X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Brasileiro de Motocross

1ª etapa - Brasileiro de Minicross - Mogi das Cruzes - SP
Publicado em: 26/03/2008

ASW Off-Road Park sedia pela 5ª vez a abertura do campeonato
Texto e fotos: Maurício Arruda 


Prova abriu temporada do Brasileiro de Minicross


Clique e Assista aos Vídeos da Prova
A prova mais charmosa do minicross brasileiro, deu a partida em mais uma temporada do Campeonato Brasileiro. O ASW Off-Road Park, em Mogi das Cruzes (SP), sediou pela 5ª vez consecutiva a primeira prova da competição que reúne pilotos nas categorias 50cc A (4 a 6 anos) e 50cc B (agora de 7 a 9 anos). A antiga categoria C (onde competiam pilotos de 9 e 10 anos) foi extinta.         

Veja também:
-
Galeria 1 com 332 Fotos das Provas de Sábado
- Galeria 2 com 447 Fotos das Provas de Domingo
- Vídeos das Provas de Domingo na MotoX TV

Além das duas categorias válidas pelo campeonato, foram realizadas provas das classes 65cc e Pit-bike (pilotos acima de 15 anos com minimotos), ambas baterias foram em caráter promocional. No total 63 pilotos estiveram na pista.


Categoria 50cc B


Kioman de Jesus
Para 2008 estão programadas mais 6 rodadas do minicross. Em cada um dos finais de semana serão disputadas duas etapas, uma no sábado e outra no domingo. Ao menos foi esta a programação deste primeiro evento, com duas baterias disputadas pelas categorias 50cc A e 50cc B, em cada um dos dias. Portanto foram quatro baterias para definição dos vencedores deste final de semana, dias 22 e 23 de março.

Sábado

No primeiro dia do evento foram duas baterias para cada categoria do campeonato. Na 50cc A Pedro Oliveira Leite foi o destaque, com vitória nas duas provas. Na primeira ele ultrapassou Gabriel Silva e seguiu rumo a vitória. Pedro Mambro garantiu a segunda posição seguido por Leonardo Corrêa e João Craveiro. Gabriel concluiu a bateria na quinta posição.


Djalminha Britto


Enzo Lopes
Na segunda bateria Pedro Leite largou na frente, mas isso não lhe garantiu uma vitória mais fácil. Um erro na primeira volta fez com que perdesse duas posições e quem pulou para liderança foi o pequeno Lucas Costa, o menor piloto na competição, mas nem por isso menos arrojado.

Lucas teve uma breve passagem na primeira posição, mas foi o suficiente para que os espectadores vibrassem com seu desempenho. Logo Pedro Leite voltou a liderança para nova vitória. Pedro Mambro mostrou novamente ser o principal adversário do mineiro e fechou de novo na segunda posição. João Craveiro, Leonardo Corrêa e Lucas Torres completaram as cinco primeiras posições.

Com mais motos a categoria 50cc B teve também disputas mais intensas. E logo na primeira bateria Djalminha Britto e Kioman de Jesus mostraram que precisariam suar a camisa para garantir a liderança do campeonato.


Pedro Leite


Pedro Mambro
Os dois se alternaram na liderança, com Enzo Lopes 'correndo por fora' na terceira posição. O gaúcho abriu vantagem sobre os demais, mas não conseguiu manter o ritmo dos dois primeiros. 

A definição da vitória só veio no final da bateria, exatamente na última volta. Kioman tinha a liderança ameaçada, com Djalminha pressionando na freada principal da pista, quando se atrapalhou com os retardatários e sofreu uma queda. Djalminha aproveitou a chance e garantiu a primeira posição. Kioman retornou ainda em segundo e Enzo foi o terceiro. A quarta posição foi de Gustavo Almeida, que teve muito trabalho em uma prova de recuperação. Renato Muguinho chegou na sequência.

Na volta a pista Djalminha Britto teve uma prova perfeita e venceu a segunda bateria de ponta à ponta. Kioman foi novamente o principal adversário, mas perdeu tempo para recuperar-se de uma largada mediana e viu seu concorrente ganhar uma vantagem preciosa. Terminou tranquilo na segunda posição. Enzo Lopes ficou com o terceiro lugar. A disputa pela quarta posição foi dura envolvendo Pietro Pimentel e João Michelin. Pouco após a metade da prova Michelin assumiu o posto que manteve até a bandeirada.


Leonardo Corrêa

Domingo


João Craveiro
Se no sábado Pedro Leite já mostrou velocidade na 50cc A, no domingo ele ratificou a posição de mais rápido da categoria e foi absoluto. Na primeira bateria venceu com quase um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, mais uma vez Pedro Mambro. Este largou na quinta posição e demorou para recuperar-se, mas ainda conseguiu repetir o desempenho das outras baterias. 

Assim como Pedro, Leonardo Corrêa veio ganhando posições e terminou em terceiro seguido de perto por Gabriel Silva. Lucas Costa foi o quinto colocado.

Na última bateria da classe 50cc A só deu Pedro Leite na primeira posição. O mineiro manteve 100% de aproveitamento e só restou acompanhar a disputa pelo segundo lugar. João Craveiro manteve a posição por quase toda bateria, mas na volta final foi ultrapassado por Pedro Mambro, pela quarta vez segundo colocado.


Pódio 50cc B


Kaio Miranda
Na primeira bateria de domingo da categoria 50cc B quem pulou na liderança foi Enzo Lopes. Kioman de Jesus logo passou para o segundo lugar e não demorou para chegar a liderança. Dai pra frente abriu vantagem conquistando a vitória.

Djalminha Britto superou Enzo na quarta volta e fechou a bateria na segunda posição, onze segundos atrás do vencedor. Pietro Pimentel e Renato Muguinho fizeram uma espetacular disputa pelo quarto lugar. Na última volta Muginho levou vantagem recebendo a bandeirada menos de um segundo a frente do adversário. 

Finalizando as provas válidas pelo campeonato foi realizada a quarta bateria da categoria 50cc B. E esta foi prova mais perfeita e tranquila para Kioman. Largando na frente ele liderou todas as onze voltas da bateria.

Para Djalminha Britto foi uma prova complicada, onde enfrentou dificuldades e chegou a cair para a oitava posição. Quem aproveitou foi Enzo Lopes que conquistou seu melhor resultado com a segunda posição.

Djalminha ainda conseguiu o terceiro lugar, Pietro Pimentel novamente ficou entre os primeiros com a quarta posição. Matheus Souza venceu o duelo com João Michelin pelo quinto lugar.


Gustavo Pessoa

Provas extras

A categoria 65cc também marcou presença no ASW Off-Road Park. E em ambos os dias a disputa pela vitória entre Gustavo Pessoa e Kaio Miranda foi o destaque. No sábado Gustavo liderou metade da prova e depois de ultrapassado por Kaio permaneceu na disputa até a bandeirada. Menos de meio segundo separava os dois pilotos na bandeirada.

No domingo nova vitória de Kaio e mais uma intensa batalha com Gustavo, desta vez segundo colocado a pouco mais de 3 segundos do vencedor. Em ambas baterias Wilgner Francisco, João Michelin e Edilberto Almeida ficaram com terceira, quarta e quinta posições.

Momentos de descontração e muita diversão também foram proporcionados pela categoria Pit Bike (com minimotos, restrita a pilotos com 15 anos ou mais). Os marmanjos divertiram-se com seus pequenos brinquedos e também ao público presente. No sábado vitória de Luciano "Kdra" Lancelotti. Domingo foi a vez de Leandro Mattos ficar com a primeira posição.


Leandro Mattos


Luciano "Kdra" Lancelotti
A prova contou com apoio da LEM Motor, que tem modelos específicos para a modalidade (clique e saiba mais). A empresa também inaugurou no evento seu plano de premiação aos pilotos LEM no minicross. O projeto contempla com prêmios em dinheiro os pilotos que subirem ao pódio utilizando motocicletas da marca nas competições de 2008 (clique e saiba mais). 

A cronometragem da abertura do Brasileiro de Minicross ficou a cargo de Rodrigo Almeida e direção de prova de Fernandinho Silvestre, que fez questão de ressaltar o trabalho de Ana Carolina Tebas (do Marketing da Silva Mattos): "Seu empenho na organização foi fundamental para o sucesso da prova", afirmou.

O Brasileiro de Minicross tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), realização da Federação Paulista de Motociclismo (FPM) e Moto Clube Paulista (MCP). Apoio das marcas ASW, FOX, LEM Motor e General Motos.


Veja também:
-
Galeria 1 com 332 Fotos das Provas de Sábado
- Galeria 2 com 447 Fotos das Provas de Domingo
- Vídeos das Provas de Domingo na MotoX TV

Resultados Sábado

Pos. No. 50cc A 1ª Bat M Volta Equipe
1 52 Pedro Oliveira Leite 1:27.880 -
2 126 Pedro Rodrigues De Mambro 1:31.481 -
3 36 Leonardo Correa 1:35.725 -
4 261 João Augusto S. P. Craveiro 1:32.796 Ou/Z E Rm Racing
5 87 Gabriel Reis Da Silva 1:31.867 Markey - R7 Automoveis
6 111 Lucas Torres Da Costa 1:36.115 Asw Motul Orbital
7 81 Gustavo Matos 1:54.671 Asw-brasil Moto Tour
8 21 Henrique Colla De Magalhaes 1:46.426 Sidi Tomateiro
Pos. No. 50cc A 2ª Bat M Volta Equipe
1 52 Pedro Oliveira Leite 1:26.642 -
2 126 Pedro Rodrigues De Mambro 1:30.623 -
3 261 João Augusto S. P. Craveiro 1:33.360 Ou/Z E Rm Racing
4 36 Leonardo Correa 1:35.924 -
5 111 Lucas Torres Da Costa 1:37.211 Asw Motul Orbital
6 21 Henrique Colla De Magalhaes 1:53.992 Sidi Tomateiro
7 81 Gustavo Matos 1:58.875 Asw-brasil Moto Tour
Pos. No. 50cc B 1ª Bat M Volta Equipe
1 6 Djalminha Britto 1:15.262 Transbritto/Vort.ex/Circuit/
2 1 Kioman De Jesus N. Munõz 1:14.242 Tonin Bala Motopeças/American Cross/Wacs/Ims
3 3 Enzo Lazaro 1:18.305 Oasis Mindo Cross
4 9 Gustavo Lucatel De Almeida Moura 1:20.744 Lem / Asw / Fox
5 14 Renato Paz Muguinho 1:20.590 Asw Fox Mrpro
6 18 Pietro Pimental 1:20.898 -
7 8 Carlos Tavares Evangelista 1:20.523 Asw /Fox / Evs / Scott / Pj1 / Ktm / Sig Visual / Mechanix Wer / General Motos / H&m Motos / Dirt Action
8 26 Joao Gabriel Michelin 1:21.002 Posto Solon, Bom Papel
9 35 Matheus Galves De Souza 1:20.134 Pro Tork/ Sundown Motos
10 4 Guilherme Torres Da Costa 1:19.838 Asw Motul Orbital Vaz
Pos. No. 50cc B 2ª Bat M Volta Equipe
1 6 Djalminha Britto 1:15.575 Transbritto/Vort.ex/Circuit/
2 1 Kioman De Jesus N. Munõz 1:15.204 Tonin Bala Motopeças/American Cross/Wacs/Ims
3 3 Enzo Lazaro 1:17.707 Oasis=mindo Cross
4 26 Joao Gabriel Michelin 1:20.578 Posto Solon, Bom Papel
5 18 Pietro Pimental 1:21.641 -
6 8 Carlos Tavares Evangelista 1:21.427 Asw /Fox / Evs / Scott / Pj1 / Ktm / Sig Visual / Mechanix Wer / General Motos / H&m Motos / Dirt Action
7 35 Matheus Galves De Souza 1:21.167 Pro Tork/ Sundown Motos
8 9 Gustavo Lucatel De Almeida Moura 1:21.337 Lem / Asw / Fox
9 333 Bruno Andrade Couto 1:23.560 Servsul
10 44 Carlos Matheus Gomes Branco Freschi 1:20.612 Rio Cross Centro De Treinamento,grupo Embramaco,rancho Phenix

Resultados Domingo    

Pos. No. 50cc A 1ª Bat M Volta Equipe
1 52 Pedro Oliveira Leite 1:25.214 -
2 126 Pedro Rodrigues De Mambro 1:29.870 -
3 36 Leonardo Correa 1:31.820 -
4 87 Gabriel Reis Da Silva 1:31.035 Markey - R7 Automoveis
5 111 Lucas Torres Da Costa 1:43.842 Asw Motul Orbital
6 81 Gustavo Matos 1:54.014 Asw-brasil Moto Tour
7 21 Henrique Colla De Magalhaes 1:50.552 Sidi Tomateiro
Pos. No. 50cc A 2ª Bat M Volta Equipe
1 52 Pedro Oliveira Leite 1:26.235 -
2 126 Pedro Rodrigues De Mambro 1:26.833 -
3 261 João Augusto S. P. Craveiro 1:27.928 Ou/Z E Rm Racing
4 87 Gabriel Reis Da Silva 1:29.986 Markey - R7 Automoveis
5 36 Leonardo Correa 1:35.777 -
6 111 Lucas Torres Da Costa 1:44.809 Asw Motul Orbital
7 21 Henrique Colla De Magalhaes 1:51.547 Sidi Tomateiro
8 81 Gustavo Matos 1:54.924 Asw-brasil Moto Tour
Pos. No. 50cc B 1ª Bat M Volta Equipe
1 1 Kioman De Jesus N. Munõz 1:12.907 Tonin Bala Motopeças/American Cross/Wacs/Ims
2 6 Djalminha Britto 1:13.207 Transbritto/Vort.ex/Circuit/
3 3 Enzo Lazaro 1:15.821 Oasis=mindo Cross
4 14 Renato Paz Muguinho 1:18.500 Asw Fox Mrpro
5 18 Pietro Pimental 1:18.670 -
6 35 Matheus Galves De Souza 1:18.960 Pro Tork/ Sundown Motos
7 26 Joao Gabriel Michelin 1:18.479 Posto Solon, Bom Papel
8 4 Guilherme Torres Da Costa 1:16.659 Asw Motul Orbital Vaz
9 8 Carlos Tavares Evangelista 1:18.961 Asw /Fox / Evs / Scott / Pj1 / Ktm / Sig Visual / Mechanix Wer / General Motos / H&m Motos / Dirt Action
10 88 Otavio Sousza Leite 1:21.210 -
Pos. No. 50cc B 2ª Bat M Volta Equipe
1 1 Kioman De Jesus N. Munõz 1:13.561 Tonin Bala Motopeças/American Cross/Wacs/Ims
2 3 Enzo Lazaro 1:16.672 Oasis=mindo Cross
3 6 Djalminha Britto 1:15.831 Transbritto/Vort.ex/Circuit/
4 18 Pietro Pimental 1:18.867 -
5 35 Matheus Galves De Souza 1:18.528 Pro Tork/ Sundown Motos
6 26 Joao Gabriel Michelin 1:18.059 Posto Solon, Bom Papel
7 8 Carlos Tavares Evangelista 1:18.280 Asw /Fox / Evs / Scott / Pj1 / Ktm / Sig Visual / Mechanix Wer / General Motos / H&m Motos / Dirt Action
8 4 Guilherme Torres Da Costa 1:18.136 Asw Motul Orbital Vaz
9 14 Renato Paz Muguinho 1:18.759 Asw Fox Mrpro
10 88 Otavio Sousza Leite 1:19.876 -

Resultados provas 65cc (Sábado e Domingo)
 
Pos. No. 65cc 1ª Bat M Volta Equipe
1 2 Kaio Miranda 1:12.851 -
2 536 Gustavo Pessoa De Souza 1:13.025 Asw Itamaraca Rodas B.b.r. Buster Rodas Mangels Pneus Gt
3 35 Wilgner Francisco 1:14.263 Reginaldo Pneus
4 26 Joao Gabriel Michelin 1:17.239 Posto Solon, Bom Papel, Produtos Alpes, Radio Cultura
5 74 Edilberto Cesar Almeida Junior 1:18.238 Drogaria Aveneida E Agrovale
6 120 Raul Rodrigues Salmazo 1:21.542 S Engª / Rr Motos / Glub Glub
7 772 Daniel Macieira Filho 1:20.627 General Motos Rm Racing
8 98 Eustaquio Da Silva 1:22.305 Posto Tibaji
9 88 Otavio Souza Leite 1:23.225 -
10 135 Matheus Galves De Souza 1:19.207 Pro Tork/ Sundown Motos
Pos. No. 65cc 2ª Bat M Volta Equipe
1 2 Kaio Miranda 1:11.977 -
2 536 Gustavo Pessoa De Souza 1:12.257 Asw Itamaraca Rodas B.b.r. Buster Rodas Mangels Pneus Gt
3 35 Wilgner Francisco 1:13.106 Reginaldo Pneus
4 26 Joao Gabriel Michelin 1:15.754 Posto Solon, Bom Papel, Produtos Alpes, Radio Cultura
5 74 Edilberto Cesar Almeida Junior 1:16.827 Drogaria Aveneida E Agrovale
6 98 Eustaquio Da Silva 1:15.838 Posto Tibaji
7 772 Daniel Macieira Filho 1:19.301 General Motos Rm Racing
8 120 Raul Rodrigues Salmazo 1:19.690 S Engª / Rr Motos / Glub Glub
9 135 Matheus Galves De Souza 1:18.548 Pro Tork/ Sundown Motos
10 88 Otavio Souza Leite 1:20.914 -
    
Resultados provas Pit Bike (Sábado e Domingo)

Pit Bike - 1ª Bateria
1. Luciano "Kdra" Lancelotti
2. Island Faria
3. Paulo Antônio
4. Ruy Almeida
5. Derek Almeida
Pit Bike - 2ª Bateria
1. Leandro Mattos
2. Luciano "Kdra" Lancelotti
3. Island Faria
4. Ruy Almeida
5. Paulo Antônio



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet