X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

2ª etapa Estadual de Motocross LEMERJ - São João da Barra - RJ
Publicado em: 22/06/2009
Clique e saiba mais

Pista de areia foi palco da segunda prova da temporada
MotoX.com.br - Texto: Antônio da Silva/Redação MotoX - Fotos: Lúcio Sá


Raul Guilherme


Lucas Erthal
Localizada no litoral-norte do Estado do Rio de Janeiro, São João da Barra recebeu a segunda etapa do Estadual de Motocross LEMERJ no Distrito de Pipeiras. A pista com o traçado muito elogiado pelos pilotos se caracterizou por um difícil terreno arenoso, com muitos buracos e canaletas em curvas e saltos. Pela primeira vez o maior evento de Motocross do Rio de Janeiro passou pela cidade e isso parece ter motivado a população local, que estava muito empolgada. O público compareceu em massa, algo em torno de 4 mil pessoas. "O público daqui é realmente muito caloroso", exclamou Sergio Monteiro, atual líder da MX1. O piloto preferido da galera era Daniel Peçanha, líder da MX2 e morador de Campos dos Goytacazes, cidade vizinha, que vibrou juntos com aos fãs com os bons resultados nas baterias que participou. 


Paulo Monteiro


Luciano Fonseca
Para que os pilotos da 50cc não fossem tão castigados pelo terreno, a organização decidiu antecipar a prova dos caçulas do evento, que fizeram a primeira bateria do dia.
Quem dispara na ponta após a queda do gate é Filipe Gonzáles, seguido por Lucas Erthal, João Vitor Tostes e Gabriel da Silva. Filipe e Lucas escapam dos demais pilotos e iniciam uma briga pela liderança. Até que Lucas Erthal impressiona, provando que herdou o sangue competitivo de seu familiar, o campeão carioca Guto Erthal: percebendo que está em desvantagem, ele completa a seção de costelas da pista pela primeira vez, um ato de muita coragem apesar da pouca idade. 

Com isto Lucas ultrapassa Filipe Gonzáles, mas não teve sossego, já que seu adversário era muito rápido no restante da pista. Gonzáles resolve dar o último ataque e acaba caindo na areia pesada, jogando fora todas as suas possibilidades de vitória. A corrida termina com o líder do campeonato Lucas Erthal, abrindo mais vantagem, em primeiro, seguido de Filipe Gonzáles, João Vitor Tostes e Gabriel da Silva. Vale destacar a coragem e dificuldade enfrentada pelos "mini-pilotos". 


Fabiano de Lima

Dos mais novos para os mais velhos. Assim que terminou a bateria da 50cc, já estavam alinhados no gate os pilotos das categorias Sênior 33 e Sênior 43, que correram em uma única bateria, com premiações e pontuações separadas. Luciano Fonseca despeja potência em sua 450cc e larga na frente, seguido de Adeílton Gonçalves, com uma 250cc. Luciano é vigiado de perto por Adeílton, que enfrenta as dificuldades de um motor menor em um chão pesado. Mais atrás o piloto Ernani Gonçalves, de Cabo Frio, faz uma prova de recuperação após uma largada ruim e tenta tirar a vantagem dos ponteiros. Enquanto isso, Paulo Monteiro, que disputa pelas duas categorias unificadas, batalha com Pablo Emílio pela quarta posição e vence a disputa, vencendo também a categoria Sênior 43 após a segregação, seguido de Max Rocha, que após uma queda, fez bela corrida de recuperação. Áureo Moraes em terceiro, Richard Anthony em quarto e Hudson da Silva em quinto, completaram o pódio desta classe. Na categoria Sênior 33 Luciano Fonseca fechou com uma vitória tranqüila, seguido de Adeílton Gonçalves e Ernani Gonçalves, ambos de Cabo Frio. Paulo Monteiro na 4ª colocação e Pablo Emílio na 5ª completaram os cinco primeiros.


Pedro Lucas
Na bateria das Motos 2 Tempos uma grata surpresa. Fabiano de Lima, assim como fizera na primeira etapa, larga com uma poderosa, rara e extinta CR 500. Na largada não poderia ser diferente, Fabiano despeja todos os cavalos de força e logo na primeira reta galga o que seria a sua corrida tranquila. Já a briga pela segunda posição não tem nada de tranquila. Petrus Veloso, Rafael Morgado, Marcus Machado e Leco de Oliveira fazem uma intensa troca de posições durante a batalha. Petrus leva a melhor e fica com a segunda posição, correndo em uma 85cc sobre a areia pesada de São João da Barra. Leco de Oliveira que caíra na metade da prova, mostra poder de recuperação e termina na terceira posição. Rafael Morgado com muitas dores no braço, fruto de uma queda nos treinos, finaliza com a quarta posição, seguido de Marcus Machado que fecha o pódio da categoria. 


Petrus Veloso


Yuri Campelo
A chance para os menos experientes está na categoria Amador, que apesar do nome reservou disputas de alto nível. Pablo Emílio faz boa largada e aparece na ponta após a primeira curva. Logo atrás surge um pelotão com batalhas intensas pela segunda posição, liderado por Pedro Lucas, que logo se desvencilha dos demais e ataca Pablo Emílio. Pedro Lucas é piloto de Campos, cidade vizinha, e leva o público ao delírio quando assume a primeira posição para não mais perder. Pablo Emílio ainda tenta recuperar a ponta, mas após um erro é obrigado a abandonar a disputa. Renato Santório faz ultrapassagem em Felipe Anabal após pressionar e finaliza em segundo, logo à frente do adversário. Fabrício Biana e Áureo Moraes fecham o pódio.

A essa altura, com a pista bastante castigada, entram novamente na pista os pilotos mais novos, em mais uma unificação de categorias, desta vez entre 65cc e 85cc. Estas unificações aconteceram para reduzir em parte o grande número de baterias em um só dia. Entre as 85cc Petrus Veloso tem apenas um adversário, Matheus Venâncio, que assume a ponta após queda de Petrus, que logo recupera a posição depois de 5 voltas. Petrus conduz a corrida com cuidado para não perder a vitória e alcança seu objetivo. 


João Batista Lopes

Na categoria 65cc uma bela exibição de Yuri Campelo que após fazer uma prova de recuperação, vence pela primeira vez na categoria, levando seu pai ao delírio. João Pedro Braga, que liderou boa parte da prova finaliza em segundo. O líder da categoria, Hugo Erthal fecha com a terceira posição, após uma corrida conturbada com erros e quedas. Diego Moraes e Felipe Gonzáles completam a quarta e quinta posições respectivamente.


Daniel Peçanha
O som começou a soar mais alto com a entrada da categoria MX1 no gate. Quem larga na ponta é Raul Guilherme, seguido de Luciano Fonseca, Fabiano de Lima, Serginho Monteiro e Wellington dos Santos. O líder do campeonato, Sergio Monteiro, pula da quarta para a segunda posição em algumas voltas e inicia uma caça a Raul Guilherme. Em vão. Após tirar a vantagem que Raul conquistara, Monteiro erra e cai no difícil chão arenoso, cedendo a segunda posição a Luciano Fonseca e a terceira a Fabiano de Lima, o vice-líder do campeonato. Raul vence e Monteiro, ainda líder na pontuação termina em quarto. Wagner Anabal, após muitos anos afastado das competições, conquista o quinto lugar, fechando o pódio.

Na prova das 230cc um show do piloto "da casa". Fabinho dos Santos, mais um morador da cidade vizinha, leva sua grande torcida ao delírio ao vencer a prova de ponta a ponta e com tranqüilidade. Uma boa disputa pelo segundo lugar ficou por conta de Ricardo Borges e Arnaldo Júnior, que trocaram de posições algumas vezes. Ricardinho levou a melhor sobre Arnaldo e ficou com a segunda posição, seguido do adversário. Um antigo campeão dessa categoria, Luis Cláudio Brum, conhecido como "Cacau", retornou em grande estilo ao Estadual LEMERJ após um longo período parado devido a uma fratura, e acabou a prova na quarta posição. Após uma prova consistente Carlos Alexandre completou os cinco primeiros. 


Felipe Gonçales
Boa prova também fizeram alguns dos pilotos mais rápidos do dia, na MX2. O piloto de Macaé, João Batista Lopes, colocou sua moto na ponta na primeira curva e manteve essa posição até meados da prova, quando começou a ser ameaçado por mais um dos favoritos da torcida, Daniel Peçanha. O piloto teve problemas na largada e fez uma boa recuperação, encostando e atacando João Batista. Enquanto Raul Guilherme, que competia com uma moto emprestada, se aproximava dos líderes, Daniel finalmente assumia a ponta para não mais perder. João Batista Lopes sustenta-se na segunda posição, a essa altura já sofrendo ataques de Raul Guilherme, que finaliza em terceiro. Após uma boa corrida Adeílton Gonçalves finaliza na quarta posição, com Renato Santorio concluindo em quinto. Após essa vitória Daniel Peçanha amplia sua vantagem na liderança do campeonato. 


Fábio Santos

Na bateria da Nacional Fabinho dos Santos provou estar inspirado. Mais uma vez o piloto largou na ponta, onde manteve-se até o final. Desta vez contou com a companhia do atual campeão brasileiro de cross country da categoria e líder do campeonato, Toninho Guzzo, que se aproximou nos momentos finais da prova. Ricardo Borges fez uma grande prova de recuperação e finalizou em terceiro após largar em décimo, provando que poderia ter brigado pela vitória. Giovani Montechiari e Arnaldo Júnior terminaram em quarto e quinto respectivamente.


Silvio Peçanha
A Força Livre, penúltima bateria do dia, é sempre a mais forte em nível técnico e, desta vez, foi também a mais emocionante. Os pilotos mais rápidos do Rio de Janeiro foram para o gate e quem largou na ponta mais uma vez foi Raul Guilherme, acompanhado de Daniel Peçanha e Luciano Fonseca. Daniel não deixa Raul respirar e logo na primeira volta assume a primeira posição. Enquanto os líderes se afastavam, Sergio Monteiro se recupera de uma péssima largada e já pressiona Luciano Fonseca, seguido de João Batista Lopes. Lá na frente, Raul Guilherme não desiste da vitória e retoma a liderança. Sergio Monteiro já é terceiro colocado e inicia uma visível aproximação aos líderes. Ao tentar ultrapassar o ponteiro numa curva fechada, Daniel Peçanha enterra na areia e cai, deixando o caminho livre para Monteiro atacar Raul Guilherme. Monteiro se aproxima, mas não tem tempo para ultrapassar. Raul vence mais uma, seguido de Sergio Monteiro, Daniel Peçanha, líder do campeonato, João Batista Lopes e Luciano Fonseca. 


Sérgio Monteiro

A última bateria do dia ficou por conta dos pilotos locais. A categoria Local, é uma espécie de presente da organização para que os pilotos moradores da região tenham a chance de competir entre si. Silvio Magno Peçanha foi o vencedor da disputa, seguido de Leonardo Siqueira, Thadeu Pereira, Lucas Vieira e Marcos Machado.

Resultados

Força Livre Importada
1º 62 Raul Guilherme
2º 69 Sergio Monteiro
3º 213 Daniel Peçanha
4º 411 João Batista Lopes
5º 11 Luciano Fonseca
MX1
1º 62 Raul Guilherme
2º 11 Luciano Fonseca
3º 714 Fabiano De Lima Bastos
4º 69 Sergio Monteiro
5º 31 Wagner Anabal
MX2
1º 213 Daniel Peçanha
2º 411 João Batista Lopes
3º 34 Raul Guilherme
4º 7 Adeílton Gonçalves
5º 71 Renato Santório
Amador
1º 27 Pedro Lucas
2º 71 Renato Santório
3º 31 Felipe Anabal
4º 181 Fabrício Biana
5º 601 Áureo Moraes
2 Tempos
1º 500 Fabiano L Bastos
2º 89 Petrus Veloso
3º 03 Auériton De O Castro
4º 128 Rafael Morgado
5º 4 Marcus Machado
Nacional Força Livre
1º 22 Fabinho Dos Santos
2º 122 Toninho Guzzo
3º 10 Ricardo Borges
4º 14 Giovani Montechiari
5º 01 Arnaldo Júnior
Senior 33+
1º 11 Luciano Fonseca
2º 7 Adeilton Gonçalves
3º 9 Ernani Gonçalves
4º 150 Paulo Monteiro
5º 188 Pablo Emílio
Senior 43+
1º 150 Paulo Monteiro
2º 34 Max Rocha
3º 601 Áureo Moraes
4º 999 Richard Antony
5º 745 Hudson Da Silva
85cc
1º 89 Petrus Veloso
2º 199 Matheus Venâncio
230cc
1º 22 Fabinho Dos Santos
2º 10 Ricardo Borges
3º 01 Arnaldo Júnior
4º 747 Luis Cláudio Brum
5º - 6 Carlos Alexandre
65cc
1º 925 Yuri Campelo
2º 6 João Pedro B Vargas
3º 32 Hugo Erthal
4º 601 Diego Moraes
5º 78 Felipe Gonçales
50cc
1º 66 Lucas Erthal
2º 78 Felipe Gonçales
3º 29 João Vitor Tostes
4º 5 Gabriel Da Silva
Local
1º 88 Silvio Magno Peçanha
2º 98 Leonardo Siqueira
3º 157 Thadeu Pereira
4º 19 Lucas Vieira
5º 4 Marcos Machado






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet