X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Velocross

1ª edição Troféu Brasil de Veloterra - São Roque - SP
Publicado em: 25/07/2008
Clique e saiba mais

1ª edição do Troféu Brasil de Veloterra agitou Ski Mountain Park
Texto e Fotos: Renato Fernandes 



Juca Bala
O Ski Mountain Park, localizado em São Roque interior de São Paulo, foi a sede da 1ª edição do Troféu Brasil de Veloterra. Organizado pela Extreme Racing com a colaboração da Panini Sports, Asfaltozero, Adrenatrilha e Rigol Competições, a já tradicional pista de motocross do Ski Mountain foi adaptada para receber os quase 200 pilotos de inscritos. Com seus pulos e mesas "amansados" a pista se transformou num circuito interessante para o veloterra, onde mesmo com suas subidas e descidas, podia-se acelerar forte por quase todo o percurso.

Contando com a ótima infra-estrutura do parque, ainda no sábado um bom número de pilotos e público compareceu para os treinos livres que ocorreram durante toda a tarde e já no domingo a área de boxes lotou logo cedo para os últimos treinos da manhã, pois todos queriam aproveitar todas as oportunidades de se familiarizar com a pista devido ao alto nível dos pilotos que por lá compareceram. 

Como exemplo pode-se citar a presença de Juca Bala, correndo em casa e inscrito em duas baterias, uma delas a VX-3, onde ele largou na frente conquistando o Holeshot e em poucas voltas já tinha uma boa vantagem, deixando a briga para as demais posições com Reinaldo Pinheiro e Ranulfo Barriga disputando a segunda posição, Sandro Silva vinha em quarto com Alfeu Pereira não muito longe em quinto. 


Rafael Luiz M. Nunes


Ranulfo Barriga (24) e Sandro Silva (35)
Apesar dos cinco primeiros manterem suas posições a prova não ficou devendo em nada em emoção, que com exceção de Juca Bala que abriu cada vez mais vantagem na liderança vencendo de ponta a ponta, os demais lutaram muito para garantir o resultado que terminou com Reinaldo Pinheiro segurando o segundo lugar com Ranulfo Barriga em terceiro, Sandro Silva foi o quarto e Alfeu Pereira o quinto.

Com o gate bem cheio, em seguida foi a vez Yuri Barioni fazer o Holeshot na Nacional 250, mas Rafael Nunes logo se recuperou da má largada e em algumas voltas assume a liderança e começa a abrir vantagem enquanto Rodrigo Oliveira já é segundo seguido de perto Alessandro Junior, com Baninho Pegorari e Yuri Barioni em quarto e quinto respectivamente. 


Marcone Magalhães

Passada a metade da prova Rafel Nunes sofre uma pequena queda perdendo a liderança mas recuperando-a algumas voltas depois e vencendo a prova Alessandro Junior termina em segundo com Rodrigo Oliveira em terceiro. Outros dois destaques da prova foram Aurelio "Juninho" o quarto colocado e Éssio Camargo o quinto, que no início da prova ocupavam a 9ª e 10ª posições e numa excelente prova de recuperação subiram ao pódio.


João Paulo Camargo
A VX-1 e VX-2 Tempos largaram juntas e Ranulfo Barriga saiu na frente conquistando o Holeshot mas logo é superado por João Paulo de Camargo e Alfeu Pereira. João Paulo se distancia e passa a apenas administrar a vantagem até a bandeirada final vencendo na geral e a VX-1, deixando a briga para Alfeu Pereira que termina em segundo na VX-1 e Ranulfo Barriga vencedor da VX-2 Tempos. Completando o pódio da VX-1,Ivan de Meira é o terceiro, Hudson Sampaio o quarto e Jorge Balan o quinto. Enquanto na 2 Tempos, Jorge Balan (que estava inscrito nas duas categorias) foi o segundo com Julio "Bil" Preto em terceiro e Bruno Gonçalves em quarto.

Mauricio Colman garantiu o troféu do Holeshot na Nacional 230, mas fechando a segunda volta Marcone Magalhães já liderava seguido por Mauricio já muito pressionado por Rubens "Binho" Barbosa que vinha em terceiro. Enquanto Ronaldo "Rona", Rodrigo Dragone e Eduardo Morais brigavam pela quarta posição. Marcone Magalhães se mantém a frente vencendo a bateria, Rubens "Binho" Barbosa conquista a segunda posição enquanto Ronaldo "Rona" o terceiro e Eduardo Morais o quarto, também conseguem superar Mauricio Colman que termina na quinta posição. 


Anderson Magrão


Rafael de Oliveira
Na VX-2
o que se viu foi mais uma mostra do alto nível dos pilotos que participaram do Troféu Brasil. Francisco Gianetti largou na frente seguido de perto por Anderson "Magrão" e Reinaldo Pinheiro que logo abrem uma pequena distância sobre os demais onde também ocorria uma acirrada disputa pela quarta posição com Sandro Silva, Roberto Bordono e Daniel Vergueiro andando muito juntos. 

Magrão pressionou Gianetti até aproximadamente o meio da prova quando consegue a ultrapassagem assumindo a liderança e invertendo os papéis, já que Gianetti é quem passa a pressionar o ponteiro, com isso os dois se distanciam de Reinaldo e passam a fazer uma prova a parte, levantando o público. E graças a essa vantagem que na última volta Francisco Gianetti conseguiu ainda se manter em segundo depois de se chocar com Anderson Magrão na tentativa de ultrapassá-lo. 

Magrão vence com Gianetti em segundo, Reinaldo Pinheiro mantém a terceiro posição enquanto Daniel Vergueiro se dá melhor na briga pela quarta colocação e Roberto Bordono termina em quinto. 



Francisco Gianetti
Com o gate lotado a Nacional Amador foi a prova com o maior número de inscritos, Rodrigo Oliveira pulou na frente e logo já se distanciava dos demais. Diego Palmira seguia em segundo e Ricardo Martini em terceiro. O grande destaque desta prova foi Rafael "Oreia" de Oliveira que na primeira volta era apenas o sétimo colocado, mas foi efetuando várias ultrapassagens e conseguiu tirar a diferença para o líder e efetuar a ultrapassagem para não perdê-la mais e vencer. Rodrigo Oliveira é o segundo e Diego Palmira o terceiro. Roque Franklyn que também fez boa corrida, saiu das posições intermediárias para terminar em quarto com Hudson Sampaio garantindo a última vaga do pódio.

Sem sombra de dúvida a prova mais emocionante do dia foi a VX-Open, Daniel Vergueiro faz o Holeshot mas é superado por João Paulo de Camargo. Logo atrás vinham Juca Bala, Anderson "Magrão" e Francisco Gianetti que mesmo não fazendo uma boa largada, logo já havia encostado nos lideres. Quase na metade da prova João Paulo, Juca Bala, Magrão e Gianetti andavam muito juntos, prova disto foi quando Gianetti numa excelente manobra pulou da quarta para a primeira posição de uma só vez. 

Com os líderes andando muito forte, Magrão logo ocupava a segunda posição colado no líder mas cai em uma curva e perde duas posições. Francisco Gianetti, numa prova perfeita consegue manter a liderança até receber a bandeirada e conquistar o título da categoria mais disputada e equilibrada do dia. Juca Bala segurou a segunda colocação com João Paulo de Camargo logo atrás em terceiro, Anderson Magrão mesmo com a queda assegura o quarto posto e Daniel Vergueiro finaliza em quinto. 



William Vaz
Numa prova de muitas ultrapassagens e trocas de posições, a Nacional Open viu Rodrigo Oliveira largar na frente mais uma vez mas logo ser superado por William "Gambá" Vaz e para piorar Rodrigo cai perto de fechar a segunda volta e perde muitas posições. Mesmo não fazendo o Holeshot, pode-se dizer que William Vaz venceu de ponta a ponta, pois logo assumiu a liderança e sumiu na frente vencendo com certa tranquilidade. O que não ocorreu para os demais pilotos que tiveram que acelerar muito para conseguir uma vaga no pódio. Yuri Barioni depois de muita briga terminou com a segunda posição seguido por Marcone Magalhães que fez ótima prova onda fechou a segunda volta na 11a posição e depois de várias ultrapassagens foi o terceiro. Roque Franklyn assegurou a quarta posição e Aurelio Delalama foi o quinto.

Fechando o dia de provas a Taça Cidade mostrou a vocação off-road de São Roque com um gate lotado formado apenas por pilotos locais. Antonio Carlos Ferreira garantiu o troféu Holeshot com uma boa largada mas ainda na primeira volta Rafael "Oreia" já era o líder e conseguiu se manter na ponta por toda a prova e vencer. Francisco Bruzzone largou apenas em décimo e no decorrer da bateria foi conquistando posições para finalizar em segundo seguido por Ronaldo do Prado em terceiro e Felipe Linha em quarto que conseguiram superar Gustavo Antunes que fechou o pódio com a quinta colocação. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 378 Fotos!

O Troféu Brasil de Veloterra teve o patrocínio do Ski Moutain Park, apoio da Prefeitura Municipal de São Roque e Rádio Transcontinental FM, a supervisão da prova ficou a cargo da LIVRE BRASIL. 

Resultados

P. VX Open Equipe
1 182 Francisco Gianetti RF Racing/ Fagi
2 21 Juca bala
3 114 João Paulo de Camargo
4 5 Anderson Vaz (Magrão) Casa Yano/D+/MX-Import/2DI/Will Eletro Peças
5 275 Daniel Vergueiro RS Motos
6 748 Alexandre Lima Costa Costa Maneira
7 69 Jorge Eduardo Balan Auto Liga
8 357 Mauricio Ruiz Colman Miami Motos/ CRC Racing
9 4 Toninho Jundaquece
10 511 Marco Aurélio MX Import/Stop Moto/JRT Preparações
P. VX1 Equipe
1 114 João Paulo de Camargo
2 3 Alfeu Pereira
3 252 Ivan de Meira Center Motos
4 29 Hudson Sampaio Auto Moto Escola Brasil
5 69 Jorge Eduardo Balan Auto Liga
6 410 Super Casa Yano/Rubinho troca de óleo/Juca Bala/Polly Part's
P. VX2 Equipe
1 5 Anderson Vaz (Magrão) Casa Yano/D+/MX-Import/2DI/Will Eletro Peças
2 182 Francisco Gianetti RF Racing/ Fagi
3 121 Reinaldo P. Pinheiro AE Ville
4 275 Daniel Vergueiro RS Motos
5 26 Roberto Eugenio Bordono Miami Nautica / Mitsubishi
6 614 João marcos de Camargo JP Motos
7 35 Sandro Silva Monterey Tintas
8 900 Leandro Lopes LM Preparações / Galvita
9 748 Alexandre Lima Costa Costa Maneira
10 21 Edson Roberto Raimundo Miami Nautica
P. VX3 Equipe
1 12 Juca bala
2 121 Reinaldo P. Pinheiro AE Ville
3 24 Ranulfo Barriga RM Motos / Barriga's Motos / RS Racing
4 35 Sandro Silva Monterey Tintas
5 3 Alfeu Pereira
6 252 Ivan de Meira Center Motos
7 134 Éssio Camargo Minor/JRT Preparações/Big Mercado/ Lan Sofnet
8 4 Toninho Jundaquece
9 141 Breno V. C. Macedo RR Motos
10 21 Edson Roberto Raimundo Miami Nautica
P. VX 2 Tempos Equipe
1 24 Ranulfo Barriga RM Motos / Barriga's Motos / RS Racing
2 69 Jorge Eduardo Balan Auto Liga
3 11 Julio Cesar Preto (Bil) JJP Mecanica
4 2 Bruno Gonçalves JJP Mecanica
P. Nacional Open Equipe
1 158 William Vaz (Gambá) Petit Preparações
2 40 Yuri Barioni
3 123 Marcone Magalhãe Stop Motos/Xiko Despachante
4 52 Roque Franklyn
5 333 Aurelio Delalama Junior (Juninho)
6 24 Rodrigo Oliveira Petit Preparações/Academia Arena Fight
7 764 Heitor de Campos Miami Nautica/Veloz na Terra
8 197 Ricardo Martini
9 71 Rodrigo Dragone Dragone Motocross / Elautério Veículos
10 72 Marcos (Sato) R.R. Motos e Preparações
P. Nacional 250 Equipe
1 177 Rafael Luiz M. Nunes Hon Comstar/DDP/Carlinhos Automóveis
2 551 Alessandro D. Eugênio Junior Lavatore
3 24 Rodrigo Oliveira Petit Preparações/Academia Arena Fight
4 333 Aurelio Delalama Junior (Juninho)
5 134 Éssio Camargo Minor/JRT Preparações/Big Mercado/ Lan Sofnet
6 399 Diego Souza Palmira Ultra Lub
7 87 Baninho Pegorari Fox Moto / Industrias Pegorari
8 40 Yuri Barioni
9 5 Roque Franklyn
10 259 Gustavo Verrone Casa Yano/Rubinho troca de óleo/Juca Bala/Polly Part's
P. Nacional 230 Equipe
1 123 Marcone Magalhães Stop Motos/Xiko Despachante
2 1 Rubens Barbosa (Binho) RR Motos
3 7 Ronaldo do Prado (Rona) Stop Motos/Xiko Despachante
4 808 Eduardo Morais Pro Motos / Fly Limit
5 17 Mauricio Ruiz Colman Miami Motos/ CRC Racing
6 97 Eduino T. Rener JR
7 41 Marcelo Ferreira(Charlie Brown) MX Import/JRT Preparações/Equipe Charlie Brown
8 33 Dagoberto Marquesini Miami Dff Road (Miami Motos)
9 19 Victor Vidal Miami Motos / Cysnus
10 102 Anderson de Oliveira
P. Nacional Amador Equipe
1 123 Rafael de Oliveira (Oreia) Stop Motos/Kiko Despachante
2 24 Rodrigo Oliveira Petit Preparações/Academia Arena Fight
3 399 Diego Souza Palmira Ultra Lub
4 5 Roque Franklyn
5 9 Hudson Sampaio Auto Moto Escola Brasil
6 197 Ricardo Martini
7 808 Eduardo Morais Pro Motos / Fly Limit
8 151 Felipe Linha Linha's Moto
9 38 André Vieira de Brito M. Brito Veículos
10 764 Heitor de Campos Miami Nautica/Veloz na Terra
P. Taça Cidade Equipe
1 123 Rafael de Oliveira (Oreia) Stop Motos/Kiko Despachante
2 148 Franco Bruzzone
3 7 Ronaldo do Prado Stop Motos/Xiko Despachante
4 151 Felipe Linha Linha's Moto
5 407 Gustavo Antunes
6 197 Ricardo Martini
7 259 Gustavo Verrone Casa Yano/Rubinho troca de óleo/Juca Bala/Polly Part's
8 134 Fabio Luiz Boschini Padaria São José/Chibas Art
9 8 Antonio Carlos D. Ferreira Jr MX Import
10 17 Marcelo Boccato MX Import






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet