Etapa definiu campeões em três categorias
MotoX.com.br - Texto e Fotos: Renato Fernandes
 Pódio Força Livre Nacional |
 Chiquinho Velasco |
A 7ª etapa da Copa BRC de Velocross deu continuidadea a agitada programação de 3 provas consecutivas da modalidade realizadas na cidade de Pedreira, interior paulista. A primeira das provas em sequência foi a
abertura do Campeonato Paulista da modalidade, realizada na semana anterior e que também trouxemos em detalhes aqui no MotoX. Assim como no domingo passado, o domingo de 28 de junho foi de muito Sol e calor, mas na noite anterior, a história foi bem diferente. Uma chuva muito forte acompanhada de ventania, derrubou placas e grades que cercavam o traçado, quando tudo já estava pronto, a pista preparada e "bumpeada".
Os problemas foram contornados e resolvidos pela equipe da Panini Sport, organizadora do evento, e o circuito apresentou apenas dois pontos de alagamento que não comprometeram o bom desempenho da etapa. Com o Sol brilhando forte durante o dia, além da manutenção constante, a pista foi secando. Assim, para garantir o espetáculo, as categorias menores foram deixadas para o meio da tarde, momento em que as condições estiveram bem melhores para a garotada.
 Carlos Costa |
 Marcio Caetano |
Pouco antes do início dos treinos da manhã foi realizado o sorteio de um conjunto de escapamento (curva e ponteira), oferecido pela BRC Escapamentos. O piloto Baninho Pegorari foi o feliz ganhador do prêmio. Na sequência, as motos entraram na pista para os treinos e os pilotos puderam ter duas certezas: primeiro que ninguém voltaria limpo para casa, e segundo que a emoção seria garantida na prova com a pista "pesada" e escorregadia.
Mesmo faltando ainda duas etapas para o fim da competição, algumas categorias já tiveram seus campeões definidos. Na Over 40 Edison Cascata sagrou-se campeão com os pontos da segunda colocação obtidos nesta etapa. As categorias Força Livre, tanto Nacional quanto Importada, também já tem seus campeões. Na Nacional o terceiro lugar de Juninho Delalana foi suficiente para lhe garantir o título, assim como Ique Matos, que também conquistou o campeonato da Importada com os pontos da terceira colocação desta prova.
A
Over 30 e
Importada Estreante, se uniram na primeira prova do dia. Chiquinho Velasco largou na frente, disparou sem tomar conhecimento das difíceis condições da pista e dos demais competidores. O santista conquistou com tranquilidade a vitória, primeira de várias nesta etapa. Ronaldo "Naná" Ferreira largou em segundo, mas ainda no meio da primeira volta sofreu uma forte queda. Sem se abalar, rapidamente voltou para a prova e numa ótima recuperação reconquistou a segunda posição da Over 30, que teve ainda Henrique Tomazzi e Genaro Filho, completando as primeiras posições.
Carlos Costa foi o destaque da Importada Estreante. Depois de largar mal, conseguiu se acertar com as condições do terreno e venceu a categoria. Murilo Azevedo foi o segundo, seguido por Renan Pires que também fez uma boa recuperação, finalizando em terceiro. Baninho Pegorari foi o quarto, com Lenon Pires em quinto.
 Wagner Lopes |
 Matheus Emílio |
A principal característica das provas com motos nacionais, é o equilíbrio entre os pilotos, a
Nacional Estreante não fugiu a regra e, por praticamente todo o tempo, os três primeiros andaram muito próximos. Marcio Caetano conquistou o Holeshot e conseguiu se manter na ponta até a bandeirada, resistindo a forte pressão de Bárbara "Babi" Fernandes, que finalizou logo atrás. Já Murilo Fadel, acompanhou os líderes bem de perto, mas desgastado pelo ritmo do início, acabou perdendo a terceira posição para Rafael Coser durante as voltas finais, enquanto Fabiano Cardozo fez uma prova consistente, mantendo a quinta posição desde o início.
Largando na frente e liderando por boa parte da prova da
Over 40, Edison Cascata chegou a abrir uma pequena distância sobre José Marcon e Wagner Lopes. Mas com os dois protagonizando uma bela briga pela segunda posição e andando forte, logo encostaram no líder para, nas últimas voltas - mostrando que ainda tinha energia de sobra -, Wagner pular para a ponta e vencer. Cascata ficou com a segunda colocação e Marcon em terceiro logo na sequência. Enquanto isto, João Cabelo e Edson Raimundo, conseguem superar Dorival Moura, garantindo quarta e quinta posições respectivamente.
 Bárbara "Babi" Fernandes |
 Vitor Soares |
Babi subiu ao pódio novamente, desta vez vencendo de ponta a ponta a bateria que reuniu as categorias
Feminina e
65cc. Ela não teve problemas para largar na ponta e logo se distanciar dos demais. Com a pista já em condições melhores, muitos pilotos ainda tiveram um pouco de dificuldade no ponto mais crítico, localizado no miolo do circuito. Foi o caso de Vinícius Marcon e Luciano Queiroz, que largaram bem, mas perderam tempo precioso neste trecho, terminando a prova respectivamente, com a quarta e quinta colocações da 65cc. Já Matheus Emílio, conseguiu driblar as adversidades e venceu a categoria, chegando a frente de Bruno Zamana e Willian Bongiorno, ambos fazendo boas apresentações. Mariana Del Poente e Fernanda Cavaleiro, segunda e terceira colocadas, foram outros destaques da categoria Feminina.
Logo em seguida, foi a vez do gate cair para as
50cc e, com a pista ainda um pouco pesada para as motinhos, os pais suaram mais do que o de costume, correndo de um lado para o outro para auxiliarem os pilotinhos. Largando na frente, Vitor Soares conseguiu se livrar do "enrosco" inicial que aconteceu na primeira volta, fato que lhe garantiu vantagem suficiente para vencer a bateria. Já Kauê Souza não teve a mesma sorte, largando em segundo, sofreu uma queda que o fez voltar na última posição, finalizando a prova em sétimo. Com isto, Vitor Gonçalves assume o segundo posto, mantendo-o até a bandeirada, com Thiago Martins em terceiro e João Henrique Silva, que saiu do pelotão de trás, em quarto. Bruno Brunieri foi o quinto seguido por João Pedro Raimundo em sexto.
 Velasco venceu também na 230F |
Segunda largada e segunda vitória para Chiquinho Velasco, desta vez na
Nacional 230F, onde novamente assumiu a ponta desde o início, recebendo a bandeirada na frente. Vinícius Domingues também destacou-se na prova: fechou a primeira volta na quinta posição e, a partir dai, foi subindo de produção, até chegar em Marcelo Fuzari, que não resistiu a pressão e perdeu a segunda posição. Galdino Neto também fez uma ótima prova, saindo lá de trás, para finalizar em quarto, seguido por Tiago Rodrigues, que completou os cinco primeiros da categoria.
Sem sombra de dúvidas, a
Nacional A proporcionou o final de prova mais emocionante do dia. Fabinho Silva saiu na frente seguido de muito perto por Diego Parmira, que o pressionou até as voltas finais, quando, com problemas em sua moto, perdeu um pouco de contato. O que Fabinho não esperava era que seu adversário, mesmo sem a terceira marcha, tivesse uma surpreendente reação na volta final, com os dois fazendo a última curva juntos! Diego conquistou a vitória na linha de chegada, apenas alguns centímetros à frente! Juninho Delalana que acompanhava tudo de perto, foi o terceiro enquanto Josias Tognolli conseguiu superar José Baiano, conquistando a quarta posição.
 Diego Parmira |
 Na VX1 a 3ª conquista de Velasco |
Sem repetir as boas largadas das baterias anteriores, Chiquinho Velasco teve muito mais trabalho para vencer a
VX1. Diego Parmira liderou o pelotão formado por Edison Cascata, Ique Matos, Chiquinho e José Marcon e, quando parecia que todos manteriam suas posições, o grande destaque do dia, mostrou porque ganhou tantas provas. Foi superando seus oponentes, para logo figurar na ponta, conquistando o terceiro êxito. Diego, Cascata, Ique e Marcon, fecharam o pódio, nesta ordem.
Sagui saiu na frente da
VX2 e logo passou a ter a companhia de Matheus Lima, que depois de uma perseguição que durou várias voltas, conseguiu a ultrapassagem. Logo na sequência, tentando dar o troco, Sagui acaba saindo da pista e, mesmo voltando atrás do líder, por corta um trecho da pista ele acaba penalizado ao final da prova, caindo para a quarta posição. Matheus se mantém na ponta até a bandeirada, enquanto Daniel Vergueiro, numa excelente corrida, sai das últimas posições finalizando em terceiro para, depois da punição de Sagui, herdar a segunda colocação. Lucas Garcez também subiu mais um degrau, ficando com o terceiro posto, enquanto Dorival Moura foi o quinto, posição que garantiu
desde o início.
 Matheus Lima |
 Heitor Campos |
Assim que caiu o gate da
Nacional B, Heitor Campos pulou na frente, mas quem garantiu o Holeshot foi César Panazollo que rapidamente assumiu a ponta. Os dois ponteiros passam a protagonizar uma bela disputa pela liderança, até que algumas voltas depois, Campos se aproveita de uma falha no motor do líder para reassumir o primeiro lugar. Juninho Delalana, que vinha acompanhando tudo de perto, não perde a oportunidade e passa a ser segundo, para logo em seguida encostar no ponteiro e brigar pela liderança. Campos consegue segurar a posição, vencendo a prova com Delalana bem próximo a ele. Mesmo com problemas Panazollo ainda consegue manter a terceira posição, com Galdino Neto e Heitor fechando os cinco degraus do pódio.
Na
Força Livre Nacional, o que se viu foi uma bela briga entre os três primeiros colocados, até que Renan Neguinho - que vinha liderando o pelotão - é forçado a abandonar com problemas em sua moto. A partir daí, as colocações foram se consolidando com Diego Parmira, que também teve um excelente dia, assumindo a ponta e vencendo novamente. Fábio Silva foi o segundo, seguido por dois frequentadores assíduos do pódio, Juninho Delalana e Chiquinho Velasco, este último na única bateria em que não garantiu a vitória. André Luiz fechou os cinco primeiros da categoria, depois de superar Josias Tognolli.
 Largada Nacional 230F |
 Diego Parmira também ganhou a Força Livre Nacional |
Finalizando a 7ª etapa da Copa BRC de Velocross a
Força Livre Importada foi pra pista. Não demora e lá está ele, mais uma vez na ponta: Chiquinho Velasco parte para sua quarta e derradeira vitória, vencendo de ponta a ponta fechando o dia com chave de ouro. Matheus Lima levou a melhor na briga com Ique Matos pela segunda posição, enquanto Sagui foi quarto novamente, seguido por Edson Raimundo na quinta colocação.
A próxima etapa, a penúltima do campeonato, ocorre já no próximo final de semana, dia 05 de Julho, nesta mesma pista em Pedreira, onde novamente será sorteado um conjunto de escape e ponteira da BRC Escapamentos e também, os primeiros colocados de todas as categorias, serão premiados com produtos oferecidos pelos patrocinadores que apóiam este evento.
A organização já trabalha também para a grande final da temporada: "A final da Copa BRC de Velocross será realizada nos dias 08 e 09 de agosto. Estamos trabalhando em conjunto com os pilotos, pais, chefes de equipes, patrocinadores e Prefeitura Municipal, para realizarmos a prova na cidade de Bragança Paulista. Estamos também acertando uma premiação especial para os campeões, que ainda será definida", declarou Luiz Panini, organizador do campeonato.
 Com 4 vitórias na etapa Chiquinho Velasco foi o grande destaque do dia |
A Copa BRC de Velocross 2009 tem o patrocínio de Escapamentos BRC, MOTOBIU Racing, Duda Preparações, IMS, Polisport, Steel Joint e Conti Eventos. Esta etapa contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreira, através das Secretarias de Esportes, Obras, Saúde e Meio Ambiente. Supervisão a cargo da Federação Paulista de Motociclismo, cobertura completa revista Pro Moto e do site MotoX. Realização: Panini Sport Promoções & Eventos.
 Baninho Pegorari recebe de Luiz Panini o conjunto da BRC escapamentos que foi sorteado entre os inscritos |
Resultados
1º 57 Vitor Soares |
2º 28 Vitor Alexandre Gonsalves |
3º 27 Thiago Martins |
4º 210 João Henrique Silva |
5º 33 Bruno Brunieri |
6º 21 João Pedro Raimundo |
7º 97 Kauê Andrade Souza |
1º 7 Matheus Emilio |
2º 90 Bruno Oliveira Zamana |
3º 16 Willian Bongiorno |
4º 800 Vinícios Marcon |
5º 236 Luciano Queiroz Filho |
6º 259 Vinícios Oliveira |
7º 22 Mario Cezar Guarizzo |
1º 949 Babi Fernandes |
2º 95 Marina Del Poente |
3º 23 Fernanda Cavaleiro |
1º 1 Francisco Velasco (Chiquinho) |
2º 41 Naná |
3º 357 Henrique Tomazzi |
4º 162 Genaro Russo Filho |
1º 93 Wagner Lopes |
2º 46 Edison Cascata |
3º 118 José Luis Marcon |
4º 1 João Cabelo |
5º 21 Edson Raimundo |
6º 33 Dorival Gomes Moura |
7º 162 Genaro Russo Filho |
8º 955 Marco Garcez |
1º 26 Marcio Tadeu Caetano |
2º 949 Babi Fernandes |
3º 70 Rafael Coser |
4º 5 Murilo Fadel |
5º 247 Fabiano Cardozo |
6º 84 Isaias Biazzotto |
7º 47 Gabriel Tavela |
1º 399 Diego Parmira |
2º 4 Fabinho Silva |
3º 333 Juninho Delalana |
4º 71 Josias Tognolli (sapo) |
5º 765 José Ricardo Baiano |
1º 764 Heitor Campos |
2º 333 Juninho Delalana |
3º 693 Cezar Panazollo |
4º 212 Galdino Neto |
5º 94 Heitor |
6º 47 Marcelo Latanzzi |
1º 1 Francisco Velasco (Chiquinho) |
2º 3 Vinícios Domingues |
3º 277 Marcelo Fuzari |
4º 212 Galdino Neto |
5º 18 Tiago Rodrigues de Jesus |
6º 19 Adriano Biazzotto |
7º 12 André Luis |
8º 46 Cascatinha |
9º 19 Vitor Vidal |
1º 399 Diego Parmira |
2º 4 Fabio Silva |
3º 333 Juninho Delalana |
4º 162 Francisco Velasco (chiquinho) |
5º 12 André Luiz |
6º 71 Josias Tognolli (sapo) |
7º 212 Renan Neguinho |
1º 1 Francisco Velasco (Chiquinho) |
2º 399 Diego Parmira |
3º 46 Edison Cascata |
4º 19 Ique Mattos |
5º 118 José Luiz Marcon |
1º 105 Matheus Lima |
2º 275 Daniel Vergueiro |
3º 221 Lucas Garces |
4º 913 Sagui |
5º 33 Dorival Moura |
6º 377 Cleiton Grassi |
1º 77 Carlos Eduardo Costa |
2º 211 Murilo Azevedo |
3º 919 Renan Pires de Oliveira |
4º 87 Baninho Pegorari |
5º 913 Lenon Pires de Oliveira |
1º 1 Francisco Velasco (Chiquinho) |
2º 105 Matheus Lima |
3º 19 Ique Mattos |
4º 26 Sagui |
5º 21 Beto Raimundo |
6º 377 Cleyton Grassi |
7º 26 Cezar Del Poente |