Mais três títulos definidos e muita emoção na etapa do Riffel MX em Capinzal
MotoX.com.br - Texto e Fotos: Gerson Coas - Reportagem FCM
 Largada MX1 |
As milhares de pessoas que foram ao Parque de Exposições Domingos Pellizzaro neste domingo, 18 de outubro, acompanharam oito baterias de tirar o fôlego dessa que foi a sétima etapa do Riffel Motocross 2009 - Campeonato Catarinense.
 MX2 - disputa entre Ratinho e Gentil |
E nada melhor que um dia depois do outro. De um sábado de tempo chuvoso, brusco, em que as motos sequer entraram na pista para os treinos livres, nesse domingo o sol apareceu, deixando a pista nas melhores condições para a competição que consagrou mais três campeões da temporada: Elton Becker que foi segundo colocado na MX3, Ramon França que venceu mais uma na nacional, e Osmar Mosimann Neto, da nacional 230cc.
Na MX1 a vitória foi de Marcello "Ratinho" Lima que liderou a bateria de ponta a ponta, seguido do seu irmão Eduardo. "A MX1 foi uma corrida perfeita pra mim. Fiz uma ótima largada e consegui liderar até o final, estava meio inseguro, meio travado no começo, do meio pro fim eu consegui me soltar e administrei bem até o final, estou bem feliz, agora estamos empatados no campeonato, pretendo fazer uma ótima corrida na última etapa e se Deus quiser voltar com esse titulo inédito para casa", disse Ratinho.
Gabriel Gentil e Anderson Cidade brigaram pela terceira colocação até a penúltima volta, quando Gabriel finalmente conseguiu abrir alguns metrinhos de vantagem. Com o resultado Ratinho e Gabriel empataram em 150 pontos. Fica com o título quem chegar na frente em São Miguel do Oeste, etapa final da temporada.
 Marcello Ratinho |
 Dudu Lima |
"Agora vamos para São Miguel do Oeste para ser campeão, treinar bastante, acertar a moto, porque corri de moto emprestada nesta última bateria, regular minha moto direitinho, acertar suspensão, acertar o motor porque ela está meio ruim de motor, quebrou a caixa nos treinos, então eu acredito que ainda posso ser campeão na categoria MX1", explicou Gabriel.
Na MX2 foi Eduardo que comandou a corrida, enquanto Anderson Cidade foi o segundo depois de boas disputas com Gabriel e Ratinho. Aliás, mais uma vez esses dois se encontraram na pista, mas agora sem problemas, jogo limpo. Ratinho teve problemas com a manopla do acelerador que se soltou, e só depois de retirá-la, já no terço final da bateria, ele conseguiu recuperar a posição perdida para Gabriel.
"Esta vitória foi muito boa para mim, é a segunda consecutiva no Catarinense, larguei na frente, nas três primeiras voltas eu andei tudo o que dava, tentei abrir o máximo possível e graças a Deus deu tudo certo, consegui abrir e depois foi só administrar até o final", analisou Dudu.
Vice-líder da tabela, Leandro Smakovicz ficou em quinto. A diferença entre ele e Gabriel agora é 24 pontos.
 Anderson Cidade |
 Elton Becker |
Milton "Chumbinho" venceu mais uma. Entretanto, assim como fez na etapa anterior, esperou o irmão Elton Becker para cruzarem juntos à chegada. "É um prazer correr com o meu irmão. Não é todo mundo que tem essa chance e então nós aproveitamos da melhor maneira possível para mostrar que a família Becker é muito unida", disse Chumbinho.
Já Elton que no começo da temporada ainda estava em dúvida se disputava ou não o catarinense, saiu de Capinzal com o título antecipado. "Comecei a primeira etapa em Indaial com um ótimo resultado e isso me empolgou. Se o piloto vai bem na primeira prova isso dá forças e entusiasmo para ele continuar, e foi o que aconteceu comigo. Muitos podem dizer que um título estadual não tem muita importância, mas o catarinense é diferente e é uma honra poder ser campeão catarinense mais uma vez", comentou o campeão.
 Chumbinho |
 Victor Feltz |
Erivelto Nicoladelli, a quem só a vitória interessava para se manter na briga pelo título, começou bem. Largou na frente, mas após ser superado pelos irmãos Becker, deixou o motor apagar e caiu para a quinta colocação. Porém ainda se recuperou e terminou em terceiro.
Pela intermediária Victor Feltz conquistou a sua terceira vitória do ano, depois de uma acirrada disputa com Maicon Kraemer, o seu maior adversário na briga pelo título. A diferença entre eles agora é de cinco pontos a favor de Feltz. "Andei num ritmo muito forte, consegui passar o Maicon e aumentar a minha vantagem no campeonato, agora é ir com tudo para São Miguel do Oeste em busca do título", disse o vencedor.
Maicon liderou boa parte da prova, mas o cansaço falou mais alto e atrapalhou seu desempenho na bateria.
 Maicon Kraemer |
 Tauan Brenner |
"Larguei muito bem em primeiro, mas depois estava me atrapalhando nas costelas, não estava conseguindo encaixar as últimas duas, daí me atrapalhava na curva, perdi muito tempo ali, cansei muito e o Victor acabou me passando, trocamos de posições algumas vezes, mas eu cansei demais, meus braços estão travados, agora vou treinar muito para sair de São Miguel do Oeste com o título", explicou.
Samuel Pacheco ficou em terceiro, seguido do piloto da casa Charles Baron e de Carlos Coelho.
Tauan Brenner venceu a 85cc pela quarta vez e voltou a abrir vantagem de Leke Dalfovo, que largou na frente, mas depois de uma queda não conseguiu voltar ao mesmo ritmo, fechando a bateria em terceiro. Gustavo Henn foi o segundo colocado. "Agora são 15 pontos de diferença entre eu e o Hallex, isso foi muito bom pra mim, porque só tem mais uma etapa, a diferença aumentou e agora é ir tranqüilo para tentar mais uma vitória e ser campeão da temporada".
 Pietro Pimentel |
Na 65cc deu Rodrigo Riffel novamente, seguido de Brayan Padilha. Na 50cc a vitória foi de Pietro Pimentel, enquanto Wagner de Oliveira e Thiago Brenner disputaram a segunda colocação, com vantagem para Wagner.
A sétima etapa do Riffel Motocross 2009 - Campeonato Catarinense foi uma realização do Motoclube Capinzal e Ouro, da CCO Expovale 2009, com apoio da Prefeitura de Capinzal. O Riffel Motocross tem o patrocínio da Riffel Motospirit, apoio da Motoshop e Destak Transportes. A supervisão é da Federação Catarinense de Motociclismo.
 Gabriel Gentil |
Resultados completos no site da
Federação Catarinense de Motociclismo.