # 89 Evandro Overnei
50 CC
# 4 Yure Campelo
# 99 Rodrigo de Paula
# 1 Vitor Guimarães
# PP Jaú Florentino
# 317 Gustavo Navega
FORÇA LIVRE
# 53 Sergio Monteiro
# 15 Cláudio Freitas
# 181 Francisco Gianetti
# 701 Bernardo Bens
# 45 Leonardo Goulart
# 131 Leandro Kroker
# 945 Luiz Cláudio Brum
# 100 Max Roberto
# 717 Raul de Oliveira
10º # 172 Jair Francisco Gano






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet