X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Velocross

Veloterra dos Campeões - Artur Nogueira - SP
Publicado em: 23/11/2008
Clique e saiba mais

Veloterra dos Campeões Paulistas encerra temporada da Asfalto Zero
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada VX2


Jean Dickson
Em Artur Nogueira, interior de São Paulo, nos dias 15 e 16 de Novembro, aconteceu o Veloterra dos Campeões Paulistas de 2008, evento organizado pela Asfaltozero. A pista construída dentro da cidade atraiu grande número de pilotos, e consequentemente um grande público que lotou o entorno do circuito, entusiasmados torcedores que completaram o clima de festa do evento. A exemplo da prova realizada em Caçapava na semana passada os gates estiveram cheios na maioria das baterias, e os ponteiros tiveram como desafio aguentar o forte calor do domingo e negociar bem a ultrapassagem de retardatários, além é claro de manter-se a frente de seus adversários na busca pela vitória. Confira abaixo como foram as principais disputas do dia.

Os pilotos que brigaram pelas primeiras posições na Over 30 proporcionaram fortes emoções ao público nessa que foi a primeira bateria do dia. Entre eles, Jean Dickson, correndo em casa, ganhou a preferência do público, e não fez feio. Ney Marcolin largou na ponta, com Fernando Longuim pressionando desde a primeira curva, e realizando a ultrapassagem ainda na primeira volta, mas levando o troco na sequência. Liderando o pelotão Ney suportou a pressão de Fernando, Jean e Daniel Vergueiro. Os quatro correram próximos, trocando posições sob o olhar atento dos espectadores. Jean, depois de ocupar a quarta posição, assumiu a liderança na metade da prova e abriu um pouco, Longuin também superou Ney, assumindo a vice-liderança. Daniel, que integrava o pelotão e também brigava pela liderança, se enroscou com um retardatário e abandonou a prova com problemas mecânicos. No final da bateria Longuin aumentou a pressão sobre Jean, mas não conseguiu roubar-lhe a posição. Jean comemorou a merecida vitória, Longuin foi o segundo, Ney o terceiro colocado. Marcos Lopes e Cassio Lopes completaram o pódio. 


Pedro Cirino


Luca Rosa
Na Over 40 Pedro Cirino assumiu a liderança já na reta de largada, abrindo vantagem para conquistar uma tranquila vitória enquanto Edson Roberto, José Luis Marcon, Luis Panini e Rogério Bertolini formavam o pelotão que definiria o restante do pódio. Edson liderou o pelotão no início, enquanto Panini vinha mais atrás encostando no pelotão depois de uma largada não tão boa. Rogério superou Edson na primeira metade da prova e se distanciou um pouco do pelotão, que ainda disputava posições. Com o passar do tempo tanto Edson quanto Rogério, demonstrando cansaço, diminuíram o ritmo cedendo a segunda e terceira posições para José Luis e Panini definindo assim os cinco melhores da prova. Resultado: Pedro Cirino, José Luis Marcon, Luis Panini, Edson Roberto e Rogério Bertolini.

Na 50cc Luca Rosa dividiu a primeira curva com Vitor Hugo e Henrique Tominaga, e assumiu a liderança logo em seguida. Henrique caiu, deixando a briga pelas primeiras posições. Em seu lugar ficou Vitor Alexandre, que passou a perseguir Vitor Hugo e trocar posições com ele. Luca venceu a prova, Vitor Hugo se saiu melhor na disputa com seu xará e ficou com a segunda posição, Tiago Martins foi o quarto e Kauê Andrade foi o quinto colocado. 


Raul Salmazo


Murilo Tomazelli
Na 65cc domínio incontestável de Raul Salmazo, que venceu a prova depois de liderar de ponta a ponta. Pela segunda posição Vinicius Marcon pressionou Otavio Caradori, porém sem conseguir realizar a ultrapassagem. Disputa também pela quarta posição. Gabriel Reis e Willim Bongiorno correram próximos a prova toda, e depois de algumas trocas de posições Gabriel assumiu a quarta posição definitivamente. Resultado: Raul Salmazo, Otavio Caradori, Vinicius Marcon, Gabriel Reis e William Bongiorno. 


Marcelinho Lima


Ney Marcolin
O gate lotado na categoria VX2 aumentou a espectativa para uma prova cheia de emoção. Placa de 15 segundos levantada, o ronco dos motores aumentam e os pilotos disparam para mais uma bateria. Na primeira curva quem está na frente é Diego Mortari, que escorrega na curva seguinte perdendo posições. Mateus Lima assume então a liderança, mas também comete um erro e cai, deixando Jean Disckson como novo líder, e mais uma vez impulsionado pelo público ele acelera forte, tentando escapar dos adversários. Mais uma vez as primeiras posições são alvo de muita disputa. Enquanto Jean consegue se distanciar na liderança, Rafael Pedrazolli tenta segurar Murilo Tomazelli e Fernando Longuin mas entrega os pontos, e ainda perde outras posições, ficando fora dos cinco primeiros. Aos dez minutos de prova Jean é superado por Murilo e ainda sofre pressão de Longuin entregando também a segunda posição. Mateus Lima fazia uma excelente prova e se recuperava de forma espetacular até chegar em Diego Mortari. Os dois iniciaram uma intensa disputa que acabou em um toque que mandou os dois para o chão. Dessa forma Daniel Vergueiro e Rodrigo Moraes completaram os cinco primeiros ficando com a quarta e quinta posições respectivamente. 


"Sujera"


Fernando Sibinel
Nas primeiras voltas da 85cc três pilotos ocuparam a liderança. Diego Marcolin pulou na frente, caiu e deixou Gustavo Henrique na ponta, que caiu na volta seguinte, deixando Marcelinho Lima na liderança. Diego perdeu muito tempo e mesmo rodando rápido não conseguiu se recuperar, já Gustavo foi mais ligeiro, não perdeu tanto tempo e conseguiu voltar para a disputa pela liderança com Marcelinho, que resistiu bravamente às investidas de Gustavo. Na última volta Gustavo caiu mais uma vez, confirmando a vitória de Marcelinho. Plinio Martinez, que vinha em terceiro, se beneficiou com a queda de Gustavo e herdou a segunda posição. Fernando Longuin Neto, Gustavo Marcolin e Guilherme Baggi completaram o pódio.

Na prova da VX1, Ney Marcolin assumiu a liderança e conseguiu abrir vantagem na primeira metade da bateria, enquanto Pedro Cirino era pressionado por Tonelada, que conseguiu realizar a ultrapassagem mas não conseguia se aproximar do líder. Enquanto isso Ique Mattos vinha subindo de posição volta a volta, quando assumiu a quarta posição já estava longe dos ponteiros, mas conseguiu descontar a desvantagem, passar Pedro e Tonelada, e ainda encostar em Ney. As voltas finais foram difíceis para o líder, que conseguiu segurar a pressão e conquistar a vitória. Ique foi o segundo, Tonelada o terceiro, Pedro o quarto e Marcio Pinheiro o quinto colocado. 


Anderson Kull


Betinho Eugênio
Mais disputas pelas primeiras posições na prova da categoria Nacional. O piloto "Sujera" assumiu a liderança e nos primeiros minutos de prova abriu vatagem sobre os demais, porém Renato Hanser vinha ultrapassando alguns adversários. O mesmo acontecia com Denis Schiavetti, que teve uma largada ruim e vinha buscando o caminho para chegar nos ponteiros. Hanser foi o primeiro a chegar no líder, Denis está mais atrás, mas também vem se aproximando. No finalzinho da bateria os dois primeiros recebem pressão de Denis, que passa Hanser e ainda tenta a ultrapassagem sobre Sujera, que se defende e mantém a liderança até receber a bandeirada quadriculada. Denis ficou com a segunda posição a frente de Hanser, Jorge Ferriani e Fabio da Silva.

Fernando Sibinel não teve dificuldades para vencer a Nacional 230, depois de uma excelente largada ele abriu grande vantagem até receber a bandeirada quadriculada tranquilamente. Roberto Eugênio chegou na segunda colocação, com Heitor Campos em terceiro, Hiago Silva em quarto e Igor Siqueira na quinta colocação.

Luisinho liderou a Nacional Estreante e tinha o domínio da prova quando sua moto apresentou um problema mecânico que o obrigou a abandonar. Com isso Anderson Kull assumiu a liderança e sem ter adversários por perto pôde comemorar a vitória. Thiago Zanutello, Antonio Beltrão, Marcelo Guerino e Sandro Bueno completaram o pódio. 


Renato Hanser


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 542 Fotos!
O público torceu muito por Jaqueline Poltronieri, única representante feminina na prova da Importada Estreante, que retribuiu brigando pelas primeiras posições em pé de igualdade com os marmanjos da categoria. Roberto Eugênio largou na ponta e foi perseguido por Jaqueline boa parte da prova, mas em meio aos retardatários ele conseguiu se distanciar, recebendo a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição. Jaqueline foi ultrapassada por Diego Palmira e ficou com a terceira colocação, à frente de Ronaldo Miranda e Jean Spitt.

Mais uma prova para motos nacionais, estamos falando da Nacional Força Livre. Cai o gate e novamente Sujeira aparece na liderança, com Renato Hanser na sequência. Sujeira tinha a prova nas mãos mas caiu sozinho aos treze minutos, dando a vitória a Hanser e ainda deixando a segunda posição para Jorge Ferrini. Sujeira foi o terceiro, Fabio da Silva o quarto e Diego Palmira o quinto colocado.

Jaqueline Poltronieri
A categoria Importada Força Livre encerrou com chave de ouro o dia de competição. Murilo Tomazelli e Mateus Lima tiveram uma excelente atuação e se destacaram na prova. A primeira largada foi cancelada em função de vários pilotos que queimaram o gate. No novo início Denis Schiavetti, pilotando uma 450cc, assumiu a liderança, com Rodrigo Moraes em segundo. Murilo fechou a primeira volta em terceiro, mas rapidamente superou Rodrigo, que perdeu posições finalizando fora dos cinco primeiros. 

Denis resistiu algumas voltas mas não teve jeito, Murilo era mais rápido e pulou para a liderança. Nesse meio tempo Mateus também atuava de forma brilhante na prova, depois de um início ruim, perto da última posição, o piloto fecha a primeira volta em sétimo, e antes do cronómetro marcar cinco minutos de prova ele já figura entre os cinco na bateria, atrás de Diego Mortari. Superando adversário a adversário Mateus assume a segunda posição, mas mesmo tendo ainda metade da prova pela frente ele não consegue chegar em Murilo, que comemora sua segunda vitória do dia. Mateus foi o segundo a frente de Denis Schiavetti, Diego Mortari e Ique Mattos. 


Murilo Tomazelli

A equipe Asfalto Zero já definiu o pré-calendário da modalidade para a temporada 2009 e o campeonato terá novidades. Confira mais informações no site.

Resultados
Importada Força Livre
1º 917 Murilo Tomazelli Indaiatuba 56,472
2º 105 Mateus Lima Itapira 57,684
3º 81 Denis Schiavetti Conchal 58,851
4º 458 Diegomortari Cosmópolis 58,539
5º 19 Ique Mattos Mogi Mirim 58,828
6º 800 Rodrigo Moraes Salles Campinaas 59,030
7º 16 Rafael Pedrazolli Sumaré 1,00,053
8º 641 Diegomarcolin Cosmópolis 1,01,380
9º 21 Daniel Vergueiro Esp Sto Do Pinhal 58,603
10º 7 Marcio Luiz Pinheiro Jundiaí 1,01,890
VX1
1º 14 Nei Marcolin Cosmópolis Nadiggi Veículos 59,299
2º 19 Ique Mattos Mogi Mirim 58,580
3º 119 Tonelada Itapira 1,00,476
4º 81 Pedro Cirino São Pedro 1,00,844
5º 7 Marcio Luis Pinheiro Jundiaí 1,02,010
6º 221 Marcelo Barbosa Cosmópolis 1,03,808
7º 46 Toninho Da Mata Jundiaí 1,04,355
º 1 Cabelo 1,04,972
9º 14 Igor Sanavio 1,03,024
10º 111 Mauricio Ghiraldelli Cotia 1,05,163
VX2
1º 917 Murilo Tomazelli Indaiatuba 58,372
2º 4 Fernando Longuim Cosmópolis 58,247
3º 713 Jean Dickson Botelho Artur Nogueira 59,313
4º 275 Daniel Vergueiro Esp Sto Do Pinhal 59,096
5º 800 Rodrigo Moraes Sales Campinas 1,00,072
6º 16 Rafael Pedrazolli Sumaré 1,00,962
7º 105 Mateus Lima Itapira 58,613
8º 841 Rick Paes Artur Nogueira 1,01,285
9º 20 Valdir Poltronieri Indaiatuba 1,01,323
10º 922 Marco Lopes Indaiatuba 1,01,709
Importada Estreante
1º 29 Roberto Eugênio São Paulo 59,008
2º 399 Diego Palmira Amparo 59,887
3º 20 Jaqueline Poltronieri Indaiatuba 56,549
4º Ronaldo Miranda Artur Nogueira 1,04,217
5º 37 Jean Spitt Sto Antonio De Posse 1,04,767
6º 91 Waldir José Junior Itatiba 1,04,498
7º 171 Clei Ornagui 1,06,970
8º 677 Giovanni Florezi Esp Sto Do Pinhal 1,05,895
9º 77 Gleison Ribeiro Artur Nogueira 1,08,396
10º 678 Fabio Sega Jundiaí 1,10,953
50cc
1º 93 Luca Rosa São Paulo C.a.r. 1,17,198
2º 85 Vitor Hugo Soares 1,16,228
3º 28 Vitor Alexandre Campinas Asfaltozero/Dracena Motos 1,18,913
4º 27 Tiago Martins 1,23,693
5º 1 Kauê Andrade Junior Artur Nogueira 1,28,460
º 10 Luis Felipe Ferro Iracemápolis 1,29,773
7º Julio Corsi Amparo 1,36,270
8º 259 Rafael Estevam 1,38,250
9º 222 Luciomar Francisco Artur Nogueira 1,37,234
10º 14 Guilherme Reis Caçapava Fercar baús/Rks Racing/Rancho Vale Do Sol 1,41,204
65cc
1º 120 Raul Salmazo Sorocaba Glub Glub / Rr Motos / S.engenharia 1,10,058
2º 265 Otavio Caradori Socorro 1,13,476
3º 800 Vinicius Marcon Pedreira 1,13,425
4º 74 Gabriel Reis Caçapava Fercar baús/Rks Racing/Rancho Vale Do Sol 1,15,776
5º 16 Willian Bongiorno Jaguariúna 1,15,532
6º 93 Luca Rosa São Paulo C.a.r. 1,16,279
7º 28 Victor Alexandre Campinas Asfaltozero Dracena Motos 1,19,766
8º 99 Nicolas Turim Piracicaba 1,17,203
9º 611 Lucas Lima Osasco 1,17,462
10º 259 Rafael Estevam 1,39,284
85cc
1º 225 Marcelo Felipe Lima Osasco General Motos/Jps Racing/Aj Motos/Steel Joint/Frigeri 1,04,017
2º 15 Plinio Martinez Caieiras 1,04,960
3º 111 Fernando Longuim Neto Cosmópolis Longa racing 1,05,846
4º 10 Gustavo Marcolin Cosmópolis Naddigi Veículos 1,03,819
5º 14 Guilherme Baggi Capivari 1,08,136
6º 12 Gustavo Henrique Brito Cosmópolis Padaria Phoenix/Lava Rápido Papa Léguas 1,02,957
7º 641 Diegomarcolin Cosmópolis Naddiggi Veículos 1,01,306
8º 120 Raul Salmazo Sorocaba Glub glub/Rr Motos/S. Engenharia 1,19,501
Over 30
1º 713 Jean Dickson Botelho Artur Nogueira 57,756
2º 4 Fernando Longuim Cosmópolis Longa racing 57,771
3º 14 Nei Marcolin Cosmópolis Nadiggi Veículos 1,00,306
4º 922 Marcos Lopes Indaiatuba 1,01,575
5º 75 Cassio Lopes Camargo Jundiaí 1,03,324
6º 14 Ricardo Nunes Do Rego Sumaré 1,02,314
7º 221 Marcelo Barbosa Cosmópolis 1,02,778
8º 74 Jonas Tavella Bragança Paulista 1,03,638
9º 900 Leandro Lopes Itatiba 1,03,786
10º 111 Mauricio Ghiraldelli Cotia 1,03,094
Over 40
1º 81 Pedro Cirino São Pedro 1,00,826
2º 118 José Luis Marcon Pedreira 1,02,488
3º 139 Panini Pedreira 1,03,159
4º 21 Edson Roberto Raimundo Esp Sto Do Pinhal 1,03,440
5º 617 Rogério Bertolini 1,02,791
6º 46 Toninho Da Mata Jundiaí Jund Aquece/Amigos Da Mata 1,04,448
7º 55 Marco Garcez 1,08,476
8º 62 Cesar Lopes Camargo Jundiaí 1,09,803
9º 88 Paulo Belmonte Sumaré 1,09,282
10º 832 Belmiro Queiroz Junior Indaiatuba 1,08,588
Nacional Estreante
1º 297 Anderson Kull Artur Nogueira 1,05,190
2º 8 Thiago Zanutello Indaiatuba 1,07,353
3º Antonio Cesar Beltrão 1,06,840
4º 78 Marcelo Guerino Indaiatuba 1,07,539
5º Sandro Bueno 1,06,371
6º 78 Milton Américo 1,07,576
7º 921 Marcelo Magdalena São Paulo 1,07,000
8º 39 Ney Corsi Amparo 1,08,224
9º 191 Alexandre Lorenzetti Indaiatuba 1,06,562
10º 451 Anderson Madeira Caieiras 1,08,033
Nacional
1º 33 Sujeira Ouro Fino 1,00,220
2º 70 Denis Schiavetti Conchal 59,153
3º 451 Renato Hanser Caieiras 1,01,127
4º 757 Jorge Ferriani Esp Sto Do Pinhal 1,01,832
5º 4 Fabio Pinto Da Silva Socorro 1,01,927
6º 399 Diego Palmira Amparo 1,02,470
7º 68 Hedy Carlos 1,05,407
8º 378 Rogério 1,06,588
9º 70 Fabricio Caleffi Conchal 1,03,980
10º 9 Marcos Siqueira 1,07,580
Nacional 230cc
1º 340 Fernando Sibinel Jundiaí Motor Head Racing/Madaspó 1,02,756
2º 22 Roberto Eugênio São Paulo Mit Racing/Miami nautica/Fmx Racing 1,02,913
3º 50 Heitor Campos Santo Antonio De Posse 1,03,897
4º 5 Hiago Silva 1,05,781
5º 2 Igor Henrique Siqueira 1,06,318
6º 900 Leandro Lopes Itatiba 1,06,385
7º 95 Rodrigo Escarelli Jundiaí 1,06,334
8º 4 Marcelinho Charlie Brown São Roque 1,06,313
9º 841 Rick Paes Arturnogueira All Sign 1,05,632
10º Laércio Junior 1,08,323
Nacional Força Livre
1º 451 Renato Hanser Caieiras 1,02,903
2º 757 Jorge Ferriani Esp Sto Do Pinhal 1,02,741
3º 33 Sujeira Ouro Fino 1,01,410
4º 4 Fabio Pinto Da Silva Socorro 1,03,302
5º 399 Diego Palmira Amparo 1,04,485
6º 90 Cokinho Esp Sto Do Pinhal 1,05,742
7º 764 Heitor Campos Sto Ant De Posse 1,06,312
8º 378 Rogério 1,07,211
9º 9 Marcos Siqueira 1,09,801
10º 11 Gabriel Lenzi 1,10,872






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet