X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

1ª etapa Estadual de Motocross LEMERJ – Rio das Ostras - RJ
Publicado em: 05/05/2009
Clique e saiba mais

Rio das Ostras recebe abertura do Estadual
MotoX.com.br - Texto e fotos: Renato Fernandes


Largada Força Livre Importada


Antonio "Thor" Ferreira
Como há vários anos, a já tradicional pista de Rocha Leão em Rio das Ostras (RJ), foi o cenário da abertura do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ, contando como sempre com um grande número de pilotos inscritos. A presença em massa também do público foi uma prova do sucesso do campeonato, já que era dia de final do Carioca de futebol entre Flamengo e Botafogo, mas mesmo assim os muitos espectadores presentes não arredaram o pé da pista até o termino da última bateria.

Assim como no ano passado, em função do feriado de 1º de Maio, o evento foi realizado apenas no domingo com os treinos ocorrendo pela manhã. O Sol  provocou forte calor, uma dificuldade a mais para os pilotos que enfrentaram uma pista desgastante com muitas subidas e descidas, onde o preparo físico foi muito exigido. Sérgio Monteiro por exemplo, um dos favoritos da Força Livre, brigou pela ponta por mais de meia prova, mas sentiu uma contusão no braço devido ao grande esforço, e não conseguindo mais acompanhar os líderes.

Logo após o término dos treinos e uma rápida manutenção de pista para conter a poeira, deu-se início as provas com a Sênior 43+ abrindo o campeonato. Max Rocha larga na frente seguido por Paulo Monteiro e Antonio "Thor" Ferreira. Os três andam juntos e brigam pela ponta o tempo todo. Logo na segunda volta Thor assume a segunda posição e passa a pressionar Max. Ele consegue superá-lo próximo ao meio da prova conseguindo abrir um pouco dos demais. A briga pela segunda colocação prossegue entre Max e Monteiro que consegue a ultrapassagem na última volta. Márcio de Almeida e Jesus "Sucito" seguiram brigando pela quarta posição ao longo da prova quando, a três voltas do fim, Márcio leva a melhor conseguindo a quarta posição. Jesus fecha o pódio em quinto.


Fabiano de Lima


Fabiano de Lima
A 2 Tempos alinhou na sequência, e viu Fabiano de Lima largar bem e acelerar forte garantindo uma vitória de ponta a ponta. Mesmo também imprimindo bom ritmo Vagner Coutinho e Auériton Castro não conseguiram alcançar o líder, terminando em segundo e terceiro respectivamente. Ambos mantiveram suas posições desde a largada. Depois de perder a quarta colocação no início da bateria, Alcimar dos Santos a reconquistou logo na volta seguinte, assegurando o pódio enquanto Sérgio de Souza, depois de uma má largada, fez uma ótima prova de recuperação terminando com o quinto lugar.

Fabiano de Lima venceu sua segunda prova consecutiva na Sênior 33+. Assumindo a ponta logo na segunda volta, passou a administrar a pequena vantagem que conseguiu sobre Adeilton Gonçalves, segundo colocado. Enquanto isso a briga era quente pelas demais posições: Sérgio de Souza, que também participava de sua segunda bateria consecutiva, não resistiu às investidas de Paulo Monteiro e Fabiano Fontes, terminando em quinto. Monteiro se manteve em terceiro após assumir a posição, enquanto Fontes foi o quarto. 


Juan Rodrigues


Robson Marcelino
Gate lotado para a Força Livre Nacional, e uma largada disputada, Toninho Guzzo pulou na frente, mas logo foi ultrapassado por Juan Rodrigues, que teve muito trabalho para vencer. Pressionado por Guzzo - que finalizou em segundo - ele soube ressistir até a bandeirada final. Ivanilson Venâncio foi o terceiro, também muito pressionado nas voltas finais por Ricardo Borges que saiu das posições intermediárias, trazendo com ele Giovani Montequiari. 

A Amador foi mais uma prova onde o gate atingiu sua capacidade máxima. Fabrício Biana largou em primeiro, mas não conseguiu segurar Robson Marcelino que fez uma fantástica prova. Depois de largar apenas na 13ª posição ele assumiu a ponta à três voltas do fim numa brilhante vitória. Fabrício se manteve em segundo, enquanto Márcio de Almeida conquistou com boa regularidade durante a prova a terceira colocação. Outros dois pilotos que fizeram uma boa prova de recuperação foram Patrick "Pupilo" Willian e Ernani Gonçalves, que saíram do pelotão intermediário para terminarem em quarto e quinto respectivamente. 


Lucas Erthal


Sérgio Monteiro
Apesar dos primeiros colocados manterem suas posições desde o começo da prova, a 50cc não teve nada de monótona. A molecada acelerou como gente grande, mostrando que em poucos anos darão trabalho nas categorias maiores. Lucas Erthal, atual campeão desta categoria, mostrou que está determinado a manter o título por mais um ano. Mas Felipe Gonçalves, que foi o segundo, acelerou forte prometendo dificultar as coisas para Lucas e dar muita emoção para o campeonato que está apenas começando. Completando o pódio, não muito distantes dos líderes, chegaram Miguel Piersant em terceiro, Lucas Pavani em quarto e Gabriel da Silva em quinto. 

Preocupada com a qualidade do espetáculo e a segurança dos pilotos, a organização fez mais uma parada para a manutenção da pista, já que o forte calor não castigava apenas os pilotos, mas também o terreno. Depois disto foi dada a largada da MX1, onde Sérgio Monteiro teve muito trabalho para vencer depois de perseguir de perto Fabiano de Lima por mais da metade da prova. Mesmo conseguindo a ultrapassagem Monteiro não teve folga. Os dois receberam a bandeirada praticamente juntos e com isso Fabiano conquista seu terceiro pódio do dia. Antonio Plontkovsky assumiu a terceira posição logo na segunda volta para não perdê-la mais, enquanto Antonio Thor e Vagner Coutinho completaram na sequência. 


Hugo Erthal


Daniel Peçanha
Mais uma vitória para a família Erthal, desta vez com Hugo na 65cc. Largando muito bem, ele logo conquistou vantagem suficiente para apenas administrar a vitória de ponta a ponta. Assim como o líder, João Vargas manteve a segunda colocação desde a largada, deixando a briga para as demais posições. Diego Moraes garantiu a terceira posição ainda nas primeiras voltas depois de ultrapassar Pedro Henrique, que foi quarto. Felipe Gonçales terminou na quinta colocação. 

Sempre muito equilibrada e disputada, neste evento a MX2 não foi diferente. Daniel Peçanha e Gabriel Montenegro brigaram pela vitória por toda a prova se alternando na liderança. A poucas voltas do fim Daniel assumiu o primeiro lugar em definitivo. Gabriel terminou em terceiro quando, na tentativa de retomar a liderança, cometeu um pequeno erro que suficiente para perder a segunda posição para João Batista Jr. que acompanhava a briga de perto. Em quarto chegou Caio Cesar que também se manteve sempre no pelotão da frente. 
Mário de Andrade saiu das posições intermediárias para terminar numa boa quinta posição. 


Petrus Veloso

Outro piloto que venceu de ponta a ponta foi Petrus Veloso, na 85cc. Largando muito bem logo Petrus abriu distância suficiente para vencer com certa tranquilidade. Nick Rodriguez também se consolidou na segunda posição logo no início, seguido por Matheus Venâncio em terceiro. Pedro Henrique, andando de 65cc, voltou ao pódio na quarta colocação. 


Gabriel Montenegro


Rafael Morgado
Sempre a prova mais aguardada, a Força Livre Importada não decepcionou o público presente que pode vibrar com muitos pegas e ultrapassagens. Sérgio Monteiro logo assume a ponta sendo perseguido por Gabriel Montenegro. Restando poucas voltas para o fim Montenegro assume a primeira posição e garante a vitória. Como citado no início da reportagem Monteiro acusou uma contusão no braço nesta bateria e além de não ressistir a pressão de Montenegro, perdeu várias posições finalizando em quinto. Também nas últimas voltas, Daniel Peçanha e João Batista protagonizam uma bonita batalha pela segunda colocação. Peçanha terminou em segundo com uma ultrapassagem na volta final sobre Batista que finalizou no terceiro posto. Na quarta posição, o incansável Fabiano de Lima garantiu seu quarto troféu do dia. 

Fechando esta primeira etapa, a categoria Local, formada apenas por pilotos de Rio das Ostras, teve como vencedor Rafael Morgado. Largando em segundo, Rafael assumiu a ponta ainda no início ultrapassando Emanuel Ramiro (que se manteve em segundo). Gedaias Neves foi o terceiro, seguido por Rodrigo Neves em quarto e Welton Farias em quinto.


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 665 Fotos!

Resultados

Força Livre Importada
1º 53 Gabriel Montenegro
2º 213 Daniel Peçanha
3º 411 João Batista Lopes Jr
4º 714 Fabiano Del Bastos
5º 69 Sergio Cury Monteiro
6º 23 Antonio Frederico PIontkovsky
7º 254 Rodrigo Pedrosa de Pinho
8º 599 Vandré Barcelos
9º 7 Adeilton Gonçalves
10º 27 Pedro Lucas S Licassali
MX1
1º 69 Sergio Cury Monteiro
2º 714 Fabiano de Lima Bastos
3º 23 Antonio Frederico PIontkovsky
4º 154 Antonio Ferreira "Thor"
5º 100 Vagner G Coutinho
6º 101 Patrick "Pupilo" Willian
7º 36 Sergio de Souza
8º 9 Ernani Gonçalves do Couto
9º 934 Paulo Cesar Brum
10º 11 Wellington dos S Costa
MX2
1º 213 Daniel Peçanha
2º 411 João Batista L
3º 53 Gabriel Montenegro
4º 122 Caio Cesar
5º 242 Mario Eduardo de Andrade
6º 728 Robson de O Mocelin
7º 620 Guilherme Rosa Lopes
8º 599 Vandré Barcelos
9º 254 Rodrigo Pedrosa de Pinho
10º 181 Fabrício Biana
Amador
1º 728 Robson O Marcelino
2º 181 Fabrício Biana
3º 88 Marcio Jone de Almeida
4º 101 Patrick "Pupilo" Willian
5º 9 Ernani Gonçalves Couto
6º 89 Petrus Veloso
7º 12 Joanir G M Rocha
8º 259 Alcimar dos Santos
9º 115Fernando Branco
10º 601 Aureo Moraes
2 tempos
1º 500 Fabiano L Bastos
2º 100 Vagner G Coutinho
3º 03 Auériton de O Castro
4º 259 Alcimar dos Santos
5º 36 Sergio de Souza Jr
6º 110 Patrick "Pupilo" Willian
7º 89 Petrus Veloso
8º 357 Fabrício Werkhaiser
9º 725 Mario Nuzziato Conte Flh
10º 101 Bebeto Sales dos Santos
Nacional Força Livre
1º 210 Juan Sergio Rodrigues
2º 122 Toninho Guzzo
3º 110 Ivanilson Venâncio da Silva
4º 10 Ricardo Borges dos Santos
5º 14 Giovani Montequiari
6º 71 Everton Soares Mussi
7º 911 Marcelo Daumas de N Duarte
8º 22 Fábio Roberto dos Santos
9º 58 Eduardo de Paula Pinto
10º 16 Hermes Rezende
Sênior 33
1º 714 Fabiano de L Bastos
2º 7 Adeilton Gonçalves
3º 150 Paulo Monteiro
4º 964 Fabiano Fontes Pinto
5º 36 Sergio de Souza
6º 934 Paulo Cesar Brum
7º 598 Anderson M Costa
8º 601 Aureo Moraes
9º 539 Manpel Luis de A Souza
10º 586 Gilson Miralda
Sênior 43
1º 154 Antonio Ferreira "Thor"
2º 150 Paulo Monteiro
3º 34 Max Rocha de Souza
4º 88 Marcio Jone de Almeida
5º 518 Jesus R Fernandes "Sucito"
6º 158 Eduardo de Paula Pinto
7º 39 Mario Gratival
8º 164 Rogério Coelho
9º 242 Sebastião Teles
10º 108 Richard Anthony
85cc
1º 89 Petrus Veloso
2º 310 Nicoláz Rodrigues Rodrigues
3º 199 Matheus Venâncio da Silva
4º 55 Pedro Henrique dos S Silva
65cc
1º 32 Hugo Erthal
2º 6 João Pedro B Vargas
3º 601 Diego Moraes
4º 55 Pedro Henrique da s Silva
5º 78 Felipe Golçales
6º 22 Jeronimo Latini
7º 100 Yuri Ozório Dutra
50cc
1º 66 Lucas Erthal
2º 78 Felipe Gonçales
3º 13 Miguel Piersant
4º 70 Lucas Pavani
5º 5 Gabriel A H da Silva
Local
1º 34 Rafael Morgado
2º 85 Emanuel F S Ramiro
3º 58 Gedaías Neves
4º 12 Rodrigo B M Neves
5º 86 Welton Farias






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet