Raul Guilherme é destaque mais uma vez Texto e Fotos: Renato Fernandes
 Largada 180cc/230cc |
 Thiago Costa |
Cabo Frio (RJ) foi o palco nos dias 10 e 11 de Novembro da 5ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ, Liga de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro. Assim como no ano passado, na etapa deste ano o clima esteve um pouco instável com os treinos de sábado acontecendo sob uma leve chuva que ia e vinha. No domingo mais um pouco de tempo feio pela manhã, mas na hora do espetáculo, no início da tarde, o clima colaborou e o sol apareceu. Tudo isso não foi suficiente para desanimar ninguém. Nem pilotos, que encheram os gates das oito categorias, muito menos o público, que compareceu em massa e lotou as arquibancadas da pista do Jardim Esperança.
Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 590 Fotos!
 Paulo Monteiro |
Como nas outras etapas, o Campeonato da LEMERJ mostrou-se muito disputado e equilibrado, com ótimas disputas pelas principais colocações em quase todas as baterias. O evento contou com a presença de pilotos de todo o Estado do Rio de Janeiro e até de outros Estados, com destaque para Raul Guilherme que brilhou no final de semana e mostrou muita dedicação ao motocross, pois depois de treinar no sábado, ele fez uma prova de vestibular no domingo pela manhã e voltou a tempo de participar da etapa. Raul venceu nas duas categorias que disputou e levou o público ao delírio na 250 4T onde saiu de último e numa excelente recuperação ganhou a prova.
No domingo, após os treinos da manhã, a categoria
Local foi a primeira a alinhar no gate e Vanderlei Donna faz a primeira curva na frente, mas no meio da primeira volta é ultrapassado por Pedro Barbosa. Logo atrás vem Thiago Costa em terceiro que é seguido de perto por Romualdo Camara, Julio Quirino, Marcos Ribeiro, José Renato, Luis Marcelo e Carlos Aguinaldo. Na segunda volta volta Thiago é o segundo e passa a pressionar o líder. Os dois se distanciam dos demais e já na terceira volta Thiago lidera com certa folga que foi aumentando no decorrer da corrida até que ele recebesse a bandeirada em primeiro, deixando a briga para as demais posições que se definiram com Romualdo Camara em segundo, Marcos Ribeiro em terceiro, Vanderlei Donna em quarto e Ricardo de Souza, que não fez uma boa largada, mas foi ganhando posições garantindo a quinta colocação.
 Bernardo Bens |
 Márcio Iwashima |
Em seguida foi a vez da
Sênior 40 onde o público pode ver uma prova praticamente perfeita de Paulo Monteiro que largou na frente e foi abrindo vantagem a cada volta. Nas demais colocações vinham todos embolados com Manoel de Matos em segundo seguido por Evandro Feo, Edson Gomes, Alcimar dos Santos, Jahú Florentino e Júlio Tresser. Pelotão este, que teve várias trocas de posições durante toda a corrida. No final da primeira volta Edson Gomes sofre uma pequena queda que o deixa na última posição, enquanto que na segunda volta Alcimar dos Santos, o 'Cotonete', já era o segundo colocado e passa a sofrer grande pressão de Evandro Feo.
 Anderson Rosa |
 Adeilton Gonçalves |
Os três primeiros passam a abrir grande vantagem depois que os demais pilotos se enroscam na terceira volta na curva da largada passando a andar todos juntos, fazendo uma prova a parte onde, da quarta colocação em diante, nenhuma posição estava definida. Edson Gomes que depois da queda caiu para a última colocação, a esta altura já era o sexto colocado. Paulo Monteiro venceu tranquilo a prova, com Alcimar dos Santos se consolidando na segunda colocação. Evandro Feo foi o terceiro numa chegada emocionante onde recebeu a bandeirada praticamente junto com Jahú Florentino que acabou ficando em quarto e Edson Gomes ganhou mais uma posição em sua prova de recuperação conquistando a quinta colocação.
 Daniel Federal |
A
Sênior 30 que contou com um grande número de pilotos, viu Bernardo Bens largar na frente e disparar na liderança. Na sequência vieram Rau Martins, Fabiano Bastos e Fabiano Fontes, que trocam de posição logo no início depois de um pequeno erro de Bastos. Enquanto Bernardo ia abrindo na liderança, a briga pelas demais posições foi constante com frequentes trocas de posições, onde nada estava definido pelo menos entre a segunda e sexta posições. Depois de uma prova sem erros, Bernardo Bens sagrou-se vencedor. Adeilton Gonçalves que foi galgando posições no decorrer da prova terminou em segundo seguido dos Fabianos, Bastos em terceiro e Fontes em quarto. Fechando o podium veio Rodrigo Bastos que depois de largar em sétimo, fez uma bateria consistente e terminou em quinto.
A próxima categoria a largar foi a
125cc 2t. Douglas Pitangy largou bem e conseguiu uma pequena vantagem sobre Márcio Iwashima que vinha em segundo, seguido de muito perto por Thiago Santos, Joelson Basilio e Bruno Bicudo. Na terceira volta Marcio encosta em Douglas e os dois se distanciam dos demais, até que aproximadamente no meio da prova Márcio Iwashima assume a liderança seguido por Douglas, enquanto Thiago Santos consegue manter a terceira posição. A partir dai Iwashima passa a abrir vantagem a cada volta e passa a administrar bem esta vantagem até receber a bandeirada em primeiro lugar. Infelizmente Douglas Pitangy caiu na última volta ficando fora da zona de pontuação e com isso Thiago Santos termina em segundo, com Joelson Basilio em terceiro. Alcimar 'Cotonete' dos Santos, que não tinha feito uma boa largada, aos poucos foi conquistando posições terminando em um excelente quarto lugar, seguido de Vinicius Borges em quinto.
 Raul Guilherme |
 Gabriel Montenegro |
Logo na sequência, foi a vez da
230cc e 180cc. O piloto paulista Geovani Novo largou na frente seguido de perto por Anderson Rosa. Logo atrás vinham também muito perto Roberto de Freitas, Joanir Boca, Fabiano Pessanha e Clodoaldo da Silva. Ainda na primeira volta Anderson supera Geovani e os dois começam a abrir distância dos demais, enquanto Joanir encosta em Roberto que era o terceiro. A partir dai os dois lideres se mantêm em suas posições enquanto Fabio dos Santos, Joanir Boca e Roberto de Freitas passam a travar uma bela briga pela terceira colocação, onde os três alternam as posições por várias voltas. No final Anderson Rosa se manteve na frente vencendo a prova, com Geovani Novo em segundo e depois de várias trocas de posições Fabio dos Santos garante a terceira colocação, seguido de Joanir Boca em quarto e Roberto de Freitas em quinto.
Depois veio a
250 4t, que sem sombra de dúvida foi a mais emocionante do dia. Na primeira curva logo após a largada, Raul Guilherme se enrosca com outros concorrentes e sua moto morre, deixando-o em último. Enquanto isso lá na frente Gabriel Montenegro vinha na liderança seguido de perto por Daniel 'Federal' Pessanha, Maicon Tardin em terceiro e Dário Júnior era o quarto. Ainda na metade da primeira volta Raul já havia ultrapassado três ou quatro concorrentes numa incrível prova de recuperação.
 João Batista Lopes Jr. |
No pelotão da frente continuava a briga pela primeira colocação, até que na terceira volta Daniel supera Gabriel, Maicon se mantinha em terceiro e Dario em quarto, enquanto Raul Guilherme já era o quinto, andando muito forte e levantando a galera nas arquibancadas. A partir dai Raul foi conquistando em média uma posição a cada volta, até que na última volta conquistou a liderança e venceu espetacularmente com Daniel Federal Pessanha em segundo. Destaque também para Gabriel Montenegro de apenas 15 anos que foi o terceiro colocado, seguido de Maicon Tardin em quarto e Dário Júnior fechando o pódium em quinto.
A
Força Livre Nacional contou com um grande número de pilotos e se mostrou bastante competitiva, prova disto foi que quase todos os pilotos se enroscaram logo na segunda curva e Luciano Coutinho levou a melhor assumindo a liderança seguido por Hermes de Rezende, Anderson Rosa, Geovani Novo e Adeilton Gonçalves. Em pouco tempo Anderson assumia a liderança, enquanto Fábio dos Santos vinha ganhando posições e após algumas voltas, ele e Anderson passam a se alternar na liderança até que Adeilton encosta para brigar pelas primeiras posições também. Ao final Anderson Rosa leva a melhor, vencendo a prova. Adeilton Gonçalves ultrapassa Fábio dos Santos ficando em segundo e terceiro respectivamente. Geovani Novo termina em quarto, com Joanir Gonçalves na quinta colocação.
 A próxima etapa do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ, a sexta corrida da temporada, será realizada em Rio das Ostras (RJ) nos dias 08 e 09 de dezembro |
Com o gate mais cheio do dia e disputas por quase todas as posições durante toda a prova, a
Força Livre Especial viu mais uma vitória de Raul Guilherme. Quem largou na frente foi Rau Gouveia seguido por Raul Guilherme que ainda na primeira volta assumiu a liderança. Logo na segunda volta, com exceção de Raul Guilherme que seguia firme na ponta, as demais posições já haviam se alterado com Gabriel Montenegro em segundo, Maicon Tardin em terceiro e Rau Gouveia em quarto. O quinto a esta altura era Daniel 'Federal' Pessanha, seguido por Dário Júnior na sexta colocação.
Maicon que fez um ótimo quarto lugar na 250 4t e vinha bem na terceira colocação cai na volta seguinte e acaba abandonando a prova. Entre a quinta e sexta voltas, enquanto Raul disparava na frente, Daniel Federal já era o terceiro e passava a pressionar Montenegro. Na volta seguinte os dois trocam de posição. Desta vez Raul Guilherme venceu sem maiores problemas, abrindo boa vantagem e administrando-a até o final. Daniel Federal após assumir a segunda colocação conseguiu mantê-la até a bandeirada final, seguido por Gabriel Montenegro em terceiro. A quarta colocação ficou com João Batista Jr. que fez uma ótima prova, saindo do pelotão intermediário e conquistando várias posições até o pódium que foi concluido com a quinta colocação de Dario Junior.
A próxima etapa do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ, a sexta corrida da temporada, será realizada em Rio das Ostras (RJ) nos dias 08 e 09 de dezembro.
Resultados
1º |
969 |
Raul Guilherme |
2º |
103 |
Daniel Pessanha |
3º |
713 |
Daniel Montenegro |
4º |
100 |
João Batista Jr |
5º |
17 |
Dário Júnior |
6º |
717 |
Rau Gouveia |
7º |
82 |
Marcio Iwashima |
8º |
122 |
Caio Barroco |
9º |
5 |
Vitor Borges |
10º |
63 |
Jahú Florentino |
1º |
969 |
Raul Guilherme |
2º |
103 |
Daniel Pessanha |
3º |
713 |
Daniel Montenegro |
4º |
89 |
Maicon Tardin |
5º |
17 |
Dário Júnior |
6º |
100 |
João Batista Jr |
7º |
717 |
Rau Gouveia |
8º |
62 |
Fabiano Fontes |
9º |
122 |
Caio Barroco |
10º |
254 |
Rodrigo de Pinho |
1º |
82 |
Marcio Iwashima |
2º |
59 |
Thiago Dalla Paula Santos |
3º |
99 |
Joelson Basilio |
4º |
259 |
Alcimar dos Santos |
5º |
14 |
Vinicius Borges |
6º |
178 |
Bruno Bicudo |
7º |
9 |
Isaque Campos |
8º |
54 |
João Tresser |
9º |
237 |
Marcio Facão |
10º |
8 |
Roni |
1º |
401 |
Anderson Rosa |
2º |
8 |
Adeilton Gonçalves |
3º |
22 |
Fabio dos Santos |
4º |
31 |
Geovani Novo |
5º |
4 |
Joanir Gonçalves |
6º |
537 |
Clodoaldo dos Santos |
7º |
711 |
Roberto de Freitas |
8º |
33 |
Diogo Vianna |
9º |
16 |
Hermes de Rezende |
10º |
31 |
Paulo Roberto Jr |
1º |
115 |
Bernardo Bens |
2º |
7 |
Adeilton Gonçalves |
3º |
714 |
Fabiano Bastos |
4º |
64 |
Fabiano Fontes |
5º |
118 |
Rodrigo Bastos |
6º |
7171 |
Rau Martins |
7º |
140 |
Cristiano Souza |
8º |
38 |
Cadu Colocci |
9º |
42 |
Ricardo Gonçalves |
10º |
311 |
Marcelo Potoque |
1º |
115 |
Paulo Monteiro |
2º |
259 |
Alcimar dos Santos |
3º |
83 |
Evandro Feo |
4º |
63 |
Jahú Florentino |
5º |
101 |
Edson Gomes |
6º |
88/TD>
| Marcio Jone |
7º |
59 |
Julio Tresser |
8º |
92 |
Manoel de Matos |
9º |
333 |
Vitor Garcia |
10º |
6 |
Vanderlei Donna |
1º |
401 |
Anderson Rosa |
2º |
31 |
Geovani Novo |
3º |
22 |
Fabio dos Santos |
4º |
4 |
Joanir Boca |
5º |
711 |
Roberto de Freitas |
6º |
109 |
Fabiano Pessanha |
7º |
1 |
Roberto de Freitas |
8º |
41 |
Luis Carvalho |
9º |
537 |
Clodoaldo da Silva |
10º |
11 |
Ulisses Batista |
1º |
71 |
Thiago Costa |
2º |
14 |
Romualdo Camara |
3º |
7 |
Marcos Ribeiro |
4º |
6 |
Vanderlei Donna |
5º |
4 |
Ricardo de Souza |
6º |
33 |
Julio Quirino |
7º |
77 |
Luis Marcelo |
8º |
76 |
Alferino Santana |
9º |
35 |
Claudio Bastos |
10º |
9 |
Jose Renato |