Temporada 2010 começou forte com mais de 230 inscritos Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia
Largada Nacional Estreante |
Mateus Lima |
Se existe um "templo" do Veloterra no estado de São Paulo, este fica na cidade de Conchal (SP). Foi impressionante ver a participação dos pilotos na etapa de abertura do Campeonato Asfaltozero de Veloterra 2010, foram mais de 230 inscritos, mesmo com a abertura da Superliga de Motocross acontecendo em Indaiatuba, próxima a Conchal.
A pista muito bem construída, agradou a todos com sua extensão é de 1.200 metros e suas longas retas, além das curvas de alta velocidade, que proporcionaram aceleração total. O sol forte prejudicou um pouco as condições de visibilidade da pista, pois mesmo com as constantes manutenções, a poeira teimava em voltar após a realização de duas baterias. O fato acabou atrasando o cronograma, com as duas últimas baterias sendo realizadas com o sol já se pondo.
O destaque do dia foi o campeão brasileiro e catarinense de Veloterra para motos nacionais em 2009, Jacson Keil. O piloto venceu duas provas (Nacional A e Força Livre), conquistando ainda a segunda colocação na VX1. No final do evento, entre vários outros brindes, foi sorteado também um pacote de viagem completo para a etapa brasileira do Mundial de Motocross que acontecerá em agosto, para os pilotos que anteciparam suas inscrições para toda a temporada do campeonato e o feliz vencedor foi Anderson Kil.
Babi Fernandes |
João Pedro Raimundo |
Com uma programação um pouco diferente do que estamos acostumados a observar, a primeira das treze baterias programadas para o dia foi a
VX2. Betinho Eugênio largou na ponta, mas caiu na volta seguinte deixando a liderança para Márcio Pinheiro, com Mateus Lima logo atrás. Pela terceira posição, Diego Parmira assumiu o posto já na terceira volta e manteve a posição até a metade da prova, quando foi superado por Betinho Eugênio. Na ponta, Mateus assumiu a liderança no finalzinho da prova, não deixando tempo para Márcio reagir.
A categoria
Penélope é uma tradição dentro dos eventos do Asfaltozero - pioneira na criação de uma classe exclusiva feminina - e com isto, o número de inscritas vem aumentado a cada ano, com 17 motos alinhadas no gate. Babi Fernandes não tomou conhecimento das demais e largou na frente, vencendo a prova de ponta a ponta. Jaqueline Poltronieri, uma das três da família que participou da prova, largou na segunda posição mas sofreu uma queda e terminou na terceira colocação, após se recuperar e ultrapassar Eduarda Pereira na metade da prova. Quem subiu um posto com esta queda, foi Bruna Cavaloti, finalizando na segunda posição. Outra Poltronieri, a Mirian, ficou na quinta colocação, mesma posição em que largou.
Fernando Longuim |
Diego Bremer |
Eliandro "Tonelada" Consorti largou na ponta da
Nacional A, categoria para motos nacionais acima de 230cc porém, quem dominou a prova, foi Jacson Keil que não demorou muito para pular na frente e abrir uma vantagem suficiente para garantir a vitória, com Dênis "Cabelinho" Schiavetti na segunda posição. Diego Parmira tentou acompanhar os ponteiros, mas acabou tendo de se conformar com a terceira colocação, enquanto Fabrício Calefi assumia a quarta colocação, após superar Eliandro na parte final da prova.
Na
50cc, João Pedro Raimundo e Vitor Colla dominaram as duas primeiras colocações. Apesar de ser pressionado no inicio da prova, João Pedro conseguiu manter a frente e vencer a categoria, deixando Vitor Colla em segundo. Guilherme Reis assumiu a terceira posição no início da prova, deixando o quarto lugar para Bruno Brunieri e fechando o pódio, na quinta colocação ficou Vitor Tominaga.
Após a primeira manutenção da pista para apaziguar um pouco o pó, entraram as motos para a disputa da categoria
VX1. Diego Bremer assumiu a ponta após problemas com Betinho Eugênio que liderava a bateria. Atrás de Bremer, Clayton Grassi tentava se aproximar para disputar a ponta, enquanto Jacson Keil, que deixou a moto morrer logo após a largada, vinha recuperando posições até encostar no pelotão da frente, um pouco antes da metade da prova.
Alejandro Gerlach |
Kelvin Guilherme |
Com um ritmo muito forte, Keil primeiro ultrapassou Diego Parmira e logo em seguida Betinho Eugênio, chegando a encostar em Grassi. A briga pela segunda posição foi dura e ocupou quase toda a metade final da prova com Grassi conseguindo se defender.
Se aproveitando desta briga e com a pista limpa pela frente, o líder abriu uma boa vantagem que lhe ajudou muito na conquista da vitória, pois quando Keil assumiu o segundo posto, a prova se encaminhava para seu final e o catarinense não conseguiu esboçar um ataque ao líder. Grassi terminou na terceira posição, com Betinho Eugênio em quarto e Diego Parmira em quinto.
Kelvin Guilherme venceu a
65cc de ponta a ponta. Mateus Furlan ficou na segunda posição, a cinco segundos do líder e à frente de Henrique Tominaga, que largou na sexta colocação e foi subindo de posições até terminar em terceiro. Nicolas Picolli, que chegou a ocupar a segunda posição logo após a largada, ficou em quarto e Cauê Andrade completou o pódio em quinto.
Rafael Coser |
Denis Schiavetti |
Maurí Gerlach e Fernando Longuim protagonizaram um belo duelo pela liderança da
VX3. Longuim largou em terceiro e logo superou Daniel Vergueiro que se estabeleceu na terceira posição até a bandeirada. Duas voltas depois, Longuim já encostava no líder e após muita insistência, assumia a primeira colocação, porém sua vida não foi fácil e teve a companhia de Maurí Gerlach até a bandeirada final. Vagner Tomé ocupava a quarta colocação até a última volta, quando foi superado por Cláudio Poltronieri.
Alejandro Gerlach e Edson Cascata pularam na frente da
VX4, mas as atenções se voltaram para a disputa da terceira colocação, entre Pedro Cirino e Plínio Martinez Reche. Após se alternarem na posição, Cirino assumiu o terceiro lugar e começou a diminuir a diferença em relação ao segundo colocado, Edson Cascata, ao final da prova esta diferença ficou a menos de meio segundo. Plínio Martinez ficou com a quarta colocação, seguido por Juliano Tavella, que largou na terceira posição, mas perdeu rendimento durante a prova.
Na
Nacional Estreante, Daniel Siqueira dominou a prova até faltarem três voltas para o final, muito pressionado, perdeu a liderança para Rafael Coser e logo em seguida, a segunda posição para Éder "Chicaneco", terminando na terceira colocação. Renê "Viola" largou em segundo e caiu de posições até ocupar a quinta colocação, mas no final da prova, conseguiu ultrapassar Quirino e ficou com a quarta colocação.
Plínio Martinez |
A
Nacional B, voltada a participação de motos nacionais com até 230cc, viu Alcides Beazin largar na frente e se manter na ponta da prova até a última volta, quando caiu. Denis "Cabelinho" Schiavetti que acompanhava de perto o líder, não perdeu a oportunidade para assumir a liderança e vencer a prova. Beazin ainda voltou em segundo, 21s à frente de Fred Oliveira. Fabrício Calefi superou Eliandro "Tonelada" nas voltas finais, conquistando a quarta colocação, enquanto Fernando Sibinel, que sofreu uma queda logo após a largada caindo para a ultima posição, veio se recuperando e também superou Tonelada, completando o pódio da categoria.
Guilherme "Tatu" Guarnieri largou bem mas não contava em levar uma "rasteira" de Plínio Reche, logo na curva da largada. O resultado foi uma queda generalizada no início da
85cc e mesmo caindo, Plínio não deixou que sua moto morresse, retornando rápido para antes da metade da prova, assumir a ponta após ultrapassar Mikael Rodrigues. Guarnieri terminou na terceira colocação, com Luizinho Queiroz logo atrás em quarto e Maicon Piovezan em quinto.
Jacson Keil |
Próxima etapa está marcada para os dias 22 e 23 de maio, na cidade de Estiva Gerbi |
A
Importada Estreante foi uma das categorias mais disputadas do dia. Logo após a largada, Babi Fernandes pulou da sexta colocação para a disputa pela liderança, assumindo-a no terceiro giro. A partir daí começou um duelo entre ela e Marcelo Moraes que durou toda a prova e foi ficando cada vez mais emocionante até os metros finais. Marcelo conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta mas Babi deu o troco na ultima curva, conquistando uma difícil vitória. Fábio Paraguá foi outro piloto que durante a prova, subiu de posições. largando em décimo e terminando numa excelente terceira colocação. André Rodrigues que chegou a liderar a prova foi o quarto, seguido por Leonardo Portigosa Camargo em quinto.
Encerrando esta primeira etapa, já no anoitecer, foi realizada a
Força Livre, composta pelos cinco primeiros colocados das principais categorias. Clayton Grassi largou na frente, mas na volta seguinte quem apareceu na ponta foi Jacson Keil, terminando o dia com sua segunda vitória. Grassi foi perdendo posições durante a prova e finalizou em quarto, atrás de Mateus Lima e Fernando Longuim. Diego Bremer ocupou a terceira posição até a penúltima volta, quando com problemas mecânicos abandonou a prova, abrindo caminho para a quinta colocação de Márcio Pinheiro.
A próxima etapa do Campeonato Asfaltozero de Veloterra acontecerá na cidade de Estiva Gerbi, nos dias 22 e 23 de maio. Mais informações do campeonato etapa estão no
site oficial da Asfaltozero.
Resultados50cc 1 21 JOÃO PEDRO RAIMUNDO
2 12 Vitor Colla
3 16 Guilherme Reis
4 33 BRUNO BRUNIERI
5 11 VITOR TOMINAGA
6 36 JULIA CORSI
7 XX LUCAS SOARES
8 8 DURVAL FERREIRA
9 27 HENRIQUE COLLA
10 11 VITOR ANDRADE
65cc 1 55 KELVIN GUILHERME
2 7 MATEUS FURLAN
3 111 HENRIQUE TOMINAGA
4 99 NICOLAS PICOLLI
5 197 CAUÊ ANDRADE JR
6 22 NICOLAS LEAL
7 235 PEDRO BUZATO
8 74 GUILHERME REIS
9 49 QUATAZINHO
10 9 CAIO CAPORALLI
85cc 1 74 PLINIO MARTINEZ RECHE
2 27 MIKAEL RODRIGUES
3 6 GUILHERME GUARNIERI
4 236 LUZINHO QUEIROZ
5 11 MAICON PIOVEZAN
6 700 LUCAS LIMA
7 100 EDUARDA PEREIRA
8 22 LUCAS LUCELLI
9 118 VINICIUS MARCON
10 7 MATEUS FURLAN
Força Livre 1 28 JACSON KEIL
2 5 MATEUS LIMA
3 16 FERNANDO LONGUIM
4 377 CLAYTON GRASSI
5 157 MARCIO PINHEIRO
6 91 FRED OLIVEIRA
7 399 PARMIRA
8 109 ALEJANDRO GERLACH
9 26 MAURI GERLACH
10 13 ALCIDES BEAZIN
Importada Estreante 1 949 BABI FERNANDES
2 495 MARCELO MORAES
3 9 FABIO PARAGUA
4 12 ANDRÉ RODRIGUES
5 77 LEONARDO PORTIGOSA CAMARGO
6 101 BRUNA CAVALOTTI
7 46 LUCAS CASCATINHA
8 722 STEFANO MELLO
9 470 JAIR GUMIEIRO
10 51 MARCOS SIQUEIRA
Nacional A 1 228 JACSON KEIL
2 11 DENIS SCHIAVETTI "CABELINHO"
3 399 DIEGO PARMIRA
4 9 FABRICO CALEFI
5 119 ELIANDRO TONELADA
6 151 LUISINHO ALVES
7 804 RENAN ALVES "BANANA"
8 333 JUNINHO DELALANA
9 150 AURO GUADAGUINI
10 74 JUNIOR CARDOSO
Nacional B 1 16 DENIS SCHIAVETTI CABELINHO
2 13 ALCIDES BEAZIN
3 2 FRED OLIVEIRA
4 XX FABRICIO CALEFI
5 340 FERNANDO SIBINEL
6 68 TONELADA
7 19 IQUE MATTOS
8 3 VINICIUS DOMINGUES
9 711 GUSTAVO FEDEL "FORMIGA"
10 502 SERGIO GOES
Nacional Estreante 1 71 RAFAEL COSER
2 18 CHICANECO
3 873 DANIEL SIQUEIRA
4 11 RENE VIOLA
5 9 QUIRINO
6 39 NEY CORSI
7 71 RENAN CALEFI
8 72 THIAGO GRAF
9 84 ISAIAS BIAZOTO
10 297 ANDERSON KIL
Penélope 1 949 BABI FERNANDES
2 101 BRUNA CAVALOTI
3 20 JAQUELINE POLTRONIERI
4 100 EDUARDA PEREIRA
5 41 MIRIAN POLTRONIERI
6 131 ANA FIETZ
7 237 RAPHAELA RECANELLI
8 41 JANAINA POLTRONIERI
9 4 PRISCILA LEAL
10 199 GLAUCIA BOGHOSSIAN
VX1 1 986 DIEGO BREMER
2 28 JACSON KEIL
3 377 CLAYTON GRASSI
4 282 BETINHO EUGÊNIO
5 399 DIEGO PARMIRA
6 26 MAURI GERLACH
7 19 IQUE MATTOS
8 29 COKINHO
9 22 VAGNER TOMÉ
10 189 ROBERTO SASSAKI
VX2 1 5 MATEUS LIMA
2 157 MARCIO LUIS PINHEIRO
3 226 BETINHO EUGÊNIO
4 399 DIEGO PARMIRA
5 91 FRED OLIVEIRA
6 211 EDMAR SAGUI
7 300 MARCELINHO FELIPE LIMA
8 275 DANIEL VERGUEIRO
9 57 FLORINDO ZATTI "FUREL"
10 99 ALESSANDRO LINS
VX3 1 16 FERNANDO LONGUIM
2 26 MAURI GERLACH
3 275 DANIEL VERGUEIRO
4 246 CLAUDIO ONIVALDO POLTRONIERI
5 22 VAGNER TOMÉ
6 99 ALESSANDRO LINS
7 45 DU MANTOVANI
8 42 MATEUS ZIG
9 94 PEU LIMEIRA
10 13 PAULO CESAR NASCIMENTO
VX4 1 109 ALEJANDRO GERLACH
2 46 EDSON CASCATA
3 81 PEDRO CIRINO
4 51 PLINIO MARTINEZ RECHE
5 18 JULIANO TAVELLA
6 357 HENRIQUE TOMAZI SHERECK
7 118 JOSÉ LUIS MARCON
8 333 JUNINHO DELALANA
9 189 ROBERTO SASSAKI
10 150 AURO GUADAGUINI