X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

5ª etapa Estadual MX LEMERJ - Iguaba Grande - RJ
Publicado em: 20/09/2008
Clique e saiba mais

Sérgio Monteiro é o destaque da 5ª etapa  
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada Força Livre


Paulo Monteiro
O Campeonato Estadual de Motocross Lemerj está agitando o Estado do Rio de Janeiro com três provas seguidas no mês de setembro, quarta, quinta e sexta etapas, todas disputadas em cidades na região dos lagos. A quarta etapa aconteceu na belíssima Cabo Frio nos dias 6 e 7, e foi um sucesso (confira matéria). Iguaba Grande, município bem próximo a Cabo Frio recebeu a quinta etapa, que aconteceu na semana seguinte, nos dias 13 e 14 de setembro. 

Em 2006 Iguaba já havia recebido uma etapa desse campeonato, e agora volta a receber pilotos e equipes em um novo circuito, de muita velocidade, e aproveitando bem a topologia acidentada, como é de costume nas provas da Lemerj. Mais uma vez Sérgio Monteiro deu um show de motocross, vencendo com facilidade as principais categorias, MX1 e Força Livre, mas em todas as dez provas que largaram no domingo o bom público atraído pelos roncos dos motores pôde conferir eletrizantes disputas. Acompanhe abaixo como foram as provas. 


Frederico Chaves


Helisson Benazi
A MX3 foi a primeira a alinhar, ao meio dia em ponto. Rogério Coelho contornou a primeira curva na frente, mas algumas voltas depois as primeiras posições eram disputadas por Antônio Amaral, que liderava, Antonio Thor, Eduardo de Paula e Paulo Monteiro. Os quatro estiveram próximos durante toda a corrida, e quem se destacou foi Paulo Monteiro, mostrando experiência ao ultrapassar seus adversários rumo a vitória. Na metade da bateria, depois de estudar bem o traçado Paulo passou em uma única volta Thor e Eduardo, assumindo a vice-liderança, e partindo para cima do então líder Amaral. Restando duas voltas para o final Paulo dá o bote e assume a liderança definitivamente, não dando oportunidade de revide a Amaral. Final: Paulo Monteiro, Antônio Amaral, Antônio Thor, Eduardo de Paula e Rogério Coelho.

Muitas disputas pelas primeiras posições na prova seguinte, a 230F. Hiago Basílio assumiu a liderança depois da primeira curva, com Frederico Chaves pressionando desde o início. Assim como na MX3 formou-se um pelotão que brigou pelas primeiras colocações. Hiago se defendia de Frederico, e mais atrás Hermes Rezende, Ricardo Borges, Juan Rodrigues e Joaquim Gabriel buscavam garantir um degrau do pódio. A briga dos ponteiros era acirrada, Frederico perdia para Hiago em grande parte da pista, mas na sessão de costelas ele descontava essa diferença passando mais rápido pelo obstáculo, e foi justamente lá, se aproveitando de um pequeno erro do líder, que Frederico fez a aproximação para, na próxima curva assumir a liderança. Duas voltas depois Hiago ainda perdeu posições para Juan e Ricardo, que vinham embalados por uma forte disputa que durava desde o início da prova. Juan forçou o ritmo e chegou no líder, faltava pouco para o fim da bateria e ele bem que tentou, mas Frederico não entregou os pontos e comemorou a grande vitória. Juan foi o segundo, Ricardo Borges o terceiro, Hiago Basílio o quarto e Joaquim Gabriel o quinto colocado. 


Pista de Iguaba Grande


João Pedro Tresser
Os nomes da categoria Amador foram Helisson Benazi e Jorge Luiz Rocha, que largaram em posições intermediárias, e vieram galgando posições a cada volta. No início quem assumiu foi Guilherme Lopes, mas seu reinado na liderança não durou mais do que a primeira metade da bateria, quando Benazi, mostrando uma pilotagem consistente, o superou. Jorge também passou Guilherme, e na vice-liderança começou a buscar o líder, pressionando-o por várias voltas. Benazi não perdeu a calma, conseguindo abrir um pouco na última volta para receber a bandeirada quadriculada em primeiro, um pouco a frente de Jorge. Luis Vinícius Estevão garantiu a terceira colocação e teve mais trabalho com o retardatário Romildo Dantas do que com outros adversários diretos, Romildo vinha uma volta atrás, mas na mesma tocada de Luis, e os dois correram juntos boa parte da prova. William Amâncio e Marcos Passos completaram os cinco primeiros colocados. 


João Pedro Braga


Joelson Basílio
A garotada da 85cc e 65cc largou junta, João Pedro Tresser e Petrus Velloso foram os principais protagonistas da bateria. João Pedro liderou no início, mas caiu e deixou a primeira posição para Petrus. A prova seguiu sem mudanças até que, nos instantes finais, os dois primeiros caem na mesma volta, João Pedro retorna mais rápido e aproveita para encostar mais uma vez no líder e, na sessão de costelas, levar a melhor reassumindo a liderança. Resultado 85cc: João Pedro, Petrus e Juan Pablo Amaral. Resultado 65cc: João Pedro Braga, Yuri Campelo e Felipe Gonzáles.

Uma leve chuva caiu durante a prova da MX1, mas nada que atrapalhasse o espetáculo de Sérgio Monteiro, que mostrou seu ótimo motocross, com belas entortadas na mesa de chegada, enquanto abria grande vantagem sobre os demais já na primeira volta. A segunda posição foi disputada entre Joelson Basílio e Antônio Amaral, que ultrapassou Joelson no início da bateria, e a duas voltas do final recebeu o troco de Joelson, voltando para a terceira colocação. Alexandre ZN foi o quarto colocado.

A bateria que reuniu os pilotos da Motos 2 Tempos largou na sequência, Thiago Paula contornou a primeira curva na frente dos demais, Joelson Basílio vinha em segundo. Na terceira volta os dois inverteram suas posições e Joelson seguiu na liderança até receber a bandeirada quadriculada para comemorar a vitória. O terceiro colocado foi o garoto João Pedro, com uma 85cc. Mais disputas aconteceram pela quarta colocação, William Gonçalves, Wanderson Sabino e Vagner Coutinho correram próximos. William conseguiu se manter em quarto e Vagner caiu durante a disputa. A quinta colocação ficou com Fabio de Deus, que se saiu melhor na disputa contra Alcimar dos Santos e Wanderson. 


Jorge Luiz Rocha


Juan Sérgio Rodrigues
Jorge Luiz Rocha corria nas categorias nacionais e nessa etapa iniciou-se nas categorias importadas participando da MX2, e começou com o pé direito. Ele largou na terceira colocação, acelerou forte e na metade da prova superou Robson Mendes para assumir a liderança da prova definitivamente. Na segunda metade da bateria não aconteceram ultrapassagens entre os pilotos do primeiro pelotão. Jorge venceu com Robson em segundo, Caio Barroco foi o terceiro, William Amâncio o quarto e Luis Vinícius Estevão o quinto colocado.

Categoria Nacional alinhada no gate, início de prova, Hermes Rezende pula na frente e nas primeiras voltas sofre pressão de Frederico Chaves, logo na sequência vem Juan Rodrigues, que já havia conquistado a segunda posição na prova da 230F, e agora mostrava que queria mais. Juan Passou Frederico e se aproximou do líder, os dois se distanciaram dos demais, Frederico perdeu posições e ficou com a quinta colocação no final da prova. Na ponta Juan realiza a ultrapassagem e abre um pouco enquanto Hermes perde tempo com um retardatário. Mais atrás Hiago Basílio tem Ricardo Borges e Joaquim Gabriel na sua cola. Aos oito minutos Ricardo passa Hiago assumindo a terceira posição. Na bandeirada quadriculada Juan estava em primeiro, com certa vantagem para Hermes, que recebeu a bandeirada com Ricardo bem próximo dele. Hiago e Frederico completaram o pódio. 


Sérgio Monteiro


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 553 Fotos!
Na última prova do dia, a Força Livre, Sérgio Monteiro sobrou mais uma vez vencendo de ponta a ponta. Restou a briga pela segunda colocação, que trocou de mãos algumas vezes durante a prova. Thiago Paula era o segundo no início, mas Antônio Amaral, ainda na primeira volta, assumiu a vice-liderança. Apenas no último minuto de prova é que a segunda posição foi definida. Helisson Benazi não fez uma boa largada e mais uma vez teve que acelerar forte para superar seus adversários, até chegar em Amaral e realizar a ultrapassagem nos instantes finais da bateria. Robson Mendes e Thiago Paula completaram os cinco primeiros colocados.

No dia anterior, sábado, aconteceram os treinos e também a prova da categoria Nacional Local, vencida por Luiz Cláudio Barroso. Na sequência chegaram João Gustavo, Maurício da Rocha, Valdinei Tinoco e Eriton Vieira.

Nos dias 20 e 21 próximos tem mais Estadual Lemerj, na cidade de Carapebus, que recebe a sexta etapa do campeonato. Acompanhe aqui no MotoX o desfecho dessa maratona da Lemerj, e descubra os campeões de mais essa etapa. Até mais!

Resultados

Força Livre
1º - 153 - Sergio Monteiro
2º - 142 - Helisson Benazi
3º - 357 - Antônio Amaral
4º - 225 - Robson Mendes
5º - 702 - Thiago Paula
6º - 620 - Guilherme Lopes
7º - 077 - Luis Vinícius Estevão
8º - 380 - Willian Gonçalves
9º - 259 - Alcimar dos Santos
10º - 018 - Bruno Paes Leme
MX2
1º - 603 - Jorge Luiz Rocha
2º - 225 - Robson Mendes
3º - 122 - Caio Barroco
4º - 219 - Willian Amâncio
5º - 077 - Luis Vinícius Estevão
6º - 620 - Guilherme Lopes
7º - 055 - Luciano Cabral
8º - 007 - Adeílton Gonçalves
Motos 2 Tempos
1º - 078 - Joelson Basílio
2º - 702 - Thiago Paula
3º - 054 - João Pedro Tresser
4º - 380 - Willian Gonçalves
5º - 128 - Fábio de Deus
6º - 259 - Alcimar dos Santos
7º - 922 - Wanderson "Lelé" Sabino
8º - 005 - Victor Borges
9º - 178 - Bruno Bicudo
10º - 005 - Victor Borges
MX1
1º - 153 - Sergio Monteiro
2º - 078 - Joelson Basílio
3º - 357 - Antônio Amaral
4º - 974 - Alexandre ZN
MX3
1º - 150 - Paulo Monteiro
2º - 357 - Antônio Amaral
3º - 515 - Antônio Thor
4º - 158 - Eduardo de Paula
5º - 169 - Rogério Coelho
6º - 243 - Sebastião Andrade
7º - 620 - Washington Guimarães
Amador
1º - 142 - Helisson Benazi
2º - 603 - Jorge Luiz Rocha
3º - 077 - Luis Vinícius Estevão
4º - 219 - Willian Amâncio
5º - 049 - Marcos Vinícius Passos
6º - 055 - Luciano Cabral
7º - 225 - Rafael Navega
8º - 018 - Bruno Paes Leme
9º - 002 - Romildo Dantas
10º - 243 - Mário Eduardo Andrade
Nacional
1º - 210 - Juan Sergio Rodriguez
2º - 016 - Hermes Rezende
3º - 010 - Ricardo Borges
4º - 114 - Hiago Basílio
5º - 002 - Frederico Chaves
6º - 012 - Joaquim Gabriel
7º - 004 - Joanir "Boca"
8º - 033 - Diogo Figueiredo
9º - 018 - Silvano Borges
10º - 023 - José Luiz Mendes
85cc
1º - 054 - João Pedro Tresser
2º - 189 - Petrus Velloso
3º - 357 - Juan Pablo Amaral
CRF230cc
1º - 002 - Frederico Chaves
2º - 210 - Juan Sergio Rodrigues
3º - 010 - Ricardo Borges
4º - 013 - Hiago Basílio
5º - 012 - Joaquim Gabriel
6º - 016 - Hermes Rezende
7º - 004 - Joanir "Boca"
8º - 014 - Rafael Morgado
9º - 025 - Valdinei Tinoco
10º - 044 - Romualdo Nogueira
65cc
1º - 006 - João Pedro Braga
2º - 625 - Yuri Campelo
3º - 110 - Felipe Gonzales
Local Nacional
1º - 259 - Luiz Cláudio Barroso
2º - 003 - João Gustavo
3º - 216 - Maurício da Rocha
4º - 025 - Valdinei Tinoco
5º - 019 - Eriton Vieira
6º - 008 - Cristian de Souza
7º - 017 - Marcos Cardozo
8º - 011 - Rafael Davisson
9º - 014 - Wilian Douglas
10º - 117 - Adriano da Costa
      






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet