X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

4ª etapa Estadual MX LEMERJ - Cabo Frio - RJ
Publicado em: 15/09/2008
Clique e saiba mais

Gustavo Amaral vence categoria principal em Cabo Frio
Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada Força Livre


Antônio Thor Ferreira
Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Cabo Frio faz parte do calendário da LEMERJ, a Liga Estadual de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro. A prova deste ano manteve a tradição das outras edições do evento no munícipio reunindo bom público, contando também com a presença de muitos pilotos. Alguns inclusive fizeram uma dupla jornada no estado competindo no sábado a noite no Brasileiro de Supercross, pegando a estrada em seguida para competir no domingo no Estadual de Motocross da Liga.

Isso promoveu o encontro de estrelas do campeonato como Raul Guilherme, Daniel Federal, Sérgio Monteiro e Gabriel Montenegro com novos nomes do circuito nacional como Gustavo Amaral e Gabriel Gentil, trazendo ainda mais emoções ao evento. A cidade de Cabo Frio tem um grande número de motociclistas, um grupo organizado e unido que conta com uma entidade, a Associação Cabofriense de Pilotos de Motocross, que usufrue do circuito local ao longo ano e fomenta o esporte na região.


Juan Rodrigues


Yuri Campelo
No sábado, 06 de setembro, além da realização dos treinos livres foi disputada a primeira corrida, restrita aos pilotos da região, na categoria Local. Alfredino Abreu ficou com a vitória seguido por Juan Bondim e Robson Aragão. 

No domingo acompanhamos mais 11 baterias, uma verdadeira maratona de provas que teve início com a classe MX3. E a bateria começou com Paulo Monteiro na frente, piloto que mostrou-se disposto a manter a sequência de vitórias conquistada nas etapas de Miguel Pereira e Macaé. Mas Paulo encontrou adversários duros em sua bateria, especialmente Antônio Ferreira, o "Thor", que largou na quarta posição e entrou na briga pela liderança ainda no início da bateria.


Largada Amador


Jorge Neves
Thor ultrapassou Sérgio de Souza e Ruy Pinho ainda na primeira volta, encostando no líder. Em seguida Thor superou Monteiro assmindo o primeiro lugar já na volta seguinte. Os dois ponteiros seguiram próximos por quase toda bateria, com Sérgio de Souza ganhando a terceira posição e Antônio Amaral o quarto lugar.

Nos momentos finais Paulo Monteiro tenta uma reação e parte para cima de Thor. A pressão é grande, mas parece que o líder está com tudo sobre controle, pois na última volta ele ganha boa vantagem e comemora a vitória. Já Sérgio de Souza, piloto que não havia treinado em virtude de um problema mecânico pela manhã, não resistiu ao assédio de Antônio Amaral que conquistou a terceira colocação. Ruy Pinho ainda subiu ao pódio na quinta posição.

Depois dos veteranos motos nacionais na pista. Joaquim da Rocha fez o holeshot da 230 4 Tempos, mas Juan Rodrigues roubou-lhe a liderança pouco depois. Rocha não dessistiu da primeira posição e teve início uma boa batalha na categoria.


João Vargas


Sérgio Monteiro
Anderson Rosa, um dos candidatos as primeiras posições, deixou a briga após uma queda quanto tinha o quarto lugar. Sérgio Candido assumiu a posição pressionando Frederico Chaves, então terceiro colocado. Frederico manteve a posição até o final enquanto Candido acabou perdendo o quarto lugar para Adeilton Silva. Na frente Juan Rodrigues seguiu firme em primeiro conquistando sua segunda vitória no campeonato. Joaquim da Rocha confirmou a segunda posição.

Cinco pilotos partiram na corrida da 50cc, e Yuri Campelo conquistou a primeira vitória de ponta a ponta do dia. Lucas Erthal também não teve a posição ameaçada e fechou a bateria no segundo posto. Briga boa ocorreu pela terceira posição com Felipe Gonzalez levando vantagem sobre Bruno Monerat. Lucas Bitencourt ficou na quinta colocação.

Na Amador Helisson Benazi teve sua sequência de vitórias interrompida. Depois de largar no meio do pelotão ele não conseguiu avançar e ficou na briga por posições intermediárias terminando a bateria na sexta posição. Jorge Neves fez as ultrapassagens necessárias durante a primeira volta e garantiu uma bela vitória na bateria.

A briga pela segunda posição foi extremamente intensa e em alguns momentos envolveu cinco pilotos. Quem levou vantagem foi Marcelo Aragão que teve tempo ainda de aproximar-se do líder, mas ficou mesmo com o segundo lugar. Vandré Barcelos, Luciano Cabral e Rafael Navega completaram os cinco mais rápidos da categoria. 


Matheus Corguinha


Joelson Basílio
Após liderar o início da bateria da 65cc Victor Monerat sofreu uma queda perdendo posições retornando a prova na terceira posição. Diego Moraes passou para a primeira posição seguido por João Vargas.

Moraes consegue abrir vantagem durante a corrida e conquista com tranquilidade a vitória. Monerat demora para aproximar-se de Vargas, mas pouco antes da sinalização das duas últimas voltas consegue a segunda colocação da prova. Yuri Campelo e Pedro Henrique fizeram corridas tranquilas conquistando quarta e quinta posições.   

O ronco das 450cc invadiu Cabo Frio na bateria da MX1. Serginho Monteiro abriu a prova na frente seguido por Daniel Pessanha Federal na segunda colocação. Joelson Basílio pulou bem na largada com sua 2 tempos assumindo a terceira colocação, mas não resiste por muito tempo a Raul Guilherme que logo consegue a ultrapassagem.

Raul não consegue se aproximar dos dois primeiros e acaba isolando-se na terceira posição. A surpresa  da prova é o desempenho de Federal que faz sua primeira corrida de 450cc, com uma moto emprestada, mas não se intimida e parte pra cima de Monteiro. A situação permanece a mesma até a bandeirada com Serginho Monteiro, apesar de ter a posição ameaçada, chegando a sua terceira vitória na categoria nesta temporada.


Largada Força Livre 2 Tempos


Público prestigiou a prova de Cabo Frio
Federal e Raul Guilherme confirmaram segunda e terceira posições. A briga pelo quarto lugar foi enorme. Alexandre Almeida garantiu a posição vindo de trás do pelotão enquanto Fabiano Bastos fechou o pódio.  

Os garotos da 85cc fizeram uma disputa de gente grande nesta 4ª etapa do campeonato. Anderson Amaral liderou boa parte da prova, mas não resistiu a determinação de Matheus Corguinha.

Já nos momentos finais da prova Corguinha consegue a ultrapassagem na seção de costelas do circuito surpreendendo Amaral. A disputa levantou o público presente que  vibrou com a vitória de Corguinha. Amaral completou logo atrás, na segunda posição. O terceiro lugar só foi decidido na última volta, quando Petrus Veloso, depois de muito insistir conseguiu aproximar-se de João Tresser conseguindo superar o concorrente. A quinta colocação foi de Juan Ferreira.


Gustavo Amaral


Gabriel Gentil
Petrus Veloso voltou a pista na sequência para a categoria Força Livre 2 Tempos, onde também conseguiu uma posição de destaque. Thiago Dalla partiu na ponta desta bateria, mas teve sempre a forte concorrência de Joelson Basílio. Willian Souza conseguiu escapar na terceira colocação enquanto Mário Conte e Wanderson Sabino disputavam o quarto posto.

Joelson Basílio superou Thiago Dalla vencendo a prova. O terceiro lugar foi mesmo de Willian Souza e o jovem destaque que competiu de 85cc, Petrus Veloso, veio de fora dos dez primeiros no início para finalizar a corrida na quarta posição. Wanderson Sabino garantiu a quinta posição subindo ao pódio.

Na MX2 mais alguns dos principais pilotos presentes aceleraram pela primeira vez na pista de Cabo Frio. Gustavo Amaral iniciou um dia perfeito largando na frente trazendo com ele um grande pelotão na disputa por posições.

Gabriel Gentil tem o segundo lugar da prova, mas Daniel Federal ameaça permanentemente a posição do catarinense. Na quarta posição Gabriel Montenegro consegue abrir de Raul Guilherme que por sua vez também não tem a posição ameaçada. Amaral não tem problemas para confirmar a vitória, mas a briga pelo segundo lugar leva tempo para se definir.


Anderson Rosa


Raul Guilherme
Há inclusive um choque entre Gentil e Federal na disputa pela posição. Gentil acaba tendo problemas na sua moto que perde a ponteira de escapamento, fato que facilita as coisas para Federal que escapa do concorrente e fecha a prova na segunda posição. Gentil ainda consegue o terceiro lugar seguido por Montenegro e Raul Guilherme. Adeilton Silva recuperou muitas posições terminando a bateria na sexta posição.

A categoria Força Livre Nacional foi dominada por Anderson Rosa. Depois de largar na frente ele não permitiu a reação dos adversários conquistando uma convincente vitória nesta bateria. 

Joaquim Gabriel e Juan Rodrigues começaram boa disputa pelo segundo lugar. Rodrigues ao final da prova já tinha a posição com tranquilidade enquanto Gabriel enfrentou problemas com um pneu furando caindo para a décima colocação. Arnaldo Jr. foi o terceiro colocado vencendo a disputa com Ricardo Borges. Em prova de recuperação Hermes Rezende completou o pódio da categoria.


Daniel Federal e Gabriel Montenegro


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 691 Fotos!
Os melhores pilotos da MX1 e MX2 encontraram-se na Força Livre, a principal categoria do campeonato. Na primeira curva Daniel Federal foi ao chão enquanto Gustavo Amaral conquistava mais um holeshot seguido por Sérgio Monteiro, Gabriel Montenegro, Gabriel Gentil e Adeilton Silva.

A corrida foi marcada pela perseguição de Monteiro a Amaral, mas o piloto da Suzuki não cometeu erros e manteve a liderança até final, garantindo sua segunda vitória na competição. Monteiro completou a bateria em segundo.

Gabriel Montenegro não permitiu o ataque de Gabriel Gentil que, desta vez com a ponteira original em sua moto, não conseguiu repetir a velocidade da bateria anterior. Montenegro e Gentil ficaram respectivamente com a terceira e quarta posições. Raul Guilherme não teve boa largada, mas ainda subiu ao pódio na quinta colocação. Adeilton Silva foi mais uma vez o sexto enquanto Daniel Federal recuperou-se da última para a sétima colocação.


Campeonato abriu em Cabo Frio sequência de provas consecutivas

O Estadual de Motocross LEMERJ conta com o apoio das prefeituras municipais e depois de Cabo Frio a competição já passou por Iguaba Grande, onde foi realizada a 5ª etapa (confira em breve os detalhes aqui no MotoX). A competição não para e já neste final de semana, dias 20 e 21 de setembro, terá a 6ª etapa da temporada, na cidade de Carapebus, RJ.

Resultados

P. Força Livre
21 Gustavo Amaral
153 Sergio Monteiro
67 Gabriel Montenegro
34 Gabriel Gentil
33 Raul Guilherme
7 Adeilton G da Silva
203 Daniel Pessanha
89 Maicon Morgado
225 Robson Mendes
10º 702 Thiago Dalla
P. MX1
153 Sergio Cury Monteiro
333 Daniel "federal" Pessanha
33 Raul Guilherme
974 Alexandre O Almeida
714 Fabiano Bastos
78 Joelson Basílio
243 Mario E de Andrade
36 Sergio de Souza
271 Rau Martins
P. MX2
21 Gustavo Amaral
203 Daniel Pessnha
34 Gabriel Gentil
67 Gabriel Montenegro
177 Raul Guilherme
7 Adeilton G da Silva
370 Saulo M Chaves
225 Robson Mendes
89 Maicon Morgado
10º 603 Jorge L da R Neves
P. Força Livre 2T
78 Joelson Basílio
702 Thiago Dalla
380 Willian G T de Souza
89 Petrus Velloso
922 Wanderson "Lelé" Sabino
128 Fabio de Deus
178 Bruno Bicudo
5 Victor M Borges
725 Mario Muzziato Conte Flh
10º 191 Marcio da S Santos
P. Força Livre Nacional
401 Anderson Rosa
210 Juan Sergio Rodrigues
1 Arnaldo Jr
10 Ricardo Borges
16 Hermes Rezende
4 Joanir Q Gonçalves"Boca"
411 Sergio Candido
605 Viller Barcelos
33 Diogo Figueredo
10º 12 Joaquim Gabriel
P. MX3
515 Antonio "Thor" Ferreira
150 Paulo Monteiro
357 Antonio Amaral
36 Sergio de Souza
686 Ruy A de Pinho
615 Edson S Gomes
92 Manuel A de Matos
243 Sebastião T de Andrade
P. 230cc 4 Tempos
210 Juan Sergio Rodrigues
12 Joaquim da Rocha
2 Frederico Chaves
8 Adeilton G da Silva
411 Sergio Candido
10 Ricardo Borges
16 Hermes Rezende
44 Hiago Basílio
622 Patrick Garcia
10º 31 Paulo R Porto Jr
P. Amador
603 Jorge L R Neves
623 Marcelo Aragão
600 Vandré Barcelos
55 Luciano A Cabral
23 Rafael Navega
142 Helisson Benazi
77 Luis Vinícius "Buba"
22 Luciano de C Estevão
177 Gabriel Boardman
10º 934 Paulo Cesar Brum
P. 85cc
308 Matheus Corguinha
95 Anderson Amaral
89 Petrus Veloso
54 João Pedro Tresser
357 Juan Pablo V Ferreira
P. 65cc
6 João Pedro Vargas
99 Victor Monerat
601 Diego Moraes
925 Yuri Campelo
5 Pedro Henrique
110 Felipe Gonzalez
51 Gustavo Navega
23 Daniel Nogueira
P. 50cc
20 Yuri Campelo
16 Lucas Erthal
120 Felipe Gonzalez
98 Bruno Monerat
3 Lucas Bitencourt
P. Local
76 Alfredino S de Abreu Jr
32 Juan Bondim
17 Robson Aragão
14 Romualdo N Camara
13 Javier Bondim
69 Ricardo de Souza
117 Adruiano da Costa
4 Jairton Quirino "Fininho"
41 Vanderson G de Oliveira
10º 1 Manolo da C P R Salles






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet