Recinto de Exposições sediou 6ª etapa da temporadaTexto e fotos: Luiz C. Garcia
 Largada CRF 230cc |
A cidade de Carapebus fica entre duas das principais cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, Campos e Macaé. A cidade, que conta com aproximadamente nove mil habitantes, segundo informações do site da prefeitura municipal, foi palco da sexta etapa do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ.
O campeonato mostra sua força com a realização de quatro etapas consecutivas, maratona que termina no próximo final de semana, dias 27 e 28, em Araruama na bela Região dos Lagos.
 Antônio Amaral e Paulo Monteiro |
 Leonardo Gonçalves |
Com organização impecável a prova de Carapebus teve sua pista montada ao lado do recinto de exposições do município, com destaque para o belo visual alternando subidas e descidas com diversos saltos. O público que compareceu em massa no local, mesmo com o tempo feio, pode acompanhar tudo de perto.
A prova foi emocionante do começo ao fim. Foram tantas disputas que o Clébio, locutor oficial do campeonato, acabou quebrando um dente durante a narração, fato para entrar na história e nos causos do motocross carioca.
No sábado aconteceu a categoria Local onde o vencedor foi Vandré Barcelos, com Leonardo Gonçalves em segundo. Edson da Silva, Viller Marcelos e Leandro Cardoso fecharam os cinco primeiros e subiram ao pódio.
 Yuri Campelo |
 Helisson Benazi |
A primeira categoria a entrar na pista no domingo foi a
MX3. Paulo Monteiro largou na frente e abriu uma pequena vantagem em relação a briga pelo segundo lugar entre Sérgio de Souza, Antônio Amaral e José Carlos Guimarães. Atrás do pelotão vinha Jânio Boechat, Jesus "Sucito" e Edson Silva. Aos poucos a briga pela primeira colocação ficou entre Paulo Monteiro, Antônio Amaral e Sérgio de Souza.
Paulo foi pressionado por Amaral e Sérgio da metade da prova para o final. Na quarta colocação José Carlos Guimarães contava com boa vantagem sobre Jânio Boechat e Jesus Sucito, ambos disputando a quinta colocação. Faltando três voltas para o final, Paulo Monteiro errou uma saída de curva perdendo a liderança para Antônio Amaral. Paulo ainda sofreu com a pressão de Sérgio de Souza na segunda posição, mas manteve-se no posto. José Carlos Guimarães conseguiu se firmar na quarta colocação e não foi incomodado até o final da prova. Antônio Thor completou a prova na quinta colocação. Mesmo muito pressionado Antônio Amaral ficou na frente de Paulo Monteiro e Sérgio de Souza vencendo a prova.
 Hugo Erthal |
 Sérgio Monteiro |
Uma disputa muito interessante ocorreu na categoria
CRF 230cc. No começo da prova quem esteve na frente foi Juan Rodrigues seguido de uma boa batalha pelo segundo lugar entre Joaquim Gabriel, Hiago Oliveira, Leonardo Gonçalves e Ricardo Borges.
Na metade da prova o líder continuou o mesmo, mas a segunda posição era ocupada por Leonardo Gonçalves. Hiago Oliveira estava em terceiro após ultrapassar Joaquim Gabriel enquanto Ricardo Borges e Fernando Pinheiro brigavam pela quinta colocação.
Um fator decisivo para o resultado final da prova foram os retardatários. Juan Rodrigues se complicou com isso o que fez com que Leonardo Gonçalves e Hiago Oliveira encostassem. Em uma manobra arrojada no final da prova Leonardo Gonçalves conseguiu ultrapassar Juan Rodrigues assumindo o primeiro lugar.
A partir daí se viu um belo duelo entre os dois pela liderança da prova. Leonardo Gonçalves sentiu o gosto da vitória na ultima volta quando Juan Rodrigues errou na saída de uma curva e caiu. Hiago Oliveira aproveitou e assumiu o segundo lugar defendendo a posição até a ultima curva quando trancou a porta contra o ataque final de Juan Rodrigues. Fernando Pinheiros terminou logo atrás na quarta posição e Joaquim Gabriel ficou com a quinta colocação.
 Largada MX1 |
 Oziel Barroso |
Yuri Campelo largou em primeiro na
50cc e abriu vantagem volta após volta sem encontrar dificuldades para vencer a categoria. Lucas Herthal ficou no segundo lugar desde a largada até a bandeirada final. Pela terceira posição, Bruno Monerat perdeu para Felipe Gonzáles. Em quinto ficou Leopoldo Kelis.
Na categoria
Amador, o ponteiro após a largada era Jorge Luiz Rocha. Briga interessante ocorreu na segunda posição entre Vandré Barcelos, Helisson Benazi e Guilherme Lopes. Lopes foi ficando para trás e terminou na sexta colocação. Benazi assumiu a segunda posição na metade final da prova partindo para cima de Jorge Rocha trazendo com ele Vandré Barcelos. Luciano Cabral e Marcelo Aragão faziam a disputa pela quarta colocação. Faltando duas voltas Helisson Benazi conseguiu superar Jorge Rocha assumindo a ponta. Vandré Barcelos aproveita a oportunidade e também ultrapassa Jorge Rocha terminando na segunda posição. Jorge acabou na terceira colocação. Marcelo Aragão conquistou o quarto lugar após superar Luciano Cabral.
Emocionante também foi a disputa da categoria
65cc. Vitor Monerat largou na frente e seguiu nessa posição até a última volta, mas sofreu com o assédio dos adversários e acabou não ressistindo na frente. João Braga largou na segunda posição, perdeu a disputa com Hugo Erthal, mas ambos chegaram em Vitor Monerat passando a pressionar o ponteiro. Diego Moraes seguiu tranqüilo na quarta colocação sem encostar nos três primeiros e sem ser incomodado pelo quinto colocado, Yuri Campelo. Vitor Monerat sustentou a primeira posição até a última curva quando errou a marcha na saída fazendo com que sua moto não tracionasse bem. Com isso Hugo Erthal assumiu a ponta faltando poucos metros da bandeirada. Vitor ficou em segundo. João Braga finalizou em terceiro.
 Joelson Basílio |
 Daniel Federal |
Sérgio Monteiro não deu oportunidades para seus adversários na
MX1. Largou na ponta e foi abrindo dos demais até a bandeirada final. No começo da prova houve uma disputa pela a segunda posição entre Rau Martins, Fabiano Lima, Joelson Basílio e Antônio Thor. Na metade da prova Fabiano Lima conseguiu assumir a segunda colocação e a manteve com uma boa diferença em relação ao terceiro lugar, Rau Martins. Ficou então uma disputa pela quarta colocação com Joelson Basílio levando a melhor. Antonio Thor ficou em quinto.
A categoria seguinte foi a
85cc que entrou na pista e desde o começo teve disputa pela liderança entre Oziel Barroso Junior, Matheus Boechat e João Pedro Tresser. Oziel conseguiu segurar a posição até o final da prova, já Matheus Boechat deu uma bobeada e perdeu o segundo posto para João Pedro. Na quarta colocação ficou Juan Pablo Ferreira.
 Gabriel Montenegro |
 Juan Rodrigues |
A
Força Livre 2 Tempos é uma categoria exclusiva para motos dois tempos independente da cilindrada. E quem largou na frente desta categoria foi Joelson Basílio. Thiago Paula bem que tentou no começo da prova exercer uma pressão sobre o líder, mas foi ficando para trás. Os dois ponteiros abriram uma boa diferença em relação ao terceiro colocado da prova, Willian Gonçalves, que tinha logo atrás Victor Borger.
Outra briga por posição era entre Alcimar "Cotonete" e João Tresser pelo quinto lugar. Na frente Joelson seguiu tranqüilo até o final, mesmo vendo sua diferença em relação a Thiago Paula diminuir. Na terceira colocação Willian Gonçalves andou com uma boa margem da briga pelo quarto lugar entre Cotonete e João Tresser. Mesmo muito pressionado Alcimar Cotonete conseguiu a quarta colocação. Tresser ficou em quinto.
Os cinco primeiros lugares da categoria
MX2 foram definidos logo no começo da bateria. Gabriel Montenegro largou na frente e levou a melhor na bateria. Daniel Federal largou na quarta colocação, mas ainda no início da prova assumiu o segundo lugar ultrapassando Saulo Matheus - que terminou em terceiro - e Helisson Benazi. Benazi largou na terceira posição, mas terminou em quinto lugar após ser ultrapassado também por Adeílton Gonçalves.
 Campeonato tem próxima etapa na cidade de Araruama |
A categoria
Nacional Força Livre foi a penúltima categoria a entrar na pista e emoções não faltaram. Hermes Rezende assumiu a ponta, mas não agüentou a pressão de Juan Sérgio Rodrigues. Juan passou a liderança com Hermes logo atrás e quem quem se aproximou da briga foi Leonardo Gonçalves. Quatro pilotos disputavam o quarto lugar: Joaquim Gabriel, Viller Barcelos, Patrick Garcia e Ricardo Borges. Leonardo Gonçalves conseguiu a segunda posição após deixar para trás Hermes Rezende. Leonardo ainda conseguiu se aproximar do líder e tentou um ataque, mas Juan Rodrigues conseguiu se manter a frente garantindo a vitoria. Pelo quarto lugar Joaquim Gabriel se segurou deixando Ricardo Borges em quinto.
Muito interessante foi a bateria da categoria
Força Livre. Após largar na frente Gabriel Montenegro foi tocado por Daniel Federal que escorregou na primeira curva. Ambos caíram o que ocasionou uma queda coletiva envolvendo pelo menos sete pilotos e os grandes favoritos da bateria.
Adeílton Gonçalves assumiu a ponta seguido de Marcelo Aragão, Victor Borges e Saulo Matheus. Sérgio Monteiro conseguiu se recuperar rápido do enrosco na largada e antes da metade da prova já ocupava a terceira posição.
Na ponta, Adeílton Gonçalves foi atacado por Saulo Matheus e Sérgio Monteiro. Pela quarta colocação Daniel Federal era pressionado por Gabriel Montenegro e Thiago Paula. Adeílton Gonçalves não conseguiu sustentar-se na frente e foi perdendo posições terminando na quinta colocação.
 Sérgio Monteiro |
Sérgio Monteiro assumiu a ponta enquanto Daniel Federal e Gabriel Montenegro conseguiam ultrapassar Saulo Matheus. Os ponteiros que caíram na largada acabaram se recuperando, terminando nas primeiras posições. Sérgio Monteiro saiu com a vitória, Daniel Federal ficou em segundo e Gabriel Montenegro em terceiro. Saulo Matheus e Adeílton Gonçalves fecharam os cinco primeiros lugares da prova.
A próxima etapa do Campeonato Estadual de Motocross LEMERJ será em Araruama, RJ, neste final de semana, dias 27 e 28 de setembro.
Resultados
1º - 153 - Sergio Monteiro |
2º - 203 - Daniel Federal |
3º - 067 - Gabriel Montenegro |
4º - 370 - Saulo Matheus |
5º - 007 - Adeílton Gonçalves |
6º - 714 - Fabiano de Lima |
7º - 142 - Helisson Benazi |
8º - 702 - Thiago Paula |
9º - 623 - Marcelo Aragão |
10º - 005 - Victor Borges |
1º - 067 - Gabriel Montenegro |
2º - 203 - Daniel Federal |
3º - 370 - Saulo Matheus |
4º - 007 - Adeílton Gonçalves |
5º - 142 - Helisson Benazi |
6º - 225 - Robson Mendes |
7º - 603 - Jorge Luiz Neves |
8º - 620 - Guilherme Lopes |
9º - 077 - Luis Vinícius Estevão |
10º - 600 - Vandré Barcelos |
1º - 078 - Joelson Basílio |
2º - 702 - Thiago Paula |
3º - 380 - Willian G onçalves |
4º - 259 - Alcimar "Cotonete" dos Santos |
5º - 054 - João Pedro Tresser |
6º - 005 - Victor Borges |
7º - 922 - Wanderson "Lelé" Sabino |
8º - 061 - Matheus Boechat |
9º - 036 - Sergio de Souza Júnior |
10º - 002 - Márcio Marinho |
1º - 153 - Sergio Monteiro |
2º - 714 - Fabiano de Lima |
3º - 271 - Rau Martins |
4º - 078 - Joelson Basílio |
5º - 515 - Antônio Thor |
6º - 357 - Antônio Amaral |
7º - 036 - Sergio de Souza |
8º - 350 - Humberto Lage |
1º - 357 - Antônio Amaral |
2º - 150 - Paulo Monteiro |
3º - 036 - Sergio de Souza |
4º - 600 - José Carlos Guimarães |
5º - 515 - Antônio Thor |
6º - 915 - Jesus Fernandes "Sucito" |
7º - 615 - Edson da Silva |
8º - 211 - Jânio Boechat |
9º - 260 - Luis Cesar Motizuki |
10º - 6 01 - Aurio Morais |
1º - 142 - Helisson Benazi |
2º - 600 - Vandré Barcelos |
3º - 603 - Jorge Luiz Rocha |
4º - 623 - Marcelo Aragão |
5º - 055 - Luciano Cabral |
6º - 620 - Guilherme Lopes |
7º - 077 - Luis Vinícius Estevão |
8º - 511 - Patrick Cunha |
9º - 615 - Edson da Silva |
10º - 934 - Paulo César Brum |
1º - 210 - Juan Sergio Rodrigues |
2º - 066 - Leonardo Gonçalves |
3º - 016 - Hermes Rezende |
4º - 012 - Joaquim Gabriel |
5º - 010 - Ricardo Borges |
6º - 301 - Fábio Roberto dos Santos |
7º - 605 - Viller Barcelos |
8º - 622 - Patrick Garcia |
9º - 027 - Pedro Lucas |
10º - 055 - Luciano Barros |
1º - 111 - Oziel Barroso Jr. |
2º - 054 - João Pedro Tresser |
3º - 061 - Matheus Boechat |
4º - 357 - Juan Pablo Ferreira |
1º - 020 - Yuri Campelo |
2º - 016 - Lucas Herthal |
3º - 120 - Felipe Gonzales |
4º - 098 - Bruno Monerat |
5º - 187 - Leopoldo Kelis |
6º - 005 - João Coutinho |
1º - 066 - Leonardo Gonçalves |
2º - 013 - Hiago de Oliveira |
3º - 210 - Juan Sergio Rodrigues |
4º - 091 - Fernando Pinheiro |
5º - 012 - Joaquim Gabriel |
6º - 010 - Ricardo Borges |
7º - 016 - Hermes Rezende |
8º - 055 - Luciano Barros |
9º - 622 - Patrick Garcia |
10º - 003 - Leandro Cardoso |
1º - 411 - Hugo Erthal |
2º - 099 - Vitor Monerat |
3º - 006 - João Pedro Braga |
4º - 601 - Diego Moraes |
5º - 625 - Yuri Campelo |
6º - 092 - Gabriel Gristolo |
7º - 110 - Felipe Gonzales |
1º - 600 - Vandré Barcelos |
2º - 066 - Leonardo Gonçalves |
3º - 615 - Edson da Silva |
4º - 605 - Viller Barcelos |
5º - 003 - Leandro Cardoso |
6º - 610 - Alexandre Farias |
7º - 601 - Aurio Morais |
8º - 603 - Anderson da Costa |
9º - 048 - Luciano da Silva |
10º - 005 - Hudson da Silva |