X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Velocross

11ª etapa - Rondoniense de Velocross - Primavera de Rondônia - RO
Publicado em: 22/10/2009
Clique e saiba mais

Penúltima etapa do estadual definiu alguns campeões
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Chico Limeira / FMR 


Felipe Carvalho, de apenas 15 anos, foi um dos destaques da etapa

Na reta final do Campeonato Rondoniense de Velocross, o município de Primavera de Rondônia realizou no último fim de semana, 17 e 18 de outubro, uma grande festa com a 11ª e penúltima etapa do Estadual 2009. Em uma pista de velocidade media-alta os pilotos proporcionaram um grande espetáculo, prestigiado por um público aproximado de três mil pessoas, na pista do Parque Municipal da cidade.


Fábio Knack
A prova, considerada por todos como a melhor da temporada, marcou ainda a conquista do título por antecipação dos pilotos João Roberto Chagas na categoria Força Livre e Cândido Chagas na 230cc. Prorrogando as emoções para a última etapa da temporada, que acontecerá nos dias 21 e 12 de novembro, em Rolim de Moura, as categorias Pop 100cc e 150cc, continuam com a disputa pelo título em aberto. 

A pista de mil metros de extensão,
tinha vários pontos de alta velocidade e algumas saídas de curvas com alto grau de dificuldades para os pilotos, fato que acabou provocando algumas quedas, como a de Patrick Brito, vice-líder da categoria Força Livre, que deslocou o ombro e trincou o pé, ficando fora da prova e da briga pelo título da temporada.

Após uma sessão forte de treinos classificatórios, realizados pela manhã, as provas começaram com a categoria Sênior, onde na pista a disputa foi bastante acirrada entre os pilotos Osmar Canale, Serginho Luiz e Carlos Cruz "Iluminado". Canale garantiu a primeira colocação, seguido por Serginho e "Iluminado" na terceira posição. 


Osmar Canale

Numa prova bastante disputada, o piloto Adenilson "Chupisco" Repiz viu sua vantagem no campeonato praticamente desaparecer. Após vencer a primeira bateria da categoria Pop 100cc, não conseguiu manter o mesmo ritmo na bateria final e acabou superado pelo seu concorrente direto ao título, o também cacoalense Reginaldo Barbosa, o "Xaropinho". Ozias Vieira de Rolim de Moura, Flavinho Pereira e Jhonatan Pessoa, completaram o pódio da etapa de Primavera. 


João Roberto Chagas
Depois de uma série de vitórias consecutivas, o piloto Mateus Chagas, da cidade de Santa Luzia, líder da categoria 150cc, não repetiu a mesma performance e teve a sua vantagem diminuída em 17 pontos para o vice-líder Fábio Knack, de Cacoal. Com problemas no câmbio de sua moto ainda nos treinos, Mateus foi obrigado a correr com uma moto emprestada e não conseguiu imprimir o mesmo ritmo de seu adversário.

Alheio aos problemas do concorrente, Fabinho fez uma prova extraordinária, vencendo as duas baterias. Na segunda delas, protagonizou um duelo acirrado com Zé Pereira, ultrapassado somente nos últimos metros. Com o resultado, a diferença que era de 40 pontos em favor de Mateus Chagas, caiu para 23, guardando muitas emoções para a final em Rolim de Moura.

Na disputa mais forte do dia, a categoria Força Livre foi marcada pela excelente prova realizada pelo jovem piloto Felipe Carvalho, de apenas 15 anos de idade. Felipe que fez a sua segunda corrida na categoria, largou bem na primeira bateria, manteve-se a frente enquanto teve braço, mas acabou superado por Marcos César e João Roberto.

No entanto, Felipe aprendeu rápido e já para a segunda bateria, o garoto largou na frente e soube suportar a pressão de seus adversários mais experientes. João Roberto Chagas, líder da categoria e já com a mão na taça, caiu logo no início, ficando em último. Na volta seguinte, quando brigava pela ponta, voltou a errar, caindo novamente para o final da fila, mas numa corrida de recuperação, aos poucos foi ganhando posições e terminou a prova na cola de Felipe Carvalho, vencedor da segunda bateria. Com este resultado, João Roberto garantiu de forma brilhante, a conquista do título de campeão da categoria Força Livre 2009. 


Reginaldo "Xaropinho" Barbosa

A competição guardou emoções até os instantes finais. Na disputa da categoria 230cc, o líder Cândido Chagas, que nas últimas duas provas não esteve tão bem, começou sem sucesso na primeira bateria finalizando apenas como quarto colocado, atrás de Diego Ferrari, Evandro Bucioli e Marco César.


Cândido Chagas
Na segunda bateria, Cândido largou bem e disparou na frente, se mantendo até a bandeirada final. Diego Ferrari que completou a bateria na segunda posição, na soma geral garantiu o primeiro lugar da prova. Cândido, que somou 38 pontos na prova, manteve mais de 50 pontos de vantagem sobre o vice-líder Diego Ferrari e garantiu com isto, a conquista antecipada do título na temporada.

Reinaldo Selhorst, presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR), avaliou o campeonato até aqui: "Nesta reta final, a competição elevou em muito o ritmo, com provas altamente técnicas e de muitas emoções". Reinaldo enalteceu ainda a parceria da prefeitura de Primavera de Rondônia, que proporcionou ao público um evento jamais visto pela comunidade.

Para o Estadual 2009 de Velocross, a FMR conta com o apoio da Prefeitura de Primavera, Eletrobrás, Governo Estadual, Assembleia Legislativa, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputado estadual Kaká Mendonça, Cairu Transportes, Castilho Estruturas Metálicas e Ciclo Cairu.

Resultados
Categoria Sênior
1º - 68 Osmar Canale
2º - 33 Sergio Luiz
3º- 37 Carlos Iluminado Cruz
4º - 43 Gean Antônio
5° - 7 Jefferson Lins
Pop 100cc
1º - 52 Reginaldo Xaropinho
2º - 3 Adenilson Chupisco
3º- 5 Ozias Vieira
4º - 18 Flávio Pereira
5º - 11 Jhonatan Pessoa
150cc
1º - 4 Fábio Knack 40
2º - 38 Zé Pereira
3º- 40 Mateus Chagas
4º - 706 Erico Flores
5º - 51 Emerson Rodrigo
Força Livre
1º - 39 João Roberto Chagas
2º - 112 Felipe Carvalho
3º- 2 Marcos César
4° - 87 Jackson Bernardo
5º - 45 Joelson Gonçalves
230cc
1º - 1 Diego Ferrari
2º - 93 Candido Chagas
3º- 27 Evandro Bucioli
4º - 2 Marcos César
5º - 45 Joelson Gonçalves






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet