Estados Unidos vencem - Mas não foi tão fácil como previsto.Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação / Idário Café / R. Archer
Time brasileiro vence a final B novamente e conquista 14º na geral
O Motocross das Nações é sem dúvida o maior evento da modalidade na atualidade. A 62ª edição da competição levou ao motódromo construido no circuito de Donington Park nada menos que 60.000 pessoas.
Veja também: Galeria de Imagens Especial com 292 Fotos das Provas!
|  França, EUA e Bélgica no pódio
 | 
No Nações a competição é por equipes, três pilotos (um em cada categoria MX1, MX2 e Open) representam acima de tudo seu país. A classificação final é definida somando as posições de cada piloto, sendo o pior dos seis resultados descartado no cômputo geral.
No Nações o público também faz parte do espetáculo e os apaixonados fãs de cada país comparecem a caráter portando bandeiras e vestido nas cores de seu país.
FavoritosComo sempre os norte-americanos eram os favoritos disparados, liderados por James Stewart - vindo de uma temporada perfeita no AMA Motocross - notavelmente o piloto mais rápido da atualidade e Ryan Villopoto, também campeão com certa folga no AMA este ano. Completava o time o consistente veterano Tim Ferry,piloto que já conta com boa experiência no Nações.
|  Com segundo e primeiro lugares Sebastien Pourcel foi o melhor na MX1
 | 
|  James Stewart provou que é o mais rápido na atualidade, mas uma queda na última bateria fez a equipe norte-americana descartar seu resultado.
 | 
Entre as equipes concorrentes Austrália, Bélgica, França e Itália apareciam como as principais capazes de estragar a festa de Stewart e companhia, sem contar a dona da casa Inglaterra que também poderia incomodar. Nenhuma entretanto tinha uma dupla forte o suficiente para combater Villopoto e Stewart, mas o Nações é um evento único onde na pista tudo pode acontecer.
CorridasA pista de Donington Park foi construida com grandes saltos e costelas. Depois dos treinos de sábado ela ganhou muitos buracos e canaletas. As canaletas vieram em várias formas e tipos: canaletas profundas, canaletas rasas, canaletas compridas, canaletas... canaletas.
MX1 + MX2A bateria da MX1 + MX2 começou com o italiano campeão mundial David Philippaerts na frente. Ele sustentou a ponta por duas voltas até que Stewart tomou controle da situação e abriu uma vantagem de cerca de 20 segundos na bandeirada. A segunda posição ficou com o francês Sebastien Pourcel que largou entre os dez e levou seis voltas para conquistar sua posição definitiva.
|  Ryan Villopoto
 | 
|  Steve Ramon
 | 
Mas a tensão não deixou de atormentar a equipe norte-americana. Logo no início Villopoto se chocou com outro piloto e lavantou praticamente em último lugar. Ele realizou um recuperação impressionante para receber a bandeirada em 10º lugar logo atrás de Tommy Searle, o primeiro com uma moto da categoria MX2.
Entre os notáveis que não foram bem nesta bateria está o nome de Tyla Rattray, atual campeão mundial da MX2, que caiu e finalizou apenas na 24ª posição.
MX2 + OpenDepois de cair pela manhã durante a final B a chuva voltou a incomodar na bateria da MX2 + Open. Quem largou na frente foi Cody Cooper da Nova Zelândia e sua liderança durou quase a primeira volta completa. Quem lhe ultrapassou logo antes da linha de chegada foi Villopoto que redimiu-se dos erros na primeira bateria e venceu com facilidade colocando 24 segundos sobre o belga Steve Ramon. Tommy Searle foi o terceiro colocado seguido de Cooper e do italiano Manuel Monni.
Tim Ferry ficou com a nona posição depois de enfrentar problemas com a embreagem. O "prêmio recuperação" da bateria foi para o norte-americano (competindo por Porto Rico) Zach Osborne que foi da 26ª para a sexta posição.
|  Anthony Boissiere
 | 
MX1 + Open
|  O 5º lugar de Tim Ferry na última bateria salvou a vitória norte-americana.
 | 
Hora da grande decisão e o sol volta a brilhar no circuito britânico. James Bubba Stewart larga na ponta, mas desta vez tem na sua cola um inspirado Sebastien Pourcel. O francês tenta de todas as formas encontrar espaço para ultrapassar o norte-americano levando o público à loucura.
Na segunda volta Pourcel força e consegue a ultrapassagem, algumas curvas depois Bubba retribui o favor. Aos poucos Stewart consegue abrir vantagem. Na 12ª volta tem cerca de dez segundos a frente de Pourcel, mas sofre uma queda e perde uma volta para colocar sua Kawasaki para funcionar novamente.
Com Stewart lá atrás a responsabilidade cai sobre os ombros de Ferry que salvou a equipe norte-americana com uma bela recuperação finalizando em 5º lugar depois de completar a primeira volta em 22º. Nicolas Aubin, o segundo piloto francês, recebeu a bandeirada em 10º, também depois de uma má largada.
Com estes resultados os Estados Unidos venceu a competição cinco pontos a frente da França. A Bélgica ficou com o terceiro lugar tirando os donos da casa do pódio por um ponto. É a 19ª vitória dos Estados Unidos no Motocross das Nações.
|  Mesmo com tempo instável o público lotou o evento.
 | 
Notas: Com a queda de Stewart a França esteve perto de levantar o troféu principal. Na bateria Open + MX2 Anthony Boissiere ocupava a quarta posição quando teve problemas com sua roda dianteira que o fizeram completar a corrida na 18º posição.
Tarah Gieger foi a primeira mulher a participar de finais no Nações. Representando Porto Rico ela já havia competido em 2007 nos Estados Unidos onde não se classificou. Este ano com a ajuda de Zach Osborne o time de Porto Rico foi à final.
Brasil vai à final e conquista resultado para história
|  Leandro Silva
 | 
Mais uma vez o Brasil foi representado exclusivamente por pilotos Honda, fato que provocou questionamentos de outras equipes que contam com os atuais campeões nacionais (Pro Tork na MX1 e Oásis KTM na MX2). Segundo a Confederação Brasileira de Motociclismo para participar da competição são necessários meses de planejamento e as demais fábricas / equipes não tinham uma posição definitiva sobre o assunto  no início do ano - se poderiam levar seus pilotos à competição e custear as despesas -, quando durante o mês de maio a Honda definiu o patrocínio e a participação da equipe brasileira.
A estrutura e motos para a equipe Brasileira foram fornecidas pela Martin Racing, equipe oficial da Honda no Mundial de Motocross com sede na Itália.
Já na Inglaterra chegou a notícia que Wellington Garcia, piloto anunciado como reserva da equipe, substituiria Jean Ramos na MX2. A notícia causou surpresa nos fãs já que Wellington após uma lesão praticamente acabou de retornar às competições e durante o ano não competiu com motos 250cc (em 2008 o goiano pilota exclusivamente na MX1), enquanto Jean esteve na ativa por toda a temporada onde conquistou os melhores resultados de sua carreira incluíndo o título latino-americano da categoria. 
|  Antônio Balbi
 | 
|  Wellington Garcia
 | 
Mais uma vez o verdadeiro teste de força da equipe brasileira seria conquistar a classificação para as finais. Lembrando que as equipes européias estariam com toda sua estrutura completa e equipamentos usuais à mão, ao contrário da edição do ano passado realizada nos Estados Unidos, quando pela primeira vez o Brasil se classificou (com estes mesmos pilotos) conquistando a 16ª colocação na final.
E nas baterias classificatórias de sábado - ondem competem três baterias apenas com motos da mesma categoria - a classificação direta do Brasil escapou pelas mãos. 
Na MX2 Wellington Garcia caiu na primeira volta e não conseguiu um bom resultado. Na MX1 Leandro Silva andou em décimo terceiro por boa parte da bateria, mas problemas com seu freio dianteiro (que perdeu completamente a ação) o fizeram perder tempo e posições nas voltas finais. Lendro recebeu a bandeirada em 16º. 
Na classificatória da Open um "bumping" arrastado pelo piloto da frente enroscou na roda de Antônio Balbi que ficou sem freio traseiro e sofreu uma queda. O brasileiro retornou à corrida lá atrás e fez uma impressionante recuperação até a 13ª posição. Na soma dos dois melhores resultados empatamos com Japão e Irlanda na 19ª posição e pelo critério de desempate o Japão foi direto às finais. Faltou um pontinho...
|  A experiência internacional de Balbi fez a diferença nas corridas. O piloto mineiro foi 8º colocado na categoria Open.
 | 
Final B - Vitória do BrasilPara participar das finais a única opção para os brasileiros era vencer a repescagem, a chamada Final B. E nossos pilotos conseguiram! Balbi largou na frente e manteve a liderança até se enroscar com um retardatário. O Brasileiro perdeu a ponta e logo depois sofreu uma queda sendo ultrapassado por vários pilotos.
Nesta altura Leandro ocupava o terceiro lugar quando Balbi recuperava posições. A bateria foi vencida por Martin Barr, da Irlanda. Balbi recuperou-se até a quarta posição e Leandro chegou logo atrás em quinto. O Brasil somou 9 pontos, contra 12 da Irlanda. Vamos às finais!
Nas baterias finais o destaque vai para o excelente 12º lugar de Balbi na bateria MX2 + Open. Na soma dos resultados o Brasil subiu duas posições em relação ao 16º lugar de 2007 em Budds Creek. Chegamos na frente de países com África do Sul e Holanda que têm uma forte tradição no esporte.
2009 na Itália
Em 2009 o Motocross das Nações volta à Itália depois de 23 anos numa pista que será construida especialmente para o evento no Autódromo de Franciacorta. Não podemos deixar de comentar também o retorno do Mundial de Motocross no Brasil, programado para o dia 13 de setembro. Será uma oportunidade de um número maior de pilotos brasileiros medir forças com os melhores do mundo.
Vídeo
Veja também: 
- Resultado da Terceira Bateria - Open + MX1 
- Resultado da Segunda Bateria - Open + MX2 
- Resultado da Primeira Bateria - MX1 + MX2 
- Brasil classifica-se para final com vitória na repescagem
- 
Galeria de Imagens Especial com 292 Fotos das Provas!Resultado Final
| 1 | Race 1 | 1 | STEWART, James | AMA | Kaw | MX1 | 
| 1 | Race 2 | 2 | VILLOPOTO, Ryan | AMA | Kaw | MX2 | 
| 5 | Race 3 | 3 | FERRY, Tim | AMA | Kaw | Open | 
| 9 | Race 2 | 3 | FERRY, Tim | AMA | Kaw | Open | 
| 10 | Race 1 | 2 | VILLOPOTO, Ryan | AMA | Kaw | MX2 | 
| 23 | Race 3 | 1 | STEWART, James | AMA | Kaw | MX1 | 
| 1 | Race 3 | 4 | POURCEL, Sebastien | FFM | Kaw | MX1 | 
| 2 | Race 1 | 4 | POURCEL, Sebastien | FFM | Kaw | MX1 | 
| 7 | Race 2 | 6 | AUBIN, Nicolas | FFM | Yam | Open | 
| 10 | Race 3 | 6 | AUBIN, Nicolas | FFM | Yam | Open | 
| 11 | Race 1 | 5 | BOISSIERE, Anthony | FFM | KTM | MX2 | 
| 18 | Race 2 | 5 | BOISSIERE, Anthony | FFM | KTM | MX2 | 
| 2 | Race 2 | 9 | RAMON, Steve | FMB | Suz | Open | 
| 4 | Race 3 | 7 | DE DYCKER, Ken | FMB | Suz | MX1 | 
| 8 | Race 1 | 7 | DE DYCKER, Ken | FMB | Suz | MX1 | 
| 13 | Race 2 | 8 | VAN HOREBEEK, Jeremy | FMB | KTM | MX2 | 
| 14 | Race 3 | 9 | RAMON, Steve | FMB | Suz | Open | 
| 16 | Race 1 | 8 | VAN HOREBEEK, Jeremy | FMB | KTM | MX2 | 
| 3 | Race 2 | 14 | SEARLE, Tommy | ACU | KTM | MX2 | 
| 6 | Race 1 | 13 | MACKENZIE, Billy | ACU | Hon | MX1 | 
| 9 | Race 1 | 14 | SEARLE, Tommy | ACU | KTM | MX2 | 
| 11 | Race 3 | 13 | MACKENZIE, Billy | ACU | Hon | MX1 | 
| 13 | Race 3 | 15 | SIMPSON, Shaun | MCUI | KTM | Open | 
| 15 | Race 2 | 15 | SIMPSON, Shaun | MCUI | KTM | Open | 
| 3 | Race 1 | 10 | PHILIPPAERTS, David | FMI | Yam | MX1 | 
| 5 | Race 2 | 12 | SALVINI, Alex | FMI | Suz | Open | 
| 11 | Race 2 | 11 | MONNI, Manuel | FMI | Yam | MX2 | 
| 12 | Race 3 | 12 | SALVINI, Alex | FMI | Suz | Open | 
| 14 | Race 1 | 11 | MONNI, Manuel | FMI | Yam | MX2 | 
| 22 | Race 3 | 10 | PHILIPPAERTS, David | FMI | Yam | MX1 | 
| 8 | Race 2 | 60 | BYRNE, Michael | AMA | Suz | Open | 
| 8 | Race 3 | 58 | REED, Chad | AMA | Suz | MX1 | 
| 10 | Race 2 | 59 | METCALFE, Brett | MA | Kaw | MX2 | 
| 12 | Race 1 | 58 | REED, Chad | AMA | Suz | MX1 | 
| 17 | Race 1 | 59 | METCALFE, Brett | MA | Kaw | MX2 | 
| 36 | Race 3 | 60 | BYRNE, Michael | AMA | Suz | Open | 
| 4 | Race 1 | 16 | BARRAGAN, Jonathan | RFME | KTM | MX1 | 
| 9 | Race 3 | 16 | BARRAGAN, Jonathan | RFME | KTM | MX1 | 
| 14 | Race 2 | 17 | CAMPANO, Carlos | RFME | Yam | MX2 | 
| 15 | Race 1 | 17 | CAMPANO, Carlos | RFME | Yam | MX2 | 
| 16 | Race 3 | 18 | LOZANO, Alvaro | RFME | KTM | Open | 
| 20 | Race 2 | 18 | LOZANO, Alvaro | RFME | KTM | Open | 
| 4 | Race 2 | 115 | COOPER, Cody | MNZ | Suz | Open | 
| 6 | Race 3 | 113 | COPPINS, Joshua | MNZ | Yam | MX1 | 
| 7 | Race 1 | 113 | COPPINS, Joshua | MNZ | Yam | MX1 | 
| 21 | Race 3 | 115 | COOPER, Cody | MNZ | Suz | Open | 
| 25 | Race 1 | 114 | COLUMB, Scott | MNZ | Suz | MX2 | 
| 38 | Race 2 | 114 | COLUMB, Scott | MNZ | Suz | MX2 | 
| 5 | Race 1 | 22 | BILL, Julien | FMS | Hon | MX1 | 
| 7 | Race 3 | 22 | BILL, Julien | FMS | Hon | MX1 | 
| 18 | Race 1 | 23 | TONUS, Arnaud | FMS | KTM | MX2 | 
| 21 | Race 2 | 23 | TONUS, Arnaud | FMS | KTM | MX2 | 
| 31 | Race 3 | 24 | WICHT, Gregory | FMS | Yam | Open | 
| 31 | Race 2 | 24 | WICHT, Gregory | FMS | Yam | Open | 
| 3 | Race 3 | 25 | NAGL, Maximilian | DMSB | KTM | MX1 | 
| 13 | Race 1 | 25 | NAGL, Maximilian | DMSB | KTM | MX1 | 
| 26 | Race 3 | 27 | SIEGL, Daniel | DMSB | Suz | Open | 
| 26 | Race 2 | 26 | CHITTARO, Manuel | DMSB | KTM | MX2 | 
| 28 | Race 2 | 27 | SIEGL, Daniel | DMSB | Suz | Open | 
| 28 | Race 1 | 26 | CHITTARO, Manuel | DMSB | KTM | MX2 | 
| 17 | Race 3 | 127 | SEISTOLA, Matti | SML | Hon | Open | 
| 19 | Race 2 | 127 | SEISTOLA, Matti | SML | Hon | Open | 
| 19 | Race 1 | 125 | PYRHONEN, Antti | SML | Hon | MX1 | 
| 20 | Race 3 | 125 | PYRHONEN, Antti | SML | Hon | MX1 | 
| 23 | Race 1 | 126 | KULLAS, Harri | SML | KTM | MX2 | 
| 24 | Race 2 | 126 | KULLAS, Harri | SML | KTM | MX2 | 
| 2 | Race 3 | 31 | LEOK, Tanel | EMF | Kaw | MX1 | 
| 16 | Race 2 | 33 | LAANSOO, Juss | EMF | Yam | Open | 
| 22 | Race 1 | 32 | KRESTINOV, Gert | EMF | KTM | MX2 | 
| 29 | Race 3 | 33 | LAANSOO, Juss | EMF | Yam | Open | 
| 34 | Race 2 | 32 | KRESTINOV, Gert | EMF | KTM | MX2 | 
| 36 | Race 1 | 31 | LEOK, Tanel | EMF | Kaw | MX1 | 
| 15 | Race 3 | 28 | FACCIOTTI, Colton | CMA | Yam | MX1 | 
| 17 | Race 2 | 30 | KLATT, Dusty | CMA | Kaw | Open | 
| 21 | Race 1 | 28 | FACCIOTTI, Colton | CMA | Yam | MX1 | 
| 22 | Race 2 | 29 | MEDAGLIA, Tyler | CMA | Suz | MX2 | 
| 32 | Race 1 | 29 | MEDAGLIA, Tyler | CMA | Suz | MX2 | 
| 35 | Race 3 | 30 | KLATT, Dusty | CMA | Kaw | Open | 
| 12 | Race 2 | 48 | JORGE BALBI JR, Antonio | CBM | Hon | Open | 
| 19 | Race 3 | 48 | JORGE BALBI JR, Antonio | CBM | Hon | Open | 
| 25 | Race 3 | 46 | NUNES DA SILVA, Leandro | CBM | Hon | MX1 | 
| 26 | Race 1 | 46 | NUNES DA SILVA, Leandro | CBM | Hon | MX1 | 
| 31 | Race 1 | 47 | GARCIA MATOS, Wellington | CBM | Hon | MX2 | 
| 33 | Race 2 | 47 | GARCIA MATOS, Wellington | CBM | Hon | MX2 | 
| 18 | Race 3 | 34 | BRADSHAW, Neville | MSA | Hon | MX1 | 
| 20 | Race 1 | 34 | BRADSHAW, Neville | MSA | Hon | MX1 | 
| 24 | Race 1 | 35 | RATTRAY, Tyla | MSA | KTM | MX2 | 
| 25 | Race 2 | 35 | RATTRAY, Tyla | MSA | KTM | MX2 | 
| 30 | Race 2 | 36 | FITZGERALD, Kerim | MSA | Hon | Open | 
| 34 | Race 3 | 36 | FITZGERALD, Kerim | MSA | Hon | Open | 
| 23 | Race 2 | 44 | KARRO, Matiss | LAMSF | Hon | MX2 | 
| 28 | Race 3 | 43 | FREIBERGS, Lauris | LAMSF | Yam | MX1 | 
| 30 | Race 3 | 45 | LIVS, Davis | LAMSF | Yam | Open | 
| 30 | Race 1 | 43 | FREIBERGS, Lauris | LAMSF | Yam | MX1 | 
| 32 | Race 2 | 45 | LIVS, Davis | LAMSF | Yam | Open | 
| 37 | Race 1 | 44 | KARRO, Matiss | LAMSF | Hon | MX2 | 
| 27 | Race 3 | 21 | KOJIMA, Yohei | MFJ | Suz | Open | 
| 27 | Race 1 | 19 | ARAI, Hiroaki | MFJ | Kaw | MX1 | 
| 33 | Race 3 | 19 | ARAI, Hiroaki | MFJ | Kaw | MX1 | 
| 36 | Race 2 | 21 | KOJIMA, Yohei | MFJ | Suz | Open | 
| 37 | Race 2 | 20 | KITAI, Yoshiki | MFJ | Suz | MX2 | 
| 38 | Race 1 | 20 | KITAI, Yoshiki | MFJ | Suz | MX2 | 
| 27 | Race 2 | 112 | BRAKKE, Herjan | KNMV | Hon | Open | 
| 29 | Race 1 | 111 | KLEIN KROMHOF, Ceriel | KNMV | KTM | MX2 | 
| 33 | Race 1 | 110 | DE REUVER, Marc | KNMV | Hon | MX1 | 
| 37 | Race 3 | 112 | BRAKKE, Herjan | KNMV | Hon | Open | 
| 38 | Race 3 | 110 | DE REUVER, Marc | KNMV | Hon | MX1 | 
| 6 | Race 2 | 84 | OSBORNE, Zach | AMA | Yam | Open | 
| 24 | Race 3 | 84 | OSBORNE, Zach | AMA | Yam | Open | 
| 35 | Race 2 | 83 | GIEGER, Tarah | FMPR | Yam | MX2 | 
| 35 | Race 1 | 83 | GIEGER, Tarah | FMPR | Yam | MX2 | 
| 29 | Race 2 | 121 | JORGENSEN, Rasmus | DMU | Suz | Open | 
| 32 | Race 3 | 121 | JORGENSEN, Rasmus | DMU | Suz | Open | 
| 34 | Race 1 | 120 | LARSEN, Nikolaj | DMU | Suz | MX2 | 
| 39 | Race 2 | 120 | LARSEN, Nikolaj | DMU | Suz | MX2 |