X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

7ª etapa Estadual MX LEMERJ - Araruama - RJ
Publicado em: 08/10/2008
Clique e saiba mais

Região dos Lagos sediou quarta prova consecutiva
Texto: LEMERJ / Redação MotoX - Fotos: Ronaldo Sampaio, Luiz Garcia e Maurício Arruda - Arquivo MotoX


Paulo Monteiro
Assim como os municípios que sediaram as últimas provas a bela cidade de Araruama faz parte da Região dos Lagos do Rio de Janeiro e foi palco da 7ª etapa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Esta foi a última da seqüência de quatro etapas consecutivas realizadas pela LEMERJ. Os pilotos que tiveram bons resultados nesta seqüência de corridas deram um grande salto no campeonato. Isto você pode conferir no site da LEMERJ, onde se encontra a classificação geral do campeonato com a pontuação de todas as categorias. 

Uma forte chuva no sábado deixou a pista bastante macia e com lama, o que a princípio prejudicaria o evento. Mas não foi o que ocorreu, no domingo o Sol surgiu forte pela manhã, o que deixou as condições perfeitas para o Motocross. Apesar de pequena (em torno de mil metros), a pista se tornou técnica por causa de seu solo macio, que gerou buracos e grandes canaletas nas curvas. 

A classe MX3 abriu a 7ª etapa. Antônio Amaral largou em primeiro, seguido por Paulo Monteiro, Jesus Fernandes, Ruy Alvarez, Sérgio de Souza e Antônio Thor. Os seis primeiros permaneceram juntos no início da bateria. Antônio Thor abandonou a corrida em seguida após uma queda. Sérgio de Souza, Jesus Fernandes e Ruy Alvarez disputam a terceira colocação, enquanto lá na frente Paulo Monteiro pressiona Antônio Amaral, que cai num trecho escorregadio e perde posições. Final: Paulo Monteiro vence, seguido por Sérgio de Souza, Jesus Fernandes, Antônio Amaral e Ruy Alvarez fechando os 5 primeiros. Com o resultado Paulo Monteiro abre 36 pontos no campeonato e terá a vantagem de administrar as últimas etapas. Antônio Amaral, Antônio Thor e Sérgio de Souza ainda têm chances de conquistar o título.


Juan Sérgio


Helisson Benazi
A briga na categoria CRF 230cc também foi interessante. Apesar de Juan Sérgio largar em primeiro para não mais perder, a disputa pela segunda posição foi intensa. Ricardo Borges sustentou-se em segundo até a terceira volta, quando caiu e abandonando a prova. Hermes Rezende, depois de largar na quinta posição, assume o segundo posto durante duas voltas e logo é ultrapassado por Fábio Roberto. Apesar da pressão de Hermes, Fábio resiste até o final, com o rival logo atrás. Numa intensa disputa durante toda a prova, Frederico Chaves leva a melhor sobre Rafael Navega e fica com a quarta posição. Rafael terminou em quinto. Agora, Juan Sergio se vê com uma mão no título, pois é o líder do campeonato com 48 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Frederico Chaves.

Na categoria Amador, Helisson Benazi confirmou a liderança isolada no campeonato vencendo pela quinta vez no ano na categoria e agora também surge como o virtual campeão. Jorge Luiz Neves, não teve dificuldades para chegar em segundo e também assumiu a segunda posição do campeonato, empatado com Luciano Cabral que chegou em terceiro nesta etapa. Esta briga ficará para as últimas etapas e será definida nos detalhes. Fechando o pódium tivemos Paulo César Brum em quarto e Marcos Vinícius Passos em quinto. 


Hugo Erthal


Joelson Basílio
A categoria 65cc contou com a participação do piloto da 85cc Juan Pablo Amaral. Por conta das muitas corridas realizadas no mesmo dia, Juan foi o único inscrito na 85cc, então a organização permitiu ao piloto largar junto com as 65cc, uma oportunidade para que o piloto se apresentasse e fizesse um treino. A participação de Juan não atrapalhou a disputa. Hugo Herthal, que neste momento não briga pela liderança do campeonato, venceu a segunda etapa consecutiva. Victor Monerat chegou em segundo, vencendo a disputa com seu adversário direto na briga pelo título, João Pedro Braga, que ficou com a terceira posição. Yuri Campelo e Gabriel Cordeiro, consecutivamente quarto e quinto, fecharam o pódium, com Felipe Gonzalez em sexto.

Na MX1 mais uma vitória de Sérgio Monteiro. O piloto largou em primeiro, onde sustentou-se até a bandeirada. Serginho, após esta etapa, possui vantagem de 68 pontos para o segundo colocado no campeonato Alexandre Oliveira, que perseguiu sem sucesso Thiago Paula durante toda a bateria, terminando a etapa na terceira posição, logo atrás de Thiago. Na briga pela quarta posição, Antônio Amaral disputou até a última volta com Sérgio de Souza e levou a melhor, com os dois fechando o pódium da categoria.

Como sempre, a categoria Força Livre 2 Tempos foi uma das mais disputadas do dia. Joelson Basílio largou em primeiro, seguido por Thiago Paula e Wanderson Sabino. Ambos tiveram problemas no início da prova, mas mantiveram uma disputa até o fim. Na metade da prova, Thiago resolve atacar Joelson conseguindo a ultrapassagem. Joelson não desiste e dá o troco, mantendo a primeira posição até o fim. Na terceira posição, Sabino tem problemas com a moto e perde posições. Com isso Willian Gonçalves assume com tranqüilidade a terceira posição até o fim. Alcimar dos Santos e Victor Borges travam uma bela disputa. Mas quem leva a melhor é Alcimar depois de alguns tombos de Victor, que chega em quinto, fechando os cinco primeiros. O campeonato se encontra em aberto, mas Joelson Basílio possui a boa vantagem de 17 pontos para Thiago Paula. 


Daniel Federal

As duas primeiras posições da categoria MX2 foram definidas logo no início. Daniel Federal disparou na frente sem dar chances a Saulo Matheus, que administra a posição, já que com a segunda colocação, Saulo assume a liderança do campeonato. Depois de uma corrida de recuperação, Robson Mendes termina a prova na terceira posição, seguido por Adeílton Gonçalves. Ambos ainda estão na briga pelo título, 9 e 11 pontos, respectivamente, atrás do líder Saulo Matheus. O piloto da cidade, Luís Vinícius Estevão fechou o pódium com a quinta posição, apoiado pela torcida.


Fábio Roberto dos Santos
A Nacional Força Livre reservou emoções até o final. Frederico Chaves largou em primeiro, seguido por Ricardo Borges, Renan Azevedo, Hermes Rezende e Fábio Roberto. Depois de quatro voltas muito disputadas, com a primeira posição passando pelas mãos de 3 competidores diferentes, Fábio Roberto assume a liderança para não mais perder. Frederico Chaves não deixou o líder escapar e terminou em segundo, seguido de muito perto pelo atual líder do campeonato Juan Sergio, que depois de completar a primeira volta na décima posição, recuperou-se até a terceira colocação. Com 15 pontos de vantagem sobre Hermes Rezende, Juan é líder também nesta categoria e terá de segurar a vantagem nas etapas finais. Ricardo Borges, um dos mais rápidos dentro da pista e que ocupa a terceira posição no campeonato, teve problemas durante a corrida com tombos, mas junto de Rafael Navega completou o pódium na quarta e quinta posições respectivamente.

A penúltima categoria do dia foi a Força Livre. Principal e mais disputada, a categoria contou com os melhores pilotos do evento. Daniel Federal parecia repetir a vitória conquistada na MX2 ao largar na frente. Mas Serginho Monteiro, o vencedor da MX1, também quis repetir o topo do pódium, então atacou Federal buscando sua posição. Na metade da prova, sofrendo forte pressão de Serginho, Federal cai num trecho de lama. Depois disto Sérgio Monteiro apenas administra até o final e leva mais uma vitória na categoria. Agora o piloto soma 73 pontos de vantagem no campeonato. Daniel Federal, apesar do tombo, não teve a segunda posição ameaçada onde terminou a bateria. Alexandre Oliveira depois de largar em segundo, manteve-se em terceiro lugar, resistindo ao ataques de Saulo Matheus, que fechou em quarto. Antônio Amaral completou o pódium com a quinta colocação. 


Sérgio Monteiro

Por volta das 15h o evento terminou com a categoria Local, destinada somente para pilotos da cidade de Araruama. O destaque da categoria foi para a disputa entre Luís Vinícius Estevão e Luciano Cabral. Luciano manteve-se em segundo durante toda a prova, esperando por um erro de Luís Vinícius. A tática deu certo e Luis Vinícius acabou caindo em uma canaleta. Luciano venceu, seguido por Luís Vinícius, Mário Nunziato, Fábio de Deus e João Gustavo Duarte.

O campeonato começa a se definir e já há previsões de quem serão os pilotos campeões do Estado do Rio de Janeiro em 2008. Ainda não há confirmação das datas das próximas etapas, mas deverão acontecer nos meses de novembro e dezembro e, assim que confirmadas, estarão disponíveis no calendário do MotoX.

Resultados

Força Livre
1º 153 Sergio Monteiro
2º 203 Daniel Federal
3º 974 Alexandre ZN
4º 370 Saulo Matheus
5º 357 Antônio Amaral
6º 603 Jorge Luiz Neves
7º 7 Adeílton Gonçalves
8º 259 Alcimar dos Santos
9º 225 Robson Mendes
10º 49 Marcos Vinícius Passos
MX1
1º 153 Sergio Monteiro
2º 702 Thiago Dalla Paula
3º 947 Alexandre ZN
4º 357 Antônio Amaral
5º 36 Sergio de Souza
6º 243 Sebastião Telles
MX2
1º 203 Daniel Federal
2º 370 Saulo Matheus
3º 225 Robson Mendes
4º 7 Adeílton Gonçalves
5º 77 Luis Vinícius Estevão
6º 55 Luciano Cabral
7º 934 Ruy Alvarez de Pinho
8º 49 Marcos Vinícius Passos
9º 603 Jorge Luis Neves
10º 5 Hudson da Silva
MX3
1º 150 Paulo Monteiro
2º 36 Sergio de Souza
3º 915 Jesus Fernandes "Sucito"
4º 357 Antônio Amaral
5º 4 Ruy Alvares
6º 243 Sebastião de Andrade
7º 82 Richard Antony
8º 5 Hudson Luis da Silva
9º 164 Rogério Coelho
2 Tempos
1º 78 Joelson Basílio
2º 59 Thiago Paula
3º 380 Willian Gonçalves
4º 259 Alcimar dos Santos
5º 5 Victor Borges
6º 10 Fabrício Werkhaizer
7º 922 Wanderson "Lelé" Sabino
8º 191 Marcio Santos
9º 725 Mario Nunziato
10º 3 Valdinei dos Santos
Amador
1º 142 Helisson Benazi
2º 603 Jorge Luiz Rocha
3º 55 Luciano Cabral
4º 274 Paulo César Brum
5º 49 Marcos Vinícius Passos
6º 77 Luis Vinicius Estevão
7º 125 Jaílton de Lima Filho
8º 8 Rodrigo Leal
9º 259 Alcimar dos Santos
10º 18 Bruno Paes Leme
Nacional
1º 301 Fabio Roberto dos Santos
2º 2 Frederico José Chaves
3º 210 Juan Sergio Rodriguez
4º 10 Ricardo Borges
5º 217 Rafael Navega
6º 16 Hermes Rezende
7º 216 Maurício da Rocha
8º 37 Giancarlo Mendonça
9º 4 Joanir "Boca" Quirino
10º 212 Renan Azevedo
CRF 230
1º 210 Juan Sergio Rodriguez
2º 301 Fábio Roberto dos Santos
3º 16 Hermes Rezende
4º 2 Frederico Chaves
5º 217 Rafael Navega
6º 212 Renan Azevedo
7º 13 Hiago Basílio
8º 12 Joaquim da Rocha
9º 14 Fábio de Deus
10º 216 Maurício Rodrigues da Rocha
65cc
1º 411 Hugo Erthal
2º 99 Vitor Monerat
3º 6 João Pedro Braga
4º 925 Yuri Campelo
5º 92 Gabriel Gristolo
6º 110 Felipe Gonzales






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet